Textos. Jó.16:12; IRs.19:19-21
Introdução: A igreja cresce dia a dia, graças ao grande trabalho realizado pelos primeiros cristãos da igreja primitiva; a igreja do inicio, a geração que passou fazendo notório o nome do Senhor. “Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre” Ecl.1:4. Cada geração temente a Deus que passa, deixa um desafio para a próxima, tornar Deus conhecido. Nos dias de Juizes um nova geração inteira “...se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel” Jz.2:10. Esta é a geração do tempo do fim, com as mesmas e até maiores carências que as gerações passadas; e nós estamos nesta geração com o mesmo propósito: Tornar Deus conhecido, e para esta obra Ele escolhe pessoas á dedo; como foi com Eliseu.
I - Deus e sua escolhas peculiares na terra
a) IRs. 19:19 “...achou Eliseu...”
b) Povo. Deuteronômio 7:6-7
c)Individuos.
-Moises (Sl. 106:23)
-Davi (Sl. 89:3-20)
-Abrão (Gn. 18:19)
-Ciro (Is. 45:1)
-Jesus (Mt. 12:18)
-Paulo (At.9:15) Igreja ( Jo 15:16-19.I- Co. 12:27, Ef. 3:10 )
II - Para quem Deus aponta o dedo Deus escolhe ?
IRs. 19:19 “...que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele ...”
III - E para quem o dedo não escolhe ?
a) Não esta para o preguiçoso Provérbios 19:24
b) Não esta para o ocioso Provérbios 19:15b
c) Não esta para o relaxado Jeremias 48:10
d) Ele esta para o que trabalha 2 Timóteo 2:6
IV - Deus quer te tomar hoje como estrumento de seu poder.
a) I-Rs. 19:19 “...e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele.”
b) No trabalho secular Deus quer te tomar como instrumento
c) Não trabalhando secularmente Deus quer te tomar como instrumento
d) Existem os que Deus tomou do trabalho secular e estão como instrumento do seu poder.
V- Efeitos do poder de Deus em Eliseu.
a) Deixou Deus o dominar por completo: “..e lançou a sua capa sobre ele.”
Ter a capa sobre fala de SER O MEU DONO.
b)Rute 3:9 Disse ele: Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque tu és resgatador.
c) Ter a capa sobre fala de ANDAR PELO SOBRENATURAL Atos 12:8 Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.
d) Deixou tudo por algo superior “..deixou este os bois... ”
e)Houve um que não deixou Lucas 14:19
f)Pedro questionou se vale a pena deixar tudo Mateus 19 27 -29
g)É possível deixar tudo, quando acreditamos no poder da palavra de Jesus Mt.4:18-22; 8:21-22; 9:9; Mc.1:19-20.
VI -As quatro condições espirituais que fizeram de Eliseu um estrumento usado por Deus para a nova geração.
a) Ele era portador de uma chamada divina: Hb.5: 4 Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.
b) Ele buscou receber uma porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. 2Rs.2:9-12
Não despreze ITm.4:14 Desperte o que há em ti IITm.1:6 Busque o batismo com o Espírito Santo At.2:39 Busque os dons do Espírito ICo.12:11
c) Ele manteve uma atitude firme contra o pecado e a idolatria.2Rs.13:14-18
Pv.22:28 Não removas os marcos antigos que puseram teus pais.
Ecl 10:8 “...quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra...”
d) Ele foi obediente a voz do Senhor. 2 Reis 7:1 “Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR...”
Conclusão: Sejas disposto em permitir que Deus faça aparecerem em tua vida, as condições espirituais importantes, para que assim possas ser um instrumento usado por Deus para dar a continuidade deste despertamento espiritual.
terça-feira, 15 de abril de 2008
sábado, 12 de abril de 2008
O Conceito de Submissão Segundo a Bíblia
Texto:I- Pe 3: 1 - 7. Ef 5: 24
Introdução: As feministas, consideram a “submissão” da mulher ao marido, algo inconcebível, porém é preciso compreender esta regulamentação divina, na ótica divina e não humana. O que a Palavra de Deus nos ensina, está no significado da palavra submissão.
1. DEFINIÇÃO.Compreendendo este princípio, partindo do significado literal da palavra “submissão”.SUB - quer dizer “debaixo - de”. MISSÃO - “profissão ou vocação.” Em resumo: SUBMISSÃO é EXERCER MISSÃO DE APOIO, missão de base, de auxilio. Alguém disse: “Por detrás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”. A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da mulher para com o marido. Esta submissão não escraviza. É importante entender o que não é submissão segundo a Bíblia. Submissão, não é ser empregada doméstica de luxo, não é ser super-dependente, não é se auto-escravisar, não é se anular como pessoa.
2. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA SUBMISSÃO, SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS ?
1) Proteção. Proteção é o primeiro benefício da submissão. Uma mulher que não exerce missão de apoio no lar, está desprotegida e exposta aos perigos nas áreas EMOCIONAL, FÍSICA E ESPIRITUAL. Toda atitude de rebeldia da legalidade para o maligno e anula a operação de Deus. Não há operação divida na vida de quem não obedece os princípios da Palavra de Deus.
2) Equilíbrio Social. (Gl 3:27,28)
3) Poder espiritual, (1 Pe 3:6).
3. TRÊS EXEMPLOS NEGATIVOS DE ESPOSAS
1) Eva, Gn. 2,17; 3. 6. Por causa da insubmissão de Eva, quanto aquilo que o Senhor havia dito, toda a natureza sofre os efeitos da queda. Não valeu a pena.
2) Mulher de Ló. Gn 19.17,26. A insubmissão desta esposa, atraiu o juízo de Deus sobre si, ela foi transformada em um “monte de sal”. Dura coisa é viver ao lado de uma mulher, cuja atitude e comportamento é uma verdadeira salmoura.
3) A Mulher de Jó. (Jó 2.8,9). Se Jó não tivesse raízes profundas em sua vida de compromisso com Deus, certamente ele teria esmorecido diante das palavras de morte de sua esposa. Há muitas pessoas que tem tudo para serem felizes, só não o são, por causa daquilo que vem sendo dito um para o outro dentro do lar. Não podemos nos esquecer que, “palavras tem poder para construir ou destruir”.
4) DOIS BONS EXEMPLOS DE ESPOSAS
1) Sara, I Pe 3.6 . Se esta esposa não foi perfeita, foi virtuosa, porque jamais o Espírito Santo levaria Pedro a escrever sobre ela, de uma forma tão honrada, se ela não fosse uma “esposa virtuosa”.
2) Ana, I Sm 1.8-11. Dentre muitas mulheres que a Bíblia faz menção, esta é uma das que me chama atenção. Algumas qualidades de Ana : Humilde, Persistente, Confiante, Sensível, Grata, Íntegra.
Obs. O Primeiro passo da submissão é: reconhecer o marido como líder “O Cabeça“ do lar, e levar todos os filhos a respeitá-lo como tal. (Ef. 5:23)Quando a mulher não reconhece o marido como líder, ela passa a usar alguns meios para roubar-lhe a AUTORIDADE, competindo pela liderança. Quais os meios que uma mulher pode usar para roubar, interferir, diminuir a autoridade do marido?
- Através de horários. Estas estabelecem hora para tudo e faz do relógio uma forma de “algema” para o marido.
- Através do sexo. Ouvi falar de uma mulher, que só tinha relação sexual com o marido, se ele pagasse em dinheiro.
- Através de doenças que não existem. Você sabia, que tem algumas mulheres que tem o hábito de reclamar de doenças, ou vivem dizendo que está doendo. São pessoas que tem problema de “auto-piedade”, gostam que os outros tenham dó delas. Se está doente, é obrigação do marido, procurar médico, assistência para esposa, mas se a mulher esta usando uma “estratégia enganosa” para enfraquecer a liderança do marido, esta atitude aos olhos de Deus é pecado. Através das lágrimas. Quando uma mulher chora demasiadamente, usando as lágrimas como
“uma arma”, para impor algo, ela está revelando imaturidade. Uma esposa sábia jamais faria isto. -Através da Espiritualidade. Um certo pastor me contou, que em sua igreja havia uma esposa, que quando queria forçar o marido a fazer alguma coisa, profetizava para ele. Essa atitude de brincar com o sagrado, pode trazer sérios prejuízos para a família. Uma espiritualidade sadia, não brinca com as coisas do Espírito Santo.
-Através do Desperdício. Reconheço que muitos marido são “excessivamente econômicos”, porém, alguns fecham a mão, provocados pelo desequilíbrio no gastar das suas esposas. O equilíbrio financeiro, depende não só do marido, mas também do equilíbrio da esposa.
-Através do Silêncio. O que dizer de um casal que consegue ficar uma semana, um mês ou um ano sem conversar dentro de casa. Para que isto não aconteça é bom lembrar do que Paulo escreveu aos Efésios :”Quando estiverem irados, não pequem alimentando o seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha com vocês ainda irados - resolvam isto logo.” Ef. 4: 26
-Através das ameaças de suicídio ou separação. Penso que nunca deveríamos falar aquilo que na verdade, não queremos que aconteça. Fico admirado com a facilidade com que algumas esposas dizem para o marido: “Desse jeito vou embora”, “Tenho vontade de tirar minha vida”, etc. Por pior que seja a crise, nunca devemos tentar apagar o fogo com gasolina. “Que exemplo esta mulher está dando às filhas?” (Ez .16 :44)
Conclusão: O que a mulher demonstra ao reconhecer o seu papel?
1. Aceitação da vontade de Deus, 1 Jo 2.17.
2. Profundo amor ágape . Tito 2.3-5.
Introdução: As feministas, consideram a “submissão” da mulher ao marido, algo inconcebível, porém é preciso compreender esta regulamentação divina, na ótica divina e não humana. O que a Palavra de Deus nos ensina, está no significado da palavra submissão.
1. DEFINIÇÃO.Compreendendo este princípio, partindo do significado literal da palavra “submissão”.SUB - quer dizer “debaixo - de”. MISSÃO - “profissão ou vocação.” Em resumo: SUBMISSÃO é EXERCER MISSÃO DE APOIO, missão de base, de auxilio. Alguém disse: “Por detrás de um grande homem, sempre existe uma grande mulher”. A submissão deve ser a mais forte demonstração de amor da mulher para com o marido. Esta submissão não escraviza. É importante entender o que não é submissão segundo a Bíblia. Submissão, não é ser empregada doméstica de luxo, não é ser super-dependente, não é se auto-escravisar, não é se anular como pessoa.
2. QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA SUBMISSÃO, SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS ?
1) Proteção. Proteção é o primeiro benefício da submissão. Uma mulher que não exerce missão de apoio no lar, está desprotegida e exposta aos perigos nas áreas EMOCIONAL, FÍSICA E ESPIRITUAL. Toda atitude de rebeldia da legalidade para o maligno e anula a operação de Deus. Não há operação divida na vida de quem não obedece os princípios da Palavra de Deus.
2) Equilíbrio Social. (Gl 3:27,28)
3) Poder espiritual, (1 Pe 3:6).
3. TRÊS EXEMPLOS NEGATIVOS DE ESPOSAS
1) Eva, Gn. 2,17; 3. 6. Por causa da insubmissão de Eva, quanto aquilo que o Senhor havia dito, toda a natureza sofre os efeitos da queda. Não valeu a pena.
2) Mulher de Ló. Gn 19.17,26. A insubmissão desta esposa, atraiu o juízo de Deus sobre si, ela foi transformada em um “monte de sal”. Dura coisa é viver ao lado de uma mulher, cuja atitude e comportamento é uma verdadeira salmoura.
3) A Mulher de Jó. (Jó 2.8,9). Se Jó não tivesse raízes profundas em sua vida de compromisso com Deus, certamente ele teria esmorecido diante das palavras de morte de sua esposa. Há muitas pessoas que tem tudo para serem felizes, só não o são, por causa daquilo que vem sendo dito um para o outro dentro do lar. Não podemos nos esquecer que, “palavras tem poder para construir ou destruir”.
4) DOIS BONS EXEMPLOS DE ESPOSAS
1) Sara, I Pe 3.6 . Se esta esposa não foi perfeita, foi virtuosa, porque jamais o Espírito Santo levaria Pedro a escrever sobre ela, de uma forma tão honrada, se ela não fosse uma “esposa virtuosa”.
2) Ana, I Sm 1.8-11. Dentre muitas mulheres que a Bíblia faz menção, esta é uma das que me chama atenção. Algumas qualidades de Ana : Humilde, Persistente, Confiante, Sensível, Grata, Íntegra.
Obs. O Primeiro passo da submissão é: reconhecer o marido como líder “O Cabeça“ do lar, e levar todos os filhos a respeitá-lo como tal. (Ef. 5:23)Quando a mulher não reconhece o marido como líder, ela passa a usar alguns meios para roubar-lhe a AUTORIDADE, competindo pela liderança. Quais os meios que uma mulher pode usar para roubar, interferir, diminuir a autoridade do marido?
- Através de horários. Estas estabelecem hora para tudo e faz do relógio uma forma de “algema” para o marido.
- Através do sexo. Ouvi falar de uma mulher, que só tinha relação sexual com o marido, se ele pagasse em dinheiro.
- Através de doenças que não existem. Você sabia, que tem algumas mulheres que tem o hábito de reclamar de doenças, ou vivem dizendo que está doendo. São pessoas que tem problema de “auto-piedade”, gostam que os outros tenham dó delas. Se está doente, é obrigação do marido, procurar médico, assistência para esposa, mas se a mulher esta usando uma “estratégia enganosa” para enfraquecer a liderança do marido, esta atitude aos olhos de Deus é pecado. Através das lágrimas. Quando uma mulher chora demasiadamente, usando as lágrimas como
“uma arma”, para impor algo, ela está revelando imaturidade. Uma esposa sábia jamais faria isto. -Através da Espiritualidade. Um certo pastor me contou, que em sua igreja havia uma esposa, que quando queria forçar o marido a fazer alguma coisa, profetizava para ele. Essa atitude de brincar com o sagrado, pode trazer sérios prejuízos para a família. Uma espiritualidade sadia, não brinca com as coisas do Espírito Santo.
-Através do Desperdício. Reconheço que muitos marido são “excessivamente econômicos”, porém, alguns fecham a mão, provocados pelo desequilíbrio no gastar das suas esposas. O equilíbrio financeiro, depende não só do marido, mas também do equilíbrio da esposa.
-Através do Silêncio. O que dizer de um casal que consegue ficar uma semana, um mês ou um ano sem conversar dentro de casa. Para que isto não aconteça é bom lembrar do que Paulo escreveu aos Efésios :”Quando estiverem irados, não pequem alimentando o seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha com vocês ainda irados - resolvam isto logo.” Ef. 4: 26
-Através das ameaças de suicídio ou separação. Penso que nunca deveríamos falar aquilo que na verdade, não queremos que aconteça. Fico admirado com a facilidade com que algumas esposas dizem para o marido: “Desse jeito vou embora”, “Tenho vontade de tirar minha vida”, etc. Por pior que seja a crise, nunca devemos tentar apagar o fogo com gasolina. “Que exemplo esta mulher está dando às filhas?” (Ez .16 :44)
Conclusão: O que a mulher demonstra ao reconhecer o seu papel?
1. Aceitação da vontade de Deus, 1 Jo 2.17.
2. Profundo amor ágape . Tito 2.3-5.
terça-feira, 1 de abril de 2008
Os 3 Tipos de Crentes de Sardo
Texto: Ap 3:1-5
Introdução: - Patmos – Ilha rochosa do Mar Egeu. Nome atual é Palmosa. Foi usada pelos romanos como lugar de exílio e punição para os condenados por Roma. Em Patmos havia muitas salinas, onde os prisioneiros tinham trabalho forçado. Nesta ilha solitária e triste, o Senhor aparece ao seu servo João. Ele recebe o Apocalipse (revelação de algo escondido, oculto). Cidade próspera na indústria da Tintura e da Lã. .Moralmente: Uma cidade corrompida. -Situação da Igreja local em Sardo – Estava sendo afetada pelo sistema mundano. (o mesmo perigo a Igreja enfrenta hoje) Rm 12:2
E é para esta Igreja em crise, que o Senhor envia esta mensagem. E dirige a Palavra para 3 tipos de crentes que ali estavam, exortando-os à Santidade, a uma mudança total.
I. OS QUE ESTAVAM MORTOS (v.1)
- Estar morto, e declarar-se morto é algo sincero. Agora, Ter nome de vivo e estar morto – É mentira, é falsidade, é hipocrisia, é engano, é Cristianismo de fachada, parece mas não é.
a) Tem muita gente vivendo como Sansão – Jz 16:20
b) Jesus condenou os escribas e fariseus – Mt 23:27
c) Não seja um cadáver ambulante – Ef 2:1; 5:14
Obs. Características de um morto:
a) O coração está parado – (Crentes sem amor – Ap 2:4)
b) Morte cerebral – (Não pensa mais nas coisa de cima – Cl 3)
c) Todo corpo fica gelado – (frieza espiritual)
d) Todo corpo fica duro – (dureza de coração, crentes inflexíveis)
II. OS QUE ESTAVAM PARA MORRER (V. 2)
a) Não tinham morrido ainda, mas estavam nas últimas(fase terminal)
b) Estavam terrivelmente doentes na Fé
c) Espiritualmente ninguém morre de repente. O processo é gradativo:
d) Lázaro – Jo 11:1-44. ficou enfermo, morreu, cheirava mal, estava amarrado
III. OS QUE NÃO CONTAMINARAM AS SUAS VESTES (V.4)
a) Muitos estavam com as vestes manchadas em Sardo. Comprometidos com o mundo e o pecado -
b) Você sabia que vestido sujo atrae o diabo para acusar – Zc 3
c) Jesus olhou para Sardo e examinou . Alegrou-se; nem tudo está perdido. (Meus anjos – vejam aqueles poucos de branco…)
d) Será que nesta noite todos estamos com as vestes brancas ?
-Ec 9:8; Ml 3:2; Is 1:18; 1 Jo 1:7; Ap 1:5; 22:14 ,Ap 19:7,8
Conclusão: Que tipo de crente você é ?
Introdução: - Patmos – Ilha rochosa do Mar Egeu. Nome atual é Palmosa. Foi usada pelos romanos como lugar de exílio e punição para os condenados por Roma. Em Patmos havia muitas salinas, onde os prisioneiros tinham trabalho forçado. Nesta ilha solitária e triste, o Senhor aparece ao seu servo João. Ele recebe o Apocalipse (revelação de algo escondido, oculto). Cidade próspera na indústria da Tintura e da Lã. .Moralmente: Uma cidade corrompida. -Situação da Igreja local em Sardo – Estava sendo afetada pelo sistema mundano. (o mesmo perigo a Igreja enfrenta hoje) Rm 12:2
E é para esta Igreja em crise, que o Senhor envia esta mensagem. E dirige a Palavra para 3 tipos de crentes que ali estavam, exortando-os à Santidade, a uma mudança total.
I. OS QUE ESTAVAM MORTOS (v.1)
- Estar morto, e declarar-se morto é algo sincero. Agora, Ter nome de vivo e estar morto – É mentira, é falsidade, é hipocrisia, é engano, é Cristianismo de fachada, parece mas não é.
a) Tem muita gente vivendo como Sansão – Jz 16:20
b) Jesus condenou os escribas e fariseus – Mt 23:27
c) Não seja um cadáver ambulante – Ef 2:1; 5:14
Obs. Características de um morto:
a) O coração está parado – (Crentes sem amor – Ap 2:4)
b) Morte cerebral – (Não pensa mais nas coisa de cima – Cl 3)
c) Todo corpo fica gelado – (frieza espiritual)
d) Todo corpo fica duro – (dureza de coração, crentes inflexíveis)
II. OS QUE ESTAVAM PARA MORRER (V. 2)
a) Não tinham morrido ainda, mas estavam nas últimas(fase terminal)
b) Estavam terrivelmente doentes na Fé
c) Espiritualmente ninguém morre de repente. O processo é gradativo:
d) Lázaro – Jo 11:1-44. ficou enfermo, morreu, cheirava mal, estava amarrado
III. OS QUE NÃO CONTAMINARAM AS SUAS VESTES (V.4)
a) Muitos estavam com as vestes manchadas em Sardo. Comprometidos com o mundo e o pecado -
b) Você sabia que vestido sujo atrae o diabo para acusar – Zc 3
c) Jesus olhou para Sardo e examinou . Alegrou-se; nem tudo está perdido. (Meus anjos – vejam aqueles poucos de branco…)
d) Será que nesta noite todos estamos com as vestes brancas ?
-Ec 9:8; Ml 3:2; Is 1:18; 1 Jo 1:7; Ap 1:5; 22:14 ,Ap 19:7,8
Conclusão: Que tipo de crente você é ?
Assinar:
Postagens (Atom)