segunda-feira, 19 de maio de 2008

Lições da Fornalha

Texto: Daniel 3.15-25
INTRODUÇÃO: Existe uma mentalidade em nossos dias que acredita se uma pessoa está passando por grandes lutas e provações é porque pecou, certamente Deus a está castigando. Esta mentalidade foi a mesma que julgou Jesus "o reputávamos por ferido de Deus e oprimido" (Is 53.4). Nesta mensagem veremos que não é bem assim!
A Fornalha representa na bíblia uma grande provação, uma luta intensa, um desafio a qualquer tipo de fé, mas observe que a Fornalha nos traz lições poderosas sobre ser fiel e mesmo assim passar por tribulações e provas.
Os tres jovens judeus na Babilonia, não foram para a Fornalha por infidelidade a Deus, pelo contrário, foram para a Fornalha porque manifestaram cinco caracteristicas que todo crente deveria ter! Vejamos as cinco razões pelas quais podemos passar em Fornalhas!

I - FIDELIDADE
(Daniel 3:12) - "Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste".
Se estamos na fornalha, possivelmente é porque não dobramos os joelhos as tentações. Satanás sempre tem uma forma simples de resolver nossos problemas, "se dobrar os joelhos e me adorar..." (Mt 4). Muitos problemas seriam "resolvidos" se dobrassemos os joelhos aos convites pagões.
Sofremos muitas lutas , porque mantemos nossa fidelidade a Deus, mas Pedro declara se voce sofre por ser fiel ao Senhor, alegre-se porque o Espírito da Glória de Deus está sobre você! (1 Pe 4.14).

II - OUSADIA
(Daniel 3:16) - "Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio".
Perceba o atrevimento e a coragem destes jovens. Não temos que dar resposta a satanas sobre o que Deus vai fazer ou não! A razão da nossa fé é para o evangelismo e não para o confrotno com o mal.
Jesus quando diante de Herodes não lhe dirigiu palavra alguma. Existem certas situações que precisamos ser atrevidos, ousados na defesa da nossa fé. Não vamos responder, porque esta resposta vem de Deus!
esta atitude de ousadia e coragem muitas vezes poderá nos levar a passar pela fornalha!

III - FÉ
(Daniel 3:17) - "Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei".
A fornalha serve para manifestar a profundidade e firmeza de nossa fé. Diante da fornalha ardente a religiosidade empalidece, o legalismo amarela, mas a fé declara "nosso Deus é quem pode nos livrar".
Esta fé nas possibilidades de Deus é que muitaz vezes nos leva as provações! Quem não tem fé não arrisca, não avança, mas quem tem fé sabe que pode ir, pois Deus já foi na frente! Continue crendo a luta vai passar e bençãos virão!

IV - COMPROMISSO
(Daniel 3:18) - "E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste".
Meu Deus! Que fidelidade! Que compromisso com Deus! Ainda que Ele não nos livre da fornalha, minhas últimas palavras é "não adorarei as imagens de escultura", "não dobrarei meus joelhos ao pecado".
Ist o nos lembra das palavra de Habacuque, "(Habacuque 3:17,18) - "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação".
Em nosso dias muitos crentes pensam que se deus não os der vitoria logo, eles irão se desviar da fé, mas a atitude poderosa é que ainda que seja meu último ato, quero sair do palco de maneira gloriosa! "Combati o bom combate, acabei a carreira, mas guardei a fé" (2 Tm 4.7).

V - EXPERIÊNCIA COM DEUS
(Daniel 3:24,25) - "Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus".
A última lição é portentosa, majestosa! Deus permite que vamos a fornalha ardente, para nos dar experiencias arrebatadoras! Deus quer andar conosco nas tempestades, no fogo, nas trevas!
Você sabe que passou a noite com Deus, quando se vê cercado de leões que nenhum mal lhe pode fazer!
O apóstolo Pedro já foi muito criticado por quase afogar-se no mar, mas ele foi o único que teve coragem de sair do conforto do barco, e que privilégio, voltar andando, passeando com Jesus em meio ao mar encapelado!
Davi escreveu que teve o privilégio de andar com Deus em meio as trevas do "vale da sombra da morte", sua certeza, "não temerei, porque tu estás comigo".

CONCLUSÃO: Ainda que lhe acusem de pecado, desobediencia, "voce deve estar em maldição", simplesmente porque está passando uma grande luta. Examine seu coração diante de Deus, e se mesmo assim a luta continuar, alegre-se, vem experiencia sobrenatural para você!
Lazáro era amigo de Jesus e com certeza sempre falou muito bem do Senhor, mas depois que ressuscitou, com certeza não havia quem falasse melhor que ele! Se você está abalado com as enchentes em volta da sua vida, lembre-se de Noé!

Nenhum comentário: