sábado, 7 de fevereiro de 2009

As cinco muletas de Davi

I ntrodução:
M uleta – Dentre outras coisas, significa aquilo que serve de apoio.
Até aqui, Davi não cometera qualquer erro. Ele fora um modelo de humildade,
confiabilidade e integridade. Agira corretamente, mas no momento tudo estava dando
errado. D EUS começa a tirar as muletas de Davi, uma de cada vez. Este é o período em
que DEUS começa a preparar Davi para ser o que Ele quer.
A REM OÇÃO DE CI NCO M ULETAS NA VI DA DE DAVI :
1. Davi perdeu a muleta de uma boa posição
I Samuel 19:810
8 Tornou a haver guerra, e, quando Davi pelejou contra os filisteus e os feriu com grande
derrota, e fugiram diante dele, 9 o espírito maligno, da parte do SENHOR, tornou sobre Saul;
estava este assentado em sua casa e tinha na mão a sua lança, enquanto Davi dedilhava o
seu instrumento músico. 10 Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou
do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou.
2. A muleta seguinte removida por DEUS é a esposa de Davi
I Samuel 18:2021
20 Mas Mical, a outra filha de Saul, amava a Davi. Contaramno
a Saul, e isso lhe agradou.
21 Disse Saul: Eu lha darei, para que ela lhe sirva de laço e para que a mão dos filisteus
venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a Davi: Com esta segunda serás, hoje, meu
genro.
Saul usou astuciosamente a filha para enredar Davi.
I Samuel 19:1112,
17
11 Porém Saul, naquela mesma noite, mandou mensageiros à casa de Davi, que o
vigiassem, para ele o matar pela manhã; disto soube Davi por Mical, sua mulher, que lhe
disse: Se não salvares a tua vida esta noite, amanhã serás morto. 12 Então, Mical desceu
Davi por uma janela; e ele se foi, fugiu e escapou. 17 Então, disse Saul a Mical: Por que
assim me enganaste e deixaste ir e escapar o meu inimigo? Respondeulhe
Mical: Porque ele
me disse: Deixame
ir; se não, eu te mato.
Em resumo, a mulher de Davi afastouse
dele deliberadamente. Eles nunca voltaram a
se entender. A mentira dela também não o ajudou; só fez aumentar a raiva de Saul contra
ele. DEUS removeu assim outra muleta.
3. DEUS tirou outra muleta de Davi – ele perdeu Samuel
I Samuel 19:1819
; 20:1
18 Assim, Davi fugiu, e escapou, e veio a Samuel, a Ramá, e lhe contou tudo quanto Saul
lhe fizera; e se retiraram, ele e Samuel, e ficaram na casa dos profetas. 19 Foi dito a Saul:
DAVI – SERVO DE DEUS
Estudo 05 25/
10/ 2006
Fonte: Davi – Um Homem Segundo o Coração de DEUS – Charles Swindoll
Eis que Davi está na casa dos profetas, em Ramá. 1 Então, fugiu Davi da casa dos profetas,
em Ramá, e veio, e disse a Jônatas: Que fiz eu? Qual é a minha culpa? E qual é o meu
pecado diante de teu pai, que procura tirarme
a vida?
Aos poucos, Davi foi perdendo todos os seus apoios, tudo o que poderia servirlhe
de amparo: a) sua posição na corte; b) sua esposa; c) Samuel, o profeta. A estabilidade
emocional de Davi vai diminuindo gradualmente.
4. Davi perde agora mais uma muleta – seu amigo íntimo
I Samuel 20:42
42 Disse Jônatas a Davi: Vaite
em paz, porquanto juramos ambos em nome do SENHOR,
dizendo: O SENHOR seja para sempre entre mim e ti e entre a minha descendência e a tua.
Então, se levantou Davi e se foi; e Jônatas entrou na cidade.
Que momento terrível para Davi. Nem mesmo o amigo mais íntimo poderá estar a seu
lado neste drama.
5. Vem o golpe final – Davi perde o amor próprio
I Samuel 21:1013
10 Levantouse
Davi, naquele dia, e fugiu de diante de Saul, e foi a Aquis, rei de Gate. 11
Porém os servos de Aquis lhe disseram: Este não é Davi, o rei da sua terra? Não é a este que
se cantava nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez
milhares? 12 Davi guardou estas palavras, considerandoas
consigo mesmo, e teve muito
medo de Aquis, rei de Gate. 13 Pelo que se contrafez diante deles, em cujas mãos se fingia
doido, esgravatava nos postigos das portas e deixava correr saliva pela barba.
Que coisa! Será mesmo Davi? O nosso campeão? Espumando pela boca, arranhando
as portas, com ares de louco enquanto a espuma escorre pela barba? Davi chegara ao
fundo do poço.
Quando cada uma de nossas muletas é removida, as coisas começam a
balançar.
TRÊS P ERI GOSAS M ULETAS QUE P ODEM NOS ENREDAR:
1. As muletas se tornam substitutos de DEUS
Deuteronômio 33:27
27 O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele
expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destróio.
I saias 41:10
10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te
fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
Só DEUS é a nossa força. Eu te sustento, diz o SENHOR. Mas, enquanto se apoiar em
outrem, não poderá apoiarse
em Mim. Eles se tornam meus substitutos, de modo que você
não é sustentado pela minha mão.
DAVI – SERVO DE DEUS
Estudo 05 25/
10/ 2006
Fonte: Davi – Um Homem Segundo o Coração de DEUS – Charles Swindoll
2. As muletas mantêm o nosso foco horizontal
Quando você se apóia em outra pessoa ou coisa, o seu foco fica lateral e não vertical.
As muletas humanas paralisam o andar pela fé.
Hebreus 11:6; 12:2
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se
aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. 2
olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria
que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à
destra do trono de Deus.
3. As muletas oferecem alívio momentâneo
Nós nos apoiamos em muletas como um hábito regular em vez de no SENHOR, e é
então que o problema se intensifica. DEUS não dá alívio temporário. Ele oferece
uma solução permanente.
Conclusão: DUAS LI ÇÕES FI NAI S
1. Não há nada errado em procurar apoio, se você se apoiar completamente no
SENHOR.
Você foi formado para apoiarse
e tem dentro do coração um santuário que ninguém
pode ocupálo
senão DEUS.
2. Ser despojado de todos os substitutos é uma experiência muito penosa.
Não há nada mais doloroso do que ver removidos os brinquedos do coração. Porém,
você deve livrarse
deles antes de DEUS ter de removêlos.
Não transforme seu cônjuge ou
seus filhos em ídolos; não cultue a sua posição; não transforme qualquer bem que possui em
um ídolo. Você tem agora uma escolha. Pode olhar em volta, procurando uma ou mais
coisas em que se apoiar, ou pode apoiarse
em DEUS, e em DEUS somente.
A oração de A. W . Tozer: “Pai, quero conhecerTe,
mas o meu covarde coração
teme desistir dos seus brinquedos. Não consigo afastarme
deles sem sangrar por dentro e
não tento ocultar de Ti o terror dessa separação. Venho tremendo, mas venho. Por favor,
arranca do meu coração todas essas coisas às quais há tanto tempo venho me apegando e
que se tornaram uma parte do meu “eu”, para que possas entrar e nele habitar sem
qualquer rival. Depois farás glorioso o lugar em que teus pés pisam. Então meu coração não
necessitará do sol para brilhar, pois tu serás a sua luz e nele não haverá noite. Em nome de
JESUS. Amém!”

Nenhum comentário: