(Jos.6)
Introdução: Uma conquista impossível. Um povo recém saído da escravidão, nômades no deserto, sem exército, sem armas, sem táticas humanas. Apenas com a orientação divina do Divino capitão a Josué. Além disso, ainda tinha a gigantesca muralha de Jericó, intransponível e motivo de orgulho para os moradores daquele lugar. Como conseguiram conquistar? Deus os orientou através de Josué, e podemos hoje tirar lindas lições para nosso dia a dia. Vejamos:
1) Segredo de fazer o inimigo achar que nada mais ia acontecer. Dar voltas em torno da muralha durante seis dias e voltar para o arraial (3), sem aparentemente nenhuma intenção concreta. Se os habitantes de Jericó estavam com medo, após aquelas voltas aparentemente infrutífera em torno das muralhas, acharam que nada mais aconteceria, e retomaram suas rotinas diárias.
2) Segredo de fazer silêncio. A ordem de Josué era que o povo guardasse silêncio, reservando as energias para só gritar no último dia. Iriam vencer calados, esperando a hora certa de gritar (10). As vezes, nossos queixumes e murmurações atrapalham o agir de Deus, por isso, Ele nos manda guardar silêncio, só abrindo a boca quando o Senhor determinar.
3) Segredo de nunca usar as armas do inimigo, mas deixar a presença do Senhor (a arca), falar por nós (13). Veja que os armados iam à frente do povo, mas aquelas armas não eram para serem usadas. Era bom mostrar ao inimigo que eles sabiam até usar suas armas comuns, mas não iriam usá-las, pois quem pelejaria pelo povo era o Senhor. Sabemos até fazer o que eles fazem, sabemos até usar suas armas, mas para que? Se a presença poderosa de Deus fala por nós?
Ilustração: Duas vizinhas viviam em constantes brigas, até que um dia, uma delas embrulha fezes numa caixa de presente e envia para a outra. Dias depois, veio a resposta. A outra comprou um lindo vestido e mandou em uma caixa com embrulho semelhante. A algoz, recebeu a caixa pensando que teria o troco a altura, e qual não foi sua surpresa ao ver que era um belo vestido. Junto ao vestido estava um bilhete: Cada um dá aquilo que tem. Você pode até ter armas iguais ao do inimigo, mas não há use, deixe o Senhor pelejar por ti.
4) Segredo de uma mudança radical no último dia. A ordem era uma mudança radical no último dia: dar sete voltas ao invés de uma só. É hora de mudar a velha rotina (15). É momento de recebermos a vitória, e esse momento indica uma mudança de comportamento. José se barbeou e trocou as vestes para falar com o rei Faraó. Em Isaias 55, Deus manda uma viúva estéril mudar o comportamento, vestes, e ampliar a casa, pois ela seria surpreendida por bênçãos em profusão deitadas em seu regaço. É hora de mudança de hábitos, rotinas e costumes. A vitória traz mudanças abençoadoras.
5) O segredo de nunca mais termos lembranças do inimigo, amaldiçoado por Deus (26). A ordem de Deus era o massacre absoluto e total dos inimigos. Não era nem mesmo para se ter lembranças dele, nem voltar buscar nada. É maldição voltar ao passado. Acã tentou ficar com a capa babilônica e morreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário