quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

: Não se desespera quem crê no Deus dos impossíveis

Quero destacar quatro fatos importantes sobre Abraão:
Em primeiro lugar, Abraão começou a ouvir a palavra de Deus com 75 anos de idade (Gn 12.4). Aos 75 anos, pensamos mais em "dependurar as chuteiras", em nos aposentar, em entrar num pijama, comprar uma cadeira de balanço e encerrar a carreira. Abraão, aos 75 anos, começava seu caminhar com o Senhor, recebia o maior desafio de sua vida. Aos 75 anos, ele estava em pleno vigor, engendrava pianos, fazia arrojadas caminhadas, aceitava grandes desafios de Deus. Não há hora, não há tempo, não há idade para Deus chamar e desafiar você; e também para começar um novo projeto em sua vida. Deus pode começar uma obra extraordinária com pessoas de cabelos brancos e com a face marcada pelas rugas que o tempo esculpiu. Moisés começou seu ministério aos 80 anos. Winston Churchill tornou-se primeiro-ministro da Inglaterra, no turbulento período da Segunda Guerra Mundial, aos 70 anos de idade. Foi sua liderança firme que livrou a Inglaterra da avassaladora invasão de Hitler.
Em segundo lugar, Abraão é constituído pai de muitas nações sem ter um descendente (Gn 12.2). Aos 75 anos, Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de uma grande nação. Abrão significa grande pai, mas Abraão significa pai de uma grande nação. Ele tinha nome, mas ainda não tinha filhos. Ele tinha a promessa, mas não a realidade. Abraão enfrenta quatro problemas para esperar: sua idade avançada; a esterilidade de sua mulher (Gn 11.30); a demora de Deus, pois haviam passado onze anos desde que Deus fizera a promessa do filho, e a escolha precipitada aos 86 anos, quando por sugestão de Sara, sua mulher, ele arranja um bebê com a escrava Agar (Gn 16.1-4). Talvez sua angústia seja a mesma que assaltou o coração de Sara. Você espera há muito tempo o cumprimento de uma promessa. Você espera há anos a conversão de seu marido, de sua esposa, de seus filhos, de seus pais. Os anos cor¬rem, e nada! Aquele problema que aflige sua alma fica cada vez pior. O filho da promessa parece cada vez mais distante. Cada regra, cada menstruação de Sara era uma espera impa¬ciente, até que ela entrou na menopausa, e Deus não cumpriu a promessa. Assim, Sara perdeu a paciência. Ismael, o filho de Abraão com Agar, foi a gestação da impaciência de Sara, e não a procura de Abraão.
Em terceiro lugar, Abraão tinha 100 anos de idade quando Isaque nasceu (Gn 21.5). O apóstolo Pulo diz que Deus "chama as coisas que não são, como se já fossem" (Rm 4.17). O corpo de Abraão já estava amortecido. Já havia passado para Sara a idade própria de ser mãe. Se isso não bastasse, Sara ainda era estéril. O bom senso dizia: "Impossível!". A razão gritava: "Não pode ser!". Mas a fé diz: "Tudo é possí¬vel!". Abraão esperou 25 anos desde a promessa até Isaque nascer. Será que teríamos condições de esperar uma promessa de Deus tanto tempo? Será que não teríamos sepultado essa promessa no túmulo de nossa incredulidade e desesperança? Abraão acreditava que a promessa de Deus não podia falhar. Ele confiava no caráter de Deus. Sua fé estava plantada no solo firme da promessa, e sua esperança estava posta no Deus que não pode mentir. O apóstolo Paulo escreve sobre Abraão: "Não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus" (Rm 4.20,21).
Em quarto lugar, Abraão é chamado a sacrificar Isaque quando este já tem 14 anos (Gn 22.1-27). Ao todo, são 39 anos desde o dia da promessa até o dia em que Deus pede Isaque de volta a Abraão. Agora, Abraão, de posse da promessa, escuta Deus lhe falando: "Abraão, agora desista; dê-me seu filho; renuncie-o; entregue-o a mim em sacrifício". Havia uma paciência tão grande em Abraão que ele acreditava que a promessa de Deus não poderia ser frustrada, que Deus ressuscitaria seu filho. Ele acreditava que nem a morte podia colocar limites ao poder de Deus. Acreditava que, quando andamos com Deus, a morte não tem a última palavra.

FERIDAS NO RELACIONAMENTO DE SARA E ABRAÃO.

Texto Gn 24.1 Tema as oito feridas de Sara. – relacionamentos – família.
Vs1 – Um estagio um tempo de prosperidade, de maturidade, de benção, de gloria.
Todos nós trabalhamos e lutamos por isso, por um futuro melhor.
Aos 49 anos o homem, precisa ter uma vida estável, em todas às áreas, emocional, ministerial, profissional, financeiramente, Deus trabalha na vida do homem de sete em sete anos – 50 anos “ano do jubileu”.
Abraão no capitulo 24 a bíblia nos revela através do texto, alcançou tudo isso, mas de nada valeu pois estava terrivelmente só, absolutamente só, pois Sara tinha morrido no capitulo 23.
A pessoa que ele amava, sua companheira de peregrinações, não estava mais com ele.
Agora observe no texto que traz uma revelação bombástica:
Gn 23.2 - ... Sara morreu em Quiriate- Arba, Hebrom, na terra de Canaã (nos Carvalhais de Manre), e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela.
As vezes nós lemos a bíblia de maneira superficial, e passamos por detalhes despercebidamente, mas que são profundas revelações.
Sara separou-se de Abraão por 23 anos!
Observe o texto ( Gn22.19) ele estava morando em Berseba e veio Abraão chorar a morte de Sara em Quiriate- Arba (Gn 23.2).
O casal modelo e referencial, que muitos pregam como exemplo de casamento, na verdade não conhecem bem a fundo como foi a vida conjugal dos dois.
E muitos casamentos hoje estão na mesma condição, vivem de aparências, mas a realidade é outra.
Conheci casais que na igreja era uma coisa, mas em casa chegava ao cumulo de bater na esposa, e olha que as vezes uma palavra é pior que um soco na cara.
Sara morava em Quiriate Arba (Gn13.18), Sara amava esse lugar, era um lugar agradável, lindo, abençoado por Deus.
Mas Abraão era um peregrino, foi a ordem de Deus, peregrinar, mas Sara não compreendia o seu marido.
E o homem que tem visão, que tem propósito, ele peregrina muitos anos de sua vida, faz parte do trabalhar de Deus, do agir no seu caráter, e a esposa que não compreender esse tempo de peregrinação, tribulação, angustias, nunca vai ter sucesso no seu relacionamento.
Mas quando ela entende, compreende, vai chegar o tempo em que Deus vai romper e trazer o tempo do jubileu ( maturidade, plenitude em todas as áreas), e ela vai desfrutar.
Mas Sara não compreendeu e viveu 23 anos separada de Abraão, Abraão foi ferindo o coração de Sara e ela foi sofrendo calada, silenciosamente.
Vou falar sobre algumas feridas que Abraão causou na alma de Sara:
1 – Ferida: Gn 12.10-20 Houve fome na terra e Abrão desce ao Egito.
Incredulidade – Quando a esposa vê que seu marido não crê nas coisas de Deus, nos milagres, que Deus é capaz de fazer maravilhas.
Que egoísmo! Que ofensa! Ele a usou para obter, alcançar beneficio.
Ela não falou nada para ele, mas isso causou uma ferida muito grande.
Ex: Tipo aquele marido que pede para a esposa mentir que ele não esta em casa quando o chamam ao telefone
Vs 13 diga que é minha Irma...
O homem que mente acaba perdendo a confiança da própria esposa.
2 – Ferida: Essa é muito comum nos casamentos “Ló” (Gn 13-9)
Ló muitas vezes são amizades, amizade de pardal!!!
É aquele marido que larga a esposa em casa e sai com aquele bando de pardal.
Deus não chamou Ló foi só confusão que ele causou.
Ló também pode ser família.
Você casa recebe o presente mas quer levar o pacote para casa, a família!
Quantas vezes eu já vi o pacote estragar o relacionamento do casal.
O casal vai morar com os pais e sua casa vira a escolinha de satanás!
Gn 2.24 Portanto deixara o homem...
Sl 45.10,16
Quando Ló se separa de Abraão ele leva a parte de Sara.
Quantos casais ajuntam algumas economias, e ai aparece um Ló para você ajudar.
Sara estava convivendo com Ló e ele roubando o que era dela.
3 – Ferida: Gn 13.17 levanta-te percorre...
Ele tinha uma missão, um propósito, uma direção, mas em primeiro lugar você tem que proteger sua família.
Gn 18.1 Carvalhais de Manre era um lugar importante para Sara.
Há lugares e momentos especiais, a mulher é muito mais sensível para perceber.
Mas o cabeça-dura nunca quer ouvir sua mulher.
Deus visitava Abraão nesse lugar Sara sabia disso.
Abraão não dava o direito de Sara abrir sua boca para expressar seu coração, isso vai ferindo o coração da mulher, quantos são intransigentes.
Chega um ponto que a mulher diz chega, basta, não quero mais passar, vergonha humilhação.
Sara foi morar lá e ele em Berseba, 23 anos separados, conversavam só por recados.
Eles estavam separados, conversavam por recados, é o casal que qualquer briguinha vai dormir em camas separadas, que não ponha o sol sobre a sua ira!!!
4 – Ferida: Falam que Sara riu da promessa de Deus, muitas vezes acabam com ela, mas antes de Sara rir Abraão riu primeiro. (Gn 17.17)
Riu da capacidade de Sara, ele riu porque não acreditava que sua esposa fosse capaz.
E isso causa uma ferida terrível.
Alguns maltratam tanto as suas esposas que elas vão perdendo até a capacidade de raciocinar.
A mulher era inteligente, capaz, tinha o maior potencial, era dinâmica, esperta, rápida, ligeira, com o tempo vira um tronco, uma lesma.
E o homem coloca nela todos os atributos negativos, mas ela está assim porque tem a alma ferida, e o marido é o culpado.
Vs 16 – Ela tinha promessas, mas ele não creu.
A mulher precisa de palavras de animo, de elogio, de motivação, você não gosta de receber um elogio cabeça- dura? A mulher tem necessidade!!! Ela se sente segura, mulher é sensível.
Abraão fala que ela tem 90 anos, mas ela tem 87, quantos maridos fazem isso desdenham da própria mulher, você esta ficando velha, ou gorda, olha a ruguinha aparecendo, olha o cabelinho branco.
Seu cabeça dura! você colhe o que planta!!! Não crer na capacidade da sua mulher causa uma ferida muito grande.
5 – Ferida: vs 18 – Ele queria que o mesmo acontecesse com Ismael, o filho da escrava Egipcia, errar é humano persistir no erro é burrice.
É o camarada que está num relacionamento e fica com graçinhas com pessoas que se relacionou no passado. Ou vice-versa.
Está com saudades do Egito? Da egípcia do passado, do pecado? Mate a sua carnalidade, toma a tua cruz e segue-me, quem gosta de passado é museu!!!
6 – Ferida: Gn 18.14 ...promessa
Ela não era estéril ela estava estéril, mas nesse momento ela se tornou fértil!!!
Agora preste atenção o que Abraão faz nesse período de um ano que sua esposa esta fértil:
Gn 20.1-17
Já tinha feito com o Faraó, agora com Abimeleque
Um homem que ama uma mulher não faz isso, como que uma mulher pode se sentir segura com um homem desses!!!
Dá primeira vez ainda tudo bem é um absurdo, mas são imaturos, jovens, mas aqui Sara tem 89 anos e está fértil.
Ele entrega a sua mulher para Abimeleque.
E a situação é pior porque aqui ele a levou para cama.
Mas você tem idéia do que Deus pode fazer para proteger,salvar a sua honra a honra da sua família.
Com a mulher na cama Abimeleque dorme, e ele e todos inclusive os animais ficam impotentes! Está na bíblia!!!
Deus estava preservando a semente de onde Jesus viria, e Deus tem propósito na sua vida e vai te proteger!!!
Imaginem o tamanho da ferida, no tempo da fertilidade, pela segunda vez ele entrega sua mulher.
7 – Ferida: Na sua peregrinação ele se torna um péssimo homem.
Não se cuidava, e não cuidava de sua mulher.
É o marido que chega do trabalho, nem um banho toma, e que ter uma relação com a esposa.
Não respeita mais a esposa, arrota na mesa, solta pum na frente dela.
Psicologia pastoral – curso – conduta sexual, você quando troca as marchas do carro de primeira você não passa para quinta marcha, mulher também, tenha paciência!!! Vai engatando as marchas com calma, não seja um péssimo motorista!
Tem pessoas que dão mais atenção ao ministério do que a esposa, as vezes viajam meses, ficam fora de casas não dão atenção, não cuidam, não cobrem suas esposas, quando você estiver na igreja, cuidado com os re-mi-flai, e os karates-kids, pois uma hora ou outra você acaba tocando shofar e você mesmo é o culpado.
Dá o dizimo na igreja mas não quer dar nada para sua esposa!
8 – Ferida: A pior – Deus cura a esterilidade, ela passa tudo o que passou, na velhice tem um filho.
E ai vem Abraão, dizer para ela que Deus mandou sacrificar seu filho.
Para ela dessa vez esse velho maluco passou dos limites!!! Pirou!!!
Ela já estava saturada, cheia de feridas na alma, cansada desse mala!!!
Veja o texto no vs 3 ele sai de madrugada, escondido, para ela não perceber. Deus tinha falado com Abraão não tinha falado com ela!
Oito feridas profundas ele fez no coração de Sara, mas essa foi a gota d’água!
Feridas na alma causam até enfermidades, mágoas, ira, rancor, mesmo com todo esse pacote não justificava a separação.
Morreu antes da sua benção! A benção viria no capitulo 24 ( jubileu)
Deus estava trabalhando na vida dos dois.
Cada mulher tem o marido que merece e vice-versa.
Fazia parte do plano, do tratamento deles.
Pv 27.17 Como o ferro se afia com ferro, assim ser humano se afia com ser humano.
Nós sempre queremos que o outro mude, mas se você que mudança mude primeiro!
Pv 14.1 A mulher sabia edifica sua casa, mas a tola com as próprias mãos a derruba
Ef 5.22-33 – repare que o texto começa com a mulher, porque mulher é muito mais inteligente que o homem.
Você suportar, agüentar, pagar o preço Deus transforma em vitoria e gloria.
Não jogue fora tudo o que você plantou!
Gn 23 Morre Sara – Gn 24 Abraão abençoado – Gn 25 entra Quetura na história.
Não peregrinou, não sofreu, veio só para comer o bolo prontinho com chantili e cereja.
Abraão já estava pronto tratado, maduro o ignorante nunca aprende, mas o inteligente aprende com os seu erros, agora você pode ser sábio e aprender com os erros de Abraão.
Em tudo Deus tem propósito, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
No dia em que ele entregou seu filho Isaque a Deus no monte Moria, nasce Rebeca que seria a esposa de Isaaque Gn 22.20-23
Isaque é um tipo de Cristo, para nascer Rebeca, você tem que sacrificar Isaque, matar a tua carne!!!
Gn 24.67 A tenda de Sara ficou armada, isso é muito forte!
Porque Abraão ainda sofria a perda de Sara, ainda amava a sua companheira, parceira de peregrinações.
As vezes só damos valor quando perdemos.
Abraão quando Sara morre descobriu o quanto a amava, só que ai já era tarde demais!
Levar flores no tumulo não adianta!
Declarar o amor diante de um tumulo não adianta!
Ele foi comprar um lindo campo para enterrar a sua morta, mas de que adianta. Gn 23.3
A ferida que ficou no coração de Abraão, a dor da separação, o vazio que a morte trouxe, ele deixou todo o tempo a tenda de Sara armada.
Não perca a oportunidade de fazer sua esposa feliz enquanto ela vive, de flores, declare seu amor, faç isso todos os dias!
Lute pelo seu relacionamento pois um dia o jubileu vai chegar!!!
Ec 9.4-10 conclusão.

SEMEAR EM CAMPOS NOVOS PARA COLHER O SOBRENATURAL

Texto: Jeremias 4:3. Os.10:12 - 15:19-21; I Reis. 2:3 e 4

I-É PRECISO ELIMINAR DA TERRA OS INIMIGOS
1-O inimigo torna a terra espinhosa, perigosa e infrutífera. (Jer.4:3)
2-Inimigos internos na terra do nosso coração
1)Malícias
2)Maldades.
3)Incredulidade.
4)Dureza de coração.( Parábola do Solo)
5)Rebeldia .
6)Mente cauterizada.
7)Alma ferida e traumatizada
8)Atitudes inconvenientes e duvidosas
9)Caráter duvidoso . O Pecado (Jer.4:1; 15:19)
3-Inimigos externos: A experiência de Salomão.
1)O conselho de Davi a Salomão (I Reis.2:1-4)
2)Ele tinha quatro inimigos que se não fossem destruídos poderiam roubar a bênção do alcance do sobrenatural. No período de Davi foram bênçãos, mas agora estavam em rebeldia. São eles:
(1)Joabe - Representa o ódio, o rancor, a violência
(2)Simei - Representa o espírito de acusação - Julgamento + crítica
(3)Adomias - Representa o espírito de orgulho = Exaltou-se a si mesmo
(4)Abiatar - Representa o espírito de preguiça espiritual = Bajulação o sacerdote que se envolveu com a política e não buscar a Deus

II-O SOBRENATURAL SÓ VIRÁ COM O ARREPENDIMENTO (Jer.15:19) .
Josué em Jericó e aí; Vide também a experiência de Asaf, Sal. 77 )
1-Queixas e murmurações devem ser tiradas do campo que é a nossa vida. (Jer.15:18)
2-Justificações pessoais (15:15)
3-A depressão, ressentimentos e auto-piedade devem ser eliminados (Jer.12:1)
4-Não reconhecer as suas faltas e se exaltar interrompe o sobrenatural (Jer.12:3)
5-Para atingir o sobrenatural é preciso preparar -se para os desafios da guerra.(Com homens, o diabo e consigo mesmo (Jer.12:5)

III- ANDAR NO SOBRENATURAL É SER O MELHOR PARA DEUS E TER O MELHOR DE DEUS. (JR. 15:19-21; 3:14,16,18-19)
1-Honrar a Deus e agradá-lo em tudo.
2-Ser fiel - O fiel recebe o melhor de Deus - comereis o bem desta terra
3-O melhor de Deus para nós é andarmos no sobrenatural.
1)Ouvindo a voz do Senhor .( Jonas 2;10 diz que um peixe ouve a voz de Deus. Em outra ocasião é uma jumenta que também ouve a voz de Deus, portanto, se animais podem ouvir, por que nós os humanos não haveremos também de ouvir?. Devemos pedir a Deus que nos dê este privilégio. É algo sobrenatural que o Senhor quer que conheçamos.
2)Experimentando a santidade do Senhor .
3)Atuando na Unção .
4)Experimentando a glória .
5) Sendo prósperos, a exemplo de Salomão.

CONCLUSÃO: A vontade de Deus é que os Seus filhos prosperem em todas ás áreas da vida. ( III Jo. 2 ).