sexta-feira, 15 de julho de 2011

Continue crendo.

Texto bíblico: João 5:1-9

Introdução: Certa vez fui assistir a um jogo de futebol em minha cidade e cheguei ao estádio faltando poucos minutos para o jogo começar; havia uma multidão comprando ingressos e quando finalmente consegui adquirir o meu, o jogo já havia começado; no momento em que eu estava subindo os degraus que davam acesso às arquibancadas do estádio do “glorioso” Clube Náutico Capibaribe, a torcida fez aquele barulho característico de “quase gol”, foi o estopim necessário para que todos os que estavam adentrando ao estádio junto comigo, tentassem passar de uma só vez pela estreita passagem que dava acesso ao setor de arquibancadas, faltavam ainda uns seis degraus até chegar ao meu destino quando fui levantado pela multidão, subi praticamente os seis degraus sem conseguir colocar os pés no chão; foi uma experiência interessante, mas assustadora; até hoje, sempre que preciso estar no meio de uma multidão, me recordo deste episódio, lembro-me da sensação de insegurança ao ser alçado na escada sem conseguir colocar os pés no chão.
por conta deste episódio sempre me impressiono quando vejo a biblia falar de multidão, mas no texto em questão não era uma simples multidão, alem de ser uma grande multidão, era tb uma multidão de enfermos, cegos, coxos e paralíticos.
eu posso imaginar a atmosfera de depressão e ansiedade em meio a tanta dor e sofrimento. mas aquele homem continuava crendo, ele estava em Betesda, que significa casa de misericórdia. o que nós podemos aprender com a experiencia deste homem?

1. Não se deixe influenciar pelas pessoas à sua volta.

- Dois personagens me impressionam de forma particular neste relato: O primeiro é o homem que foi curado: Como é que alguém consegue passar trinta e oito anos num ambiente como aquele e continuar crendo? Este homem é um vencedor na corrida da fé, alguém que não se permite moldar como um produto do meio; creio que ele pensava assim: Todos podem chegar antes de mim, porque não tenho ninguém que me ponha na água, mas eu não vou sair de Betesda (que significa casa de misericórdia); um dia Deus vai ter misericórdia de mim, e eu vou ser curado.

- Naquele lugar havia UMA GRANDE MULTIDÃO de cegos, coxos e paralíticos” esperando que a água se movesse. Eu chego a sentir a atmosfera de ansiedade, dor e desolação naquele lugar.

2. Não se deixe influenciar pela sua própria história.

Muitas vezes a nossa história nos impede de cremos naquilo que Deus tem pra nós, aquele homem não olhou para trinta e oito anos de decepções, mas para um Deus de misericórdia.

- Aquele homem cria na misericórdia de Deus sobre a sua vida mesmo antes de conhecer a Jesus, observe-se que o milagre aconteceu sem que ele soubesse quem era Jesus, mas o seu encontro transformador só aconteceu diante do “Rei dos reis” e “Senhor dos senhores”.

3. Não se deixe influenciar pelo tamanho da sua fé.

- O que move a mão de Deus não é uma fé grande ou pequena, é a fé depositada na pessoa certa, é a fé depositada em Jesus Cristo, o único mediador entre Deus e os homens. “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria”. (Lucas 17:5,6).

4. Creia que Jesus está atento a sua necessidade.

Outro personagem que me impressiona neste relato é o próprio Senhor Jesus Cristo: Como o nosso Deus é especial! Ele consegue perceber indivíduos em meio às multidões, Ele percebeu este homem, que tinha uma história de sofrimento tão intenso, em meio a uma grande multidão de cegos, coxos e paralíticos. Quantas pessoas durante o dia, visitando aquele poço, viam simplesmente uma grande multidão de enfermos; o nosso Deus é “Deus de detalhes”, Ele vê pessoas, vê indivíduos em meio às grandes multidões; Jesus sondou o coração daquele homem mesmo havendo ali milhares de pessoas com características tão parecidas com as dele, e viu nele, além de uma grande necessidade, fé suficiente para mover a mão de Deus e ser curado. Certa vez Jesus percebeu também o toque diferenciado de uma mulher que desejava ser curada de uma hemorragia que a afligia havia doze anos, mesmo sendo apertado por uma multidão. Em outra oportunidade notou Zaqueu em cima de um sicômoro, estando cercado por outra multidão. Ordenou ainda outra vez que parassem um enterro para restaurar a vida ao filho de uma viúva num encontro entre duas multidões. Jesus sempre encontra indivíduos entre as multidões, identifica as suas necessidades e entra em suas vidas com o propósito de abençoá-los.

5. Faça de Jesus o único mediador entre você e Deus.

Um mediador é a pessoa responsável em conciliar partes em conflito, alguém que merece a confiança e o respeito de ambas as partes, e que procura compreender a situação de cada um, buscando um caminho que venha restabelecer o diálogo e fazer cessar o conflito. Cristo é o único mediador possível entre Deus e os homens: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (I Timóteo 2:5,6). Nossa fé deve ser depositada em Jesus não somente quando o assunto é benção, cura ou libertação; mas acima de tudo para a nossa salvação. Jesus Cristo é o nosso mediador, só Ele poderia ocupar esta posição, pois somente Ele viveu sem pecado, e morreu pelas nossas faltas; somente Ele compreende perfeitamente tanto o lado divino quanto o lado humano neste relacionamento, pois somente Ele é totalmente Deus e viveu como totalmente homem.

Conclusão:
Mesmo em meio a todas as lutas, decepções, uma história de dor e sofrimentos; temos um Deus de misericórdia a quem podemos recorrer.
continue crendo, não permita que nada abale a sua fé, Deus está atento a tua

Nenhum comentário: