Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. Mc 13:9 e 13
A Bíblia diz que no fim dos tempos os filhos de Deus serão perseguidos e odiados. Veja aqui abaixo algumas leis brasileiras, que, SE APROVADAS, impedirão a nossa ação à favor do Evangelho no Brasil:
* Será proibido fazer cultos ou evangelismo na rua (Reforma Constitucional)
* Cultos somente com portas fechadas (Reforma Constitucional)
* As igrejas serão obrigadas a pagarem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.
* Programas evangélicos na televisão apenas uma hora por dia
* Pastor só poderá fazer programa de televisão, se tiver faculdade de “jornalismo”
* Será considerado crime pregar sobre espiritismo, feitiçaria e idolatria, e também veicular mensagem no rádio, televisão, jornais e internet, sobre essas práticas contrárias a Palavra de Deus
* Pastores que pregarem sobre dízimos e ofertas, dependendo do número de reclamações, serão presos
* Pastores que forem presos por pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (homossexualismo, idolatria e espiritismo), não terão direito a se defender por meio de ação judicial
* Igrejas que não realizarem casamento de homem com homem e mulher com mulher, estarão fazendo “discriminação”, poderão ser multadas e os pastores processados
* Querem que o dia do “Orgulho Gay” seja oficializado em todas as cidades brasileiras.
Reforma Constitucional – Mudanças no texto da Constituição que garantem a liberdade de culto. Se aprovadas, fica proibido culto fora das igrejas (evangelismo de rua), cultos religiosos só com portas fechadas.
1- Projeto nº 4.720/03 – Altera a legislação do “imposto de renda” das pessoas jurídicas
2- Projeto nº 3.331/04 – Altera o artigo 12 da Lei nº 9.250/95, que trata da legislação do imposto de renda das “pessoas físicas”. Se convertidos em Lei, os dois projetos obrigariam as igrejas a recolherem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.
3- Projeto nº 299/99 – Altera o código brasileiro de telecomunicações (Lei 4.117/62). Se aprovado, reduziria programas evangélicos no rádio e televisão a apenas uma hora.
4- Projeto nº6.398/05 – Regulamenta a profissão de Jornalista. Contém artigos que estabelecem que só poderá fazer programas de rádio e televisão, pessoas com formação em JORNALISMO, Significa que pastores sem a formação em jornalismo não poderão fazer programas através desses meios.
5- Projeto nº 1.154/03 – Proíbe veiculação de programas em que o teor seja considerado preconceito religioso.
Se aprovado, será considerado crime pregar sobre idolatria, feitiçaria e rituais satânicos. Será proibido que mensagens sobre essas práticas sejam veiculadas no rádio, televisão, jornais e internet. A verdade sobre esse atos contrários a Palavra de Deus, não poderá mais ser mostrada.
6- Projeto nº 952/03 – Estabelece que é crime atos religiosos que possam ser considerados abusivos a boa-fé das pessoas.
Convertido em Lei, pelo número de reclamações, pastores serão considerados “criminosos” por pregarem sobre dízimos e ofertas.
7- Projeto nº 4.270/04[/b] – Determina que comentários feitos contra ações praticadas por grupos religiosos possam ser passíveis de ação civil.
Se convertido em Lei, as Igrejas Evangélicas ficariam proibidas de pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada, como espiritismo, feitiçaria, idolatria e outras. Se o fizerem, não terão direito a se defender por meio de ação judicial.
8- Projeto de nº 216/04[/b] – Torna inelegível a função religiosa com a governamental.
Significa que todo pastor ou líder religioso lançado a candidaturas para qualquer cargo político, não poderá de forma alguma exercer trabalhos na igreja.
Existem outros projetos em andamento que ferem princípios bíblicos, entre eles:
Casamento de homens com homens e mulheres com mulheres. Estabelecer um dia oficial do “Orgulho Gay” em todas as cidades brasileiras, entre outros.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Conheça a história dos 40 reis que reinaram em Israel e Judá
Amado (a) irmão (ã), ainda que você ache extenso este estudo, tenha paciência, leia aos poucos, não desista, vá até ao fim, talvez você ainda não tenha analisado, o grande amor de Deus para com o homem, a Sua paciência. Quantas oportunidades Deus deu a Israel, para que ele se consertasse, se arrependesse. Quantos reis chamados para reinar, comandar, dirigir a nação, e como eles erraram desobedeceram, pecaram tornaram-se idólatras, traidores uns para com os outros, sendo eles irmãos e descendente de um mesmo pai – Abraão. Deus vai falar ao seu coração. Ele ainda está dizendo assim:
Os meu olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo;
o que anda num caminho reto, esse me servirá. Salmo 101.6
O Reino Unido – 1.100 a. C
Até a morte do rei Salomão, era um só Reino, O Reino Unido. Após sua morte, houve contenda entre seu filho Roboão, I Reis 11.43 e Jeroboão filho de Nebate I Reis 11.26 e o Reino foi dividido.
Jeroboão e toda a Congregação de Israel vieram até Roboão, pedindo que ele aliviasse o jugo da dura servidão da qual o rei Davi submetia o povo – I Reis 12.4
Roboão pediu conselho aos anciãos, que o aconselhou o seguinte:
Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. I Reis 12.7
Roboão recusou este conselho e foi em busca do conselho dos jovens que haviam crescido com ele. I Reis 12.8
Os jovens o aconselharam que ele deveria dizer assim:
Se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões – I Reis 12.11
Roboão seguiu o conselho dos jovens, provocando nas 10 tribos uma revolta, causando assim a divisão do Reino.
A ameaça de Roboão a respeito do trabalho dobrado causou uma rebelião e dividiu a nação.
Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia hoje – I Reis 12.19.
Roboão governou o Reino Sul e Jeroboão governou o reino Norte.
Busque sempre em sua vida os conselhos da parte de Deus- Salmo 1.1
Ficando duas tribos, com o Reino Sul: Judá e Benjamim.
E dez tribos Com o Reino Norte,:
Rubem, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom , Manassés e Efraim.
Observação:
O motivo que me levou a fazer este estudo ou pesquisa, foi para que eu pudesse entender melhor a historia dos reis de Israel e Judá. Havia uma certa confusão na minha cabeça, porque eu não conseguia compreender, que estes reis tão idólatras, faziam parte do Israel de Deus. E quando eu lia assim: No reinado do rei tal.. em Judá, começou a reinar em Israel o rei tal....eu dizia, mas como pode?? O Israel de Deus são dois povos? Foi então, que decidi: vou pesquisar sobre este assunto, desejo entender um pouquinho mais.
Entendo que é muito importante para os ministradores da palavra de Deus conhecer um pouco mais desta fonte maravilhosa, a Bíblia Sagrada.
Amado(a) irmão (ã), quando iniciei esta pesquisa, cheguei a colocar a era do reinado de cada rei, o ano do início do reinado e o ano do fim, mas pesquisando em várias Bíblias, verifiquei, que naquelas tabelas de estudos, onde estão as datas, conferindo uma com outra, encontrei muitas divergências. Então, preferi, colocar, somente o que está na Bíblia. Tenho sempre o cuidado, de não escrever nenhuma informação, que venha trazer confusão, ou que eu não possa provar perante a Bíblia. Assim sendo, realizei através da Bíblia esta pesquisa.
Estou dando esta informação, porque tenho muita preocupação, com aquilo que escrevo, referente as Escrituras Sagradas. Peço a todos que tiverem acesso a esta pesquisa, que não se deixem confundirem com alguns detalhes; exemplo: tem nomes parecidos e repetidos, tive o cuidado em colocar as referências Bíblicas, para não ficar dúvidas. Existem nomes na Bíblia que são repetidos e parecidos. Reis de Judá, Reino Sul, com os mesmos nomes de reis de Israel. Reino Norte. Atenção para este detalhe.. Tem reis com mais de um nome, sendo a mesma pessoa. Tem data de reinado que difere de um livro para outro livro. Exemplo o rei Uzias. Não vivemos naquela época, portanto, lemos e cremos na Poderosa Palavra de Deus através da fé.Todo trabalho de pesquisa, é muito interessante, mas quando não podemos provar através da Bíblia Sagrada, devemos reservarmos-nos de afirmação duvidosa. Elas na verdade são de muito valia para o nosso conhecimento, mas é preciso ter todo o cuidado, de não abolir a Bíblia e ficar com pesquisas.... Você sempre vai encontrar nos meus estudos, um alerta: CUIDADO, não foge da verdade da Palavra de Deus. Portanto, todo estudo é muito interessante, para nos ajudar no entendimento, mas a verdade, a base, o fundamento, não pode fugir das Escrituras Sagradas.
É muito bom, você conhecer um pouco mais, sobre os reis e profetas, homens a quem Deus escolheu, ungiu, confiou, para reinar em Judá e Israel, mas que não corresponderam segundo o propósito de Divino.
Deus te abençoe, e busque conhecer mais a Palavra de Deus, na unção do Espírito Santo.
Lembre-se: II Coríntios 3:6
Palavras do Apóstolo Paulo: O qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito, porque a letra mata, e o Espírito vivifica.
ANTES DA DIVISÃO ERA REINO UNIDO-
Nome Era a. C. Nome Era a. C. Nome Era a. C.
Reinado
de Saul 1.050 a 1.010.
Reinado de
Davi 1.010 a 970
Reinado de
Salomão 970 a 931
A HISTÓRIA DE ISRAEL Deus chamou Israel para ser seu povo escolhido. Ele os desviou da adoração de ídolos e lhes mostrou a verdade. Os israelitas experimentaram muitos altos e baixos como povo. Foram forçados à escravidão no Egito, mas Deus os resgatou. Foram uma nação bem sucedida sob o comando do Rei Davi, mas quando os reis subseqüentes desobedeceram as leis de Deus, toda a nação foi punida. O povo de Israel foi conquistado por muitos grupos de pessoas, incluindo assírios, babilônios, persas e romanos. Entretanto, mesmo quando Deus permitiu que Israel fosse conquistado por essas outras nações, nunca os esqueceu e foi sempre misericordioso para com eles
O REINO DIVIDIDO – APÓS A MORTE DE SALOMÃO - REINO NORTE - ISRAEL - 10 TRIBOS
Rubem – Simeão – Dã – Naftali – Gade – Aser – Issacar – Zebulom – Efraim e Manasses
REIS QUE REINARAM EM ISRAEL- REINO NORTE - ISRAEL
01-Jeroboão I - Reinou 22 anos I Reis 14:20-– Filho de Nebate – I Reis 11:26- Jeroboão intercede pelo povo ao rei Roboão – I Rs.12.12. As dez tribos seguem Jeroboão – I Rs.12.16-25- Jeroboão fez dois bezerros de ouro, para Israel adorar, colocou um em Dã e outro em Betel – I Reis 12. 28-30. A idolatria de Jeroboão - I Reis 12.26-33 – Um profeta prediz contra o altar – I Rs.13 – O profeta Aias prediz a ruína da casa de Jeroboão, I Rs.14.1-20 – Hove guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias I Reis 15:6
A CONSEQUÊNCIA DOS 2 ALTARES E DOS 2 BEZERROS DE OURO, CONSTRUÍDOS POR JEROBOÃO LEVOU ISRAEL PARA O CATIVEIRO – RESULTADO DA IDOLATRIA
02-Nadabe – Reinou dois anos – I Reis 15:25 - Filho de Jeroboão I - I Reis 14:20 -Fez o que parecia mal aos olhos do Senhor I Reis 15:26-31
03-Baasa – Reinou 24 anos I Reis 15.33 – Filho de Aías – I Reis 15:33-34
E fez o que era mal aos olhos do Senhor – I Reis 15.34 – Jeú profetiza contra Baasa - I Reis 16:1-7
04-Elá --Reinou dois anos I Reis 16:8 -Filho de Baasa I Reis 16: 6 –Zinri mata Ela - Assim destruiu Zinri toda a casa de Baasa, conforme a palavra do Senhor que falara pelo ministério do profeta Jeú, sobre Baasa. E por todos os pecados de Baasa, e os pecados de Ela, seu filho, com que pecaram e com que fizeram pecar a Israel, irritando ao Senhor, Deus de Israel com as suas vaidades. I Reis 16.9-14
05-Zinri - Reinou apenas 7 dias – I Reis 16:15- Servo de Elá – I Reis 16:9-10 – Zinri assassino de Ela – I Reis 16.10 - Zinri conspirou contra Ela – I Reis 16.8-20. Assim destruiu Zinri toda a casa de Baasa, conforme a palavra do Senhor que falara pelo ministério do profeta Jeú, sobre Baasa. E por todos os pecados de Baasa, e os pecados de Ela, seu filho, com que pecaram e com que fizeram pecar a Israel, irritando ao Senhor, Deus de Israel com as suas vaidades. Zinri refugiou-se na parte interior do palácio,pôs-lhe fogo, e pereceu nas chamas. I Reis 16.18- Fez mal aos olhos do Senhor, fazendo pecar a Israel- I Reis 16.19.
06-Onri - Reinou 12 anos -I Reis 16:23 - Pai de Acabe I Reis 16. 28 - O povo o fez rei sobre Israel I Reis 16.16-17 – Onri comprou de Semer o Monte de Samaria edificou a cidade e a chamou de Samaria. I Reis 16.24. E fez Onri o que era mal aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele - I Reis 16.21-28
07-Tibni – Não diz o tempo - Filho de Ginate – I Reis 16.21-22
08-Acabe - Reinou 22 anos I Reis 16.29 - Filho de Onri- I Reis 16:28-30- Fez o que era mal aos olhos do senhor, mais do que todos que foram antes dele -I Reis 16.30 – Casou-se com Jezabel, mulher idólatra, filha de Etbaal, rei dos sidônios, edificou altar ao deus Baal e o serviu. I Reis 16.30.33 – Você pode ler toda a história do rei Acabe, e de sua mulher Jezabel, como eles foram maus, perversos, idólatras, em: I Reis capítulos de 17 a 21.Cap. 22.1-40 II Crônicas 18:1-34.
09-Acazias –Reinou 2 anos I Reis 22.52 - Filho de Acabe- I Reis 22:40 - II Reis 1. 1-18 - E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porque andou nos caminhos de seu pai,como também nos caminhos de sua mãe, e nos caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel. E serviu a Baal, e se inclinou diante dele, e indignou ao SENHOR, Deus de Israel, conforme tudo quanto fizera seu pai. I Reis 22.52-54.Acazias caiu pelas grades de um quarto alto, buscou socorro em Baal-Zebute, adoeceu e morreu.II Reis 1.2-18.
10-Jorão - Reinou 12 anos:II Reis 3.1 -II Reis 1.17– Jorão-Irmão de Acazias e também filho de Acabe, II Reis 3:1 II Reis 8:16 - II Reis 8:25-29- E fez o que era mau aos olhos do senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera. Contudo, aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate- que fizera pecar a Israel; não se apartou deles – II Reis 3. 2-3 Pediu ao rei de Judá Josafá para ir com ele à guerra contra os moabitas II Reis 3.5-27 –Jeú mata Jorão
II Reis 9.14-25
11-Jeú - Reinou 28 anos - II Reis 10:36 - Filho de Josafá - II Rei 9.2 - ungido rei por Eliseu-II Reis 9,1-6 –Jeú extermina a casa do rei Acabe II Reis 10.1-14 – Jeú encontra a Jonadabe e mata os servos de Baal. II Reis 10.15-30 Jeú não se apartou de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, a saber, dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã. não teve cuidado de andar com todo o coração na lei do Senhor, Deus de Israel, nem se apartou dos pecados de Jeroboão que fez pecar a Israel. II Reis 10 29 e 31.
12-Jeoacaz - Reinou 17 anos- II Reis 13:1 -filho de Jeú- II Reis 13.1 - II Reis 10:35 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor; porque seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel; não se apartou deles. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, o qual deu-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Bem-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias - II Reis 13.2-9 Jeoacaz suplicou diante da face do senhor, e o Senhor o ouviu; pois viu a opressão de Israel, porque os oprimia o rei da Síria. II Reis 13.4
13-Jeoás- Reinou 16 anos II Reis 13.10 –filho de Jeoacaz II Reis 13.9 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor; não se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, porém andou neles - II Reis 13.11- Morte de Jeoás – II Reis 13.13
14-Jeroboão II – Reinou 41 anos II Reis 14:23 – Filho de Jeoás II Reis 14.23 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel.
II Reis 14.24 – Jeroboão pelejou e reconquistou Damasco e Hamate, pertencentes a Judá. II Reis 14.25-29
15-Zacarias - Reinou 6 meses II Reis 15.8 - Filho de Jeroboão II- II Reis 14:29 II Reis 15:8 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor, como tinham feito seus pais; nunca se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel- II Reis 15.9 – Salum, filho de Jabes, conspirou contra ele, e o feriu diante do povo, e o matou, e reinou em seu lugar – II Reis 15.10-11.
16-Salum – Reinou um mês inteiro- II Reis 15.13 - filho de Jabes - II Reis 15: 10 e 13 - Menaém, filho de Gadi, subiu de Tirza, e veio a Samaria, e feriu a Salum, filho de Jabes, em Samaria, e o matou, e reinou em seu lugar. II Reis 15.14-15
17-Menaém – Reinou 10 anos –II Reis 15:17 – Filho de Gadi -II Reis 15.14,17- Então, Menaem feriu a Tifsa e todos os que nela havia, como também seus termos desde Tirza, porque não lha tinham aberto; e os feriu, pois, e todas as mulheres grávidas fendeu pelo meio- II Reis 15.16 -E fez o que era mal aos olhos do Senhor; todos os seus dias se não apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel– II Reis 15.18 – Menaém tirou de Israel mil talentos de prata e deu a Pul, rei da Assíria para unir-e ao rei - II Reis 15.19-20 – Morte de Menaém
II Reis 15.21-22
18-Pecaías – Reinou 2 anos – II Reis 15:23 - filho de Menaém- II Reis 15:23- E fez o que era mal aos olhos do
Senhor; nunca se apartou dos pecados de Jeroboão, filho e Nebate, que fez pecar a Israel. Reis 15.24 - E Peca,
filho de Remalias, seu capitão, conspirou contra ele e o feriu em Samaria, no paço da casa do rei, juntamente com
Argobe e com Arié; e com ele estavam cinqüenta homens dos filhos dos gileaditas e o matou e reinou em seu lugar.
II Reis 15.25-26.
19-Peca - Reinou 20 anos- II Reis 15.27– filho de Remalias- II Reis 15:25 – Isaías 7.1,4- E fez o que era mal aos
olhos do Senhor; nunca se apartou dos pecados de Jeroboão, filho e Nebate, que fez pecar a Israel –
II Reis 15.28-29- Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria,e tomou a Ijom,e AbelBeteMaaca,
e a Janoa, e a Quedes, e a Hazor, e a Gileade, e à Galiléia, e à toda a terra de Naftali, e os levou para a Assíria.
II Reis 15.29 - E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca,filho de Remalias, e o feriu,e o matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias. II Reis 15.30 -31 Ora, o mais dos atos de Peca e tudo quanto fez, eis que estão escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel. II Reis 15.31.
20-Oséias - Reinou 9 anos – II Reis 17:1 - Filho de Elá – II Reis 15.30 - II Reis 17.1 - E fez o que era mal
aos olhos do Senhor; contudo, não como os reis de Israel que foram antes dele. II Reis 17.2. Depois de reinar
9 anos, Assíria levou Israel para o Cativeiro - No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e transportou a Israel para a Assíria, e fê-los habitar em Hala e em Habor, junto ao rio Gozã, e nas cidades dos medos. E sucedeu assim por os filhos de Israel pecarem contra o SENHOR, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses. II Reis 17.15-23- E rejeitaram os seus estatutos e o concerto que fizera com seus pais, como também os testemunhos com que protestara contra eles; e andaram após a vaidade e ficaram vãos, como também após as nações que estavam em roda deles, das quais o SENHOR lhes tinha dito que não fizessem como elas. 16 E deixaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e se prostraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal. 17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.18 Pelo que o SENHOR muito se indignou contra Israel e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão a tribo de Judá. 19 Até Judá não guardou os mandamentos do SENHOR, seu Deus; antes, andaram nos estatutos que Israel fizera. 20 Pelo que o SENHOR rejeitou a toda semente de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante da sua presença. 21 Porque, depois que o Senhor rasgou a Israel da casa de Davi, e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate, Jeroboão apartou a Israel de seguir o SENHOR e os fez pecar um grande pecado. 22 Assim, andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles. 23 Até que o SENHOR tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim, foi Israel transportado da sua terra à Assíria, onde permanece até ao dia de hoje. II Reis 17.6-7
A QUEDA DE SAMARIA - REINO NORTE – ISRAEL SE DEU EM 722 a. C.
O Reino Norte é derrotado e levado cativo para Assíria, por Salmaneser, rei da Assíria em 722 a.C
II Rs.17.3-6 – II Rs.18.9-12 – Aproximadamente 208 anos após a divisão do Reino Unido.
136 anos após a queda de Samaria o Reino Norte, Judá, o Reino Sul foi derrotado e levado cativo para Babilônia por Nabucodonosor 586 a.C (aproximadamente 344 anos após a divisão do Reino)
Relato em II Rei 24.1-20 – II Reis 25.1-22 - II Crônicas 36.5-21
Comentário do Dicionário John D. Davis.: Assim o reino Norte foi para o cativeiro, não foi pelas iniqüidades de Oséias; o copo da iniqüidades de Israel vinha-se enchendo havia séculos. Os pecados de Oséias foram a última gota que fez transbordar.
Comentário: Após este estudo, devemos refletir:
1- De quem e quais os conselhos estamos seguindo? 2 - Estamos tirando as imundícias da Casa do Senhor, ou fingindo que não estamos vendo? 3- Diante dos “ídolos Asera”, “Baal” e tantos outros, como estamos procedendo? Por eles estarem no meio de nossa família, vamos aceitá-lo ou destruí-lo? 4- Qual a biografia que estamos deixando escrita, referente aos nossos atos, perante Deus, a Igreja e a família? 5-Será que estamos sendo fiéis com o ministério que o Senhor Jesus colocou em nossas mãos,? 6 - Aqueles talentos preciosos que o Senhor Jesus confiou a nós, o que estamos fazendo? Enterrando-os???? ou multplicando-os????
O rei Salomão, introduziu o culto idólatra em Israel – I Reis 11.1-3
Jeroboão induziu Israel a praticar a Idolatria, construindo dois altares, cultuando dois bezerros de ouro, um em Dã e outro em Betel. I Reis 12.26-30. Resultado, Israel foi para o cativeiro, e lá permaneceu por 70 anos.
O rei Asa, aboliu a idolatria, renovou o pacto do Senhor e destruiu o horrível ídolo Asera que sua mãe ou avó adorava – Asera - I Reis 15.13 -
O rei Ezequias mandou purificar o templo, estabeleceu o culto de Deus, celebrou a Páscoa e organizou as turmas dos sacerdotes e levitas. II Reis 18
Os relâmpagos continuam a riscar os céus, o som do trovão ainda estamos ouvindo, a buzina tem sido tocada, que é a Palavra de Deus sendo pregada, e o nosso altar, está fumegando? Assim foi no Monte Sinai, quando Deus com o seu dedo, escreveu os 10 mandamentos, houve relâmpago, trovão e o Monte fumegava.
Êxodo 20.18 – Deut. 9.10
Irmão amados, lembremos do silêncio de Jesus na cruz, só se ouviu o rasgar do véu a natureza gritou;a terra tremeu, fenderam-se as pedras, os sepulcros foram abertos, houve trevas sobre a terra; Mt.27.51 –Mc. 15.23.
EU E VOCÊ PRECISAMOS TOCAR A TROMBETA – ROMPER ESTE SILÊNCIO.
BREVE JESUS VOLTARÁ!!
O Reino Dividido – Após a morte de Salomão 930 a.C
REINO SUL - JUDÁ E BENJAMIM
01-Roboão - Reinou 17 anos- I Reis 14:21 – Filho de Salomão- I Reis 14.21- Roboão causa separação entre as 12 tribos – I Reis 12.1-23 – II Crônicas 10.1-19 - A impiedade de Roboão – I Reis 14.21-30- Deus proíbe fazer guerra contra as dez tribos – II Crônicas 11.1-12 - Deus castiga Roboão por causa da idolatria - II Crônicas 12.1-15 Morte de Roboão – I Reis 14.31 –II Crônicas 12.16.
02-Abias –Reinou 3 anos - II Crônicas 13:2 – I Reis 15.1-2- filho de Roboão - I Reis 14.31- II Crônicas 12.16 – Abias imita a impiedade de Roboão seu pai –I Reis 15.1-7-Abias reina e peleja contra Jeroboão– II Crônicas 13.1-22 Morte de Abias II Crônicas 14.1 - I Reis 15.8 - Andou em todos os pecado que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com Deus,como o coração de Davi seu pai – I Reis 15.3
03-Asa -Reinou 41 anos- I Reis 15.9 -10 – II Crônicas 16:13 –filho de Abias- I Reis 15.8-II Crônicas 14.1 – Asa reina e vence a Zerá, o etíope – II Crônicas 14.1-15 - Asa é bom rei sobre Israel – I Reis 15.1-23- Asa e o rei da Síria pelejam contra Baasa - II Crônicas 16.1-11 - Destruiu o ídolo Asera que Maaca, sua mãe ou avó adorava –
I Reis 15.9-13 – Asa abole a idolatria e renova o pacto do Senhor – II Crônicas 15.1-19 - Fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai – I Reis 15.11 - Asa adoeceu e não buscou a Deus na sua enfermidade
II Crônicas 16.12- Morte de Asa- II Crônicas 16.13-14 - I Reis 15.24 - Geração do rei Asa – Abraão, Isaque, Jacó, Judá - Perez -Esrom – Arão (não é o irmão de Moisés) Aminadabe, Naasom,Salmom, Boaz, Obede, Jessé, Davi, Salomão, Roboão, Abias, e Asa – a 17ª depois de Abrão.
Esforça-te, leia até ao fim este estudo - Deus quer falar com você – É preciso destruir o ídolo Asera
04-Josafá - Reinou 25 anos - I Rs. 22:42- II Cr. 20.31- filho de Asa – II Cr.16.13-14 - II Cr.17.1 – I Rs.15.24– I Rs. 22.41 -Acabe, rei de Israel, faz aliança com o rei Josafá -I Reis 22.1-40 II Crônicas 18.1-27 – Josafá e o seu cuidado em instruir o povo – II Crônicas 17.1-19 – A guerra contra Ramote-Gileade e morte de Acabe–II Cr. 18.28-34.O profeta Jeú repreende a Josafá – II Crônicas 19.1-11- Deus concede a Josafá vitória sobre os seus inimigos II Crônicas 20.1-37 - E andou em todos os caminhos de Asa, seu pai, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor I Reis 22.43 – II Crônicas 20.32 O reinado de Josafá e a sua morte- I Reis 22.41-52 II Crônicas 21.1.
05-Jeorão ou Jorão-Reinou 8 anos-II Crônicas 21.5,20– II Reis 8.17- filho de Josafá II Reis 8.16 – II Crônicas 21.1 Em I Reis 22.51, lê-se Jorão - O reinado de Jeorão – II Reis 8.16-23 – Impiedade de Jeorão II Crônicas 21.1-17 – O Senhor o feriu com uma enfermidade incurável. Morreu sem deixar de si saudades – II Crônicas 21.18-20. Morte de Jeorão II Reis 8.24 - Jeorão foi mal. Matou todos os seus irmãos a espada, como também alguns dos príncipes de Israel II Crônicas 21.4-Ele também fez altos nos montes de Judá, e fez com que se corrompessem os moradores de Jerusalém, e até a Judá impeliu a issoII Crônicas 21.11- E andou nos caminhos dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do Senhor. II Crônicas 21.6
06-Acazias- Reinou um ano – II Reis 8.26- II Crônicas 22.2 - Filho de Jeorão -II Crônicas 22.1 – II Reis.8.24-25 Acazias rei de Judá - II Reis 9.29 - E os moradores de Jerusalém fizeram rei a Acazias, seu filho mais moço, em seu lugar, (de Jeorão), porque a tropa que viera com os arábios ao arraial tinha matado a todos os mais velhos; e assim reinou Acazias, filho mais novo de Jeorão rei de Judá. Também andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente. E fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe, porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai (Jeorão) para sua perdição- II Crônicas 22:1,3-4 –O Reinado de Acazias – II Reis. 8.25-29- Acazias reina e é morto por Jeú – II Cr. 22.1-10 II Reis 9.16-28.
07-Atália –Reinou 6 anos II Reis 11:3- II Crônicas 22.12 - Mãe do rei Acazias – II Reis 11.1- II Crônicas 22.10 –A rainha Atalia manda matar a família real. II Crônicas 22.10-12 -Morte de Atália– II Reis 11.1-21 - II Crônicas 23:12-15 II Crônicas 23:21 - Foi uma rainha má e vingativa –Destruiu toda a descendência real - II Reis 11.15-18 – Após a morte de Atália, o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derribaram, como também os seus altares e as suas imagens totalmente quebraram, e a Matã, sacerdote de Baal mataram perante os altares; então o sacerdote pôs oficiais sobre a Casa do senhor. II Crônicas 23.17-19 - Atalia foi uma mulher idólatra -– Porque, sendo Atalia ímpia, seus filhos arruinaram a Casa de Deus e até todas as coisas sagradas da Casa do Senhor empregaram em baalins (plural de Baal) II Crônicas 24.7
08-Joás- Reinou 40 anos II Crônicas 24.1 - II Reis 12:1 - Filho de Acazias- II Reis 11.2 – II Reis 13.1 II Crônicas 22.11- Joás começou a reinar com sete anos –II Crônicas 24.2 - II Reis 11.21 – Joás escapou de ser morto por Atália, porque Jeoseba, filha do rei Jeorão o escondeu – II Reis 11.2- II - Crônicas 22.11 - Joãs manda reparar o templo – II Reis 12.1-21- II Crônicas 24:1-16- II Crônicas 24.17-22 – O juízo de Deus sobre Joás II Crônicas 24.23-27 - E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor, todos os dias do sacerdote Joiada II crônicas 24.2 - A idolatria de Joás - Porém, depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. E deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos; então, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém por causa desta sua culpa. Porém enviou profetas entre eles, para os fazer tornar ao SENHOR, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos. E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará. E eles conspiraram contra ele e o apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR. Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá e o requererá. II Crônicas 24.17-22 O juízo de Deus sobre Joás – II Crônicas 24.23-27
09-Amazias- Reinou 29 anos – II Reis 14.2 – II Crônicas 25.1 - Filho de Joás- II Reis 12.21 - II Reis 14.1 II Crônicas 24.27 – E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com coração inteiro.
Sucedeu pois que, sendo-lhe o reino já confirmado, matou a seus servos que feriram o rei seu pai II Crônicas 25.2-3 – Amazias mata os matadores de seu pai – II Reis 14.5-18 Amazias vence os edomitas II Crônicas 25.5-13 – Deus castiga Amazias por causa da idolatria - II Crônicas 25.14-26 – Morte de Amazias II Crônicas 25.27-28 – Morte de Amazias – II Reis 14.19-20-
10-Uzia ou Azarias – Reinou 52 anos – II Reis 15:1-2 - Em II Crônicas 26:3, diz que ele reinou 55 anos- Filho de Amazias II Reis 14.21-22- II Reis 15.1 - II Crônicas 26:1- É chamado de Azarias -II Reis 15:1-7- Uzias o mesmo Azarias- Confira pelo nome da mãe, é a mesma pessoa, portanto é o mesmo rei - II Crônicas 26:3 – Era Uzias da idade de dezesseis anos quando começou a reinar e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém. II Reis 15.1-2 - No ano vinte e sete de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá. Tinha dezesseis anos quando começou a reinar e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém. Uzias ou Azarias – Reina e prospera II Crônicas 26.1-15 - Azarias ou Uzias- fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias seu pai, porém morreu leproso - Uzias é atacado de lepra – II Crônicas 26.16-23- II Reis 15. 1-7 -E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo que fizera Amazias seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar. II Crônias 26.4-5 Uzias morreu leproso, porque exaltou-se o seu coração, até se corromper. Entrou no templo para queimar incenso no altar do incenso. Isto não era para ele fazer, e sim os sacerdotes. II Crônicas 26.16-23
11-Jotão - Reinou 16 anos - II Reis 15:32-33-II Crônicas 27.1,8- filho de Uzias- II Crônicas 26.23- II Reis 15:5-7
I Reis 15.32 - Jotão reina bem e vence os amonitas II Crônicas 27:1-5 – E fez o que era reto aos olhos do Senhor, fez conforme tudo quanto fizera Uzias, seu pai. II Reis 15.34 - Assim se fortificou Jotão, porque dirigiu os seus caminhos na presença do Senhor, seu Deus – II Crônicas 27.6 – Morte de Jotão – IICrônicas 27.7-9- II Reis 15.38
12-Acaz -Reinou 16 anos – II Reis 16.1-2- II Crônicas 28.1-Filho de Jotão-II Reis 15:38 -II Crônicas 27.9 -2-Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, seu Deus, como Davi, seu pai. 3 Porque andou no caminho dos reis de Israel e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios, que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel. 4 Também sacrificou e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo arvoredo II Reis 16.2-4 – Acaz sebmeteu-se ao domínio do rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo, tomou o ouro e a prata na Casa do senhor e mandou de presente ao rei da Assíria. II Reis 16:7-9 Acaz copiou o altar de Damasco e mandou o modelo para o sacerdote Urias fazer, tirou o altar de cobre que estava perante o Senhor—II Reis 16.10-19 - Acaz é ímpio, e os siros afligem-no –II Crônicas 28.1-15 – Acaz busca o socorro dos reis da Assíria e não o acha – II Crônicas 28.16-26 - E ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, e os fez em pedaços, e fechou as portas da Casa do SENHOR, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. II Crônicas 28:24 - II Reis 16.10-19 – morte de Acaz - Morte de Acaz- II Reis 16.20 – II Crônicas 28.27.
13-Ezequias- Reinou 29 anos- II Crônicas 29. 1 - Filho de Acaz- II Crônicas 28.27 – II Reis 16.20 - E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai II Crônicas 29.2 - Ezequias estabelece o culto do Senhor - II Reis 18.1-12 – No reinado de Ezequias, o rei da Assíria invade Judá II Reis 18.13-37- Ezequias ora na Casa do Senhor – II Reis 19.1-19 – Ezequias manda purificar o templo II Crônicas 29.1-11 – Os levitas purificam o Templo – II Crônicas 29.12-19 - Ezequias manda purificar o templo,fala aos levitas: Santificai-vos agora, santificai a Casa do Senhor e tirai do santuário a imundícia . II Crônicas 29.5 II Crônicas 30.1-27- Ezequias restabelece o culto de Deus II Crônicas 29.20-36- II Reis 18.1-12 – Ezequias convida o povo a vir a Jerusalém para celebrar a páscoa – II Crônicas 30.1-27 - Ezequias ora na Casa do Senhor – II Reis 19.1-19 - O profeta Isaías conforta o rei Ezequias – II Reis 19.20-34- Deus fere os assírios e livra Judá – II Reias 19.35-37- Ezequias adoece II Reis 20.1-11 Isaías 38.1-5- O orgulho de Ezequias - Isaías 39.1-8 - A embaixada do rei de babilônia II Reis 20.12-20 – Ezequias regula as turmas dos sacerdotes e levitas – II Crônicas 31.2-21 - Senaqueribe invade Judá, e Deus destrói o seu exército – II Crônicas 32.1-23 - Doença e morte de Ezequias II Crônicas 32.24-33 - Morte de Ezequias – II Reis 20-.21
14-Manassés -Reinou 55 anos- II Crônicas 33.1 - II Reis 21.1 - Filho de Ezequias II Crônicas 32.33 - II Reis 20:21
A impiedade de Manasses e as ameaças de Deus – II Reis 21:1-17 - Morte de Manasses – II Reis 21.18- A idolatria de Manasses II Crônicas 33.1-10 – O cativeiro de Manasses, sua oração e morte – II Crônicas 33.11-20
15-Amom – Reinou 2 anos – II Crônicas 33:21- II Reis 21.19- Filho de Manassés - II Reis 21:18- II Crônicas 33:20
Este não é o Amom descendente dos moabitas – Amom é um mau rei, e os seus servos o matam – II Reis 21.19-26 O reinado de Amom e a sua impiedade - II Crônicas 33:21-25 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor, como havia feito Manasses, seu pai, porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manasses, seu pai, tinha feito e as serviu. Mas não se humilhou perante o Senhor, como Manasses, seu pai, se humilhara; antes, multiplicou Amom os seus delitos.II Crônicas 33.22-23
16-Josias - Reinou 31 anos– II Reis 22.1 - II Crônicas 34.1 -Começou a reinar com 8 anos de idade II Crônicas 34.1 – II Reis 22.1 - Filho de Amom II Reis 21:26 –II Crônicas 33.25- Josias repara o templo – II Reis 22.1-7 Josias repara o templo, Hilquias acha o livro da Lei- II Crônicas 34.8-21- Hulda, a profetisa prediz a ruína de Jerusalém – II Crônicas 34.22-28- Josias convoca o povo à Casa do Senhor – II Crônicas 34.29-33 - Josias ajunta todo o povo e renova o pacto do Senhor - II Reis 23.1-14- O altar de Betel é profanado e derribado – II Reis 23.15-20- Josias abole a idolatria – II Crônicas 34.1-7 - A celebração da Páscoa – II Reis 23.21-28-II Crônicas 35.1-19 – Josias provoca o rei do Egito e é morto – II Crônicas 35.20-27 - Morte de Josias – II Reis 23.29-30
17- Joacaz- Reinou 3 meses em Jerusalém - Reis 23.31- II Crônicas 36.2- Filho de Jozias- II Reis 23:30 II Crônicas 36.1 -E fez o que era mal aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus pais – II Reis 23.32 – Porém Rafaó-Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs a pena de cem talentos de prata e um talento de ouro – II Reis 23.33 – Também Faraó-Neco estabeleceu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de Josias, seu pai, e lhe mudou o nome em Jeoaquim; Porém a Joacaz tomou consigo, e veio ao Egito e morreu ali – II Reis 23.34 – Joacaz é levado cativo para o Egito- II Crônicas 36:1-4
18--Jeoaquim- Reinou 11 anos – II Crônicas 36:5 - II Reis 23:36 - Filho de Josias - II Reis 23:34 - Irmão de Joacaz II Crônicas 36:4 - Seu 1º nome foi Eliaquim – II Reis 23: 34- II Crônicas 36.4 –E fez o que era mal aos olhos do Senhor,conforme tudo quanto fizeram seus pais – II Reis 24.37- Nabucodonosor o amarrou em cadeias e o levou cativo para Babilônia, também alguns utensílios da casa do Senhor, levou Nabucodonosor. II Crônicas 36:6-7 II Reis 24:1-5- Final do reinado de Jeoaquim- II Crônicas 36.8- Morte de Jeoaquim – II Reis 24.6
19- Joaquim – Reinou 3 meses – II Reis 24:8 - II Crônicas 36.9 - Filho de Jeoaquim – II Reis 24:6 – II Crônicas 36.8 Durante o reinado de Joaquim, o rei de Babilônia o levou cativo, transportou os utensílios da Casa do Senhor, os príncipes e os homens valorosos, e todos os carpinteiros e ferreiros;ninguém ficou, senão o povo pobre da terra. - Ler II Reis 24:8-17 - E, no decurso de um ano, o rei Nabucodonosor mandou que o levassem à Babilônia, como também os mais preciosos utensílios da Casa do Senhor, e pôs a Zedequias, seu irmão, rei sobre Judá e Jerusalém II Crônicas 36.10. E o rei de Babilônia estabeleceu rei, em lugar de Joaquim, ao tio deste, Matanias, e lhe mudou o nome para Zedequias. II Reis 24.17.
20-Zedequias –Reinou 11 anos em Jerusalém – II Reis 24.18 – II Crônicas 36.11 – - Último rei de Judá -Seu 1º nome foi Matanias - Último rei de Judá - O rei de Babilônia mudou o seu nome para Zedequias- era tio de de Joaquim II Reis 24.17 – E fez o que era mau aos olhos do Senhor, seu Deus; nem se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do Senhor – II Crônicas 36.12 - Zedequias reina e é levado, com o seu povo,cativo para babilônia - II Reis 25:1-22 II Crônicas 36:10-21. No 9º ano do reinado de Zedequias, Nabucodonosor rei de Babilônia, veio contra Jerusalém, e a cidade foi sitiada, arrombada, e Zedequias foi levado cativo para Babilônia. Seus filhos foram degolados, os olhos de Zedequias vazados, e ele foi atado com duas cadeias de bronze. Leia tudo isto e mais, em II Reis 25- II Crônicas 36.13-21 - QUEDA DE JERUSALÉM – (587-586)
Amado(a) irmão(ã), você que conseguiu ler até ao final esta pesquisa, saiba que Deus é amor, é longânimo e misericordioso, mas também é um Deus justo e zeloso, é um fogo que consome.
Deuteronômio 4:24 Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso.
Israel e Judá tiveram muitas oportunidades para se consertarem, mas permaneceram na desobediência.
Assim, o Reino Norte – Israel, foi levado cativo para Assíria por Salmaneser, rei da Assíria em 722 a.C.
Judá, o Reino Sul, levado para o cativeiro em Babilônia, pelo rei Nabucodonosor em 587 a.Cpermanecendo lá 70 anos, conforme profetizou o profeta Jeremias
Jeremias 25:12 Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo.
Jeremias 29:10 Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar.
Daniel 9:2 no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Isto é o resultado da desobediência. CATIVEIRO
Deus usou o profeta Ezequiel, para falar ao vale de ossos secos, que Ele Deus, ia restaurar Israel e Judá e uni-los novamente, após o cativeiro –
Ezequiel, capítulo 37.19-23 - Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu tomarei a vara de José, que esteve na mão de Efraim, e as das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
E os pedaços de madeira sobre que houveres escrito estarão na tua mão, perante os olhos deles.
Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas prevaricações; e os livrarei de todos os lugares de sua residência em que pecaram e os purificarei; assim, eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus
QUEDA DE JERUSALÉM – (Julho-587-586)
O CATIVEIRO E A RESTAURAÇÃO
ERA a. C HISTÓRICO PROFETA
587 a 586 Habitantes de Judá levados para a Babilônia Daniel
539 a. C Início do domínio persa
538 a. C Ciro, Imperador da Pérsia, ordena a volta dos judeus
520 a. C Início da reconstrução do Templo
445 a 443 Reconstrução das muralhas de Jerusalém
Para completar esta pesquisa, pretendo fazer um resumo de cada rei e de cada profeta.
Vou fazer um esforço, com a ajuda de Deus, se Ele permitir, isto farei.
Sei que tem livros contando a história de cada um, mas desejo extrair da Bíblia, para meu conhecimento e de todos aquelas pessoas que desejarem participar comigo desta vitória.
Deus te abençoe. Não deixe de orar por mim, careço de suas orações, eu e minha família.
Espero receber um E-mail seu dizendo: Irmã Neuza, aprendi muito nesta sua pesquisa abençoada, que o Espírito Santo de Deus assim tem nos ensinado.
Os meu olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo;
o que anda num caminho reto, esse me servirá. Salmo 101.6
O Reino Unido – 1.100 a. C
Até a morte do rei Salomão, era um só Reino, O Reino Unido. Após sua morte, houve contenda entre seu filho Roboão, I Reis 11.43 e Jeroboão filho de Nebate I Reis 11.26 e o Reino foi dividido.
Jeroboão e toda a Congregação de Israel vieram até Roboão, pedindo que ele aliviasse o jugo da dura servidão da qual o rei Davi submetia o povo – I Reis 12.4
Roboão pediu conselho aos anciãos, que o aconselhou o seguinte:
Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. I Reis 12.7
Roboão recusou este conselho e foi em busca do conselho dos jovens que haviam crescido com ele. I Reis 12.8
Os jovens o aconselharam que ele deveria dizer assim:
Se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões – I Reis 12.11
Roboão seguiu o conselho dos jovens, provocando nas 10 tribos uma revolta, causando assim a divisão do Reino.
A ameaça de Roboão a respeito do trabalho dobrado causou uma rebelião e dividiu a nação.
Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia hoje – I Reis 12.19.
Roboão governou o Reino Sul e Jeroboão governou o reino Norte.
Busque sempre em sua vida os conselhos da parte de Deus- Salmo 1.1
Ficando duas tribos, com o Reino Sul: Judá e Benjamim.
E dez tribos Com o Reino Norte,:
Rubem, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom , Manassés e Efraim.
Observação:
O motivo que me levou a fazer este estudo ou pesquisa, foi para que eu pudesse entender melhor a historia dos reis de Israel e Judá. Havia uma certa confusão na minha cabeça, porque eu não conseguia compreender, que estes reis tão idólatras, faziam parte do Israel de Deus. E quando eu lia assim: No reinado do rei tal.. em Judá, começou a reinar em Israel o rei tal....eu dizia, mas como pode?? O Israel de Deus são dois povos? Foi então, que decidi: vou pesquisar sobre este assunto, desejo entender um pouquinho mais.
Entendo que é muito importante para os ministradores da palavra de Deus conhecer um pouco mais desta fonte maravilhosa, a Bíblia Sagrada.
Amado(a) irmão (ã), quando iniciei esta pesquisa, cheguei a colocar a era do reinado de cada rei, o ano do início do reinado e o ano do fim, mas pesquisando em várias Bíblias, verifiquei, que naquelas tabelas de estudos, onde estão as datas, conferindo uma com outra, encontrei muitas divergências. Então, preferi, colocar, somente o que está na Bíblia. Tenho sempre o cuidado, de não escrever nenhuma informação, que venha trazer confusão, ou que eu não possa provar perante a Bíblia. Assim sendo, realizei através da Bíblia esta pesquisa.
Estou dando esta informação, porque tenho muita preocupação, com aquilo que escrevo, referente as Escrituras Sagradas. Peço a todos que tiverem acesso a esta pesquisa, que não se deixem confundirem com alguns detalhes; exemplo: tem nomes parecidos e repetidos, tive o cuidado em colocar as referências Bíblicas, para não ficar dúvidas. Existem nomes na Bíblia que são repetidos e parecidos. Reis de Judá, Reino Sul, com os mesmos nomes de reis de Israel. Reino Norte. Atenção para este detalhe.. Tem reis com mais de um nome, sendo a mesma pessoa. Tem data de reinado que difere de um livro para outro livro. Exemplo o rei Uzias. Não vivemos naquela época, portanto, lemos e cremos na Poderosa Palavra de Deus através da fé.Todo trabalho de pesquisa, é muito interessante, mas quando não podemos provar através da Bíblia Sagrada, devemos reservarmos-nos de afirmação duvidosa. Elas na verdade são de muito valia para o nosso conhecimento, mas é preciso ter todo o cuidado, de não abolir a Bíblia e ficar com pesquisas.... Você sempre vai encontrar nos meus estudos, um alerta: CUIDADO, não foge da verdade da Palavra de Deus. Portanto, todo estudo é muito interessante, para nos ajudar no entendimento, mas a verdade, a base, o fundamento, não pode fugir das Escrituras Sagradas.
É muito bom, você conhecer um pouco mais, sobre os reis e profetas, homens a quem Deus escolheu, ungiu, confiou, para reinar em Judá e Israel, mas que não corresponderam segundo o propósito de Divino.
Deus te abençoe, e busque conhecer mais a Palavra de Deus, na unção do Espírito Santo.
Lembre-se: II Coríntios 3:6
Palavras do Apóstolo Paulo: O qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito, porque a letra mata, e o Espírito vivifica.
ANTES DA DIVISÃO ERA REINO UNIDO-
Nome Era a. C. Nome Era a. C. Nome Era a. C.
Reinado
de Saul 1.050 a 1.010.
Reinado de
Davi 1.010 a 970
Reinado de
Salomão 970 a 931
A HISTÓRIA DE ISRAEL Deus chamou Israel para ser seu povo escolhido. Ele os desviou da adoração de ídolos e lhes mostrou a verdade. Os israelitas experimentaram muitos altos e baixos como povo. Foram forçados à escravidão no Egito, mas Deus os resgatou. Foram uma nação bem sucedida sob o comando do Rei Davi, mas quando os reis subseqüentes desobedeceram as leis de Deus, toda a nação foi punida. O povo de Israel foi conquistado por muitos grupos de pessoas, incluindo assírios, babilônios, persas e romanos. Entretanto, mesmo quando Deus permitiu que Israel fosse conquistado por essas outras nações, nunca os esqueceu e foi sempre misericordioso para com eles
O REINO DIVIDIDO – APÓS A MORTE DE SALOMÃO - REINO NORTE - ISRAEL - 10 TRIBOS
Rubem – Simeão – Dã – Naftali – Gade – Aser – Issacar – Zebulom – Efraim e Manasses
REIS QUE REINARAM EM ISRAEL- REINO NORTE - ISRAEL
01-Jeroboão I - Reinou 22 anos I Reis 14:20-– Filho de Nebate – I Reis 11:26- Jeroboão intercede pelo povo ao rei Roboão – I Rs.12.12. As dez tribos seguem Jeroboão – I Rs.12.16-25- Jeroboão fez dois bezerros de ouro, para Israel adorar, colocou um em Dã e outro em Betel – I Reis 12. 28-30. A idolatria de Jeroboão - I Reis 12.26-33 – Um profeta prediz contra o altar – I Rs.13 – O profeta Aias prediz a ruína da casa de Jeroboão, I Rs.14.1-20 – Hove guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias I Reis 15:6
A CONSEQUÊNCIA DOS 2 ALTARES E DOS 2 BEZERROS DE OURO, CONSTRUÍDOS POR JEROBOÃO LEVOU ISRAEL PARA O CATIVEIRO – RESULTADO DA IDOLATRIA
02-Nadabe – Reinou dois anos – I Reis 15:25 - Filho de Jeroboão I - I Reis 14:20 -Fez o que parecia mal aos olhos do Senhor I Reis 15:26-31
03-Baasa – Reinou 24 anos I Reis 15.33 – Filho de Aías – I Reis 15:33-34
E fez o que era mal aos olhos do Senhor – I Reis 15.34 – Jeú profetiza contra Baasa - I Reis 16:1-7
04-Elá --Reinou dois anos I Reis 16:8 -Filho de Baasa I Reis 16: 6 –Zinri mata Ela - Assim destruiu Zinri toda a casa de Baasa, conforme a palavra do Senhor que falara pelo ministério do profeta Jeú, sobre Baasa. E por todos os pecados de Baasa, e os pecados de Ela, seu filho, com que pecaram e com que fizeram pecar a Israel, irritando ao Senhor, Deus de Israel com as suas vaidades. I Reis 16.9-14
05-Zinri - Reinou apenas 7 dias – I Reis 16:15- Servo de Elá – I Reis 16:9-10 – Zinri assassino de Ela – I Reis 16.10 - Zinri conspirou contra Ela – I Reis 16.8-20. Assim destruiu Zinri toda a casa de Baasa, conforme a palavra do Senhor que falara pelo ministério do profeta Jeú, sobre Baasa. E por todos os pecados de Baasa, e os pecados de Ela, seu filho, com que pecaram e com que fizeram pecar a Israel, irritando ao Senhor, Deus de Israel com as suas vaidades. Zinri refugiou-se na parte interior do palácio,pôs-lhe fogo, e pereceu nas chamas. I Reis 16.18- Fez mal aos olhos do Senhor, fazendo pecar a Israel- I Reis 16.19.
06-Onri - Reinou 12 anos -I Reis 16:23 - Pai de Acabe I Reis 16. 28 - O povo o fez rei sobre Israel I Reis 16.16-17 – Onri comprou de Semer o Monte de Samaria edificou a cidade e a chamou de Samaria. I Reis 16.24. E fez Onri o que era mal aos olhos do Senhor; e fez pior do que todos quantos foram antes dele - I Reis 16.21-28
07-Tibni – Não diz o tempo - Filho de Ginate – I Reis 16.21-22
08-Acabe - Reinou 22 anos I Reis 16.29 - Filho de Onri- I Reis 16:28-30- Fez o que era mal aos olhos do senhor, mais do que todos que foram antes dele -I Reis 16.30 – Casou-se com Jezabel, mulher idólatra, filha de Etbaal, rei dos sidônios, edificou altar ao deus Baal e o serviu. I Reis 16.30.33 – Você pode ler toda a história do rei Acabe, e de sua mulher Jezabel, como eles foram maus, perversos, idólatras, em: I Reis capítulos de 17 a 21.Cap. 22.1-40 II Crônicas 18:1-34.
09-Acazias –Reinou 2 anos I Reis 22.52 - Filho de Acabe- I Reis 22:40 - II Reis 1. 1-18 - E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porque andou nos caminhos de seu pai,como também nos caminhos de sua mãe, e nos caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel. E serviu a Baal, e se inclinou diante dele, e indignou ao SENHOR, Deus de Israel, conforme tudo quanto fizera seu pai. I Reis 22.52-54.Acazias caiu pelas grades de um quarto alto, buscou socorro em Baal-Zebute, adoeceu e morreu.II Reis 1.2-18.
10-Jorão - Reinou 12 anos:II Reis 3.1 -II Reis 1.17– Jorão-Irmão de Acazias e também filho de Acabe, II Reis 3:1 II Reis 8:16 - II Reis 8:25-29- E fez o que era mau aos olhos do senhor; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera. Contudo, aderiu aos pecados de Jeroboão, filho de Nebate- que fizera pecar a Israel; não se apartou deles – II Reis 3. 2-3 Pediu ao rei de Judá Josafá para ir com ele à guerra contra os moabitas II Reis 3.5-27 –Jeú mata Jorão
II Reis 9.14-25
11-Jeú - Reinou 28 anos - II Reis 10:36 - Filho de Josafá - II Rei 9.2 - ungido rei por Eliseu-II Reis 9,1-6 –Jeú extermina a casa do rei Acabe II Reis 10.1-14 – Jeú encontra a Jonadabe e mata os servos de Baal. II Reis 10.15-30 Jeú não se apartou de seguir os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, a saber, dos bezerros de ouro, que estavam em Betel e em Dã. não teve cuidado de andar com todo o coração na lei do Senhor, Deus de Israel, nem se apartou dos pecados de Jeroboão que fez pecar a Israel. II Reis 10 29 e 31.
12-Jeoacaz - Reinou 17 anos- II Reis 13:1 -filho de Jeú- II Reis 13.1 - II Reis 10:35 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor; porque seguiu os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel; não se apartou deles. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, o qual deu-os na mão de Hazael, rei da Síria, e na mão de Bem-Hadade, filho de Hazael, todos aqueles dias - II Reis 13.2-9 Jeoacaz suplicou diante da face do senhor, e o Senhor o ouviu; pois viu a opressão de Israel, porque os oprimia o rei da Síria. II Reis 13.4
13-Jeoás- Reinou 16 anos II Reis 13.10 –filho de Jeoacaz II Reis 13.9 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor; não se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel, porém andou neles - II Reis 13.11- Morte de Jeoás – II Reis 13.13
14-Jeroboão II – Reinou 41 anos II Reis 14:23 – Filho de Jeoás II Reis 14.23 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel.
II Reis 14.24 – Jeroboão pelejou e reconquistou Damasco e Hamate, pertencentes a Judá. II Reis 14.25-29
15-Zacarias - Reinou 6 meses II Reis 15.8 - Filho de Jeroboão II- II Reis 14:29 II Reis 15:8 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor, como tinham feito seus pais; nunca se apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel- II Reis 15.9 – Salum, filho de Jabes, conspirou contra ele, e o feriu diante do povo, e o matou, e reinou em seu lugar – II Reis 15.10-11.
16-Salum – Reinou um mês inteiro- II Reis 15.13 - filho de Jabes - II Reis 15: 10 e 13 - Menaém, filho de Gadi, subiu de Tirza, e veio a Samaria, e feriu a Salum, filho de Jabes, em Samaria, e o matou, e reinou em seu lugar. II Reis 15.14-15
17-Menaém – Reinou 10 anos –II Reis 15:17 – Filho de Gadi -II Reis 15.14,17- Então, Menaem feriu a Tifsa e todos os que nela havia, como também seus termos desde Tirza, porque não lha tinham aberto; e os feriu, pois, e todas as mulheres grávidas fendeu pelo meio- II Reis 15.16 -E fez o que era mal aos olhos do Senhor; todos os seus dias se não apartou dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel– II Reis 15.18 – Menaém tirou de Israel mil talentos de prata e deu a Pul, rei da Assíria para unir-e ao rei - II Reis 15.19-20 – Morte de Menaém
II Reis 15.21-22
18-Pecaías – Reinou 2 anos – II Reis 15:23 - filho de Menaém- II Reis 15:23- E fez o que era mal aos olhos do
Senhor; nunca se apartou dos pecados de Jeroboão, filho e Nebate, que fez pecar a Israel. Reis 15.24 - E Peca,
filho de Remalias, seu capitão, conspirou contra ele e o feriu em Samaria, no paço da casa do rei, juntamente com
Argobe e com Arié; e com ele estavam cinqüenta homens dos filhos dos gileaditas e o matou e reinou em seu lugar.
II Reis 15.25-26.
19-Peca - Reinou 20 anos- II Reis 15.27– filho de Remalias- II Reis 15:25 – Isaías 7.1,4- E fez o que era mal aos
olhos do Senhor; nunca se apartou dos pecados de Jeroboão, filho e Nebate, que fez pecar a Israel –
II Reis 15.28-29- Nos dias de Peca, rei de Israel, veio Tiglate-Pileser, rei da Assíria,e tomou a Ijom,e AbelBeteMaaca,
e a Janoa, e a Quedes, e a Hazor, e a Gileade, e à Galiléia, e à toda a terra de Naftali, e os levou para a Assíria.
II Reis 15.29 - E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca,filho de Remalias, e o feriu,e o matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias. II Reis 15.30 -31 Ora, o mais dos atos de Peca e tudo quanto fez, eis que estão escritos no livro das Crônicas dos Reis de Israel. II Reis 15.31.
20-Oséias - Reinou 9 anos – II Reis 17:1 - Filho de Elá – II Reis 15.30 - II Reis 17.1 - E fez o que era mal
aos olhos do Senhor; contudo, não como os reis de Israel que foram antes dele. II Reis 17.2. Depois de reinar
9 anos, Assíria levou Israel para o Cativeiro - No ano nono de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria, e transportou a Israel para a Assíria, e fê-los habitar em Hala e em Habor, junto ao rio Gozã, e nas cidades dos medos. E sucedeu assim por os filhos de Israel pecarem contra o SENHOR, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses. II Reis 17.15-23- E rejeitaram os seus estatutos e o concerto que fizera com seus pais, como também os testemunhos com que protestara contra eles; e andaram após a vaidade e ficaram vãos, como também após as nações que estavam em roda deles, das quais o SENHOR lhes tinha dito que não fizessem como elas. 16 E deixaram todos os mandamentos do SENHOR, seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e se prostraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal. 17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mal aos olhos do SENHOR, para o provocarem à ira.18 Pelo que o SENHOR muito se indignou contra Israel e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão a tribo de Judá. 19 Até Judá não guardou os mandamentos do SENHOR, seu Deus; antes, andaram nos estatutos que Israel fizera. 20 Pelo que o SENHOR rejeitou a toda semente de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante da sua presença. 21 Porque, depois que o Senhor rasgou a Israel da casa de Davi, e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate, Jeroboão apartou a Israel de seguir o SENHOR e os fez pecar um grande pecado. 22 Assim, andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles. 23 Até que o SENHOR tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim, foi Israel transportado da sua terra à Assíria, onde permanece até ao dia de hoje. II Reis 17.6-7
A QUEDA DE SAMARIA - REINO NORTE – ISRAEL SE DEU EM 722 a. C.
O Reino Norte é derrotado e levado cativo para Assíria, por Salmaneser, rei da Assíria em 722 a.C
II Rs.17.3-6 – II Rs.18.9-12 – Aproximadamente 208 anos após a divisão do Reino Unido.
136 anos após a queda de Samaria o Reino Norte, Judá, o Reino Sul foi derrotado e levado cativo para Babilônia por Nabucodonosor 586 a.C (aproximadamente 344 anos após a divisão do Reino)
Relato em II Rei 24.1-20 – II Reis 25.1-22 - II Crônicas 36.5-21
Comentário do Dicionário John D. Davis.: Assim o reino Norte foi para o cativeiro, não foi pelas iniqüidades de Oséias; o copo da iniqüidades de Israel vinha-se enchendo havia séculos. Os pecados de Oséias foram a última gota que fez transbordar.
Comentário: Após este estudo, devemos refletir:
1- De quem e quais os conselhos estamos seguindo? 2 - Estamos tirando as imundícias da Casa do Senhor, ou fingindo que não estamos vendo? 3- Diante dos “ídolos Asera”, “Baal” e tantos outros, como estamos procedendo? Por eles estarem no meio de nossa família, vamos aceitá-lo ou destruí-lo? 4- Qual a biografia que estamos deixando escrita, referente aos nossos atos, perante Deus, a Igreja e a família? 5-Será que estamos sendo fiéis com o ministério que o Senhor Jesus colocou em nossas mãos,? 6 - Aqueles talentos preciosos que o Senhor Jesus confiou a nós, o que estamos fazendo? Enterrando-os???? ou multplicando-os????
O rei Salomão, introduziu o culto idólatra em Israel – I Reis 11.1-3
Jeroboão induziu Israel a praticar a Idolatria, construindo dois altares, cultuando dois bezerros de ouro, um em Dã e outro em Betel. I Reis 12.26-30. Resultado, Israel foi para o cativeiro, e lá permaneceu por 70 anos.
O rei Asa, aboliu a idolatria, renovou o pacto do Senhor e destruiu o horrível ídolo Asera que sua mãe ou avó adorava – Asera - I Reis 15.13 -
O rei Ezequias mandou purificar o templo, estabeleceu o culto de Deus, celebrou a Páscoa e organizou as turmas dos sacerdotes e levitas. II Reis 18
Os relâmpagos continuam a riscar os céus, o som do trovão ainda estamos ouvindo, a buzina tem sido tocada, que é a Palavra de Deus sendo pregada, e o nosso altar, está fumegando? Assim foi no Monte Sinai, quando Deus com o seu dedo, escreveu os 10 mandamentos, houve relâmpago, trovão e o Monte fumegava.
Êxodo 20.18 – Deut. 9.10
Irmão amados, lembremos do silêncio de Jesus na cruz, só se ouviu o rasgar do véu a natureza gritou;a terra tremeu, fenderam-se as pedras, os sepulcros foram abertos, houve trevas sobre a terra; Mt.27.51 –Mc. 15.23.
EU E VOCÊ PRECISAMOS TOCAR A TROMBETA – ROMPER ESTE SILÊNCIO.
BREVE JESUS VOLTARÁ!!
O Reino Dividido – Após a morte de Salomão 930 a.C
REINO SUL - JUDÁ E BENJAMIM
01-Roboão - Reinou 17 anos- I Reis 14:21 – Filho de Salomão- I Reis 14.21- Roboão causa separação entre as 12 tribos – I Reis 12.1-23 – II Crônicas 10.1-19 - A impiedade de Roboão – I Reis 14.21-30- Deus proíbe fazer guerra contra as dez tribos – II Crônicas 11.1-12 - Deus castiga Roboão por causa da idolatria - II Crônicas 12.1-15 Morte de Roboão – I Reis 14.31 –II Crônicas 12.16.
02-Abias –Reinou 3 anos - II Crônicas 13:2 – I Reis 15.1-2- filho de Roboão - I Reis 14.31- II Crônicas 12.16 – Abias imita a impiedade de Roboão seu pai –I Reis 15.1-7-Abias reina e peleja contra Jeroboão– II Crônicas 13.1-22 Morte de Abias II Crônicas 14.1 - I Reis 15.8 - Andou em todos os pecado que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com Deus,como o coração de Davi seu pai – I Reis 15.3
03-Asa -Reinou 41 anos- I Reis 15.9 -10 – II Crônicas 16:13 –filho de Abias- I Reis 15.8-II Crônicas 14.1 – Asa reina e vence a Zerá, o etíope – II Crônicas 14.1-15 - Asa é bom rei sobre Israel – I Reis 15.1-23- Asa e o rei da Síria pelejam contra Baasa - II Crônicas 16.1-11 - Destruiu o ídolo Asera que Maaca, sua mãe ou avó adorava –
I Reis 15.9-13 – Asa abole a idolatria e renova o pacto do Senhor – II Crônicas 15.1-19 - Fez o que era reto aos olhos do Senhor, como Davi seu pai – I Reis 15.11 - Asa adoeceu e não buscou a Deus na sua enfermidade
II Crônicas 16.12- Morte de Asa- II Crônicas 16.13-14 - I Reis 15.24 - Geração do rei Asa – Abraão, Isaque, Jacó, Judá - Perez -Esrom – Arão (não é o irmão de Moisés) Aminadabe, Naasom,Salmom, Boaz, Obede, Jessé, Davi, Salomão, Roboão, Abias, e Asa – a 17ª depois de Abrão.
Esforça-te, leia até ao fim este estudo - Deus quer falar com você – É preciso destruir o ídolo Asera
04-Josafá - Reinou 25 anos - I Rs. 22:42- II Cr. 20.31- filho de Asa – II Cr.16.13-14 - II Cr.17.1 – I Rs.15.24– I Rs. 22.41 -Acabe, rei de Israel, faz aliança com o rei Josafá -I Reis 22.1-40 II Crônicas 18.1-27 – Josafá e o seu cuidado em instruir o povo – II Crônicas 17.1-19 – A guerra contra Ramote-Gileade e morte de Acabe–II Cr. 18.28-34.O profeta Jeú repreende a Josafá – II Crônicas 19.1-11- Deus concede a Josafá vitória sobre os seus inimigos II Crônicas 20.1-37 - E andou em todos os caminhos de Asa, seu pai, não se desviou deles, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor I Reis 22.43 – II Crônicas 20.32 O reinado de Josafá e a sua morte- I Reis 22.41-52 II Crônicas 21.1.
05-Jeorão ou Jorão-Reinou 8 anos-II Crônicas 21.5,20– II Reis 8.17- filho de Josafá II Reis 8.16 – II Crônicas 21.1 Em I Reis 22.51, lê-se Jorão - O reinado de Jeorão – II Reis 8.16-23 – Impiedade de Jeorão II Crônicas 21.1-17 – O Senhor o feriu com uma enfermidade incurável. Morreu sem deixar de si saudades – II Crônicas 21.18-20. Morte de Jeorão II Reis 8.24 - Jeorão foi mal. Matou todos os seus irmãos a espada, como também alguns dos príncipes de Israel II Crônicas 21.4-Ele também fez altos nos montes de Judá, e fez com que se corrompessem os moradores de Jerusalém, e até a Judá impeliu a issoII Crônicas 21.11- E andou nos caminhos dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do Senhor. II Crônicas 21.6
06-Acazias- Reinou um ano – II Reis 8.26- II Crônicas 22.2 - Filho de Jeorão -II Crônicas 22.1 – II Reis.8.24-25 Acazias rei de Judá - II Reis 9.29 - E os moradores de Jerusalém fizeram rei a Acazias, seu filho mais moço, em seu lugar, (de Jeorão), porque a tropa que viera com os arábios ao arraial tinha matado a todos os mais velhos; e assim reinou Acazias, filho mais novo de Jeorão rei de Judá. Também andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente. E fez o que era mal aos olhos do Senhor, como a casa de Acabe, porque eles eram seus conselheiros depois da morte de seu pai (Jeorão) para sua perdição- II Crônicas 22:1,3-4 –O Reinado de Acazias – II Reis. 8.25-29- Acazias reina e é morto por Jeú – II Cr. 22.1-10 II Reis 9.16-28.
07-Atália –Reinou 6 anos II Reis 11:3- II Crônicas 22.12 - Mãe do rei Acazias – II Reis 11.1- II Crônicas 22.10 –A rainha Atalia manda matar a família real. II Crônicas 22.10-12 -Morte de Atália– II Reis 11.1-21 - II Crônicas 23:12-15 II Crônicas 23:21 - Foi uma rainha má e vingativa –Destruiu toda a descendência real - II Reis 11.15-18 – Após a morte de Atália, o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derribaram, como também os seus altares e as suas imagens totalmente quebraram, e a Matã, sacerdote de Baal mataram perante os altares; então o sacerdote pôs oficiais sobre a Casa do senhor. II Crônicas 23.17-19 - Atalia foi uma mulher idólatra -– Porque, sendo Atalia ímpia, seus filhos arruinaram a Casa de Deus e até todas as coisas sagradas da Casa do Senhor empregaram em baalins (plural de Baal) II Crônicas 24.7
08-Joás- Reinou 40 anos II Crônicas 24.1 - II Reis 12:1 - Filho de Acazias- II Reis 11.2 – II Reis 13.1 II Crônicas 22.11- Joás começou a reinar com sete anos –II Crônicas 24.2 - II Reis 11.21 – Joás escapou de ser morto por Atália, porque Jeoseba, filha do rei Jeorão o escondeu – II Reis 11.2- II - Crônicas 22.11 - Joãs manda reparar o templo – II Reis 12.1-21- II Crônicas 24:1-16- II Crônicas 24.17-22 – O juízo de Deus sobre Joás II Crônicas 24.23-27 - E fez Joás o que era reto aos olhos do Senhor, todos os dias do sacerdote Joiada II crônicas 24.2 - A idolatria de Joás - Porém, depois da morte de Joiada, vieram os príncipes de Judá e prostraram-se perante o rei; e o rei os ouviu. E deixaram a Casa do SENHOR, Deus de seus pais, e serviram às imagens do bosque e aos ídolos; então, veio grande ira sobre Judá e Jerusalém por causa desta sua culpa. Porém enviou profetas entre eles, para os fazer tornar ao SENHOR, os quais protestaram contra eles; mas eles não deram ouvidos. E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará. E eles conspiraram contra ele e o apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR. Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá e o requererá. II Crônicas 24.17-22 O juízo de Deus sobre Joás – II Crônicas 24.23-27
09-Amazias- Reinou 29 anos – II Reis 14.2 – II Crônicas 25.1 - Filho de Joás- II Reis 12.21 - II Reis 14.1 II Crônicas 24.27 – E fez o que era reto aos olhos do Senhor, porém não com coração inteiro.
Sucedeu pois que, sendo-lhe o reino já confirmado, matou a seus servos que feriram o rei seu pai II Crônicas 25.2-3 – Amazias mata os matadores de seu pai – II Reis 14.5-18 Amazias vence os edomitas II Crônicas 25.5-13 – Deus castiga Amazias por causa da idolatria - II Crônicas 25.14-26 – Morte de Amazias II Crônicas 25.27-28 – Morte de Amazias – II Reis 14.19-20-
10-Uzia ou Azarias – Reinou 52 anos – II Reis 15:1-2 - Em II Crônicas 26:3, diz que ele reinou 55 anos- Filho de Amazias II Reis 14.21-22- II Reis 15.1 - II Crônicas 26:1- É chamado de Azarias -II Reis 15:1-7- Uzias o mesmo Azarias- Confira pelo nome da mãe, é a mesma pessoa, portanto é o mesmo rei - II Crônicas 26:3 – Era Uzias da idade de dezesseis anos quando começou a reinar e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém. II Reis 15.1-2 - No ano vinte e sete de Jeroboão, rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá. Tinha dezesseis anos quando começou a reinar e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém. Uzias ou Azarias – Reina e prospera II Crônicas 26.1-15 - Azarias ou Uzias- fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizera Amazias seu pai, porém morreu leproso - Uzias é atacado de lepra – II Crônicas 26.16-23- II Reis 15. 1-7 -E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo que fizera Amazias seu pai. Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar. II Crônias 26.4-5 Uzias morreu leproso, porque exaltou-se o seu coração, até se corromper. Entrou no templo para queimar incenso no altar do incenso. Isto não era para ele fazer, e sim os sacerdotes. II Crônicas 26.16-23
11-Jotão - Reinou 16 anos - II Reis 15:32-33-II Crônicas 27.1,8- filho de Uzias- II Crônicas 26.23- II Reis 15:5-7
I Reis 15.32 - Jotão reina bem e vence os amonitas II Crônicas 27:1-5 – E fez o que era reto aos olhos do Senhor, fez conforme tudo quanto fizera Uzias, seu pai. II Reis 15.34 - Assim se fortificou Jotão, porque dirigiu os seus caminhos na presença do Senhor, seu Deus – II Crônicas 27.6 – Morte de Jotão – IICrônicas 27.7-9- II Reis 15.38
12-Acaz -Reinou 16 anos – II Reis 16.1-2- II Crônicas 28.1-Filho de Jotão-II Reis 15:38 -II Crônicas 27.9 -2-Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém, e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, seu Deus, como Davi, seu pai. 3 Porque andou no caminho dos reis de Israel e até a seu filho fez passar pelo fogo, segundo as abominações dos gentios, que o SENHOR lançara fora de diante dos filhos de Israel. 4 Também sacrificou e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de todo arvoredo II Reis 16.2-4 – Acaz sebmeteu-se ao domínio do rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo, tomou o ouro e a prata na Casa do senhor e mandou de presente ao rei da Assíria. II Reis 16:7-9 Acaz copiou o altar de Damasco e mandou o modelo para o sacerdote Urias fazer, tirou o altar de cobre que estava perante o Senhor—II Reis 16.10-19 - Acaz é ímpio, e os siros afligem-no –II Crônicas 28.1-15 – Acaz busca o socorro dos reis da Assíria e não o acha – II Crônicas 28.16-26 - E ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, e os fez em pedaços, e fechou as portas da Casa do SENHOR, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. II Crônicas 28:24 - II Reis 16.10-19 – morte de Acaz - Morte de Acaz- II Reis 16.20 – II Crônicas 28.27.
13-Ezequias- Reinou 29 anos- II Crônicas 29. 1 - Filho de Acaz- II Crônicas 28.27 – II Reis 16.20 - E fez o que era reto aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Davi, seu pai II Crônicas 29.2 - Ezequias estabelece o culto do Senhor - II Reis 18.1-12 – No reinado de Ezequias, o rei da Assíria invade Judá II Reis 18.13-37- Ezequias ora na Casa do Senhor – II Reis 19.1-19 – Ezequias manda purificar o templo II Crônicas 29.1-11 – Os levitas purificam o Templo – II Crônicas 29.12-19 - Ezequias manda purificar o templo,fala aos levitas: Santificai-vos agora, santificai a Casa do Senhor e tirai do santuário a imundícia . II Crônicas 29.5 II Crônicas 30.1-27- Ezequias restabelece o culto de Deus II Crônicas 29.20-36- II Reis 18.1-12 – Ezequias convida o povo a vir a Jerusalém para celebrar a páscoa – II Crônicas 30.1-27 - Ezequias ora na Casa do Senhor – II Reis 19.1-19 - O profeta Isaías conforta o rei Ezequias – II Reis 19.20-34- Deus fere os assírios e livra Judá – II Reias 19.35-37- Ezequias adoece II Reis 20.1-11 Isaías 38.1-5- O orgulho de Ezequias - Isaías 39.1-8 - A embaixada do rei de babilônia II Reis 20.12-20 – Ezequias regula as turmas dos sacerdotes e levitas – II Crônicas 31.2-21 - Senaqueribe invade Judá, e Deus destrói o seu exército – II Crônicas 32.1-23 - Doença e morte de Ezequias II Crônicas 32.24-33 - Morte de Ezequias – II Reis 20-.21
14-Manassés -Reinou 55 anos- II Crônicas 33.1 - II Reis 21.1 - Filho de Ezequias II Crônicas 32.33 - II Reis 20:21
A impiedade de Manasses e as ameaças de Deus – II Reis 21:1-17 - Morte de Manasses – II Reis 21.18- A idolatria de Manasses II Crônicas 33.1-10 – O cativeiro de Manasses, sua oração e morte – II Crônicas 33.11-20
15-Amom – Reinou 2 anos – II Crônicas 33:21- II Reis 21.19- Filho de Manassés - II Reis 21:18- II Crônicas 33:20
Este não é o Amom descendente dos moabitas – Amom é um mau rei, e os seus servos o matam – II Reis 21.19-26 O reinado de Amom e a sua impiedade - II Crônicas 33:21-25 - E fez o que era mal aos olhos do Senhor, como havia feito Manasses, seu pai, porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manasses, seu pai, tinha feito e as serviu. Mas não se humilhou perante o Senhor, como Manasses, seu pai, se humilhara; antes, multiplicou Amom os seus delitos.II Crônicas 33.22-23
16-Josias - Reinou 31 anos– II Reis 22.1 - II Crônicas 34.1 -Começou a reinar com 8 anos de idade II Crônicas 34.1 – II Reis 22.1 - Filho de Amom II Reis 21:26 –II Crônicas 33.25- Josias repara o templo – II Reis 22.1-7 Josias repara o templo, Hilquias acha o livro da Lei- II Crônicas 34.8-21- Hulda, a profetisa prediz a ruína de Jerusalém – II Crônicas 34.22-28- Josias convoca o povo à Casa do Senhor – II Crônicas 34.29-33 - Josias ajunta todo o povo e renova o pacto do Senhor - II Reis 23.1-14- O altar de Betel é profanado e derribado – II Reis 23.15-20- Josias abole a idolatria – II Crônicas 34.1-7 - A celebração da Páscoa – II Reis 23.21-28-II Crônicas 35.1-19 – Josias provoca o rei do Egito e é morto – II Crônicas 35.20-27 - Morte de Josias – II Reis 23.29-30
17- Joacaz- Reinou 3 meses em Jerusalém - Reis 23.31- II Crônicas 36.2- Filho de Jozias- II Reis 23:30 II Crônicas 36.1 -E fez o que era mal aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus pais – II Reis 23.32 – Porém Rafaó-Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs a pena de cem talentos de prata e um talento de ouro – II Reis 23.33 – Também Faraó-Neco estabeleceu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de Josias, seu pai, e lhe mudou o nome em Jeoaquim; Porém a Joacaz tomou consigo, e veio ao Egito e morreu ali – II Reis 23.34 – Joacaz é levado cativo para o Egito- II Crônicas 36:1-4
18--Jeoaquim- Reinou 11 anos – II Crônicas 36:5 - II Reis 23:36 - Filho de Josias - II Reis 23:34 - Irmão de Joacaz II Crônicas 36:4 - Seu 1º nome foi Eliaquim – II Reis 23: 34- II Crônicas 36.4 –E fez o que era mal aos olhos do Senhor,conforme tudo quanto fizeram seus pais – II Reis 24.37- Nabucodonosor o amarrou em cadeias e o levou cativo para Babilônia, também alguns utensílios da casa do Senhor, levou Nabucodonosor. II Crônicas 36:6-7 II Reis 24:1-5- Final do reinado de Jeoaquim- II Crônicas 36.8- Morte de Jeoaquim – II Reis 24.6
19- Joaquim – Reinou 3 meses – II Reis 24:8 - II Crônicas 36.9 - Filho de Jeoaquim – II Reis 24:6 – II Crônicas 36.8 Durante o reinado de Joaquim, o rei de Babilônia o levou cativo, transportou os utensílios da Casa do Senhor, os príncipes e os homens valorosos, e todos os carpinteiros e ferreiros;ninguém ficou, senão o povo pobre da terra. - Ler II Reis 24:8-17 - E, no decurso de um ano, o rei Nabucodonosor mandou que o levassem à Babilônia, como também os mais preciosos utensílios da Casa do Senhor, e pôs a Zedequias, seu irmão, rei sobre Judá e Jerusalém II Crônicas 36.10. E o rei de Babilônia estabeleceu rei, em lugar de Joaquim, ao tio deste, Matanias, e lhe mudou o nome para Zedequias. II Reis 24.17.
20-Zedequias –Reinou 11 anos em Jerusalém – II Reis 24.18 – II Crônicas 36.11 – - Último rei de Judá -Seu 1º nome foi Matanias - Último rei de Judá - O rei de Babilônia mudou o seu nome para Zedequias- era tio de de Joaquim II Reis 24.17 – E fez o que era mau aos olhos do Senhor, seu Deus; nem se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do Senhor – II Crônicas 36.12 - Zedequias reina e é levado, com o seu povo,cativo para babilônia - II Reis 25:1-22 II Crônicas 36:10-21. No 9º ano do reinado de Zedequias, Nabucodonosor rei de Babilônia, veio contra Jerusalém, e a cidade foi sitiada, arrombada, e Zedequias foi levado cativo para Babilônia. Seus filhos foram degolados, os olhos de Zedequias vazados, e ele foi atado com duas cadeias de bronze. Leia tudo isto e mais, em II Reis 25- II Crônicas 36.13-21 - QUEDA DE JERUSALÉM – (587-586)
Amado(a) irmão(ã), você que conseguiu ler até ao final esta pesquisa, saiba que Deus é amor, é longânimo e misericordioso, mas também é um Deus justo e zeloso, é um fogo que consome.
Deuteronômio 4:24 Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo que consome, um Deus zeloso.
Israel e Judá tiveram muitas oportunidades para se consertarem, mas permaneceram na desobediência.
Assim, o Reino Norte – Israel, foi levado cativo para Assíria por Salmaneser, rei da Assíria em 722 a.C.
Judá, o Reino Sul, levado para o cativeiro em Babilônia, pelo rei Nabucodonosor em 587 a.Cpermanecendo lá 70 anos, conforme profetizou o profeta Jeremias
Jeremias 25:12 Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo.
Jeremias 29:10 Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar.
Daniel 9:2 no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos.
Isto é o resultado da desobediência. CATIVEIRO
Deus usou o profeta Ezequiel, para falar ao vale de ossos secos, que Ele Deus, ia restaurar Israel e Judá e uni-los novamente, após o cativeiro –
Ezequiel, capítulo 37.19-23 - Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu tomarei a vara de José, que esteve na mão de Efraim, e as das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
E os pedaços de madeira sobre que houveres escrito estarão na tua mão, perante os olhos deles.
Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra.
E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos.
E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas prevaricações; e os livrarei de todos os lugares de sua residência em que pecaram e os purificarei; assim, eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus
QUEDA DE JERUSALÉM – (Julho-587-586)
O CATIVEIRO E A RESTAURAÇÃO
ERA a. C HISTÓRICO PROFETA
587 a 586 Habitantes de Judá levados para a Babilônia Daniel
539 a. C Início do domínio persa
538 a. C Ciro, Imperador da Pérsia, ordena a volta dos judeus
520 a. C Início da reconstrução do Templo
445 a 443 Reconstrução das muralhas de Jerusalém
Para completar esta pesquisa, pretendo fazer um resumo de cada rei e de cada profeta.
Vou fazer um esforço, com a ajuda de Deus, se Ele permitir, isto farei.
Sei que tem livros contando a história de cada um, mas desejo extrair da Bíblia, para meu conhecimento e de todos aquelas pessoas que desejarem participar comigo desta vitória.
Deus te abençoe. Não deixe de orar por mim, careço de suas orações, eu e minha família.
Espero receber um E-mail seu dizendo: Irmã Neuza, aprendi muito nesta sua pesquisa abençoada, que o Espírito Santo de Deus assim tem nos ensinado.
sábado, 12 de setembro de 2009
A SANTA SEMENTE - TEREBINTO E CARVALHO
TEXTO: Isaías 6:13 "E ainda que um décimo fique no país,esses também serão destruídos.Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados,assim a santa semente será o seu tronco”.
INTRODUÇÃO: Este texto nos leva a fazer uma referência a Israel como a nação santa que se afastou de Deus nos seus momentos de dificuldades e desertos por que passou. Muitos foram dizimados, cortados, feridos, rejeitados, e, por não suportarem as aflições, afastaram-se da verdade de Deus, sendo, por isso destruídos.
Mas, esse versículo nos ensina algumas verdades fundamentais em nossa vida, a respeito dos momentos que passamos como filhos de Deus como povo e nação santa.
1. O QUE RESTAR PODERÁ SER NOVAMENTE RESTAURADO
a) Isso fala do processo seletivo do amor e graça de Deus. Ele sempre busca dar o Seu melhor para o SEU POVO. Deus seleciona o Seu povo como um bom agricultor o faz com as sementes que ele dispõe para lançar ao solo. Somente as melhores sementes voltam a germinar para dar os melhores frutos. Fala também do momento em que Deus vem podar nossas vidas como árvores frondosas (Sl 1:3). Por meio de situações e circunstâncias que aparentemente se constituem em algo devastador para nós, Deus se manifesta para tratar conosco e nos conduzir ao Seu campo de bênçãos.
b) Um outro aspecto em que somos ensinados é que Deus é um Deus de milagres, e que não dá a Sua glória para ninguém. Ele pode restaurar o que foi destruído; ressuscitar o que havia morrido; restituir o que se havia perdido; multiplicar o pouco e fazer abundar o que não existe. Ele cria algo novo e nos ensina que não necessita de ninguém para operar os Seus milagres. Nas circunstâncias de nossa vida em que não encontramos saídas, Deus nos dá uma possibilidade. Ele faz o “toco” reviver e crescer.
2. COMO O TEREBINTO
A) O terebinto é uma árvore que nasce nas florestas do Jordão, em Israel, que exala um perfume característico. Mas, para que se possa experimentar desse aroma agradável, é necessário que uma parte do seu tronco ou dos galhos seja ferida ou podada. Quanto mais pontos dessa árvore é atingido, mais forte é o odor, a ponto de se propagar por quilômetros de distância. O que mais chama a atenção no terebinto é exatamente isso: para se experimentar da sua melhor essência, é necessário que a sua casca seja arrancada, o seu tronco ferido, ou os seus galhos podados; e se ele não passar por um desses processos certamente será confundido com uma árvore comum, que está naquele ambiente apenas para ocupar um espaço, correndo o risco de ser usada como lenha, por não servir para nenhuma outra finalidade.
A.1- Uma das características do Terebinto é que mesmo com o tronco cortado ele volta a nascer. O nosso estilo de vida deve ser assim, mesmo que alguém nos corte, nos tire de sena, tente nos destruir. Há um poder em nós para voltarmos à vida. Não podemos deixar de lutar, de tentar, de sonhar e de realizar algo só porque alguém quer nos ver fora de sena.
B) Deus está ensinando ao seu povo que ele deve aprender utilizar as circunstâncias em que ocorrem dores, mágoas, perdas e problemas como matéria prima para produzir perfumes. Isto é, devemos aproveitar as oportunidades em que formos expostos à assolação das maldições para fazer uso da ação restauradora e transformadora de Deus, para exalarmos, a partir desse momento, uma nova vida de bênçãos. Há pessoas que quando são feridas, sua reação natural é se derramarem em sentimentos de raiva, ira e amargura, e contaminam e poluem a atmosfera espiritual do ambiente em que vivem. Mas elas, na verdade, precisam descobrir que Deus quer e pode extrair desses momentos difíceis a essência mais aromática, a medida que se deixarem ser submetidas ao processo da cura divina. Devemos ser como o terebinto: quanto mais formos feridos, cortados, podados e machucados, mais reagiremos com atitudes de amor, respeito e compreensão.
3. COMO O CARVALHO
a) O carvalho é uma árvore muito grande e frondosa que, quanto mais podada, mais cresce e ganha vigor. Ele é o símbolo da perseverança e do sucesso. É também conhecido por suportar ataques predatórios de lenhadores e de pessoas que não conhecem o seu real valor. Mas, apesar de todas as agressões sofridas, sempre reage com mais exuberância, ampliando o espaço da sua sombra e embelezando o ambiente aonde está plantado.
a-1- Existe pessoa que quando alguém lhe fere seja com palavras ou atitudes, a vida acaba, os sonhos morrem, os anseios se tornam em frustração e o desânimo passa a ser o seu companheiro íntimo. Não reage de uma forma que o levante de sua prostração. Não transforma o infortúnio em um desafio de conquista. Não aproveita a oportunidade para desenvolver o seu potencial.
b) Deus nos ensina que a nossa fé deve ser como o carvalho: persistente, a despeito dos ataques e das circunstâncias adversas que enfrentamos, quando nos tentam cortar, derrubar, atrapalhar, destruir. Mas a nossa reação deverá ser crescer e nos fortalecer ainda mais. Quando adotamos esta postura, nada poderá nos deter, abater ou impedir o nosso propósito de avanço e conquista. Deus nos quer ver como essa grande árvore em Sua floresta: sempre de pé, firmados em Suas promessas.
c) Onde há um carvalho plantado, facilmente se descobrirá, pois, quando comparados com as demais árvores do bosque ou da floresta, será distinguido por sua exuberância, pela robustez e diâmetro avantajado do seu tronco, e o vigor da sua ramagem. Isso quer dizer que a nossa vida e ministério, devem crescer ao ponto de se tornarem a maior “árvore” do lugar. Ser o mais belo, mais vigoroso, mais organizado, mais limpo e etc. Deus quer nos elevar a esse nível de excelência. O carvalho também tem um símbolo de cobertura espiritual; de um ministério apostólico e profético, por ser a maior e mais expressiva árvore de uma localidade. Que você seja esse carvalho.
CONCLUSÃO:
Como Igreja, nós somos a santa semente nesta geração, pois, mesmo cortados, humilhados, maltratados, discriminados e, por vezes, derribados, ainda assim Deus irá usar a nossa vida para manifestar a Sua glória. As nações verão a santa semente de Deus através de nós. O perfume que exalaremos irá perfumar as casas, as ruas, as famílias e as nações de toda a terra. Os nossos inimigos nos verão sobressair diante de todos os seus ardis e contemplarão as maravilhas de Deus em nossas vidas. Todos verão o nosso sucesso, mesmo depois de um grande fracasso, pois somos o terebinto e o carvalho.
INTRODUÇÃO: Este texto nos leva a fazer uma referência a Israel como a nação santa que se afastou de Deus nos seus momentos de dificuldades e desertos por que passou. Muitos foram dizimados, cortados, feridos, rejeitados, e, por não suportarem as aflições, afastaram-se da verdade de Deus, sendo, por isso destruídos.
Mas, esse versículo nos ensina algumas verdades fundamentais em nossa vida, a respeito dos momentos que passamos como filhos de Deus como povo e nação santa.
1. O QUE RESTAR PODERÁ SER NOVAMENTE RESTAURADO
a) Isso fala do processo seletivo do amor e graça de Deus. Ele sempre busca dar o Seu melhor para o SEU POVO. Deus seleciona o Seu povo como um bom agricultor o faz com as sementes que ele dispõe para lançar ao solo. Somente as melhores sementes voltam a germinar para dar os melhores frutos. Fala também do momento em que Deus vem podar nossas vidas como árvores frondosas (Sl 1:3). Por meio de situações e circunstâncias que aparentemente se constituem em algo devastador para nós, Deus se manifesta para tratar conosco e nos conduzir ao Seu campo de bênçãos.
b) Um outro aspecto em que somos ensinados é que Deus é um Deus de milagres, e que não dá a Sua glória para ninguém. Ele pode restaurar o que foi destruído; ressuscitar o que havia morrido; restituir o que se havia perdido; multiplicar o pouco e fazer abundar o que não existe. Ele cria algo novo e nos ensina que não necessita de ninguém para operar os Seus milagres. Nas circunstâncias de nossa vida em que não encontramos saídas, Deus nos dá uma possibilidade. Ele faz o “toco” reviver e crescer.
2. COMO O TEREBINTO
A) O terebinto é uma árvore que nasce nas florestas do Jordão, em Israel, que exala um perfume característico. Mas, para que se possa experimentar desse aroma agradável, é necessário que uma parte do seu tronco ou dos galhos seja ferida ou podada. Quanto mais pontos dessa árvore é atingido, mais forte é o odor, a ponto de se propagar por quilômetros de distância. O que mais chama a atenção no terebinto é exatamente isso: para se experimentar da sua melhor essência, é necessário que a sua casca seja arrancada, o seu tronco ferido, ou os seus galhos podados; e se ele não passar por um desses processos certamente será confundido com uma árvore comum, que está naquele ambiente apenas para ocupar um espaço, correndo o risco de ser usada como lenha, por não servir para nenhuma outra finalidade.
A.1- Uma das características do Terebinto é que mesmo com o tronco cortado ele volta a nascer. O nosso estilo de vida deve ser assim, mesmo que alguém nos corte, nos tire de sena, tente nos destruir. Há um poder em nós para voltarmos à vida. Não podemos deixar de lutar, de tentar, de sonhar e de realizar algo só porque alguém quer nos ver fora de sena.
B) Deus está ensinando ao seu povo que ele deve aprender utilizar as circunstâncias em que ocorrem dores, mágoas, perdas e problemas como matéria prima para produzir perfumes. Isto é, devemos aproveitar as oportunidades em que formos expostos à assolação das maldições para fazer uso da ação restauradora e transformadora de Deus, para exalarmos, a partir desse momento, uma nova vida de bênçãos. Há pessoas que quando são feridas, sua reação natural é se derramarem em sentimentos de raiva, ira e amargura, e contaminam e poluem a atmosfera espiritual do ambiente em que vivem. Mas elas, na verdade, precisam descobrir que Deus quer e pode extrair desses momentos difíceis a essência mais aromática, a medida que se deixarem ser submetidas ao processo da cura divina. Devemos ser como o terebinto: quanto mais formos feridos, cortados, podados e machucados, mais reagiremos com atitudes de amor, respeito e compreensão.
3. COMO O CARVALHO
a) O carvalho é uma árvore muito grande e frondosa que, quanto mais podada, mais cresce e ganha vigor. Ele é o símbolo da perseverança e do sucesso. É também conhecido por suportar ataques predatórios de lenhadores e de pessoas que não conhecem o seu real valor. Mas, apesar de todas as agressões sofridas, sempre reage com mais exuberância, ampliando o espaço da sua sombra e embelezando o ambiente aonde está plantado.
a-1- Existe pessoa que quando alguém lhe fere seja com palavras ou atitudes, a vida acaba, os sonhos morrem, os anseios se tornam em frustração e o desânimo passa a ser o seu companheiro íntimo. Não reage de uma forma que o levante de sua prostração. Não transforma o infortúnio em um desafio de conquista. Não aproveita a oportunidade para desenvolver o seu potencial.
b) Deus nos ensina que a nossa fé deve ser como o carvalho: persistente, a despeito dos ataques e das circunstâncias adversas que enfrentamos, quando nos tentam cortar, derrubar, atrapalhar, destruir. Mas a nossa reação deverá ser crescer e nos fortalecer ainda mais. Quando adotamos esta postura, nada poderá nos deter, abater ou impedir o nosso propósito de avanço e conquista. Deus nos quer ver como essa grande árvore em Sua floresta: sempre de pé, firmados em Suas promessas.
c) Onde há um carvalho plantado, facilmente se descobrirá, pois, quando comparados com as demais árvores do bosque ou da floresta, será distinguido por sua exuberância, pela robustez e diâmetro avantajado do seu tronco, e o vigor da sua ramagem. Isso quer dizer que a nossa vida e ministério, devem crescer ao ponto de se tornarem a maior “árvore” do lugar. Ser o mais belo, mais vigoroso, mais organizado, mais limpo e etc. Deus quer nos elevar a esse nível de excelência. O carvalho também tem um símbolo de cobertura espiritual; de um ministério apostólico e profético, por ser a maior e mais expressiva árvore de uma localidade. Que você seja esse carvalho.
CONCLUSÃO:
Como Igreja, nós somos a santa semente nesta geração, pois, mesmo cortados, humilhados, maltratados, discriminados e, por vezes, derribados, ainda assim Deus irá usar a nossa vida para manifestar a Sua glória. As nações verão a santa semente de Deus através de nós. O perfume que exalaremos irá perfumar as casas, as ruas, as famílias e as nações de toda a terra. Os nossos inimigos nos verão sobressair diante de todos os seus ardis e contemplarão as maravilhas de Deus em nossas vidas. Todos verão o nosso sucesso, mesmo depois de um grande fracasso, pois somos o terebinto e o carvalho.
“GERAÇÃO VAI... E GERAÇÃO VEM...
TEXTO CHAVE: ECLESIASTES 1:4 "Gerações vêm e gerações vão, mas a terra permanece para sempre".
INTRODUÇÃO: Uma geração é um tempo, uma etapa, um período determinado da nossa existência, em que nos propomos a representar algo que defina nossa passagem pela vida. Nossos pais viveram e, provavelmente, já passaram; eles tiveram sua chance, sua oportunidade em sua geração. Agora é a nossa vez. Temos a oportunidade de mexer, ou não, com as bases da nossa geração. Esse é o grande desafio do pregador. Nossos ancestrais passaram por aqui, mas, será que eles deixaram sua marca na história? Quero dizer: uma boa impressão na história. Será que eles construíram algo de bom para contribuir com nossa cidade, nossa nação e nossa história? Quantos deixaram um legado legítimo como modelo e referência? O texto de Eclesiastes exclama esse desafio como se o pregador estivesse questionando. Uma geração veio e se foi, outra geração veio logo após aquela e nada de novo aconteceu na terra, na história e na sociedade. Essa nova geração não fez muita diferença da primeira, não mexeu em nada, não alterou nenhum curso e nem abriu nenhuma nova fronteira, apenas veio e passou sem deixar vestígios.
I - A GERAÇÃO QUE PASSA SEM DEIXAR VESTÍGIOS
A) Essa geração é aquela dos anônimos; dos despercebidos; dos descomprometidos; dos alienados. Eles não lutam por nada, não se esforçam em nada, não se importam com nada e não se incomodam; é como se tudo o que acontece em seu contexto não lhes causasse um pingo de curiosidade em saber o que aquilo representa. Eles foram acomodados em seu mundo e não buscam novas experiências, são indiferentes e alheios a tudo o que acontece em seu redor. São individuais, não participam e nem compartilham com os outros por representarem uma geração egoísta.
B) Uma geração como essa vai passar sem ser vista, mencionada ou percebida, porque ninguém lembrará deles. Eles não têm feitos para que alguém possa comemorar. Essa é uma geração passiva.
C) Nós estamos sendo confrontados pela verdade da Palavra de Deus a não nos conformarmos com essa geração (Romanos 12: 2 "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.). Não podemos passar sem sermos vistos e sem deixarmos nossa boa marca. Deus nos desafia a sermos bênção para a nossa geração (Gênesis 12: 2 “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção"). Somos verdadeiras sementes do plano de Deus na terra; temos que nos lançar neste solo e deixar a vida de Deus crescer e frutificar através de nós.
II – A GERAÇÃO QUE DEIXA SUA IMPRESSÃO NEGATIVA
A) Essa é uma geração que optou por obras sofridas e vergonhosas; quando pensamos em alguns personagens dessa geração, o que nos vem à lembrança é um pensamento triste e desagradável, porque eles marcaram a história de uma maneira negativa, trágica e inconseqüente.
B) Eles ficaram conhecidos como alcoólatras, drogados, homicidas, ladrões, assaltantes, traficantes, terroristas, defraudadores, desonestos, fracassados, falidos, etc. Essa é uma geração que deixou rastros de miséria, dor e sofrimento, tanto para si mesmo como para aqueles que estavam ao seu redor, fazendo parte do seu convívio, bem como para sua própria descendência, a qual já nascerá comprometida, estando fadada a ser uma geração socialmente estigmatizada.
C) Nós precisamos marcar a nossa geração com uma lembrança positiva, para que alguém no futuro possa falar bem de nós. Não podemos ser motivo de vergonha e desconforto para os nossos filhos, netos, bisnetos e a todos que nos descenderão. Embora sejamos jovens, hoje, as nossas obras servirão de alicerce para o nosso futuro, tanto para nós quanto para os que vierem depois de nós. Precisamos pensar no que estamos construindo, em que fundamento estamos edificando, porque o tempo, através das circunstâncias, irá provar as nossas obras.
III – A GERAÇÃO QUE DEIXA UMA BOA IMPRESSÃO
A) Esta geração é diferente, é especial. Ela não gosta da mesmice. Ela representa os inconformados e insatisfeitos. São os que reagem a algo que está errado, que não aceitam o que é desagradável e vil. São os que possuem bom gosto, que têm zelo pelo que é santo, decente e construtivo. Eles não ficam na passividade; lutam, se esforçam, investem, vencem o medo, derrubam muralhas e se projetam.
B) Esta é a geração que busca a sabedoria, a inteligência. Eles estudam, trabalham, constróem, sonham, planejam, inventam e pagam o preço que for até alcançarem o seu propósito principal. Eles aprenderam a remir o seu tempo, o qual lhes é muito precioso. Não desperdiçam as oportunidades com coisas sem propósitos (Efésios 5: 15-16 "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus" ). Essa é uma geração comprometida e preocupada com sua própria geração.
C) Essa geração tem um propósito, uma meta, um alvo. Eles lutam para não serem desclassificados; eles querem o primeiro lugar em tudo, eles buscam qualidade (1 Coríntios 9: 24-27 "Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado").
D) Deus quer que você deixe uma boa impressão na sua geração, não deixe que ela venha e passe sem que você tenha feito algo de bom. Não deixe passar a sua oportunidade, a sua vez. Faça algo! Faça com prazer, com dedicação, com fé e confiança no seu Deus, que é o seu maior incentivador. Projete-se! Lembre-se: Projetar-se é ir para frente!
CONCLUSÃO
A nossa geração está sendo desafiada a mexer no curso da história. Por isso, sinta-se desafiado a fazer diferença com seu modo de ver, de ser e de crer.
Graça e paz!
INTRODUÇÃO: Uma geração é um tempo, uma etapa, um período determinado da nossa existência, em que nos propomos a representar algo que defina nossa passagem pela vida. Nossos pais viveram e, provavelmente, já passaram; eles tiveram sua chance, sua oportunidade em sua geração. Agora é a nossa vez. Temos a oportunidade de mexer, ou não, com as bases da nossa geração. Esse é o grande desafio do pregador. Nossos ancestrais passaram por aqui, mas, será que eles deixaram sua marca na história? Quero dizer: uma boa impressão na história. Será que eles construíram algo de bom para contribuir com nossa cidade, nossa nação e nossa história? Quantos deixaram um legado legítimo como modelo e referência? O texto de Eclesiastes exclama esse desafio como se o pregador estivesse questionando. Uma geração veio e se foi, outra geração veio logo após aquela e nada de novo aconteceu na terra, na história e na sociedade. Essa nova geração não fez muita diferença da primeira, não mexeu em nada, não alterou nenhum curso e nem abriu nenhuma nova fronteira, apenas veio e passou sem deixar vestígios.
I - A GERAÇÃO QUE PASSA SEM DEIXAR VESTÍGIOS
A) Essa geração é aquela dos anônimos; dos despercebidos; dos descomprometidos; dos alienados. Eles não lutam por nada, não se esforçam em nada, não se importam com nada e não se incomodam; é como se tudo o que acontece em seu contexto não lhes causasse um pingo de curiosidade em saber o que aquilo representa. Eles foram acomodados em seu mundo e não buscam novas experiências, são indiferentes e alheios a tudo o que acontece em seu redor. São individuais, não participam e nem compartilham com os outros por representarem uma geração egoísta.
B) Uma geração como essa vai passar sem ser vista, mencionada ou percebida, porque ninguém lembrará deles. Eles não têm feitos para que alguém possa comemorar. Essa é uma geração passiva.
C) Nós estamos sendo confrontados pela verdade da Palavra de Deus a não nos conformarmos com essa geração (Romanos 12: 2 "Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.). Não podemos passar sem sermos vistos e sem deixarmos nossa boa marca. Deus nos desafia a sermos bênção para a nossa geração (Gênesis 12: 2 “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção"). Somos verdadeiras sementes do plano de Deus na terra; temos que nos lançar neste solo e deixar a vida de Deus crescer e frutificar através de nós.
II – A GERAÇÃO QUE DEIXA SUA IMPRESSÃO NEGATIVA
A) Essa é uma geração que optou por obras sofridas e vergonhosas; quando pensamos em alguns personagens dessa geração, o que nos vem à lembrança é um pensamento triste e desagradável, porque eles marcaram a história de uma maneira negativa, trágica e inconseqüente.
B) Eles ficaram conhecidos como alcoólatras, drogados, homicidas, ladrões, assaltantes, traficantes, terroristas, defraudadores, desonestos, fracassados, falidos, etc. Essa é uma geração que deixou rastros de miséria, dor e sofrimento, tanto para si mesmo como para aqueles que estavam ao seu redor, fazendo parte do seu convívio, bem como para sua própria descendência, a qual já nascerá comprometida, estando fadada a ser uma geração socialmente estigmatizada.
C) Nós precisamos marcar a nossa geração com uma lembrança positiva, para que alguém no futuro possa falar bem de nós. Não podemos ser motivo de vergonha e desconforto para os nossos filhos, netos, bisnetos e a todos que nos descenderão. Embora sejamos jovens, hoje, as nossas obras servirão de alicerce para o nosso futuro, tanto para nós quanto para os que vierem depois de nós. Precisamos pensar no que estamos construindo, em que fundamento estamos edificando, porque o tempo, através das circunstâncias, irá provar as nossas obras.
III – A GERAÇÃO QUE DEIXA UMA BOA IMPRESSÃO
A) Esta geração é diferente, é especial. Ela não gosta da mesmice. Ela representa os inconformados e insatisfeitos. São os que reagem a algo que está errado, que não aceitam o que é desagradável e vil. São os que possuem bom gosto, que têm zelo pelo que é santo, decente e construtivo. Eles não ficam na passividade; lutam, se esforçam, investem, vencem o medo, derrubam muralhas e se projetam.
B) Esta é a geração que busca a sabedoria, a inteligência. Eles estudam, trabalham, constróem, sonham, planejam, inventam e pagam o preço que for até alcançarem o seu propósito principal. Eles aprenderam a remir o seu tempo, o qual lhes é muito precioso. Não desperdiçam as oportunidades com coisas sem propósitos (Efésios 5: 15-16 "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus" ). Essa é uma geração comprometida e preocupada com sua própria geração.
C) Essa geração tem um propósito, uma meta, um alvo. Eles lutam para não serem desclassificados; eles querem o primeiro lugar em tudo, eles buscam qualidade (1 Coríntios 9: 24-27 "Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado").
D) Deus quer que você deixe uma boa impressão na sua geração, não deixe que ela venha e passe sem que você tenha feito algo de bom. Não deixe passar a sua oportunidade, a sua vez. Faça algo! Faça com prazer, com dedicação, com fé e confiança no seu Deus, que é o seu maior incentivador. Projete-se! Lembre-se: Projetar-se é ir para frente!
CONCLUSÃO
A nossa geração está sendo desafiada a mexer no curso da história. Por isso, sinta-se desafiado a fazer diferença com seu modo de ver, de ser e de crer.
Graça e paz!
O PERFIL DE UM CONQUISTADOR DAS PROMESSAS
TEXTO: Josué 1.1-9 “Depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, disse o SENHOR a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: 2 “Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. 3 Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. 4 Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. 5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
6 “Seja forte (Esforça-te) e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. 7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. 8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. 9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
INTRODUÇÃO:
As palavras acima foram ditas pelo Deus de Israel a Josué quando este acabara de assumir a liderança do Povo de Deus, estando eles às portas de iniciar a conquista dos territórios que estavam além do rio Jordão. Todos nós fomos chamados para assumirmos a liderança do que queremos conquistar. Nestas palavras o Senhor está garantindo que no que depender dEle, a conquista está garantida.
Neste momento da vida de Josué, Deus o chama a parte e trata com ele em algumas áreas de sua vida que precisavam ser curadas, para poder exercer sua liderança com eficácia. Deus sempre irá nos chamar a atenção para algumas coisas que ainda estão fora de prumo, antes de nos entregar a conquista completa.
1. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA SE ESFORÇAR.
-V6 “Seja forte (Esforça-te) e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
Você certamente já ouvir falar da “lei do mínimo esforço”. As pessoas tendem a procurar a forma mais fácil e menos desconfortável para atingir seus objetivos. O comodismo é uma epidemia da geração atual. Por que é que atualmente a quantidade de pessoas acima do peso normal é tão grande? Porque a sociedade incentiva as pessoas a se livrarem do esforço físico e a não abrirem mão dos prazeres. Até mesmo do esforço mental as pessoas fogem.
Porém, a ordem do Deus de Israel a Josué foi muito enfática: Esforça-te (Js 1.6; 7 e 9). A Bíblia ensina que o próprio Deus trabalha e não dorme no serviço. Entenda que a preguiça não vem de Deus (Pv 6:6 “Observe a formiga, preguiçoso,reflita nos caminhos dela e seja sábio”); (Pv10:26 Como o vinagre para os dentes e a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam”) ; (Pv 12:27 “O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens”); (Pv 15:19 “O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana”); (Pv 20:4 “O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada”); (Pv19:15 “A preguiça leva ao sono profundo, e o preguiçoso passa fome”).
Há crentes que se esforçam somente para encontrar desculpas para não se envolver com a Obra do Senhor. Porém 2008 não será um ano desculpas, mas de conquista de promessas.
2. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS PRECISA TER BOM ÂNIMO.
Além do esforço, o Senhor recomendou a Josué ter bom ânimo, o mesmo que alegria e disposição corajosa (Js 1.6; 7 e 9). Para conservar-se cheio de bom ânimo é preciso vigiar. São diversas as artimanhas do inimigo das nossas almas que visam ferir nossa alma, roubando e minando nosso ânimo. Também as circunstâncias da vida podem nos intimidar, despertar o medo em nossos corações.
O bom ânimo pode ser descrito como uma atitude corajosa. Para conservar a coragem em seu coração é preciso estar sempre lembrado do respaldo que o próprio Deus dá aos servos que andam em obediência diante dEle. Um Conquistador das Promessas precisa resistir a todo medo (Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Js 1.9). Rejeite o medo em sua vida. O Espírito de Deus nos dá coragem, e não medo (II Tm 1:7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”).
3. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, NÃO PODE PERDER A VISÃO.
-Vs 3-5 “Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. 4 Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. 5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
O Senhor foi categórico em cobrar de Josué a fidelidade ao chamado e obediência aos princípios estabelecidos por Ele e registrados por Moisés. A promessa feita a Moisés seria cumprida em sua vida e através de sua liderança. Josué não poderia perder a visão do foco principal e nem criar versões diferentes para os planos revelados pelo Senhor.
Sua função seria obedecer sem se desviar. Imagine se Josué, de repente sentisse desejo de conquistar o Líbano e não mais a Terra Prometida. Ele simplesmente invalidaria a promessa da conquista.
Você precisa fixar seu foco na Conquista das Promessas que o Senhor apontou. Cuidado para não se distrair. O inimigo tenta de muitas maneiras roubar a nossa atenção, para nos fazer desviar dos propósitos do Senhor.
4- O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA SER CORAJOSO.
-V9 “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Ousadia e determinação devem ser marcas registradas na vida do conquistador. Os covardes não entram no reino de Deus e nem conquistam promessas. Deus não usa covardes para cumprir Seu propósito na terra (Ap 21:8 “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”).
5- O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA DISCIPLINAR SUA VIDA PELAS LEIS DE DEUS.
- (VS) 7,8 “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que ande.
8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”.
Nesta altura da vida de Josué, ele ainda estava regendo sua vida pelas suas próprias leis. Suas idéias; seus valores etc. Então Deus o chamou para uma mudança de regência. Ele agora precisava disciplinar a sua vida pelas leis do Senhor para poder obter sucesso.
Muitos cristãos estão regendo a sua própria vida e por isso não estão conseguindo alcançar as promessas. É por isso que tudo tem dado errado para muita gente. Nós precisamos aprender a deixar Deus reger a nossa vida. Precisamos aprender a estabelecer as nossas conquistas e prática de vida, sobre os princípios de Deus. Temos que ter disciplina em nossa maneira de vive (II Tm 2:5 “Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras”); (I Co 9: 25-26 “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento (Disciplina/Regras) rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar”).
CONCLUSÃO:
1- Ore com ousadia e determinação.
2- Seja fiel ao seu chamado.
3- Seja uma pessoa motivada como o Cachorro e inteligente como o Gato.
4- Seja esforçado; mantenha o bom ânimo e a visão no cumprimento da promessa do Senhor.
5- Discipline a sua vida pela palavra de Deus.
6 “Seja forte (Esforça-te) e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. 7 Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar. 8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido. 9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
INTRODUÇÃO:
As palavras acima foram ditas pelo Deus de Israel a Josué quando este acabara de assumir a liderança do Povo de Deus, estando eles às portas de iniciar a conquista dos territórios que estavam além do rio Jordão. Todos nós fomos chamados para assumirmos a liderança do que queremos conquistar. Nestas palavras o Senhor está garantindo que no que depender dEle, a conquista está garantida.
Neste momento da vida de Josué, Deus o chama a parte e trata com ele em algumas áreas de sua vida que precisavam ser curadas, para poder exercer sua liderança com eficácia. Deus sempre irá nos chamar a atenção para algumas coisas que ainda estão fora de prumo, antes de nos entregar a conquista completa.
1. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA SE ESFORÇAR.
-V6 “Seja forte (Esforça-te) e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.
Você certamente já ouvir falar da “lei do mínimo esforço”. As pessoas tendem a procurar a forma mais fácil e menos desconfortável para atingir seus objetivos. O comodismo é uma epidemia da geração atual. Por que é que atualmente a quantidade de pessoas acima do peso normal é tão grande? Porque a sociedade incentiva as pessoas a se livrarem do esforço físico e a não abrirem mão dos prazeres. Até mesmo do esforço mental as pessoas fogem.
Porém, a ordem do Deus de Israel a Josué foi muito enfática: Esforça-te (Js 1.6; 7 e 9). A Bíblia ensina que o próprio Deus trabalha e não dorme no serviço. Entenda que a preguiça não vem de Deus (Pv 6:6 “Observe a formiga, preguiçoso,reflita nos caminhos dela e seja sábio”); (Pv10:26 Como o vinagre para os dentes e a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o enviam”) ; (Pv 12:27 “O preguiçoso não aproveita a sua caça, mas o diligente dá valor a seus bens”); (Pv 15:19 “O caminho do preguiçoso é cheio de espinhos, mas o caminho do justo é uma estrada plana”); (Pv 20:4 “O preguiçoso não ara a terra na estação própria; mas na época da colheita procura, e não acha nada”); (Pv19:15 “A preguiça leva ao sono profundo, e o preguiçoso passa fome”).
Há crentes que se esforçam somente para encontrar desculpas para não se envolver com a Obra do Senhor. Porém 2008 não será um ano desculpas, mas de conquista de promessas.
2. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS PRECISA TER BOM ÂNIMO.
Além do esforço, o Senhor recomendou a Josué ter bom ânimo, o mesmo que alegria e disposição corajosa (Js 1.6; 7 e 9). Para conservar-se cheio de bom ânimo é preciso vigiar. São diversas as artimanhas do inimigo das nossas almas que visam ferir nossa alma, roubando e minando nosso ânimo. Também as circunstâncias da vida podem nos intimidar, despertar o medo em nossos corações.
O bom ânimo pode ser descrito como uma atitude corajosa. Para conservar a coragem em seu coração é preciso estar sempre lembrado do respaldo que o próprio Deus dá aos servos que andam em obediência diante dEle. Um Conquistador das Promessas precisa resistir a todo medo (Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. Js 1.9). Rejeite o medo em sua vida. O Espírito de Deus nos dá coragem, e não medo (II Tm 1:7 Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio”).
3. O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, NÃO PODE PERDER A VISÃO.
-Vs 3-5 “Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. 4 Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. 5 Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.
O Senhor foi categórico em cobrar de Josué a fidelidade ao chamado e obediência aos princípios estabelecidos por Ele e registrados por Moisés. A promessa feita a Moisés seria cumprida em sua vida e através de sua liderança. Josué não poderia perder a visão do foco principal e nem criar versões diferentes para os planos revelados pelo Senhor.
Sua função seria obedecer sem se desviar. Imagine se Josué, de repente sentisse desejo de conquistar o Líbano e não mais a Terra Prometida. Ele simplesmente invalidaria a promessa da conquista.
Você precisa fixar seu foco na Conquista das Promessas que o Senhor apontou. Cuidado para não se distrair. O inimigo tenta de muitas maneiras roubar a nossa atenção, para nos fazer desviar dos propósitos do Senhor.
4- O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA SER CORAJOSO.
-V9 “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Ousadia e determinação devem ser marcas registradas na vida do conquistador. Os covardes não entram no reino de Deus e nem conquistam promessas. Deus não usa covardes para cumprir Seu propósito na terra (Ap 21:8 “Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”).
5- O CONQUISTADOR DAS PROMESSAS, PRECISA DISCIPLINAR SUA VIDA PELAS LEIS DE DEUS.
- (VS) 7,8 “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que ande.
8 Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido”.
Nesta altura da vida de Josué, ele ainda estava regendo sua vida pelas suas próprias leis. Suas idéias; seus valores etc. Então Deus o chamou para uma mudança de regência. Ele agora precisava disciplinar a sua vida pelas leis do Senhor para poder obter sucesso.
Muitos cristãos estão regendo a sua própria vida e por isso não estão conseguindo alcançar as promessas. É por isso que tudo tem dado errado para muita gente. Nós precisamos aprender a deixar Deus reger a nossa vida. Precisamos aprender a estabelecer as nossas conquistas e prática de vida, sobre os princípios de Deus. Temos que ter disciplina em nossa maneira de vive (II Tm 2:5 “Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras”); (I Co 9: 25-26 “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento (Disciplina/Regras) rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. 26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar”).
CONCLUSÃO:
1- Ore com ousadia e determinação.
2- Seja fiel ao seu chamado.
3- Seja uma pessoa motivada como o Cachorro e inteligente como o Gato.
4- Seja esforçado; mantenha o bom ânimo e a visão no cumprimento da promessa do Senhor.
5- Discipline a sua vida pela palavra de Deus.
Os benefícios das provações
Texto: Tg 1.2
Intro: Através das provações somos conscientizados das nossas limitações e também da necessidade de dependermos inteiramente de Deus.
Ao contrario das outras epistolas, a de Tiago inicia-se persuadindo-nos a vivermos alegres em meio às situações na qual nenhum de nos gostaríamos de passar: as provações e as tentações da vida.
1) O que a Bíblia nos fala sobre elas:
• e um tema bastante comum nas escrituras, empregando os seguintes termos: tentação, angustia, tribulação, tempos trabalhosos etc.
• as provações e algo constante na vida cristã 2Tm3.12
• as provações resultam em benção ao crente 1Pe4.15-16
2) Como o crente deve se comportar diante das provações?
• o crente deve encarar as tentações ou provações c/ gozo v.2
• através das provações o crente tem a fé provada v.3; 1Pe1.7
• fé provada, obra da paciência v.3b; Rm5.3
• a paciência nos conduz a perfeição v.4.
3) Sabedoria ante as provações:
• às vezes falta sabedoria p/ agir v.5a.
• Deus esta pronto a nos comunicar a sua sabedoria v.5b; Pv2.6,7
• Deus conhece o apelo da nossa fé
• O crente sincero tem vitória assegurada
Conclusão:
• as provações são inevitáveis
• as provações tem recompensa
• Deus esta pronto a nos dar sabedoria, a fim de que aprendamos o caminho da paciência na prova
• Deus honra quem vive pela fé
Intro: Através das provações somos conscientizados das nossas limitações e também da necessidade de dependermos inteiramente de Deus.
Ao contrario das outras epistolas, a de Tiago inicia-se persuadindo-nos a vivermos alegres em meio às situações na qual nenhum de nos gostaríamos de passar: as provações e as tentações da vida.
1) O que a Bíblia nos fala sobre elas:
• e um tema bastante comum nas escrituras, empregando os seguintes termos: tentação, angustia, tribulação, tempos trabalhosos etc.
• as provações e algo constante na vida cristã 2Tm3.12
• as provações resultam em benção ao crente 1Pe4.15-16
2) Como o crente deve se comportar diante das provações?
• o crente deve encarar as tentações ou provações c/ gozo v.2
• através das provações o crente tem a fé provada v.3; 1Pe1.7
• fé provada, obra da paciência v.3b; Rm5.3
• a paciência nos conduz a perfeição v.4.
3) Sabedoria ante as provações:
• às vezes falta sabedoria p/ agir v.5a.
• Deus esta pronto a nos comunicar a sua sabedoria v.5b; Pv2.6,7
• Deus conhece o apelo da nossa fé
• O crente sincero tem vitória assegurada
Conclusão:
• as provações são inevitáveis
• as provações tem recompensa
• Deus esta pronto a nos dar sabedoria, a fim de que aprendamos o caminho da paciência na prova
• Deus honra quem vive pela fé
Conservando a Porção da Nossa Promessa
TEXTO: Ezequiel 28:14 “Não venderão nada disto, nem trocarão, nem transferirão a outrem o melhor da terra, porque é santo ao SENHOR”.
1- Todos somos herdeiros de riquezas e valores espirituais. Isso é a nossa porção no reino de Deus.
- Podemos até não alcançarmos a posição de grandes líderes no reino de Deus, mas todos temos o direito a uma porção dada pelo próprio Deus. Por isso temos que valorizar o que Deus nos deu.
2- A nossa porção (promessa) é sempre a melhor que há na terra. Deus não nos dá nada inferior e nem sobras de uma porção. A nossa porção é especial; exclusiva; única; seleta e pessoal. Só nós temos o direito de fazer uso dela ou não. É como os direitos trabalhistas de uma pessoa, só ela pode retirar, é intransferível.
- A sua família é a melhor; o seu trabalho é o melhor; o seu marido (esposa) é o melhor; os seus filhos são os melhores; tua igreja é a melhor; teus pastores são os melhores; seus líderes, discipuladores e discípulos são os melhores... Tudo o que Deus te deu como porção é o melhor da terra.
3- Não podemos desprezar os valores que Deus nos deu “Não venderão nada disto”.
-Ninguém vende ou se desfaz de conquistas; não se vende valores espirituais; não se vende integridade; não se vende fidelidade; não se vende a moral.
- Em tempos de crises somos tentados a negociar os valores da nossa porção.
4- Não trocamos a nossa porção por nada. Não existe algo que tenha um valor, que possa superar o da nossa porção em Deus “nem trocarão”.
- Tem tanta gente trocando as bênçãos, os dons, os talentos e a unção dados por Deus, por qualquer coisa sem valor, temporal e supérflua.
5- A porção de Deus para nós é intransferível “nem transferirão a outrem o melhor da terra”.
- A sua porção é única e pessoal. O nosso ministério, a unção, os dons e os talentos são únicos, pessoais e intransferíveis. A porção que nos pertence, não pode ser usufruída por outros, seja em que nível ou área que for. Se você não a utilizar ela se perderá, mas não servirá para ninguém mais, só você pode fazer uso dela.
-Ex. Davi com a armadura de Saul. I Sm 17:38 “Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. 39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si”.
6- A nossa porção não é vulgar, nem carnal, nem desprezível “porque é santo ao SENHOR”. Ela é santa porque veio de Deus para nós.
- Não devemos tornar o que é santo em algo comum e desprezível (Mt 7:6 “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem”).
1- Todos somos herdeiros de riquezas e valores espirituais. Isso é a nossa porção no reino de Deus.
- Podemos até não alcançarmos a posição de grandes líderes no reino de Deus, mas todos temos o direito a uma porção dada pelo próprio Deus. Por isso temos que valorizar o que Deus nos deu.
2- A nossa porção (promessa) é sempre a melhor que há na terra. Deus não nos dá nada inferior e nem sobras de uma porção. A nossa porção é especial; exclusiva; única; seleta e pessoal. Só nós temos o direito de fazer uso dela ou não. É como os direitos trabalhistas de uma pessoa, só ela pode retirar, é intransferível.
- A sua família é a melhor; o seu trabalho é o melhor; o seu marido (esposa) é o melhor; os seus filhos são os melhores; tua igreja é a melhor; teus pastores são os melhores; seus líderes, discipuladores e discípulos são os melhores... Tudo o que Deus te deu como porção é o melhor da terra.
3- Não podemos desprezar os valores que Deus nos deu “Não venderão nada disto”.
-Ninguém vende ou se desfaz de conquistas; não se vende valores espirituais; não se vende integridade; não se vende fidelidade; não se vende a moral.
- Em tempos de crises somos tentados a negociar os valores da nossa porção.
4- Não trocamos a nossa porção por nada. Não existe algo que tenha um valor, que possa superar o da nossa porção em Deus “nem trocarão”.
- Tem tanta gente trocando as bênçãos, os dons, os talentos e a unção dados por Deus, por qualquer coisa sem valor, temporal e supérflua.
5- A porção de Deus para nós é intransferível “nem transferirão a outrem o melhor da terra”.
- A sua porção é única e pessoal. O nosso ministério, a unção, os dons e os talentos são únicos, pessoais e intransferíveis. A porção que nos pertence, não pode ser usufruída por outros, seja em que nível ou área que for. Se você não a utilizar ela se perderá, mas não servirá para ninguém mais, só você pode fazer uso dela.
-Ex. Davi com a armadura de Saul. I Sm 17:38 “Saul vestiu a Davi da sua armadura, e lhe pôs sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. 39 Davi cingiu a espada sobre a armadura e experimentou andar, pois jamais a havia usado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si”.
6- A nossa porção não é vulgar, nem carnal, nem desprezível “porque é santo ao SENHOR”. Ela é santa porque veio de Deus para nós.
- Não devemos tornar o que é santo em algo comum e desprezível (Mt 7:6 “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem”).
A INFLUENCIA DA MÚSICA
A INFLUENCIA DA MÚSICA
Introdução: O vocábulo latino musica vem do grego mousiké, “a arte das musas”. A música é uma ciência, haja vista obedecer a normas, regras; e é também uma arte, em razão de sua aplicação ser flexível e requerer preparo para sua execução.
1- A música afeta nossas emoções
a) Elizeu estava irritado com Jorão 2Rs. 3.15- a música serviu para acalmar o profeta e liberar a palavra profética
b) Saul 1Sm. 16.16,23- a música servia de paliativo para Saul.
2- A música influencia o povo de Deus
a) O próprio Deus especificou qual o tipo de instrumento e a qualidade de som que deveria sair das trombetas Js. 6.5
b) O povo de Deus não deve ser influenciado por qualquer tipo de música
c) Há, no Antigo Testamento, vários episódios :
1- Música de celebração Ex. 15.1,20,21
2- Música de Jubilo ao Senhor Nm. 21.17,18
3- Música de Adoração a Deus Is. 49.13 ; 35.1,2- Podemos perceber que nesses três cânticos, o toque e a inspiração do Senhor .
3- A música deve ser cantada responsivamente Ne. 12.24
Conclusão: A música, em sua essência, teve origem no Criador e é executada diante dEle desde antes da criação (Jó 38.7; Ap 14.2,3; 15.3; 19.1-7). Os seres angelicais ocupam-se da adoração a Deus por meio da música (Lc 2.13,14; Ap 5.7-14; Ne 9.6; Sl 103.20; 148.2; Ap 7.11,12).
De acordo com Salmos 19.1-3 e 150.6, toda a criação louva a Deus naturalmente.
Devemos ter muito cuidado com as musicas que ouvimos que dizem ser de “louvor a Deus”, mas, são verdadeiras musicas profanas.
Introdução: O vocábulo latino musica vem do grego mousiké, “a arte das musas”. A música é uma ciência, haja vista obedecer a normas, regras; e é também uma arte, em razão de sua aplicação ser flexível e requerer preparo para sua execução.
1- A música afeta nossas emoções
a) Elizeu estava irritado com Jorão 2Rs. 3.15- a música serviu para acalmar o profeta e liberar a palavra profética
b) Saul 1Sm. 16.16,23- a música servia de paliativo para Saul.
2- A música influencia o povo de Deus
a) O próprio Deus especificou qual o tipo de instrumento e a qualidade de som que deveria sair das trombetas Js. 6.5
b) O povo de Deus não deve ser influenciado por qualquer tipo de música
c) Há, no Antigo Testamento, vários episódios :
1- Música de celebração Ex. 15.1,20,21
2- Música de Jubilo ao Senhor Nm. 21.17,18
3- Música de Adoração a Deus Is. 49.13 ; 35.1,2- Podemos perceber que nesses três cânticos, o toque e a inspiração do Senhor .
3- A música deve ser cantada responsivamente Ne. 12.24
Conclusão: A música, em sua essência, teve origem no Criador e é executada diante dEle desde antes da criação (Jó 38.7; Ap 14.2,3; 15.3; 19.1-7). Os seres angelicais ocupam-se da adoração a Deus por meio da música (Lc 2.13,14; Ap 5.7-14; Ne 9.6; Sl 103.20; 148.2; Ap 7.11,12).
De acordo com Salmos 19.1-3 e 150.6, toda a criação louva a Deus naturalmente.
Devemos ter muito cuidado com as musicas que ouvimos que dizem ser de “louvor a Deus”, mas, são verdadeiras musicas profanas.
Assinar:
Postagens (Atom)