sábado, 12 de setembro de 2009

A SANTA SEMENTE - TEREBINTO E CARVALHO

TEXTO: Isaías 6:13 "E ainda que um décimo fique no país,esses também serão destruídos.Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados,assim a santa semente será o seu tronco”.


INTRODUÇÃO: Este texto nos leva a fazer uma referência a Israel como a nação santa que se afastou de Deus nos seus momentos de dificuldades e desertos por que passou. Muitos foram dizimados, cortados, feridos, rejeitados, e, por não suportarem as aflições, afastaram-se da verdade de Deus, sendo, por isso destruídos.
Mas, esse versículo nos ensina algumas verdades fundamentais em nossa vida, a respeito dos momentos que passamos como filhos de Deus como povo e nação santa.


1. O QUE RESTAR PODERÁ SER NOVAMENTE RESTAURADO

a) Isso fala do processo seletivo do amor e graça de Deus. Ele sempre busca dar o Seu melhor para o SEU POVO. Deus seleciona o Seu povo como um bom agricultor o faz com as sementes que ele dispõe para lançar ao solo. Somente as melhores sementes voltam a germinar para dar os melhores frutos. Fala também do momento em que Deus vem podar nossas vidas como árvores frondosas (Sl 1:3). Por meio de situações e circunstâncias que aparentemente se constituem em algo devastador para nós, Deus se manifesta para tratar conosco e nos conduzir ao Seu campo de bênçãos.

b) Um outro aspecto em que somos ensinados é que Deus é um Deus de milagres, e que não dá a Sua glória para ninguém. Ele pode restaurar o que foi destruído; ressuscitar o que havia morrido; restituir o que se havia perdido; multiplicar o pouco e fazer abundar o que não existe. Ele cria algo novo e nos ensina que não necessita de ninguém para operar os Seus milagres. Nas circunstâncias de nossa vida em que não encontramos saídas, Deus nos dá uma possibilidade. Ele faz o “toco” reviver e crescer.


2. COMO O TEREBINTO

A) O terebinto é uma árvore que nasce nas florestas do Jordão, em Israel, que exala um perfume característico. Mas, para que se possa experimentar desse aroma agradável, é necessário que uma parte do seu tronco ou dos galhos seja ferida ou podada. Quanto mais pontos dessa árvore é atingido, mais forte é o odor, a ponto de se propagar por quilômetros de distância. O que mais chama a atenção no terebinto é exatamente isso: para se experimentar da sua melhor essência, é necessário que a sua casca seja arrancada, o seu tronco ferido, ou os seus galhos podados; e se ele não passar por um desses processos certamente será confundido com uma árvore comum, que está naquele ambiente apenas para ocupar um espaço, correndo o risco de ser usada como lenha, por não servir para nenhuma outra finalidade.

A.1- Uma das características do Terebinto é que mesmo com o tronco cortado ele volta a nascer. O nosso estilo de vida deve ser assim, mesmo que alguém nos corte, nos tire de sena, tente nos destruir. Há um poder em nós para voltarmos à vida. Não podemos deixar de lutar, de tentar, de sonhar e de realizar algo só porque alguém quer nos ver fora de sena.

B) Deus está ensinando ao seu povo que ele deve aprender utilizar as circunstâncias em que ocorrem dores, mágoas, perdas e problemas como matéria prima para produzir perfumes. Isto é, devemos aproveitar as oportunidades em que formos expostos à assolação das maldições para fazer uso da ação restauradora e transformadora de Deus, para exalarmos, a partir desse momento, uma nova vida de bênçãos. Há pessoas que quando são feridas, sua reação natural é se derramarem em sentimentos de raiva, ira e amargura, e contaminam e poluem a atmosfera espiritual do ambiente em que vivem. Mas elas, na verdade, precisam descobrir que Deus quer e pode extrair desses momentos difíceis a essência mais aromática, a medida que se deixarem ser submetidas ao processo da cura divina. Devemos ser como o terebinto: quanto mais formos feridos, cortados, podados e machucados, mais reagiremos com atitudes de amor, respeito e compreensão.

3. COMO O CARVALHO

a) O carvalho é uma árvore muito grande e frondosa que, quanto mais podada, mais cresce e ganha vigor. Ele é o símbolo da perseverança e do sucesso. É também conhecido por suportar ataques predatórios de lenhadores e de pessoas que não conhecem o seu real valor. Mas, apesar de todas as agressões sofridas, sempre reage com mais exuberância, ampliando o espaço da sua sombra e embelezando o ambiente aonde está plantado.

a-1- Existe pessoa que quando alguém lhe fere seja com palavras ou atitudes, a vida acaba, os sonhos morrem, os anseios se tornam em frustração e o desânimo passa a ser o seu companheiro íntimo. Não reage de uma forma que o levante de sua prostração. Não transforma o infortúnio em um desafio de conquista. Não aproveita a oportunidade para desenvolver o seu potencial.

b) Deus nos ensina que a nossa fé deve ser como o carvalho: persistente, a despeito dos ataques e das circunstâncias adversas que enfrentamos, quando nos tentam cortar, derrubar, atrapalhar, destruir. Mas a nossa reação deverá ser crescer e nos fortalecer ainda mais. Quando adotamos esta postura, nada poderá nos deter, abater ou impedir o nosso propósito de avanço e conquista. Deus nos quer ver como essa grande árvore em Sua floresta: sempre de pé, firmados em Suas promessas.

c) Onde há um carvalho plantado, facilmente se descobrirá, pois, quando comparados com as demais árvores do bosque ou da floresta, será distinguido por sua exuberância, pela robustez e diâmetro avantajado do seu tronco, e o vigor da sua ramagem. Isso quer dizer que a nossa vida e ministério, devem crescer ao ponto de se tornarem a maior “árvore” do lugar. Ser o mais belo, mais vigoroso, mais organizado, mais limpo e etc. Deus quer nos elevar a esse nível de excelência. O carvalho também tem um símbolo de cobertura espiritual; de um ministério apostólico e profético, por ser a maior e mais expressiva árvore de uma localidade. Que você seja esse carvalho.


CONCLUSÃO:

Como Igreja, nós somos a santa semente nesta geração, pois, mesmo cortados, humilhados, maltratados, discriminados e, por vezes, derribados, ainda assim Deus irá usar a nossa vida para manifestar a Sua glória. As nações verão a santa semente de Deus através de nós. O perfume que exalaremos irá perfumar as casas, as ruas, as famílias e as nações de toda a terra. Os nossos inimigos nos verão sobressair diante de todos os seus ardis e contemplarão as maravilhas de Deus em nossas vidas. Todos verão o nosso sucesso, mesmo depois de um grande fracasso, pois somos o terebinto e o carvalho.

Um comentário:

Jeferson Reis disse...

Boa matéria mas devia ter falado da raiz do carvalho, e as folhagem resistente ao inverno do terebinto.