sexta-feira, 2 de outubro de 2009

NÃO DECEPCIONE A DEUS

Mt 25.14,15



Introdução:- Nossa chamada por Deus envolve responsabilidades. O Senhor tem nos confiado talentos, dos quais deveremos dar contas e não podemos ser como o homem que recebeu um só talento e o enterrou. Vejamos alguns exemplos bíblicos de homens que tiveram a aprovação:- “servo bom e fiel” e outros que decepcionaram a Deus.

I – DEUS ESPEROU QUE JÓ NÃO O DECEPCIONASSE.

Deus citou quatro qualidades do patriarca – Deus conhece a cada um de nós.
As perdas de Jó e todo seu sofrimento não o fizeram blasfemar.
Na adversidade, adorou ao Senhor. Refutou a proposta de sua esposa e defendeu a Deus. Enfrentou os “amigos”. Expressou sua fé – Jó 19.25 e 13.15 – Veja o seu fim – 42.10 – orou pelos “amigos” – Foi aprovado!

II – QUEM TEM SONHO NÃO PODE DECEPCIONAR A DEUS.

Deus confiou dois sonhos a José. Foi lançado à cova e vendido por seus irmãos. Alcançou posição na casa de Potifar. O incidente da mulher de Potifar foi o seu maior teste, mas não decepcionou. Em tudo o Senhor estava com José. A recompensa foi o cumprimento do sonho: Governo.

III- A MENINA QUE NÃO DECEPCIONOU NO TESTEMUNHO.

É uma história de dois versículos. Não revela seu nome, sua idade, sua família, sua tribo. Sua posição: escrava na casa de Naamã. (II Rs 5.2,3). Não decepcionou e ali testemunhou o poder do seu Deus. Naamã foi curado através do poderoso testemunho dessa serviçal.

IV – ESTEVÃO – O DIÁCONO QUE NÃO DECEPCIONOU.

Após pregar, pagou o preço com sua própria vida. O cachê de Estevão foi a morte. O segredo daquele diácono é que ele estava cheio do Espírito Santo, olhou para o céu, viu a glória de Deus e Jesus. Contou o que viu, foi apedrejado. Perdoou os seus algozes.

V – JESUS CONSUMOU A OBRA E NÃO DECEPCIONOU

O testemunho do Pai: Este é o meu Filho amado. Sabia de seu trabalho – João 18.37 “Para isso nasci”. Sua comida predileta: “fazer a vontade do Pai”. A palavra de Pedro. Mandaram descer da Cruz. Ele venceu!

VI – TRÊS HOMENS QUE DECEPCIONARAM AO SENHOR.

Sansão – Nascimento providencial – missão gloriosa – Deus contou com ele até que descobriu o segredo. Também decepcionou aos pais.
Demas – Cooperador de Paulo – Decepcionou ao seu pastor e a Deus.
Manassés – O pior homem do mundo. Era filho do piedoso Ezequias Frustrou os sonhos de seu pai. Praticou a idolatria, astrologia e ofereceu seu próprio filho a Moloque. No final da vida, teve a misericórdia divina a seu favor.

Conclusão:- Precisamos decidir, com a graça que nos é dada, nunca decepcionar ao nosso Senhor. Não importa quantos talentos tenhamos recebido, haveremos de, no tempo certo, dar contas deles.

Nenhum comentário: