sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O homem e o prumo de Deus

(Am 7.7-9)

INTRODUÇÃO

- Prumo é uma linha com um peso na extremidade (ferramenta indispensável ao pedreiro). Serve para verificar a verticalidade de uma parede (evitar parede com barriga, banheiros que criem poças etc.);
- E você sabe para que serve o prumo de Deus? O que é o prumo de Deus?

TRANSIÇÃO

- Autor: Amós. Homem simples. Pastor, vaqueiro e agricultor, colhedor de figos silvestres. Vivia uma vida tranqüila na zona rural, na vila de Tecoa, pertencente ao reino de Judá;
- Não teve uma educação formal para se tornar profeta, não tinha parentes profetas, mas mesmo assim o Senhor o chamou, tirou-o do seu conforto e o mandou profetizar às nações estrangeiras e a seu próprio povo, mas com ênfase em Israel;
- Ou seja, teve que sair de sua casa, andar vários quilômetros, para entregar a palavra de Deus;
- Tempo: 8º século antes de Cristo. Época do Reino Dividido. Israel forma o reino do Norte, enquanto Judá o reino do Sul. Após o racha sob o governo de Roboão, o primeiro reino não seguiu a linhagem dos reis davídicos, mas o segundo sim, e passaram a ter algumas animosidades, o que enfraqueceu a nação e favoreceu a investida de alguns inimigos externos;
- No entanto, no momento que Amós escreve, ambos os reinos passavam por um momento de prosperidade econômica, tinham uma máquina estatal razoavelmente bem organizada, não eram perturbados por ameaças externas e também não queriam brigar entre si, e, por incrível que pareça, eram muito religiosos;
- Israel declaradamente adorava bezerros de ouro e baalins, e Judá mantinha-se, pelo menos oficialmente, dizendo adorar o Senhor, mas com contradições tremendas;
- Mensagem: arrependimento e buscar o Senhor. Amós mostra como Deus vê o povo, e também com algumas figuras mostra como Deus se manifesta de forma inteligível, figuras essas na maior parte ligadas ao mundo rurícola ou selvagem;
- Amós então vai dizer que o Senhor é:

1) Um leão que ruge de Jerusalém;
2) Criador dos montes e dos ventos;
3) Deus dos Exércitos;
4) Indiretamente, o noivo, ao dizer em 4.2 “Caiu a virgem de Israel”;

- E dentro dessas ricas imagens Amós vai falar aqui que o Senhor está sobre um muro construído com a ajuda do prumo, e que vai passar o prumo sobre esse muro;
- Imediatamente, ele diz que não mais vai passar por entre o povo de Israel, prometendo assolar os altos de Isaque e os santuários de Israel, bem como passar a espada na casa de Jeroboão;
- Que se pode concluir?

1) Deus era o pedreiro, que construiu o muro e que estava sobre o muro;
2) Israel era o muro, portanto, foi um povo formado por Deus e que continuava, quisesse ou não, sob o domínio de Deus;

- MAS O QUE ERA O PRUMO? Duas opções:

1) a Assíria, povo que veio e destruiu Samaria 50 anos depois;
2) a Lei de Moisés;

I. O PRUMO DE DEUS – INSTRUMENTO DE EDIFICAÇÃO

- Para subir uma parede, precisa-se do prumo, para evitar que ela suba torta, defeituosa, e fique assim insegura;
- O texto começa declarando que Amós viu “o Senhor sobre um muro levantado a prumo”, “construído ao rigor do prumo” (7.7), e que esse prumo estava “na mão do Senhor”;
- Como entender essa afirmação? Como Israel foi edificada no rigor do prumo?
- Moisés registrou no Gênesis que Abraão foi escolhido dentre as nações para ser bênção, e se multiplicar. Essa promessa, depois de idas e vindas, foi cumprida depois que o neto de Abraão, Jacó, desceu com toda a sua família (cerca de 70 pessoas) ao Egito, e lá fixaram residência, vivendo ali por 400 anos, onde ser tornaram uma nação forte e numerosa, mas oprimida pelos faraós egípcios;
- Deus viu a opressão de Israel no Egito, e lembrou da promessa de fazer de Abraão uma grande e independente nação, de onde sairiam reis, e não vassalos. Diante disso, levantou um libertador, Moisés, que os guiou do Egito até pouco antes da entrada em Canaã;
- Foi durante esse trajeto que Moisés recebeu de Deus a Lei, os 613 mandamentos morais, rituais e civis que os israelitas deveriam cumprir;
- A Lei de Deus foi dada para construir um correto relacionamento entre Israel e Deus e entre os próprios israelitas. Para padronizar as relações, para evitar desvirtuamentos, injustiças, tortuosidades. Para enfatizar que liberdade envolve responsabilidade; liberdade envolve limitação;
- Esses mandamentos, que serviriam para fazer com que Israel crescesse, tomasse posse e se desenvolvesse na terra que o Senhor tinha lhes dado podem ser resumidos em 10, resumidos nas tábuas da lei, e que podem ser divididos em duas partes:

1) os 04 primeiros se referem ao nosso relacionamento com Deus, onde devemos:

. Evitar a idolatria (não ter outros deuses e não fazer imagens);
. Não tomar o nome de Deus em vão;
. Reservar um dia na semana para adoração a Deus;

2) Os 06 últimos enfatizam a relação entre os homens, destacando:

. A honra aos superiores (honrar pai e mãe);
. Respeitar a vida (não matar), até mesmo ao ponto de perdoar os que lhe ofendem;
. Respeitar a os votos feitos, as palavras empenhadas e os compromissos assumidos (não adulterar);
. Respeitar a propriedade e os bens do outro (não furtar), destacando-se aqui a não exploração dos pobres pelos ricos;
. Falar a verdade (não dar falso testemunho);
. Contentar-se com aquilo que tem recebido de Deus (não cobiçar);

- Posteriormente, resumiu-se tudo isso em dois: 1) amar a Deus com todo o teu coração, alma, força e entendimento (Dt 6.5); 2) amar o próximo como a si mesmo (Lv 19.18);
- Seguir isso faria do povo de Israel um povo abençoado, aprumado, reto, justo, direito;
- Daí entendemos que Israel foi construído conforme a planta de Deus, cumprindo as profecias dadas a Abraão, Isaque e Jacó. Deus fez a planta original. Israel começou bem, conforme o plano de Deus.
- Concluímos então que:

1) Deus é reto (por isso o prumo está na sua mão) e sua santa Lei (o próprio prumo que ele segura) pode prover um crescimento sadio na justiça, retidão, verdade;

2) a Lei reflete o caráter de Deus, ou seja, é santa, justa e boa (a Lei não é um peso);

3) a Lei foi dada a um povo livre, justamente para que não viesse a se tornar escravo outra vez;

II. O PRUMO DE DEUS – INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

- Deus está em pé sobre o muro. O prumo está na mão de Deus. O profeta diz que Deus vai passar “o prumo no meio do meu povo de Israel”;
- Na NTLH, porém, a tradução ainda é mais clara, ao dizer que “meu povo não anda direito; é como um muro torto, construído fora de prumo”;
- Mas como é que pode? Afinal, não era o povo de Israel escolhido, o mais privilegiado entre as nações, que Deus chamou da escravidão no Egito e deu a terra de Canaã? E agora as coisas também não parecem que vão muito bem por Israel, sob o governo de Jeroboão II, e em Judá também, sob o comando de Uzias? Ambas as sociedades não prosperavam economicamente, não estavam em paz, sem instabilidade política?
- Só que tudo isso não é capaz de encobrir dos olhos de Deus os grandes podres que haviam no meio do povo, especialmente do reino do Norte. Não é capaz de ocultar de Deus que a nação estava fora da vontade de Deus, por conseguinte, fora do prumo;
- De fato, Deus prometeu castigar a nação se ela se tornasse desobediente (3:1-2). Israel tinha um passado glorioso, mas, na época de Amós, não estava mais servindo ao Senhor. O problema foi simples – eles deixaram de andar conforme a vontade de Deus. Tanto que Amós pergunta “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (3:3);
- O povo se acostumou tanto com a sua prosperidade e o conforto que gozava que não conseguia nem imaginar um castigo severo. Não esperava a justiça de Deus, embora seus atos estivessem invocando a ira do Senhor sobre a nação rebelde;
- E Deus faz essa avaliação de que o povo estava desaprumado pela sua Lei, que é o padrão, o prumo que mostra o que deve ser corrigido, retificado, endireitado;
- E que coisas estavam fora do prumo?
- Os PALÁCIOS (dirigidos por homens soberbos; políticos que se achavam intocáveis, cultivando uma falsa segurança, achando-se protegidos);
- Os TRIBUNAIS (os juízes vendem o justo por dinheiro e condenam o necessitado por causa de um par de sandálias);
- O COMÉRCIO (vendiam o refugo do trigo; balanças enganosas; extorsão dos pobres; para eles o sábado e a Festa da Lua Nova era dia de perder a oportunidade de enrolar os outros);
- Os TEMPLOS (buscavam os ídolos de Betel e Gilgal e não o Senhor; os pais iniciavam os filhos no pecado, tendo relações com uma mesma mulher, e ainda por cima sobre as capas dos pobres; muito ritual, muito culto, muito dízimo, muita oferta, muita animação, mas nenhuma piedade, nenhuma vida com Deus);
- Os CONCEITOS errados em relação a Deus (venha o Dia do Senhor para que festejemos; somos privilegiados, somos os escolhidos; Deus está conosco, por isso estamos prosperando, não há ameaças de guerra – esqueceram que privilégio envolve responsabilidade; que riqueza pode não ser sinônimo de bênção, e sim de corrupção e pecado);
- A ESTRUTURA SOCIAL injusta e perversa (mulheres vaidosas que gastavam o dinheiro dos seus esposos, exigindo que estes explorassem os pobres para conseguir mais; ricos dormindo em casas luxuosas, de marfim; ricos com residências de inverno e verão, fazendo festas com liras e promovendo bebedeiras até altas horas da noite, enchendo suas casas de coisas inúteis, gastando com roupas desnecessárias; dinheiro esse que não era deles, mas dos pobres que eles extorquiam);
- O CORAÇÃO (não estavam nem aí para os profetas e nazireus; festejavam e nem se afligiam com a ruína dos pobres);
- Vemos então uma estrutura social desaprumada, uma moral desaprumada, uma práxis religiosa desaprumada, ao ponto do profeta convocar as nações vizinhas para testemunhar as maldades que se faziam no meio de Israel, que eram maiores do que nessas cidades que eram declaradamente pagãs (3.9-10);
- E porque tudo isso está desaprumado? Porque o povo fazia o contrário do que estava na Lei, o prumo de Deus, que, em resumo, manda amar o Senhor teu Deus de todo o coração, e amar o teu próximo como a si mesmo;
- Mas eu percebo que não são só eles que estão em débito com o Decálogo. Essa palavra vale para nós hoje. Também ainda hoje tem muitas coisas fora do prumo. E ao ver as coisas fora do prumo, Deus não consegue ficar calado!

- Lideranças desaprumadas – O STF deu muita alegria ao povo com a decisão, mas na outra semana o corporativismo e hipocrisia falaram alto na sessão que deliberou pela manutenção do mandato de Renan Calheiros (antes, durante e depois);

- Ética desaprumada –

. Toda forma de amor é válida (LULA);
. Ministério da Saúde e ABORTO;
. CASAMENTO com duração máxima de 07 anos na Alemanha. A solução não é o amor;

- Manifestações artísticas desaprumadas –

. Quadro com Jesus fazendo sexo com Madalena;
. Músicas imorais, de péssimo gosto, que celebram adultério (funk), sexo sem compromisso (Kid Abelha) e suicídio (Mason);
. Novelas que incitam os pecados (sete pecados);
. Desenhos que incitam o pecado (Rei Leão; Mickey);
- Lares desaprumados –

. Relação marido/mulher: responsabilidade (casado querendo ser solteiro; mulher pensando que casou com o pai); empréstimos; gastos com futilidades; dialogar só na frente do juiz;
. Relação pais/filhos (pais que incitam filhos ao pecado - Cartório; adolescentes que tem filhos já esperando o dinheiro do bolsa-família, ou então insuflados pela mãe, para ter uma boa pensão; jovens que passam 18 horas em frente a um computador, e quando a mãe chega para desligar ele parte para agressão; ou então como outro que diz que vai porque pelo menos assim não perturba o pai e a mãe);
. Relação entre irmãos (ciúmes; chantagem; autocomiseração);

- Estrutura social desaprumada –

. FGV apontou redução de 6% na faixa da pobreza (ou dos miseráveis), entre 2005 e 2007. Mas ainda assim temos 36 milhões de pessoas que sobrevivem com menos de 125 reais por mês;
. Empresários enriquecem ilicitamente, vendendo produtos falsificados, escravizando os seus empregados, vivendo para construir impérios financeiros (COLETIVOS DE NATAL);
. Socialights têm uma vida cheia de futilidades, gastando milhares e milhares de reais com o seu cachorrinho, ou fazendo plásticas (quando precisam de plástica no caráter);
. A violência campeia a nossa nação. Nossa média anual de homicídio está entre as maiores do mundo. Na Itália, só para que tenhamos uma idéia, para cada 100 mil pessoas, 1 é assassinada. No Chile esta estatística vai para 1,7, nos Estados Unidos, 5,6. Já no Brasil encontramo-nos na surreal marca de 27 brasileiros mortos mediante homicídio para cada 100 mil pessoas;
. A vida humana é banalizada e desprezada ao ponto de se pegar uma criança, se arrastar por quilômetros, e ao ser avisado dizer que “é o nosso Judas”; ao ponto de alguns mauricinhos, filhinhos de papai, descerem de um carro e espancarem uma trabalhadora honesta por pensarem que ela era uma prostituta - como se isso justificasse -, e depois vai dizer que são crianças;
- Conceitos desaprumados – Conceitos errados acerca de Deus e do Seu Filho.

. Para uns, Deus não existe (LOBÃO);
. Para outros (CDV), Jesus não ressuscitou, ou não é o Filho de Deus (A PROVA ESTÁ AQUI);

- Igrejas desaprumadas – Instituição, líderes e pessoas.

. Em alguns casos, no tocante a doutrina. Teísmo Aberto; Bênção de Toronto; Prosperidade (sua fé tem que funcionar);
. Em outros, o problema de relacionamentos. Não há compromisso (crentes rebeldes, que não entendem que depois da liturgia do culto começa a liturgia da vida), não há perdão (é fogo puro);

- E quando esse povo desaprumado tem chance de se aprumar, cadê que vem para a Escola Dominical? Cadê que freqüenta os trabalhos da Igreja? Cadê que se dispõe?
- Tudo que foi falado está claro: da mesma forma como faz o pedreiro (constrói a parede e para verificar se está certa, alinhada, ele utiliza do prumo – o prumo vai mostrar onde houver tortuosidade), quando Deus coloca o Seu prumo em nossa vida, ou na vida de nossa igreja, Ele também vai revelar esta ou aquela falha, que precisa ser tirada.
- Disso tudo, eu tiro três lições:

1) Quem tem o direito de passar o prumo é Deus. Não sou eu, nem muito menos a sociedade. Temos esse costume. Medimo-nos pelo nosso próprio prumo ou pelo prumo dos outros;

2) O prumo continua o mesmo. A palavra de Deus não mudou. A mesma medida usada na construção é utilizada para fiscalizar a obra séculos depois. Deus voltou, séculos depois da construção original de Israel, para ver se o edifício ainda estava reto segundo a planta original. Deus não procurava alterações e “melhoramentos” humanos. Ele queria um povo fiel às instruções originais;

3) Se Deus passar o prumo na minha vida, o que ele vai encontrar? Nos meus pensamentos, nas minhas conversas, nas minhas ações, no meu caráter, nas mensagens do meu celular? Estarão de acordo com o padrão de Deus;
III. O PRUMO DE DEUS – INSTRUMENTO PARA DEMOLIÇÃO

- Mas espere aí: prumo para destruir? Como é que pode?
- É simples: se um pedreiro verificar que o muro ficou torto, o que ele faz? Derruba, ante o fato que o prumo está atestando;
- Voltando para o texto, veremos que Deus diz que colocará um prumo no meio de Israel e que “jamais passará por seu povo” outra vez. O que significa essa expressão?
- Na primeira das visões desse capítulo, Amós viu gafanhotos prontos a destruir a colheita (7.1-3). Ele intercedeu e Deus recolheu a mão para não destruir. Na segunda visão, ele viu um fogo que devoraria tudo a sua frente (7.4-6), provavelmente referindo-se a uma grande seca. Amós intercedeu novamente, e Deus mais uma vez não executou o juízo;
- Mas agora ele vê Deus com um prumo na mão, dizendo que não vai mais passar por Israel. Isto é: não vai poupá-los do juízo como das outras vezes;
- Em outros vocábulos: dessa vez, não passa. O juízo é certo. Deus esclarece que vai começar com os lugares talvez mais inesperados. O lugar dos religiosos (altos de Isaque e santuários de Israel) e depois o lugar dos poderosos (casa de Jeroboão), evidenciando que nem religião nem poder isentam o homem do juízo de Deus;
- Em lugar de festas, luto; em lugar de cânticos, uivos e lamentações; em lugar de roupas caras e coroas sobre a cabeça, pano de saco e cinza; em lugar de vida, um chão repleto de cadáveres;
- E para completar, sabe o lugar onde isso ia acontecer, onde eles estariam e seriam pegos de surpresa, os políticos, os sacerdotes, os empresários, as mulheres de alta posição? Dentro do templo. Veja Am 9.1-2;
- Agora, por que esse tratamento de choque? Se você olhar Dt 29.10-29 você vai entender o porquê desse tratamento de choque;
- Você entende agora, querido? O povo foi avisado séculos antes por Moisés, e mesmo assim seguiu o caminho não indicado. Israel procedeu como aquele que vê uma garrafa com uma caveira e... 50 anos depois Samaria veio ao ao chão pelas mãos do Império Assírio!
- E eu quero transportar isso para os dias de hoje: hoje, se rejeitarmos a palavra de Deus, a conseqüência é muito mais grave. Hb 10.28-31 “Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: ‘A mim pertence a vingança; eu retribuirei’. E outra vez: ‘O Senhor julgará o seu povo’. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”;
- O INFERNO É MUITO PIOR QUE QUALQUER DESGRAÇA!
- Será que você entende agora a gravidade de só vir aqui domingo após domingo, e não tomar uma decisão? De terminar o culto, apertar a mão do pregador, dizer que amou a mensagem, adorou os cânticos, e não tomar uma decisão?
- Será que você entende a gravidade de ficar aqui encenando, fazendo teatrinho, passando uma hora, fingindo que é crente, só para dar satisfação a sua mãe ou a seu pai? Saiba que ser presbiteriano não é suficiente;
- Será que você não entende que o prumo de Deus pode passar na sua vida a qualquer hora autorizando a demolição e a destruição de todas as coisas erradas em que você tem colocado a sua confiança?
- Três são as lições:

1) Não abuse da paciência de Deus, pois um dia ela acaba. Tem gente que peca um pouquinho hoje, outro amanhã, não se arrepende, morre no pecado, e os outros acham que acender uma vela depois de morto vai resolver;

2) O juízo de Deus é certo (não vou poupar), iminente (cesta de frutos de verão) e inescapável (não adianta tentar se esconder na religião, no poder, no dinheiro, como fez o povo de Israel - Am 9.1-4);

3) Não jogue fora as oportunidades. (Amazias teve o privilégio de ouvir Amós em primeira mão e desdenhou, mas depois Am 7.17 – Voltaire e David Hume). A questão é simples: arrependa-se...
CONCLUSÃO

- Como reconstruir a nação de Israel? Como reedificar o muro que foi derrubado?
- A solução está no pedreiro! Am 9.11-15 diz... Amós fala de um tempo em que os israelitas seriam trazidos de volta, reunidos, reparados, reedificados e plantados na sua terra;
- Quem reergueria Israel dessa forma? Tiago responde em Atos 14.13-18 – A graça levanta e aceita o pecador; Jesus é cheio de graça e de verdade; Jesus aceita todo pecador por quem ele deu a vida, seja ele judeu ou gentio. Não é pelas obras da lei, mas pela graça!
- E é justamente o que Amós falou que Jesus proporciona:

. O Fim do muro de separação (9.12) - Igreja;
. O Fim do cativeiro da corrupção (9.13) - Éden restaurado;
. O Fim das expectativas frustradas (9.14) - Realização;
. O Fim da insegurança (9.15) - Glorificação;

- Ilustração (Forca)
- Eu quero dizer uma coisa: olhe para dentro de você, querido. O que você vê? Uma pessoa desaprumada? Ou talvez um muro desmoronado? Não importa. O Filho do Pedreiro está aqui!

Nenhum comentário: