sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O LOBO E A OVELHA

Existia um lobo que todas as manhãs olhava de cima da colina e avistava um grupo de ovelhas. Ele era um lobo que sonhava em ser uma ovelha.

Pensava: “A minha vida de lobo é horrível. Quando estamos com fome, nos matamos para saciar nossa fome. Lutamos entre nós para saber quem é o líder do grupo. Quem dera fosse uma ovelha. As ovelhas vivem em grupo, se aquecem, andam juntas”.

Um certo dia, uma ovelha morreu. O lobo então vestiu aquela pele de ovelha de uma forma tão perfeita que ninguém reparava que ele era na realidade um lobo.

Foi o dia mais alegre de sua vida. Naquele primeiro dia ele viveu feliz como se fosse verdadeiramente uma ovelha.

Mas chegou a hora das ovelhas se alimentarem. Já imaginou um lobo comendo capim? O capim descia em sua garganta como uma lamina que corta a carne. Foi horrível.

Na hora de dormir foi pior ainda. As ovelhas tem três estômagos. Durante a noite as ovelhas remoem, ou seja, a comida vai de um estomago ao outro, indo e voltando pela boca. Aquele barulho do ruminar não o deixou dormir,pois aquele barulho o incomodava.

O lobo que queria ser ovelha agüentou viver assim por uma semana.

Um dia ele não agüentou mais e fugiu do meio das ovelhas. Depois de muito correr dali, tirou a roupa de ovelha e gritou como um lobo, uivou como um lobo. Correu atrás de um coelho que passava e depois de rasgá-lo ao meio comeu com o sangue a escorrer pela boca. Essa era sua real natureza de lobo.

Depois de saciar sua vontade de lobo, veio a pior das ressacas, a ressaca moral. Aquela que não se cura com um remédio, aquela em que temos vontade de colocar nossa cabeça em um buraco para fugir de tudo e de todos. Aquela em que temos vergonha de nos mesmos.

Depois da ressaca moral, o lobo vestiu sua roupa de ovelha e de cabeça baixa voltou vagarosamente para o meio das ovelhas.

Naquela noite o lobo adormeceu no meio de seu choro. Ele chorava e falava com Deus: “oh Deus, eu queria tanto ser diferente, mas eu não consigo. Queria ser uma ovelha, mas a minha natureza é de lobo. Eu não consigo, meu Deus, por favor, me ajude”, e então adormeceu. Foi o dia mais triste de sua vida.

Na manha seguinte o Lobo acordou e foi com as ovelhas comer capim. Naquela manhã o capim parecia estar diferente, estava com um gosto bom e não cortou sua garganta.

Na hora de dormir, o ruminar das ovelhas não o incomodou e o Lobo dormiu a melhor noite de sua vida.

Ao acordar e sem entender o que tinha acontecido, o lobo vestido de ovelha correu para o lago e longe das outras ovelhas tentou tirar aquela pele que estava sobre seus pelos. Mas ele não conseguiu. Não conseguiu achar as amarras, não conseguiu achar os nós.

Sem entender nada e chorando muito, o lobo olhou para o céu e perguntou a Deus o que tinha acontecido. Deus então respondeu: ”eu ouvi a tua lágrima, a tua vontade de ser uma ovelha, mas a tua natureza era de lobo, mesmo se vestindo como uma ovelha, você jamais conseguiria viver como ovelha, então Eu fiz o maior dos milagres, mudei a sua natureza de lobo para ovelha”.

Às vezes somos como aquele lobo. Tentamos viver como ovelhas, mas a nossa natureza nos traí. Conseguimos viver de uma forma diferente de nossa natureza por algum tempo, mas chega o momento em que a natureza de lobo fala mais alto.

Então nos despimos da pele de ovelha e gritamos como lobo, agimos como lobo, corremos como lobo, e no fim de tudo isso, nos sentimos culpados por tentar ser de um jeito e nossa natureza nos levar a ser diferentes.

Esse é o grande desafio que precisamos enfrentar. Pedir a Deus que nos mude, de dentro para fora. Que mude a nossa natureza, de lobo a ovelha.

Esse é o grande milagre. Milagre são coisas que não se explicam. Mude, Senhor a minha (nossa) natureza, de lobo para ovelha.

Nesses ultimos 10 anos tenho convivido no Projeto Restaurando Vidas com pessoas que usavam drogas, roubavam, traficavam e destruiam suas vidas ou de suas famílias.

Vi tambem Deus fazer muitos milagres. Tenho visto Deus trasnformar o que não prestava em pessoas decentes. Esse é o maior milagre, o de transformar pessoas e nao o de trasformar situações. As coisas só mudam quando nós mudamos.

O passo inicial para ser transformado de um lobo para uma ovelha é reconhecer que somos ruins, talvez até péssimos ou horríveis. Reconhecimento de erros traz arrependimento, arrependimento traz perdão.

Não falo de perdão de pessoas, pois muitas torcem para o pior possível. É a lei da semeadura. Falo de algo diferente e que muita gente nunca vai entender. Falo de voltar a ter comunhão com Deus.

"O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará;mas o que CONFESSA E DEIXA alcança misericórdia" ( Provérbios 28:13)

Nenhum comentário: