sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

QUATRO CONDIÇÕES PARA A OVELHA DEITAR-SE

Salmo 23:2 “Deitar-me faz em verdes pastos...”
Introdução: O deitar de uma ovelha, significa um estado de plena satisfação, tranquilidade e segurança. Se alguns importantes requisitos não forem atendidos, a ovelha inquieta não deita-se para descansar e para remoer os verdes pastos.Baseado em informações verazes a respeito, pensemos nestes importantes requisitos, que nos levam para profundas lições espirituais como ovelhas do Bom Pastor.
I - A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ LIVRE DE TEMORES a) Se a ovelha sente-se insegura e com medo, jamais repousa; sua inquietação não permitirá que se renda ao descanso. b) Se frente ao perigo, entra imediatamente em panico. Toda ovelha possui uma natureza muito frágil e sensivel que se assusta com muita facilidade. Um pequeno coelho saltando pode provocar um estouro no rebanho. O interessante, que ocorre uma reação em cadeia: c) Uma ovelha assustada apavora as demais, que saem em disparada sem saberem o que provocou o susto. d) Quantas ovelhas do Senhor vítimas do medo e do panico, decorrente de conflitos existenciais, traumas, frustrações, decepções, e também presas dos ataques malignos violentos. Vidas que se sentem inseguras e com profundo sentimento de desproteção. e) Mas a presença do Pastor Jesus traz segurança e paz ‘as ovelhas temerosas e aflitas – Jo 10:11-16
II - A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ LIVRE DE INSETOS a) Comumente as ovelhas são atacadas em sua lã pelo carrapato. Também é digno de nota mencionar a “mosca nasal” (minúscula, mas terrível) pois é capaz de penetrar pelas vias respiratórias da ovelha, causando-lhe irritação, infecções, febre, e muitas vezes, a morte. b) Quantos insetos espirituais tem deixado muitas ovelhas do Senhor enfermas. c) um Grande numero de estudiosos do Salmo 23, através dos séculos, dividem este renomado Salmo em duas partes: A primeira parte: O Pastor - Jeová e sua ovelha – cada um de nós (onde vemos cuidado, pastoreio e proteção, do verso 1 ao verso 4) – E a Segunda parte: O Hospedeiro Deus, que nos serve um grande banquete em meio a uma guerra, e ainda unge a nossa cabeça com precioso óleo, fazendo nosso cálice transbordar; e nos acompanha com sua bondade e misericórdia por toda a vida e nos faz habitar em sua Casa. d) Creio que as duas partes de Salmo, na verdade, fazem cenário do mesmo contexto. Desde os tempos antigos, os pastores de ovelhas, ao notarem que algum inseto pertubava seu rebanho – imediatamente, derramavam um ungüento preparado (uma espécie de repelente medicamentoso), que não somente tinha ação repelente ao inseto, mas de boa ação medicinal para a restauração da ovelha infectada. e) Como ovelhas do Bom Pastor, deixemos que a Unção do Espírito Santo esteja em nossa cabeça – Ec 9:8, Sl 23:5 "...unges a minha cabeça com óleo..." f) Esta Unção em nossa vida significa proteção e Saúde.
III - A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ LIVRE DE QUALQUER OPRESSÃO POR PARTE DE OUTRA OVELHA a) Em todo rebanho existem aquelas ovelhas mais fortes e ardilosas, que prevalecem sobre as mais fracas. b) Então, as mais fracas – ao sentirem tal tipo de opressão dentro do rebanho, não se deitam enquanto tal opressão persiste. C) Na pequena lista de tipos de ovelha em Ezequiel 34:16, vemos entre as boas – duas más e perversas, chamadas por Deus de: forte e a gorda. Que são exatamente aqueles crentes prepotentes e maus, que tantos males causam aos mais fracos. Vez por outra ouvimos de injustiças que ocorrem dentro da congregação, dentro de nossas convenções e ministérios. Quando a ovelha perversa, oprime a sincera – que é esmagada sem dó, nem piedade. O texto de Ezequiel, nos diz das benditas promessas de restauração e cuidado para as ovelhas fragilizadas; mas a ovelha forte e gorda – serão destruidas pelo Senhor.
IV - A OVELHA DEITA-SE QUANDO ESTÁ ALIMENTADA a) Exatamente, porque a ovelha deita-se para remoer o alimento já ingerido b) Enquanto estiver com fome, jamais se deitará. c) Penso no elevado número de crentes, que até hoje não desfrutaram da plena satisfação em Cristo, porque não estão sendo alimentados pela Plavra de Deus. Povoam os templos, mas, estão sem alimentação bíblica para seu coração – Mt 4:4 d) Cada ovelha alimentada pela Palavra de Deus, certamente diz como disse o profeta Jeremias: “Achando-se as tuas palavras logo as comi, e a tua Palavra foi para mim, gozo e alegria do meu coração.” (Jr 15:16)
Conclusão: Jesus cuida bem de suas ovelhas

Os Seis ausentes

Texto: Ag. 2:3 II –Cr. 7:1-3
I – Pequeno comentário sobre o templo (I-Rs. 10:18)
II – O Decreto de Ciro 536-538 a.c. (Is. 45) (Ed.1:1-4)
III - Zorobabal sig. Governador, 5 livros cobrem este período Ne, ET,Ag,Zc.
- O povo volta em três levas:
1) Sob a liderança de Zorobabel para reconstruir o templo;
2) Sob a liderança de Esdras para ensinar a Lei;
3) Sob a liderança de Neemias para reconstruir os muros. Obs.A obra parou 16 anos, Dario confirmou o decreto e Deus levanta Agel e Zacarias para ajudar a zorobabel.
IV – Mais este templo era diferente do templo de Salomão devido a falta de materiais, O talmude fala de cinco coisas ausentes no templo de zorobabel.
1º Profetas (Período Inter bíblico)
- Deus Procura Profetas (Sl.74:9)
-Onde estão os profetas? Cavernas, vales, montes etc.
2º O Urim e o tumim ( Luzis e perfeições) Direção de Deus (Ex.28:29, I- Sm.23:1-4)
3º O fogo sagrado
- Extintores do Inferno
4º A arca da aliança (Jr.3:16)
- Alegria, descanso, vitoria, etc.
5º Shekinah
- Cultos SM gloria, fogo unção
6º Altar de pedra e não de bronze
De qualquer jeito ta bom.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os Três Grupos de Povos

I - Os Três Grupos de Povos

O estudo escatológico exige que primeiramente consideremos a divisão da humanidade em três grupos de povos, conforme registra a bíblia em I Co 10:32.


1. Os Judeus

Descrição: São os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, Is 51:2, Jo 8:39. Chamados também de:


1.1 Hebreus – II Co 11:22

1.2 Israelitas – Ex 9:7

1.3 Filhos de Israel – Is 24:12

1.4 Israel – Rm 11:26


Os Judeus descendentes de Abraão (Gn 12:13), foram altamente privilegiados como nenhuma outra nação havia sido, Deus escolheu a nação Israelita para o estabelecimento de seu plano salvívvico beneficiando toda a humanidade. Porém Israel rejeitou o Messias – Jo 1: 11.

Alguns períodos em que abrange a história dos judeus:

Período Patriarcal – De Abraão a José.
Período da Opressão – Por 430 anos no Egito.
Período da Peregrinação – Com Moisés no deserto por 40 anos
Período da Conquista – Com Josué
Período dos Juízes – Livro de juízes; por 300 anos
Período do Reino Unido – Com Saul, Davi e Salomão.
Período do Reino Dividido – Da morte de Salomão ao cativeiro
Período da Maldição – No cativeiro por 70 anos
Período de Dispersão – Tempo inter-bíblico, até a vinda de Cristo.
Período de Purificação – Na grande Tribulação
Período de Restauração – No Milênio com Cristo

2. Os Gentios

Descrição: São todos aqueles que não são judeus, chamados também de:

2.1 Gregos – Rm 2:9, 3:9
2.2 Nações – Sl 9:20
2.3 Estrangeiros – Is 14:1, 60:10

3. Igreja de Deus

Descrição: É composta de Judeus e Gentios convertidos a Cristo; Jo 1:11-12, Ef 5:25, At 2:47, 15:14.





ESCATOLOGIA - A MORTE E O ESTADO INTERMEDIÁRIO

A Bíblia mostra a existência tanto dos justos como a dos ímpios, no estado intermediário – Lc 16:19-31.


1. Os três tipos de Morte

1.1. Morte Física – É a separação do corpo, da alma e espírito. Na morte física o homem perde o contato com este mundo, e ele sela o destino do homem – Hb 9:27.

1.2. Morte Espiritual – É a separação de Deus, da alma e do espírito – Gn 2:7, 3:6-7; Ef 2:1; I Tm 5:6.

1.3. Morte Eterna – É a separação do corpo, alma e espírito, eternamente de Deus –

Ap 20:11-15.


2. Os estados Intermediários

2.1. Os Justos – Antes da ressurreição de Cristo, no A.T. eles iam para o “seio de Abraão”. Lc 16:19-31. Depois da ressurreição de Cristo, houve uma mudança – Ef 4:8-9. Hoje todos os mortos em Cristo vão para o paraíso, chamado de terceiro céu – II Co 12:1-4. O final será novo céu e nova terra. Ap 21:1.

2.2. Os ímpios – Os ímpios vão para o inferno, um lugar medonho de dores – Lc 16: 19-31. Hades no grego, Sheol no hebraico. O inferno é para baixo – Pv 15:24. Os ímpios estão vivos e conscientes – Lc 16:23, separado de Deus – lc 16:23. Seu final será no lago de fogo. – Ap 20: 11-15.







ESCATOLOGIA - O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Arrebatamento ou rapto, do latim "raptare" e do grego "arpazo"; significa "transportar de um lugar para outro." I Ts 4; 16-17.

1. O Arrebatamento Profetizado:
A vinda de Jesus foi profetizada no A.T. 1527 vezes e no N.T. 318 vezes.
Como a bíblia prediz a vinda de Cristo:
1.1 Todo o A.T. - "prediz"
2.1 Os Evangelhos - "ensinam"
3.1 As Epístolas - "explicam"
4.1 O Apocalipse - "descreve"
A vinda de Jesus Cristo se dará em duas fases distintas:
Primeira Fase - Virá para a igreja. I Ts 4: 16-17. Será uma surpresa pois Jesus virá secretamente. Mt 24:39-41, I Ts 5:2.
Segunda Fase - Virá para Israel. Zc 14:1-7. Virá publicamente, todo olho verá, Ap 1:7, virá para livrar Israel, Ap 19.

2. Tipos de arrebatamento da Igreja
No A.T. encontramos alguns tipos do arrebatamento, como:
2.1 Enoque - Gn 5:24
2.2 Noé salvo do dilúvio - Gn 7:1
2.3 Ló salvo da destruição de Sodoma e Gomorra - Gn 19: 17
2.4 Elias arrebatado ao céu - II Rs 2: 11

3. Sinais do arrebatamento da Igreja:
A bíblia nos mostra alguns sinais, que precedem a volta de Jesus Cristo:
3.1 Guerras e rumores de guerras, nação contra nação, reino contra reino - Mt 24:6
3.2 Falso Cristo - Mt 24:5
3.3 Fome, peste, e terremotos - Mt 24:7
3.4 Aumento da iniqüidade - Mt 24:12
3.5 Aumento da ciência - Dn 12:4
3.6 Apostasia - Mt 24:11, II Tm 4:3
3.7 Derramamento do Espírito - Jl 2:28
3.8 Restauração de Israel - Mt 24:32-33

4. Quando será o arrebatamento da Igreja ?
4.1 Ninguém sabe - Mt 24:36
4.2 Será dentro de pouco tempo - Hb 10:37
4.3 Será rápido - Mt 24:27
4.4 Jesus virá como um ladrão - II Pe 3:10
4.5 Como ocorreu na parábola das dez virgens - Mt 25: 1-13

5. Os participantes do arrebatamento da Igreja:
5.1 Os que se arrependem - Jo 1:11-12
5.2 Os que nasceram de novo - Jo 3:1-7
5.3 Os fiéis - Ap 2:10
5.4 Os que renunciaram - Tg 5:8, Mc 5:34,38
5.5 Os pacientes - Tg 5:8
5.6 Os morto s e os vivos em Cristo - I Ts 4:16-17

6. A ressurreição dos mortos:
6.1 É chamada de primeira ressurreição - Ap 20:6
6.2 Todos os mortos em Cristo - I Ts 4:16
6.3 Os mártires ressucitarão antes do milênio - Ap 20:4

7. A alegria do arrebatamento:
7.1 A alegria do noivo que desce - I Ts 4:14
7.2 A alegria da noiva que sobe - I Ts 4:17-18
7.3 A alegria das lutas que findam - Rm 8:18
7.4 A alegria do galardão no tribunal de Cristo - Ap 22:12
7.5 A alegria das bodas do Cordeiro - Ap 19:7-9

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Moriá é Conseqüência

Introdução: Moriá não veio a Abraão por um mero acaso. Além de Deus provar sua fé, a ida à Moriá foi conseqüência de alguns erros cometidos pelo “amigo de Deus”. O Vs. um fala disso: “E sucedeu depois dessas coisas...”, quais “coisas”? Os erros cometidos.

1) Depois do nascimento de Isaque, o relacionamento de Abraão com Deus esfriou. Ele passa 25 anos sem levantar um altar. Tornou-se “festeiro”. Deu um banquete quando Isaque foi desmamado aos 3 anos, mas não levantou um altar, resultado: Contenda e disputa entre Isaque e Ismael. Estamos fazendo muita festa, mas levantando pouco altar.

2) Firmou aliança, num relacionamento errado com o filisteu Abimeleque, dando a ele ovelhas, bois e cordeiros dos sacrifícios como parte de acordo. Estamos fazendo acordo espúrios com o inimigo, dando ao mundo nossos talentos e dons.

3) Plantou um bosque para invocar a Deus, esquecendo-se da prática de fazer altar. Árvores crescem progressivamente, ao relento, sem precisar de muitos cuidados. Altar tem que ser feito pelo ofertante com dedicação e esmero. Deus quer um relacionamento construído por nós e não levado pelo acaso.

4) A ida a Moriá é necessária por pelo menos três motivos:

a) Quando não somos mais os mesmos e precisamos voltar ao primeiro amor.

b) Quando perdemos o viver profético. No caminho para Moriá, ele recupera esse modo de vida: - Com Isaque: “Deus proverá”, - Com os moços: - “...havendo adorado, tornaremos para vós...”.

c) Quando nos empolgamos com a benção e nos esquecemos do abençoador

Ficai em Jerusalém

Texto:(Luc.24:49)


Introdução: O próprio Jesus fez questão de deixar claro que a princípio, toda a devoção e vida religiosa dos discípulos, deveria emanar de Jerusalém. A cidade seria o palco principal da vida religiosa do povo de Deus. O diabo sempre lutou contra isso.

1) Não deixar o povo ir a Jerusalém (I Rs.12:27).

Veja o exemplo de Jeroboão, rei de Israel (I Rs.12:26a33)

a) Ofereceu ao povo um culto alternativo, por causa da distância de Jerusalém (28)
Nunca ouvi de ninguém que morreu de tanto ir a igreja.

b) Ofereceu ao povo sacerdotes e levitas domiciliares, sem nenhum compromisso com a chamada (31).

c) Fez uma festa imitação da “Festa dos Tabernáculos”, para prender o povo em Betel e Dã (32).


2) Não deixar o povo permanecer em Jerusalém (Luc.10).

Veja o exemplo da parábola do Bom Samaritano:

a) Um homem descia de Jerusalém para Jericó. Estava cansado do cotidiano espiritual. Resolveu aventurar-se em Jericó (cidade amaldiçoada). Foi surpreendido por salteadores sem misericórdia.

b) Um sacerdote também descia. Cansado de ministrar perante o Senhor, foi para Jericó aventurar-se.

c) Um levita também descia. Cansado de louvar e adorar. Queria experimentar cantar em Jericó. (Tenho talentos. Vou mostrá-lo onde valorizam).

d) Subia um samaritano. Estava fora do contexto mas ia adorar. Queria sentir Deus. Era desprezado, desvalorizado, mas queria adorar.

3) Não deixar o povo voltar a Jerusalém (Luc.24:13).

Veja o exemplo dos dois discípulos no caminho de Emaús.

a) Resolveram deixar Jerusalém no dia do milagre. Saíram por estarem frustrados e julgarem que nada mais aconteceria.

b) Saíram por que esperava a coisa acontecer de um jeito e aconteceu de outro. Deus faz do jeito Dele.

c) Saíram por não acreditar no testemunho que as mulheres deram, nem os discípulos.

d) Conseguiram voltar só depois que Jesus provou a eles que o milagre era real.

Conclusão:Independente das circunstãncias, não saia de Jerusalém.

Quando Jesus Mexe com o Passado

Texto: Jo.11:21,24,37a40

Marta e Maria mandam avisar Jesus da enfermidade de Lázaro seu irmão. Jesus chega quatro dias depois a Betânia e encontra ele morto. Elas cobram de Jesus uma ação não acontecida antes (passado)


1) “Se tu estivesses aqui...”, mostra o passado.

a) Elas culpavam Jesus pelo fracasso. Estavam decepcionadas.

b) Às vezes achamos que Jesus nos decepcionou no passado. Falhou conosco quando mais precisamos Dele.

c) As duas irmãs estavam presas a um passado frustrante, e não conseguiam ver nada de bom no presente.

d) Quando Jesus as chama para o presente, dizendo que Lázaro iria ressuscitar, elas apontam para o futuro: “... na ressurreição do último dia...”.

2) Em um momento de crise, ou nos prendemos ao passado ou descremos do futuro. O presente sempre é difícil para nós.

3) Jesus chora. Pergunta onde está o túmulo e manda tirar a pedra.

4) Jesus iria mexer com o passado. Marta lhe apresenta objeções. Lembrar o passado é sofrer duas vezes: Às vezes o passado cheira mal.

5) Mexendo com o passado:

a) Quando o homem mexe: cobrança (vs.37)

b) Quando o diabo mexe: Acusação

c) Quando Jesus mexe: Milagre: “... Lázaro sai para fora...” (vs.43).

Virando a mesa

Jz.1:7

Introdução: Virar a mesa é uma expressão popular que significa sair de um estado de humilhação e fracasso, assumindo um posicionamento vitorioso. A Bíblia nos mostra exemplos abençoadores de situações assim, em que pessoas saíram de um estado vegetativo, assumindo uma postura triunfante em meio ao fracasso. Veja essa história, pequena e escondida no livro de Juízes, parecendo até sem sentido, mas nada na Bíblia é sem sentido.

1) Adoni-Bezeque, maioral dos cananeus, rei de Bezeque, capturou e prendeu setenta reis. Após despojá-los, os submeteu a terríveis humilhações:

a) Cortando seus polegares: Tirando todo o equilíbrio, destreza e firmeza. Não conseguiam mais fazer o que faziam na guerra e nas artes. Como um rei vive sem ter dedos polegares das mãos e dos pés? Foram inutilizados. Adoni-Bezeque fez isso para apoderar-se deles. Como segurar uma arma em uma guerra sem o dedo polegar? Como caminhar de forma equilibrada sem os polegares dos pés?

Aplicação: Talvez este seja seu estado hoje. Ao olhar para trás, vê tantas promessas, tantos sonhos de um futuro promissor esvaindo-se pelo ralo. Nasceu para ser rei, mas alguma coisa aconteceu no percurso da vida, que te castrou os dedos, e hoje, vive sem nenhuma perspectiva, humilhado pelo Adoni-Bezeque do inferno (Diabo).

b) Fazendo-os comer migalhas: Migalhas não são sobras. Sobras já são humilhantes, mas pelo menos ainda estão em cima da mesa. Migalhas são descartáveis. São Farelos ou grãos que caem das mesas ao chão, ou para serem varridas ou comidas por animais domésticos (Mat.15:27). Ser humano normalmente não come. Imagine um rei acostumado com as lautas refeições palacianas agora comendo miseráveis migalhas? E o pior, sem equilíbrio manual para apanhar as migalhas. Era bem possível que apanhavam com a boca, como os cães. Isso era inconcebível e humilhante para reis.

Aplicação: Nem sobras lhe restam. Somente migalhas. Favores alheios que nem sempre vem. É a esperança naquela cesta básica da Assistência Social. Naquele irmão benevolente, etc.

c) Sujeitando-os a humilhação debaixo de uma mesa: É inconcebível para um rei deixar o palácio e morar numa choupana, agora imagine parar debaixo de uma mesa de um tirano, escravizado e sem direito nem a reclamar ou reagir, pois se reclamar lhe tiram até as migalhas. Aqueles reis foram rebaixados de sua realeza, sem herança, sem coroa, sem futuro.

Aplicação: Amado em Cristo, ouça o que vou lhe dizer: debaixo da mesa é o fundo do poço para quem quer que seja. De lá é quase que impossível sair com esforço pessoal. Parece que esse é o fim? Ainda não.
Virando a Mesa

2) Primeiro o Senhor vai vingar Adoni-Bezeque, pagar com a mesma moeda os males que ele fez. Deus é o primeiro a aplicar a linda lei da semeadura, um grande princípio espiritual que Ele mesmo criou: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. As tribos de Judá e Simeão fizeram mais do que isso: Mataram o maléfico Adoni-Bezeque.

Aplicação: A justiça divina é implacável. Ninguém pode cometer barbáries a torto e direito, imaginando que nunca será abatido. Deus ainda continua no trono, e vingará o sangue de seus mártires e justos que clamam: “E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?” (Luc.18:7)

3) Como é o final de quem está debaixo da mesa: A Bíblia não diz o que aconteceu aqueles reis. Mas podemos supor que as tribos de Judá e Simeão os tenha libertado daquele jugo, pois, se o algoz que os escravizou foi morto, é bem possível que tenham sido libertados e devolvidos às suas condições reais, ainda que desprovidos dos polegares das mãos e dos pés. Mas agora tinham servos para alimentá-los, cuidar deles.

4) Lembremo-nos aqui de uma história semelhante do garoto Mefibosete. Leia II Sam. 9 e compare as histórias.


Conclusão: Você será convocado por Deus para reassumir a sua realeza espiritual. O Senhor Jesus veio a este mundo para julgar e vingar Adoni-Bezeque. Você vai virar a mesa, e vai comer nela, na presença dos seus inimigos (Sal.23:5). Amém.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A ESTRELA DE DAVI PRECISA BRILHAR

"Estando Saul vivo, a estrela de Davi não brilha"
Na tragetória de um obreiro a sua corrida pode ser árdua, até que venha conquistar o lugar de destaque, alguns problemas estarão pela frente para que ele seja preparado mesmo. O trono existe, mas, para alcança-lo tem que lutar.

Vamos falar de Davi o maior guerreiro de Israel, o maior colecionador de vitórias que até chegar a ser o titular do trono de Israel teve que enfrentar pela frente uma grande oposição, SAUL. Saul já era um homem rejeitado, e sendo assim, ele tinha Davi em sua visão de sucessor, e não é fácil um lider de um reinado ter que engolir essa tragetória, em que o seu sucessor mora no seu reino, vive no reino, tem amigos no reino, e todos já o tem como futuro rei. Estarei mostrando como Davi chegou ao trono:

A) A unção é vista e não reconhecida. (I Sam cap. 16 / vers. 6.13)
B) O talento será escondido. (I Sam cap. 16 / vers. 14.23)
C) Desvio de tragetória. (I Sam cap. 18 / vers. 12.13)
D) Inicitará cíumes indevidos e mortais de Saul. (I Sam cap. 18 / vers. 17.19)
Artimanhas de Saul, para Aniquilar Davi.

1º Saul planeja tirar Davi vivo ou morto de de ntro do reino, para bisso monta algumas artimanhas colocando-o como chefe de mil para que nas batalhas seja assinado por mãos de terceiros; já que eu não consigo que alguém faça por mim... (I Sam cap. 18 / vers. 13)

2º Saul oferece como premio de casamento à Davi, sua filha mais velha Merabe, cap. 18 v.17.19. No dia do casamento, com tudo preparado, cortejos reais, a moça foi dada a outro rapaz por nome de Adriel, Saul tentava com isso inicitar a ira de Davi, mas o mesmo calado ficou e assim a ira de Saul que pensava: "Como um ato desde não deixou ele murmurrar?"

3º Saul aproveita o amor da outra filha, Mical, que amava Davi. (I Sam cap. 18 / v. 20.30). Saul usa de artimanha cobrando um dote dizendo:
"exijo que ele me traga cem prepúcios de filisteu, para tomar vingança dos inimigos do rei". Neste caso Davi estaria exposto porque estaria tocando na masculinidade do adversário, davi aceita a proposta, foi e trouxe com ele e Davi andava prudente diante de Saul.

Davi é forçado a fugir do reinado. (I Sam cap. 19 / v. 10) (I Sam cap. 19 / v. 12, 22, 24). Davi fugiu para escapar de Saul, a sua esposa Mical o escondeu no quarto, o fez sair pela janela, e quando chegaram os soldados de Saul havia sobre a cama uma estátua coberta.

Davi mente para sobreviver. (I Sam cap. 21 / v. 1, 3, 5.15). Por esta mentira o sarcedote morreu pela ordem de Saul. (I Sam cap. 22 / v. 6.18). Oitenta e cinco sarcedotes morreram. Davi estava faminto, precisava de pão e de água neste dia. O sarcedote Aimeleque lehs deu a espada de Golias e os pães sagrados, por que assim dizia: "Saul ordenou que você tomasse a espada de Golias".

Davi se faz de louco (I Sam cap. 21 / v.10), para não morrer diante de Aquis, rei de Gate.

Davi é forçado pelas circunstâncias a morar em cavernas, (I Sam cap. 22 / v. 1.5). Um fator interessante, que ele conduziu pai, irmãos para carverna, ajuntando-se a ele todo homem em aperto, endividado, es´´iritos desgostoso, e se fez, portanto chefe de todos.

Davi mora nos desertos. (I Sam cap. 23 / v. 14) (I Sam cap. 25 / v. 10).

Deserto deZife, e deserto de Parã, obrigatório a conhecer a solidão, o frio, a fome, falta de auxílio, escárnios e todos desprezos quem um ser humano pode receber.

O momento mais importante é quando as promessas de Deus fazem parte de nossas vidas, mas não devemos esquecer que haverá grandes barreiras, oposições, obstáculos que aos nossos olhos parecerão intransponíveis. Chegamos à até pensar que tanto sofrer nos levará a morte, neste caso cada um de nós um dia insatisfeito com alguma advergência pensamos igual á Davi, mudar de mininstério. (I Sam cap. 27 / v. 1, 2, 5 e 7)

A vingança de Davi, mudando de ministério indo para o lado dos inimigos. Davi intenta destruir Israel, mas foi frustrante porque Deus tinha promessa em que ele seria Rei de Israel e no dia da batalha usou a boca dos príncipes dos filisteus para avisar o rei que seria uma cilada, que jamais Davi vendo seus irmãos tombar sobre a Terra, lutaria contra eles. A verdade é que os filisteus, não conheciam quem era Davi. (I Sam cap. 29 / v. 1.11)


Saul morre. (I Sam cap. 31 / v. 1,3 e 4)

Davi se torna rei de Judá, (II Sam cap. 2 / v. 1.6). Houve uma oposição, capitão Abner, servo de Saul, coloca seu filho Isbosete como rei de Israel, mas não foi longe Davi o derrotou. (II Sam cap. 2 / v. 8, 10, 12, 14.32)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O LOBO E A OVELHA

Existia um lobo que todas as manhãs olhava de cima da colina e avistava um grupo de ovelhas. Ele era um lobo que sonhava em ser uma ovelha.

Pensava: “A minha vida de lobo é horrível. Quando estamos com fome, nos matamos para saciar nossa fome. Lutamos entre nós para saber quem é o líder do grupo. Quem dera fosse uma ovelha. As ovelhas vivem em grupo, se aquecem, andam juntas”.

Um certo dia, uma ovelha morreu. O lobo então vestiu aquela pele de ovelha de uma forma tão perfeita que ninguém reparava que ele era na realidade um lobo.

Foi o dia mais alegre de sua vida. Naquele primeiro dia ele viveu feliz como se fosse verdadeiramente uma ovelha.

Mas chegou a hora das ovelhas se alimentarem. Já imaginou um lobo comendo capim? O capim descia em sua garganta como uma lamina que corta a carne. Foi horrível.

Na hora de dormir foi pior ainda. As ovelhas tem três estômagos. Durante a noite as ovelhas remoem, ou seja, a comida vai de um estomago ao outro, indo e voltando pela boca. Aquele barulho do ruminar não o deixou dormir,pois aquele barulho o incomodava.

O lobo que queria ser ovelha agüentou viver assim por uma semana.

Um dia ele não agüentou mais e fugiu do meio das ovelhas. Depois de muito correr dali, tirou a roupa de ovelha e gritou como um lobo, uivou como um lobo. Correu atrás de um coelho que passava e depois de rasgá-lo ao meio comeu com o sangue a escorrer pela boca. Essa era sua real natureza de lobo.

Depois de saciar sua vontade de lobo, veio a pior das ressacas, a ressaca moral. Aquela que não se cura com um remédio, aquela em que temos vontade de colocar nossa cabeça em um buraco para fugir de tudo e de todos. Aquela em que temos vergonha de nos mesmos.

Depois da ressaca moral, o lobo vestiu sua roupa de ovelha e de cabeça baixa voltou vagarosamente para o meio das ovelhas.

Naquela noite o lobo adormeceu no meio de seu choro. Ele chorava e falava com Deus: “oh Deus, eu queria tanto ser diferente, mas eu não consigo. Queria ser uma ovelha, mas a minha natureza é de lobo. Eu não consigo, meu Deus, por favor, me ajude”, e então adormeceu. Foi o dia mais triste de sua vida.

Na manha seguinte o Lobo acordou e foi com as ovelhas comer capim. Naquela manhã o capim parecia estar diferente, estava com um gosto bom e não cortou sua garganta.

Na hora de dormir, o ruminar das ovelhas não o incomodou e o Lobo dormiu a melhor noite de sua vida.

Ao acordar e sem entender o que tinha acontecido, o lobo vestido de ovelha correu para o lago e longe das outras ovelhas tentou tirar aquela pele que estava sobre seus pelos. Mas ele não conseguiu. Não conseguiu achar as amarras, não conseguiu achar os nós.

Sem entender nada e chorando muito, o lobo olhou para o céu e perguntou a Deus o que tinha acontecido. Deus então respondeu: ”eu ouvi a tua lágrima, a tua vontade de ser uma ovelha, mas a tua natureza era de lobo, mesmo se vestindo como uma ovelha, você jamais conseguiria viver como ovelha, então Eu fiz o maior dos milagres, mudei a sua natureza de lobo para ovelha”.

Às vezes somos como aquele lobo. Tentamos viver como ovelhas, mas a nossa natureza nos traí. Conseguimos viver de uma forma diferente de nossa natureza por algum tempo, mas chega o momento em que a natureza de lobo fala mais alto.

Então nos despimos da pele de ovelha e gritamos como lobo, agimos como lobo, corremos como lobo, e no fim de tudo isso, nos sentimos culpados por tentar ser de um jeito e nossa natureza nos levar a ser diferentes.

Esse é o grande desafio que precisamos enfrentar. Pedir a Deus que nos mude, de dentro para fora. Que mude a nossa natureza, de lobo a ovelha.

Esse é o grande milagre. Milagre são coisas que não se explicam. Mude, Senhor a minha (nossa) natureza, de lobo para ovelha.

Nesses ultimos 10 anos tenho convivido no Projeto Restaurando Vidas com pessoas que usavam drogas, roubavam, traficavam e destruiam suas vidas ou de suas famílias.

Vi tambem Deus fazer muitos milagres. Tenho visto Deus trasnformar o que não prestava em pessoas decentes. Esse é o maior milagre, o de transformar pessoas e nao o de trasformar situações. As coisas só mudam quando nós mudamos.

O passo inicial para ser transformado de um lobo para uma ovelha é reconhecer que somos ruins, talvez até péssimos ou horríveis. Reconhecimento de erros traz arrependimento, arrependimento traz perdão.

Não falo de perdão de pessoas, pois muitas torcem para o pior possível. É a lei da semeadura. Falo de algo diferente e que muita gente nunca vai entender. Falo de voltar a ter comunhão com Deus.

"O que encobre as suas transgressões, jamais prosperará;mas o que CONFESSA E DEIXA alcança misericórdia" ( Provérbios 28:13)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O MITO DE LILITH, A PRIMEIRA ESPOSA DE ADÃO

Gente boa de Deus, o texto abaixo é uma lenda, aqui ela está explicada conforme o visão de um site que não sei se é cristão, "julgai todas as coisas, retende o que é bom". Cláudio

O primeiro capitulo da Bíblia, conta a história de Adão e Eva ...mas segundo o Zohar (comentário rabínico dos textos sagrados), Eva não é a primeira mulher de Adão. Quando Deus criou o Adão, ele fê-lo macho e fêmea, depois cortou-o ao meio, chamou a esta nova metade Lilith e deu-a em casamento a Adão. Mas Lilith recusou, não queria ser oferecida a ele, tornar-se desigual, inferior, e fugiu para ir ter com o Diabo. Deus tomou uma costela de Adão e criou Eva, mulher submissa, dócil, inferior perante o homem.

De acordo com Hermínio, "Lilith foi feita por Deus, de barro, à noite, criada tão bonita e interessante que logo arranjou problemas com Adão"
O astrólogo assinala que ali começou a eterna divergência entre o masculino e o feminino, pois Lilith não se conformou com a submissão ao homem.

Ela é descrita como a primeira mulher de Adão. Ela brigou com Adão, reivindicando igualdade em relação a seu marido, deixando-o "fervendo de cólera". Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos do homem, mas quando constatou que não poderia obter status igual, se rebelou e, decidida a não submeter-se a Adão e, a odiá-lo como igual, resolveu abandoná-lo. Todas as vezes em que eles faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão, suportando o peso de seu corpo.


E indagava: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Mas Adão se recusava a inverter as posições, consciente de que existia uma "ordem" que não podia ser transgredida. Lilith deve submeter-se a ele pois esta é a condição do equilíbrio preestabelecido. Vendo que o companheiro não atendia seus apelos, que não lhe daria a condição de igualdade, Lilith se revolta, pronuncia nervosamente o nome de Deus, faz acusações a Adão e vai embora; é o momento em que o Sol se despede e a noite começa a descer o seu manto de escuridão soturna, tal como na ocasião em que Jeová-Deus fez vir ao mundo os demônios.

Adão sente a dor do abandono; entorpecido por um sono profundo, amedrontado pelas trevas da noite, ele sente o fim de todas as coisas boas. Desperto, Adão procura por Lilith e não a encontra: Procurei-a em meu leito, à noite, aquela que é o amor de minha alma; procurei e não a encontrei". Lilith partiu rumo ao mar vermelho (Diz-se que quando Adão insistiu em ficar por cima durante as relações, Lilith usou seus conhecimentos mágicos para voar até o Mar Vermelho). Lá onde habitam os demônios e espíritos malignos, segundo a tradição hebraica. É um lugar maldito, o que prova que Lilith se afirmou como um demônio, e é o seu caráter demoníaco que leva a mulher a contrariar o homem e o questionar em seu poder. Desde então, Lilith tornou-se a noiva de Samael, o senhor das forças do mal do Outro Lado .


Como conseqüência, deu à luz toda uma descendência demoníaca, conhecida como "Liliotes ou Linilins", na prodigiosa proporção de cem por dia. Alguns escritos contam que Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith e, para compensar a tristeza de Adão, Deus resolveu criar Eva, moldada exatamente como as exigências da sociedade patriarcal. A mulher feita a partir de um fragmento de Adão. É o modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão. A mulher submissa e voltada ao lar. Assim, enquanto Lilith é força destrutiva (dizem que o Talmude diz que ela foi criada com imundície e lodo), Eva é construtiva e Mãe de toda Humanidade (ela foi criada da carne e do sangue de Adão).

Jeová-Deus tenta salvar a situação, primeiro ordenando-lhe que retorne e, depois, enviou ao seu encalço uma guarnição de três anjos, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, para tentar convencê-la; porém, uma vez mais e com grande fúria, ela se recusou a voltar.

Lilith está irredutível e transtormada. Ela desafiou o homem, profanou o nome do Pai e foi ter com as criaturas das trevas. Como poderia voltar ao seu esposo? Os anjos ainda ameaçaram: "Se desobedeces e não voltas, será a morte para ti." Lilith , entretanto, em sua sapiência demoníaca, sabe que seu destino foi estabelecido pelo próprio Jeová-Deus. Ela está identificada com o lado demoníaco e não é mais a mulher de Adão. Acasalando-se com os diabos, Lilith traz ao mundo cem demônios por dia, os Lilim.

Jeová-Deus, por seu lado, inicia uma incontrolável matança dessas criaturas, que, por vingança, são enfurecidas pela sua genitora. Está declarada a guerra ao Pai. Os homens, as crianças, os inválidos e os recém-casados, são as principais vítimas da vingança de Lilith. Ela cumpre a sua maligna sorte e não descansará assim tão cedo.
Uma outra versão diz que foram os anjos que mataram os filhos que tivera com Adão. Tão rude golpe transformou-a, e ela tentou matar os filhos de Adão com sua segunda esposa, Eva.

Lilith Alegou ter poderes vampíricos sobre bebês, mas como os anjos a queriam impedir, fizeram-na prometer que, onde quer que visse seus nomes, ela não faria nenhum mal aos humanos. Então, como não podia vencê-los, ela fez um trato com eles: concordou em ficar afastada de quaisquer bebês protegidos por um amuleto que tivesse o nome dos três anjos. Não obstante, esse ódio contra Adão e contra sua nova (e segunda) mulher, Eva, resultou, para Lilith, no desabafo da sua fúria sobre os filhos deles e de todas as gerações subseqüentes.

A partir daí, Lilith assume plenamente sua natureza de demônio feminino, voltando-se contra todos os homens, de acordo com o folclore assírio, babilônico e hebraico. E são inúmeras as descrições que falam do pavor de suas investidas.

Conta-se, por exemplo, que Lilith surpreendia os homens durante o sono e os envolvia com toda sua fúria sexual, aprisionando-os em sua lasciva demoníaca, causando-lhes orgasmos demolidores. Ela montava-lhes sobre o peito e, sufocando-os (pois se vingava por ter sido obrigada a ficar "por baixo" na relação com Adão), conduzia a penetração abrasante. Aqueles que resistiam e não morriam ficavam exangues e acabavam adoecendo. Por isso Lilith também está identificada com o tradicional vampiro. Seu destino era seduzir os homens, estrangular crianças e espalhar a morte.

Durante os primeiros séculos da era cristã, o mito de Lilith ficou bem estabelecido na comunidade judaica. Lilith aparece no Zohar, o livro do Esplendor, uma obra cabalística do século 13 que constitui o mais influente texto hassídico e no Talmude, o livro dos hebreus. No Zohar, Lilith era descrita como succubus, com missões noturnas citadas como um sinal visível de sua presença. Os espíritos malignos que empesteavam a humanidade eram, acreditava-se, o produto de tais uniões. No Zohar Hadasch (seção Utro, pág. 20), está escrito que Samael - o tentador - junto com sua mulher Lilith, tramou a sedução do primeiro casal humano. Não foi grande o trabalho que Lilith teve para corromper a virtude de Adão, por ela maculada com seu beijo; o belo arcanjo Samael fez o mesmo para desonrar Eva: E essa foi à causa da mortalidade humana.


O Talmude menciona que "Quando a serpente envolveu-se com Eva, atirou-lhe a mácula cuja infecção foi transmitida a todos os seus descendentes... (Shabbath, fol. 146, recto)". Em outras partes, o demônio masculino leva o nome de Leviatã, e o feminino chama-se Heva. Essa Heva, ou Eva, teria representado o papel da esposa de Adão no éden durante muito tempo, antes que o Senhor retirasse do flanco de Adão, a verdadeira Eva (primitivamente chamada de Aixha, depois de Hecah ou Chavah).

Das relações entre Adão e a Heva-serpente, teriam nascido legiões de larvas, de súcubos e de espíritos semiconscientes (elementares). Os rabinos fazem de Leviatã uma espécie de ser andrógino infernal, cuja a encarnação macho (Samael) é a "serpente insinuante" e a encarnação fêmea (Lilith), é a "cobra tortuosa" .


Segundo o Sepher Emmeck-Ameleh, esses dois seres serão aniquilados no fim dos tempos: "Nos tempos que virão o Altíssimo (bendito seja!) decapitará o ímpio Samael, pois está escrito: 'Nesse tempo Jeová com sua espada terrível visitará Leviatã, a serpente insinuante que é Samael e Leviatã, a cobra tortuosa que é Lilith' (fol. 130, col. 1, cap.XI). Também segundo os rabinos, Lilith não é a única esposa de Samael; dão o nome de três outras: Aggarath, Nahemah e Mochlath. Mas das quatro demônias, só Lilith dividirá com o esposo a terrível punição, por tê-lo ajudado a seduzir Adão e Eva. Aggarath e Mochlath tem apenas um papel apagado, ao contrário do que acontece com as outras duas irmãs, Nahemah e Lilith.

Fonte: Demonologia

TITO, O CONSOLADOR

Texto: II Coríntios 7:5,6

A obra de Deus para ser realizada sempre é composta de homens e mulheres valorosos. Homens que fazem a diferença, que são destacáveis por várias qualidades, sobretudo, por ter um coração de servo. Está ao lado do outro, para levar a carga. São aqueles que não medem esforços, sacrificam-se, renunciam a tudo para que o reino de DEUS seja engrandecido e Deus glorificado.

Para o apóstolo Paulo, Tito, era um homem muito especial, uma figura estratégica, um irmão com quem poderia contar para debelar algum atrito, um problema a ser resolvido. Uma liderança incontestável, que apaziguava os ânimos e colocava em ordem as igrejas que estavam em dificuldades. “A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador. Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusessem em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi.” Tito 1:4,5

A somatória das virtudes de Tito vai desde um caráter ilibado, até a moral cristã reconhecida e respeitada por todas as igrejas que pastoreou. E olhe que não foram poucas: Corinto, Creta, Nicópolis, Dalmácia, e outras não mencionadas. Da macedônia à ilha de Creta, distâncias grandes de uma cidade para outra. “Quanto a Tito, é meu companheiro e cooperador convosco; quanto a nossos irmãos, são mensageiros das igrejas e glória de Cristo. Manifestai, pois, perante as igrejas, a prova do vosso amor e da nossa exultação a vosso respeito na presença destes homens.” II Coríntios 8:23,24

Um homem de destaque, o que importava era servir, e não só servir, mas servir bem. O amor que ele devotava à obra era sem dúvida para glorificar ao Deus a que tanto amava. “Mas graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por amor de vós; porque atendeu ao nosso apelo e, mostrando-se mais cuidadoso, partiu voluntariamente para vós outros.” II Coríntios 8:16,17

A ética pastoral de Tito é destacada pelo apóstolo Paulo que via em seu comportamento a imitação de suas próprias virtudes. “Roguei a Tito e enviei com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso, não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos nas mesmas pisadas?” II Coríntios 12:18

Dentre as muitas qualidades de Tito, uma se destacava: ele era um bom amigo e um consolador, alguém que sempre estava pronto para ajudar, levantar os ânimos, alegrar a alma. “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” PV 17:17

O apóstolo Paulo expressa o valor que Tito tinha, e o que ele representava para sua vida e ministério. “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, não tive, contudo, tranqüilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedônia.” II Coríntios 2:12,13

Foi no tempo de grande necessidade que Paulo passava, que Tito, seu amigo e companheiro se torna um consolador para fortalecer a alma desse amado apóstolo. “Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.” II Coríntios 7:5,6

AS LUTAS DE UM HOMEM DE DEUS.

“…lutas por fora…”

Paulo externa seus sentimentos mais profundos, falando das perseguições infringidas por inimigos de seu trabalho missionário, falava a respeito dos incrédulos tentando impedi-lo na pregação das boas novas. Também judeus que o seguiam procurando destruí-lo em seu ministério, os judaizantes e outros elementos contraditórios na própria igreja de Corinto.

“Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.” II Coríntios 11:24-27

“…temores por dentro.”

“ Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?” II Coríntios 11:28,29

Estão aqui às perturbações na alma, as setas do diabo que atormentava o servo de Deus promovendo angústias, tristezas, ansiedades, solidão e abandono, desfalecimentos, preocupações, ameaças e muitas pressões.

De todas as lutas na alma que passamos, a pior delas é o temor que nos atormenta, produzindo em nós, sentimentos de fracasso, de insegurança, de dúvidas. “ Meu Deus, será que pequei contra ti? Será que pequei contra meu irmão? Será que estou fazendo as coisas certas?” Um temor me impede de prosseguir, de tomar decisões. Temor de fracassar, temor de achar que Deus pode não está comigo. Oh, medo cruel que abala meu coração tentando destruir a minha fé.

O salmista declara a sua firme fé em Deus, quando assaltado por essa seta do inferno: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” Salmo 27:1

Para o apóstolo João o medo só se estabelece quando não temos convicção do amor de Deus sobre nós. “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” I João 4:18

São de Paulo essas palavras valiosas. “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo.” II Cor 4:8-10

O VALOR DE UM CONSOLADOR.

“Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.”

Tito representa os pessoas que Deus usa para consolar os abatidos e aflitos de alma. É uma palavra, uma visita, ou simplesmente um abraço, um olhar, um sorriso, uma lágrima derramada juntamente com os que estão sofrendo, pode ser uma carta, um e-mail. Algo que signifique: espera em Deus, estou com você, você não está sozinho, conte comigo. “Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.” Jó 6:14

DEUS O NOSSO CONSOLADOR.

“Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito.”

Deus é o principal consolador que vê nossas debilidades e vai em nosso socorro, usando instrumentos, ações que muitas vezes não percebemos, pois o Amado trabalha em secreto. Sua ação é real, mas quase imperceptível aos olhos humanos.

“Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer.” Oséias 11:3,4

Deus sempre envia consoladores para nos consolar nos momentos mais difíceis. È um amigo, um companheiro, um conhecido, ou alguém que você nunca viu, que nos ampara nos momentos mais difíceis. Que tem uma palavra, uma comida e bebida dos céus.

Os consoladores são mensageiros de Deus que nos dizem: não acabou você precisa caminhar mais, levanta teus olhos, vá em frente, ser forte, ser forte, homem mui amado. Deus está contigo, Deus está contigo!!!

Homens de Deus receberam anjos consoladores para lhes fortalecerem em tempos de angústias e perseguições.

Daniel recebeu um anjo consolador quando angustiado, esperava uma resposta de Deus que estava demorando. Dn 10:16-19 Elias recebeu de Deus um anjo quando desejava morrer no deserto, e depois Deus deu outro consolador um discípulo (Eliseu) que não se apartava dele nem quando ele mandava. I Reis 19:4-7,19

Josué recebeu um anjo guerreiro para o livrar de seus inimigos. Js 5:13-15 Gideão, quando perseguido pelos medianitas, foi fortalecido com a força para lutar as guerras do Senhor. Juízes 6:11,12

Jesus quando angustiado recebeu a visita de um anjo consolador, no monte das Oliveiras. Lucas 22:43

Ana, mãe de Samuel, recebeu uma palavra profética de um sacerdote, uma consolação que veio através de palavras de ânimo e fé: “Deus está contigo, Ele vai dar o que você está querendo, vai para casa e espera nele. Receba a bênção!” I Samuel 1:9-18

JESUS O NOSSO CONSOLADOR.

“O ‘Parákletos’ no grego significa alguém chamado para ficar ao lado e ajudar; portanto um consolador.

Paráclito também é traduzido para ‘advogado’ em I João 2:1. Cristo é o paráclito diante do pai quando o cristão peca. É ele que intercede dia e noite por nós para nos livrar de todos os males e nos manter firmes até o dia da glória. ” Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25 (Scofied)

O ESPÍRITO SANTO NOSSO CONSOLADOR.

Foi Jesus que prometeu aos seus discípulos outro consolador, outro paráclito, que estaria sempre ao nosso lado para nos ajudar e nos fortalecer em todas as horas difíceis que passaríamos. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” João 14:16,17

“…Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:26

O Espírito Santo é o Paráclito que habita no cristão a fim de ajudar em sua ignorância e incapacidade, e ajudando-o a orar intercessoriamente pela obra e pelas ovelhas. ( Rm 8:26,27)

Que nesses tempos, sejam levantados muitos homens e mulheres com as mesmas virtudes de Tito, que sirvam com amor a obra de Deus. Que estejam ao lado do abatido e do aflito, para consolar, animar e fortalecer. Para profetizar esperança e fé, dizer ao necessitado: ainda há esperança, ser forte, ser forte! Continue, eu estou do teu lado, conte comigo, você não está sozinho nessa batalha!

Homens que tragam paz, alegria e força onde passam, e sirvam de grandes exemplos de fidelidade e amor a obra de Deus.

Você foi chamado para fazer a diferença!!!

AS VIRTUDES DE ACSA

Texto: Josué 15:16-19

Acsa, filha de Calebe, foi uma daquelas mulheres que experimentou o sofrimento de perto. Nasceu e cresceu no deserto, porquanto Israel caminhava do Egito até Canaã, a terra prometida. Era um tempo difícil, de lutas e provações, escassez, instabilidade, não tendo lugar certo para repousar ou morar. Aprendeu através das batalhas a ser uma mulher forte e valente.

O exemplo de seu pai Calebe, como um homem fervoroso, lutador, trabalhador, conquistador e temente a Deus, foi de forte influência na formação de seu caráter ousado e destemido.

Uma mulher bonita, ao ponto de seu pai oferecê-la como recompensa àquele que conquistasse uma cidade que era habitada por vários gigantes guerreiros, que teriam que ser derrotados. “Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher.”

Com isso Calebe, ganharia uma cidade e entregaria sua filha a um homem valente e conquistador. Otniel foi o vencedor e a tomou como esposa.

Nenhum pai gostaria de entregar sua filha a qualquer um, muito menos há um preguiçoso, medroso ou fracassado.

Outro principio que aprendemos, é que Otniel, fazendo a escolha da batalha para conquistar sua esposa, demonstra que vale a pena lutar por algo precioso e que certamente seria bênção para toda sua vida.

Quando as coisas valiosas são de graça, temos que desconfiar; as boas cousas dessa vida são conseguidas com sacrifícios e lutas. Isso em todo o sentido da palavra, tanto no campo secular, como espiritual. Por isso que o adágio popular é certo: “A esmola quando é muito grande, até o santo desconfia”.

Acsa, por sua vez, sabia que seu pai queria o melhor para ela e confia na experiência acumulada daquele que verdadeiramente a amava.

Sempre é bom os filhos saberem que seus pais querem o melhor para eles, e que não descansarão enquanto não os verem bem casados, com pessoas que verdadeiramente mostrem horizontes, e lhes possam prover do necessário, no caso das mulheres e como bons provedores e pessoas de caráter ilibado, no caso dos homens

Otniel significa Leão Divino. Acsa casou com um vencedor, um lutador e salvador de um povo.

Tomar decisões erradas em momentos cruciais é arrumar tribulação para vida toda. Veja bem quem é aquele ou aquela que você está escolhendo para casar, para ser o pai ou a mãe de seus filhos. Fujam do tribuloso, do preguiçoso, do violento, do acomodado e em contrapartida, da preguiçosa, da encrenqueira, da murmuradora, da rebelde, ou de quem não queira nada com Deus.

Por algumas atitudes das pessoas podemos analisar a natureza de seu caráter, sua formação e como estão encarando certos desafios que a vida oferece.

Quando recebe de seu pai um pedaço de terra para morar e produzir, Acsa mostra a natureza de seu caráter e como era valorosa e visionária. Ela não ficara satisfeita, ela não se acomodara. Ela sabia que seu pai tinha e poderia dar mais para ela.
As 10 Virtudes de Acsa:

1. Negação ao fatalismo. É aquela idéia de que eu tenho isso, porque mereço, é a verbalização da derrota, “é a sina, é o carma, é o destino, Deus quis assim, né, amém?”

2. Negação ao conformismo. Ela não fica esperando caí do céu, deitada numa rede, ou cheia do espírito do me dá, me dá.

3. Negação da murmuração. Reclamando de tudo e culpando a todos pelas suas mazelas e derrotas.

4. Negação da inércia e da preguiça. Não estava satisfeita com o mínimo, pois tinha capacidade para o máximo.

5. Mostrou-se ser uma boa esposa, submissa ao seu marido. ” Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela;” Vs 18

6. Uma mulher resoluta e decidida. Depois de falar com seu marido ela mesma toma a iniciativa de ir ao seu pai e pedi fontes de água. “…E ela apeou do jumento..” Vs 18 Uma mulher ativa.

7. Uma mulher persistente. Fez uma longa caminhada para atingir seu objetivo e chegar ao seu pai.

8. Uma mulher fervorosa. Ela conhecia o pai que tinha e sabia que ele era próspero e tinha mais para lhe dar.

Minha irmã, meu irmão, seu pai é riquíssimo e tem o melhor para te dar, vá até ele através da oração e do clamor.

9. Uma mulher visionária. “…Então, Calebe lhe perguntou: Que desejas?” Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água.” Vs 19” Acsa, pediu de seu pai fontes de água.

Enquanto muitos se conformam com terras secas, com aridez, com deserto, ela rejeita o deserto que seria sua sina. Ela quer mais, crê no mais, crê na amplitude, ela aspira por bênçãos maiores.

10. Uma mulher trabalhadora. Acsa, não queria fontes de águas, para viver na bonança e dependurada em uma rede, mas para trabalhar, pois sabia que a água era o principal meio para se obter a produção de uma rápida colheita.

Acsa, como recompensa, recebe de seu pai muito mais que pediu, pois Ele reconhece que sua filha tinha propósitos nobres em seu pedido, e sabia que aquela terra seria bem cuidada por ela. “Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.” Vs 19

Acsa recebe de seu pai fontes de águas superiores e fontes inferiores, isso mostra como toda a sua terra dos altos (montanha) e dos baixos (vales) seriam abençoadas, toda a amplitude de seu terreno, seriam regados por águas.

Meu irmão, minha irmã, Deus tem águas puras e cristalinas para abençoar tudo que te pertence, todo o teu território. Está selado do norte e sul, leste e oeste, tudo está debaixo das promessas do Altíssimo.

Fontes superiores (lugares altos/montanhas): Tempo bom, tempo de bonança. Nesse período você será mais ainda abençoado; irá prosperá muito mais.

Fontes inferiores (lugares baixos/vales): Tempo difícil, de tribulação, lutas e doenças. A promessa é que haverá sempre água para te satisfazer, saciar e te fazer suportar o dia mal. “ Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.” Salmo 46:1-4

Jesus é fonte de água da vida que te sacia em todos os momentos. “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” João 7:37,38

Acsa era uma mulher valorosa, intrépida e ousada como tantas mulheres nesse mundo. Que o exemplo desta mulher inspire a muitos cristãos a seguirem suas virtudes para que tanto sua casa como terra e nação sejam tomadas de bênção das águas puras e cristalinas.