segunda-feira, 28 de março de 2011

Legalismo e Liberdade Cristã

Hoje venho postar sobre algo que muito me entristece e afasta muita gente das igrejas evangélicas, na verdade eu mesma tinha um certo preconceito em relação as igrejas evangélicas antes de conhecê-la verdadeiramente e sobretudo conhecer a Palavra de Deus, achava que teria que me vestir como uma velha, usar coque no cabelo o tempo todo, enfim... Tudo isso por conta de absurdos impostos ao povo de Deus por líderes autoritários que querem que os crentes vivam debaixo da lei, sendo que eles mesmos são incapazes de fazer tal coisa, isso por que duvido que alguém o consiga, pois se é pra viver na lei então faça-o na íntegra, aí então quero ver este homem ou mulher que conseguirá tal proeza. Minha cunhada certa vez foi visitar a igreja que a irmã dela congrega, a qual não citarei o nome, e a primeira coisa que ela ouviu foi uma crente que se dirigiu a ela não para lhe dar as boas vindas mas sim para criticar a sua saia, pelo amor de Deus meus irmãos! Que povo de Deus é esse? A verdade é muitas almas não são salvas poque tem muito crente que ao invés de praticar os ensinamentos de Jesus fica preocupado com a vida alheia e cheios de legalismos absurdos, tem se esquecido de viver o Evangelho para viver tão somente a igreja, esquecendo-se de que está escrito que “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”(MT 7:21). Sem dizer que agindo de tal forma estão desfazendo do sacrifício de Jesus, o qual veio ao mundo para que vivessemos debaixo da graça e não mais da lei. Vamos estudar a palavra de Deus para não se deixar levar por tamanha heresia, quem conhece a Palavra dificilmente é enganado e manipulado por estes "líderes", pois conhece as leis de Deus, conhece os ensinamentos de Jesus. Se Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve." ( Mateus 11.28) Onde está o problema em interpretar isto? O Senhor veio para nos tirar o fardo e não para nos dar mais peso para carregar!
Ou será que a página do novo testamento em Mateus 12 que fala que Jesus é o Senhor do sábado fora arrancada de suas Bíblias? Nesta passagem os fariseus repreende jesus por seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comer, então Jesus lhes diz: Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do Homem até do sábado é Senhor (Mt 12.6-8). Está mais que claro, jesus pede misericódia e não sacrifício, então vamos guardar os mandamentos do Senhos em nossos corações para não virar as costas para o sacrifício de Jesus que com a sua vida pagou o preço pela nossa reconciliação com Deus, lava nosso pecados com seu sangue, morreu para que pudéssemos viver debaixo da graça. Mas este tempo vai acabar e há de chegar a grande tribulação, então povo de Deus preparem-se e dediquem-se para ser a noiva que Jesus merece.
O que é Graça: O próprio Deus se dando, e se sacarificando em nosso favor, se despojando de qualquer sentimento de justiça que acusasse o homem.
O que é Legalismo : Que diz respeito à lei, fazer obedecer por lei, regra ou seja imposição. Para falar da graça de Deus precisaria muito tempo e espaço, porque esse tema é ilimitado, chocante, divino, salvador e desconhecido por grande parte dos crentes.
Entenda isso, você não precisa provar nada para você mesmo, nem para os outros e nem para Deus. Deixe a graça de Deus te libertar da armadilha do desempenho. A graça de Deus faz-nos dignos e valiosos por aquilo que somos, e não por aquilo que realizamos com sucesso.
No evangelho de João cap. 8 e vers.36 está escrito: ¨Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres¨. Há muita gente proclamando este versículo com algemas.

A Graça abrange, o Legalismo limita.
A Graça Perdoa, o Legalismo Pune
A Graça é Incondicional, o Legalismo é condicional
A Graça traz liberdade, o Legalismo escraviza
A Graça traz o amor pelo céu, o Legalismo traz o medo do inferno
A Graça traz o amor pela vida, o Legalismo traz o medo da morte
A Graça dá, o Legalismo cobra
A Graça é Fé, misericórdia e justiça, o Legalismo é o dizimo do endro, da hortelã e cominho.
A Graça capacita os escolhidos, o Legalismo escolhe os capacitados
A Graça serve, o Legalismo quer ser servido.

PALAVRA INTRODUTÓRIA
O assunto tratado nesta lição é um tanto polêmico pelo fato de que muitos ainda confudem usos e costumes com doutrinas .
O estudo , porém , será baseado nos ensinos bíblicos tão claramente expostos pelo apóstolo Paulo .
O Espírito Santo há de nos esclarecer .

1. O APÓSTOLO DEFENSOR DA LIBERDADE CRISTÃ
A carta escrita aos gálatas pelo apóstolo Paulo é o livro que traz os esclarecimentos mais claros com respeito ao assunto em estudo.

1.1 - A ESCOLHA ACERTADA
Após 14 anos da ausência , quando esteve viajando por muitos lugares , pregando o evangelho aos gentios , Paulo retorna à Jerusalém acompanhado por Barnabé e por Tito .
Barnabé era um judeu cristão , homem cheio de fé e do Espírito Santo , muito conceituado , tanto por Paulo como pelos crentes da igreja de Jerusalém .
Tito era gentio convertido que Paulo levou consigo como testemunha real da obra que o Senhor estava realizando entre os gentios .

1.2 - DEFENDENDO O SEU MINISTÉRIO
Quando alguém quer desmerecer uma pessoa , coloca em dúvida a sua autoridade , para que as suas palavras não sejam ouvidas como verdadeiras .
Era isso que estavam querendo fazer com respeito a Paulo.

1.3 - A VERDADE DO EVANGELHO EM PAUTA
A grande questão era , em síntese , entre a " Liberdade cristã " e o " Legalismo " .
Havia uma grande discórdia , até mesmo entre os discípulos acerca da liberdade cristã e o jugo judaizante. Para os cristãos judaizantes eles criam que Jesus era o Salvador e o Messias , mas eles também defendiam a idéia de que tanto judeus como gentios estevam ainda obrigados a se submeter à lei judaica .Eles não abriam mão do cumprimento da lei com relação aos gentios .

2. LIBERDADE OU JUGO
Depois de 14 anos , Paulo volta a Jerusalém , onde estavam as colunas da Igreja , Paulo , Tiago e os demais apóstolos ( At 2.8,9) e com eles se reúne para tratar daquele assunto de tanta seriedade .
Os judeus queriam de toda forma que os gentios participassem da circuncisão , como demonstração de obediência à lei . Aqueles judeus não abriam mão do cumprimento da lei .

2.1 - SUBMISSÃO À LEI JUDAICA
Paulo , então , vem com toda a sua disposição e coragem defender a verdade do evangelho.
Dessa forma , Paulo estava isentando os gentios das pretensões dos legalistas .
Paulo queria que os judeus entendessem está em uma pessoa : JEUS CRISTO , e não em códigos e leis , rituais ou costumes desse ou daquele grupo religioso .

2.2 - O QUE SE ENTENDE POR LEGALISMO
Essa expressão fala de abuso dos propósitos da lei . Significa a crença de que a lei ( ou diversas provisões da mesma ) deve ser observada para obter a salvação . Secundariamente , o termo significa que a vida cristã deve ser governada pela oberservação da lei .

2.2.1 - O LEGALISMO NOS DIAS ATUAIS
Alguns líderes estão se equivocando e transformando certos costumes em doutrinas , como se a sã doutrina da Bíblia não fosse suficiente para um viver cristão digno.
É claro que os bons costumes são necessários como : agradecer um favor , cumprimentar as pessoas , ter asseio pessoal etc. Essas ações e atitides são os frutos produzidos pelos cristãos e devem ser incentivados .
Mas aqui o caso é outro . Estão colocando paridade entre certos costumes e a doutrina bíblica .
Será que existe alguma diferença do legalismo do passado para o de hoje ?
O espírito do farisaísmo é o mesmo . O que muda é o que se dita para ser seguido .

2.3. COM A LEI , É TUDO OU NADA
Os judeus discutiam com o apóstolo Paulo e até os condenavam porque queriam obrigar os crentes gentios a se circuncidarem , deste modo obedecendo a lei judaica .
Mas a lei não se resume somente na circuñcisão . Leia algumas exigências da lei nos textos que se seguem : Dt 22.25;21.15-17;21.18-21 , Lv 21.5.
Alguns " legalistas " modernos gostam de usar o texto de 1Pe 3.3-6 para impor regras e leis, deturpando até o sentido exato da Bíblia .
O texto diz : " O enfeite delas não seja o exterior " . Ele não está dizendo que é proibido . Está dizendo que não deve ser prioridade . Existem coisas superiores e mais edificantes para se priorizar como um espírito manso e quieto e a submissão ao marido .
Pedro está avertindo ao crente para não se deixar levar pela beleza de uma gravata , um terno ou um vestido caro . Não está proibindo o uso de tais objetos . Mas o cristão não deve ser admirado pelo mundo pelo seu vestir , pelos seus bens materiais , por um adorno mesmo que seja uma jóia cara .

2.4 . RECONHECIMENTO DE UMA LEI
Vamos aqui esclarecer alguns pontos .
Hermenêutica é a ciência da interpretação .
Exegese é a ciência de interpretar um texto , de acordo com a língua original na qual foi escrito .
Hermenêutica ensina que texto sem contexto dá lugar a heresias .
Se alguém quiser pegar um texto isolado (com fazem os legalistas ) e dele fazer doutrina para a igreja , vamos nos tornar heréticos , deturpando a Bíblia .

2.4.1. CARACTERISTICAS DO LEGALISTA
Não são ordenanças humanas ou costumes sociais ou religiosos que ajudam a santificação do crente .
Paulo registra algumas características do legalista ( Gl 2.4 ) :
* falso irmão , gosta de intrigas ;
* intrometido , se intromete na vida alheia , querendo se meter onde não foi chamado , fica espiando secretamente para ter o que falar ;
* dominador , quer subjugar as pessoas criando códigos , regras , leis e costumes . Quando Deus criou o homem , deu - lhe o privilégio de dominar sobre todas as coisas ( Gn 1.28 ) , MENOS SOBRE O OUTRO ;
* hipócrita ( Gl 2.11 ) . Os legalistas se identificam com os fariseus ( Mt 23 ) . Farisaísmo era a elite religiosa que subjugava o povo impondo - lhe um fardo que nem ela mesma conseguia carregar .
Paulo repeliu veemente esse tipo de pessoas ( ( Gl 2.5 )
Ele teve uma atitude firme e não aceitou as regras e as imposições feitas aos gentios convertidos .

3. A TROCA DA LEI PELA GRAÇA
Paulo defendeu o verdadeiro evangelho da graça diante dos líderes da igreja , em Jerusalém .
Enquanto o legalismo quer que todos sejam iguais , a graça se alegra com a diferença ; a graça nos faz livres para pensar , louvar , adorar ao Senhor da maneira de cada um. No legalismo , você tem que cumprir rituais para agradar a quem está por cima . Na graça , você pode ser o que você é . Quer chorar , quer sorrir , quer falar alto ou baixo , ajoelhar ou ficar em pé , você é livre !
Mas é claro que a recomendação é fazer tudo com decência e ordem . Leia Gl 5.13 ; 1Co 6.12 .

3.1. USOS E COSTUMES SÃO TEMPORAIS
Os usos e costumes estão ligados à cultura de cada povo .
São exigências de homens ´, por essa razão são passageiros .

3.2. O QUE TEM VALOR PARA O CRISTIANISMO
O que é que vai valer mais para o cristianismo ? é ser legalista ou ser um liberal moderno ?
Está bem claro que quem usar um dos extremos . Aqui está a chave para os que querem subjugar o povo com o seu legalismo ou para quem quer usar da liberdade cristã para dizer que é livre para praticar o que bem entender .
A Bíblia é maravilhosa . Paulo é quem fala com autoridade que lhe é peculiar .

4. A GRANDEZA DO EVANGELHO
Quando uma pessoa é transformada pelo Evangelho , ela adquire um novo pensar , um novo sentir , um novo agir.

4.1. TRANSFORMAÇÃO RADICAL
A transformação não é apenas para obedecer a códigos , mas acontece para uma mudança radical de vida , ou seja , um novo viver em Cristo .

4.2. GUIADOS PELA PALAVRA
Alguns deixam de guiar as ovelhas pelo ensino da Palavra de Deus e criam normas , preceitos , regras e dificuldades para os crentes seguirem a Cristo .
Se você está insatisfeito nesta igreja , você tem liberdade , como cristão para procurar outro pastor , outra igreja onde você se sinta bem . Não procure contenda , nem queira criar problemas para a direção da igreja . Deus , certamente , vai abençoar você em outro lugar , porque Ele conhece a sua sinceridade .

CONCLUSÃO
O que sustenta a Igreja e cada crente em particular é a Palavra de Deus . O Salmista disse : " Escondi a tua palavra no meu coração , para eu não pecar contra ti " . ( Sl 119.11) .
Nenhuma regra , dogma , ritual ou costume imposto por homens impede você de pecar .

O legalismo falsifica a verdade do evangelho de Cristo para interesse próprio através das leis, e as usam de uma forma que mereça a salvação. Mas será que Jesus me livrou da escravidão do pecado para me colocar numa escravidão de leis? Com base em Gálatas 2, essa mensagem irá esclarecer-lhe sobre o verdadeiro propósito da lei de Deus e saberá que não estamos mais debaixo da lei, mas da graça revelada em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: