segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ageração da Arca

Texto: 1 Samuel 4.15-22

Introdução: A História da Arca do Concerto envolve quatro gerações especiais que possuem lições proféticas para os nossos dias de suma importância. Uma geração bíblia tinha mais relação com as características e personagens envolvidos do que com o tempo decorrido, portanto vejamos as quatro gerações que marcaram a história do seu retorno para o povo de Deus.

I - GERAÇÃO DE ELI - A PERDA DA ARCA
1. A primeira geração deste contexto histórico de retorno da arca, é a geração de Eli, sacerdote em Israel, foi a geração que perdeu a posse da arca para os filisteus. Porque esta geração perdeu algo tão precioso, tão valioso! Porque uma geração perde a glória de Deus, a glória do avivamento?
2. Geração do sacerdócio infiel - Esta geração começou a perder a arca a partir do seu sacerdocio que era infiel, indisciplinado, com filhos rebeldes. Eli não disciplinava seus filhos e estes cometiam abominações no ministério diante do povo.
As gerações modernas estão perdendo o avivamento porque são indisciplinadas e protegem as abominações familiares cometidas diante do povo de Deus.
3. Tornam o Profético em Supersticioso - Esta geração achava que podia continuar ganhando as guerras, conquistando novos territórios mesmo em pecado, descobriram que não, foram derrotados pelos seus mais infames inimigos os filisteus.
Neste momento de derrota, cometem o erro fatal, ao invés de reconhecerem seus pecados e se voltarem para Deus, transformam a arca amuleto de vitória para esconder os seus pecados e assim conquistarem a vitória, forçar Deus a lhes dar vitória.
Em nossos dias vemos derrotas flagorosas, gritantes do povo de Deus, porque não há reconhecimento de pecado, arrependiemnto genuíno, unidade legítima, então passamos a espiritualizar nossas mais profundas superstições: seja a camisa amarrada, seja o nosso jeito de vestir, seja a nossa própria intelectualidade aguçada...achamos que por isso, independente dos nosso pecados seremos ajudados por Deus em nossa vitória - choraremos a nossa presunção!
4. O sacerdócio morre na sua infidelidade, os filhos rebeldes não voltam do campo de batalha, e o rebento daquela geração é chamado ICABODE - Foi-se a glória! Uma geração que nasce sem a glória!

II - GERAÇÃO DE SAUL - GOVERNA SEM ARCA
1. Esta geração de Saul, é marcada pela ausência da Arca e mesmo assim ele continua reinando sem nenhum projeto ou interesse de recuperar a glória de Israel. Em nossos dias vemos esta história se repetir, líderes que governam sem a Arca, sem a direção, sem o avivamento...sabemos administrar, sabemos marketing de crescimento então quem precisa da arca? Que marcava esta geração para ser o que ela era.
2. Um governo da vontade humana - Saul sempre foi um reino constituído pela reclamação e inquietação humana, ainda que Deus quisesse dar ao povo mais experiências do teocratismo, o povo insistia queremos um rei como as nações vizinhas - "não te rejeitaram Samuel, mas rejeitaram a mim". As vezes nossas atitudes desprezam a Deus!
3. Um governo inseguro com seus pares - Saul era possuído por profunda insegurança com os heróis do seu povo, invejoso, incapaz de fazer valer seu governo, porque lhe falta a sensibilidade e espiritualidade de quem deseja Deus, anseia pela arca!
4. Um governo desesperado - O fim deste governo sem arca, não poderia ser diferente, marcado pelo desespero e morte. um rei israelita suicida era tão contraditório quanto um filisteu convicto adorando a DEUS! Possível mas inimaginável!
Quantos líderes de nossos dias estão terminando seus dias em desespero, falência, vaziez...Deus tenha misericórdia de nós! Alguns lugares revelam suicídio ministerial, suicídio da fé...(Venha tua graça sobre nós oh! DEUS!)

III - GERAÇÃO DE SAMUEL - RECLAMA A ARCA
A geração de Samuel, foi uma geração que interseccionou as duas primeiras...foi gerada nas trevas da geração de Eli e se manifestou, mas foi sufocada na geração de Saul. Era a geração da voz profética, reclamando a volta da arca!
1. Uma geração profética que nasce nas trevas do declínio. Podemos ter esperança em nossos dias de crises e trevas, porque o avivamento é como uma tipo especial de lírio que brota no meio da lama, ou como os relâmpagos que brilham mais quando a noite mais escura é! No meio de tanta indefinição doutrinária e confusão moral, ética, pode ter certeza DEUS ESTÁ LEVANTANDO SAMUEL!
2. Geração que reclama a volta da arca. Por várias vezes o profeta Samuel aconselhava Saul a buscar a Arca e foi rejeitado, rechassado por este rei que reinava sem arca! Em 1 Samuel 14.18,19 vemos isto muito claro, a arca possivelmente já estava em Quiriate Jearim e era tão fácil trazê-la, mas não há real interesse de Saul na arca. Mesmo assim Samuel é a voz profética que denuncia a falta da arca e aponta caminhos para o retorno da mesma!
Em nossos dias há uma geração, ainda que sufocada, desacreditada, denuncia
3. A Geração que unge Davi. Esta geração profética marca, assinala um começo de um novo tempo, de uma nova geração. Eu creio que estamos diante de um grande avivamento que marcará nossa geração, mas que não virá dos grandes expoentes, dos interesses humanos, mas "segundo o coração de Deus".

IV - GERAÇÃO DE DAVI - TRAZ A ARCA
A geração de Davi é ungida para marcar o tempo do avivamento, do retorno da arca, das grandes conquistas do povo de Deus!
1. Uma geração ungida e segundo o coração de Deus. Davi é marcado pela unção de Deus (1 Sm 16), escolhido entre seus irmãos para fazer história na sua geração. Deus tem nestes últimos dias levantados os mais novos, os menores, para receber unção e marcar esta geração com o retorno do avivamento!
2. Geração de Adoradores. O coração de um ungido de Deus é marcado pela adoração, Davi é salmista, sete vezes no dia louva ao Senhor. A geração que traz a arca é geração de adoradores que mantém constante esta comunhão com Deus.
3. Geração que ainda que erre na busca da Arca, não desiste. Mesmo a geração de Davi, no afã de buscar a arca, cometeu o erro de fazê-lo segundo modelos humanos e acabou vendo desastre, mas não desistiu! entendo que em nossos dias fracassamos diversas vezes em nossa busca por avivamento, esbarramos em interesses humanos, conflitos com lideranças vaidosas, mas não desistamos, o modelo de Deus será recuperado!
4. Davi recupera o modelo de Deus. Davi passa três meses estudando com os sacerdotes como trazer a arca de volta, descobre princípios imperativos para o retorno da arca.
- A arca deve vir sobre os ombros de levitas. Os levitas é uma tribo separada por Deus para o serviço sacerdotal, a condução do avivamento não pode ser colocado sobre ombros que só tem interese político, religioso, financeiro, mas sobre os ombros daqueles que desejam ver a glória de Deus em nossa geração!
- Consagração do povo para receberem a arca. O povo deve arrepender-se de seus pecados e buscar a face do Senhor para não ser como os Bete-semitas que desejam ver o que arca tinha dentro, mas devemos ser como os de Obede Edom que prosperam com a presença da Arca!
- Adoradores precedem a arca. A volta da arca é mover de adoração, agradecimento e reconhecimento de DEUS no coração do povo! Líderes devem tomar a frente deste mover de Deus.

Conclusão: Uma geração sem a Arca não vai ter futuro, que você possa ser a geração quetenha a Arca em sua vida.

Nenhum comentário: