quinta-feira, 10 de julho de 2008

As Quatro Propostas Indecentes de Faraó

Texto: Ex. 3:18

Introdução: Aproveitando os momentos que precediam ao êxodo, Deus manifestou o seu poder, tocando no que era sagrado para o Egito - os seus deuses - com as pragas.

A cada praga ameaçadora para Faraó ele fazia uma proposta de retirada para o povo de Israel. O poderoso imperador não sabia que Deus não permite que haja qualquer tipo de cooperação humana em seus propósitos. Era um plano de Deus a saída completa do Seu povo para um lugar seguro, depois do longo período de escravidão em terra estranha.



I -“IDE, E SACRIFICAI AO VOSSO DEUS NESTA TERRA”, (Ex 8.25. )

Esta foi a primeira sugestão de Faraó mediante a praga das moscas. Moisés recusou dizendo: “Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao Senhor nosso Deus a abominação dos egípcios; eis que se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles”, Ex 8.26. Moisés salientou o propósito de Deus para o seu povo: “Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus, como ele nos disser”, Ex 8.27.

Deus quer que o sirvamos longe da terra do Egito, que hoje representa o mundo; que sigamos pelo deserto, representado pela nossa caminhada sem os rudimentos deste mundo e tenhamos como alvo a Terra Prometida, o céu a que almejamos.


II - “DEIXAR-VOS-EI IR, PARA QUE SACRIFIQUEIS AO SENHOR VOSSO DEUS NO DESERTO; SOMENTE QUE, INDO, NÃO VADES LONGE” (Ex 8.28.)

Logo em seguida à primeira proposta, Faraó negocia um preço mais baixo apresentando um encurtamento da caminhada. Neste episódio ele cinicamente pede oração: “orai também por mim” Ex 8.28.

A sugestão de servir ao SENHOR nas proximidades do Egito representa a conversão parcial. È como aquele cristão que está sempre próximo do seu passado, com o coração próximo às coisas do mundo. Deus quer que os Seus servos abandonem o mundo por completo e que fiquem distantes do passado no Egito.


III -“DEIXA IR OS HOMENS, PARA QUE SIRVAM AO SENHOR SEU DEUS”(Ex 10.7)

Por ocasião da ameaça da praga dos gafanhotos, os servos de faraó sugeriram que liberassem apenas os homens para a saída do Egito, Ex 10.7. Faraó chama a Moisés e lhe pergunta quem deveria sair; obviamente o Líder de Deus disse que sairia com todo o povo e o rebanho, porque haviam de celebrar uma festa ao SENHOR, Ex 10. 9. Faraó promete liberação apenas dos homens, Ex 10.10,11. Ao ver o mal que os gafanhotos traziam, faraó intercede que Moisés ore, Ex 10.16,17; Moises orou, Ex 10.10. 18 Deus lhe atendeu, Ex 10.19; no entanto, Faraó teve o coração endurecido pelo SENHOR e não liberou o povo, Ex 10. 20.

Esta proposta terceira é incompatível com todo princípio bíblico; é a desunião da família, a separação no lar. Deus fez a família par ser unida e o Seu povo para sua glória.


IV - “IDE, SERVI AO SENHOR; SOMENTE FIQUEM VOSSAS OVELHAS E VOSSAS VACAS; VÃO TAMBÉM CONVOSCO AS VOSSAS CRIANÇAS” (Ex 10.24.)

Depois de muito sofrimento e então sob trevas, Faraó libera todo o povo incluindo as crianças, mas tenta reter as ovelhas e vacas. Moisés profetiza: “Tu darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao Senhor nosso Deus e também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao Senhor nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao Senhor, até que cheguemos lá”, Ex 10. 25,26. Moisés não estava preocupado apenas em sair do Egito, ele estava pensando mais longe, sua preocupação era o serviço através das ofertas de sacrifício.

Através deste texto bíblico Deus nos tem falado que deseja que O ofereçamos um culto completo, longe do Egito, Com toda a família, juntamente com o Seu povo, com nosso sacrifício de louvor, agradecimento e adoração e com todos os nossos bens. Não vamos ceder às propostas indecentes de Faraó. Vamos à luta, em nome de Jesus.

O povo de Israel saiu do Egito conforme a orientação de Deus.

Faraó, depois de muita luta, liberou o povo conforme o propósito de Deus, sem que nenhumas de suas propostas indecentes fossem acatadas e pede oração outra vez.

“E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não houvesse um morto. Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse: Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e ide, servi ao Senhor, como tendes dito. Levai também convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide, e abençoai-me também a mim” Ex 12.30-32.

Conclusão: DEUS CUMPRE A SUA PALAVRA NA NOSSA FIDELIDADE

Nenhum comentário: