segunda-feira, 13 de outubro de 2008

NA OBRA DE DEUS, VOCÊ É SERVO OU EMPREGADO?

TEXTO: JOÃO 12:24-26

INTRODUÇÃO: Quando tomamos a decisão de sermos servos de Deus, servimos ao Senhor com alegria, todavia, por causa de carências de alma, lutas e decepções, muitas vezes tiramos os olhos de Deus, que é o nosso Senhor, e começamos a olhar a vida cristã com outra perspectiva. Às vezes investimos em pessoas e temos expectativas com elas, e pelo fato de não responderem ficamos desencorajados ou mesmo desanimados. A pergunta que temos que fazer para nós mesmos nessa hora é: “Por que, ou por quem estou fazendo isso?” Se estou fazendo porque Deus mandou, por ser Seu servo, tenho que fazer e pronto, e ainda ficar feliz por ter obedecido ao meu Senhor. Pouco importa se fui valorizado, ou se os outros me elogiaram e reconheceram o meu trabalho. Quando você faz algo e tem expectativa de receber algo que não seja do Senhor, mas dos homens, você está agindo não como servo, e sim como empregado que espera uma recompensa. Às vezes pensamos por que aquela célula cresce? Por que aquele irmão é tão novo e Deus usa-o tremendamente? A resposta é simples, porque ele é Servo. Alguns são servos, já outros apenas fazem o serviço. Somente os servos edificam, empregados apenas cumprem obrigações. Vamos ver hoje diferenças entre servos e empregados

1. SERVOS TOMAM A CRUZ, EMPREGADOS ACEITAM O CARGO Jo 12:24. Só nos tornamos realmente servos quando tomamos a cruz. A cruz não é um tipo de fardo, mas é a vontade de Deus. Tomamos a cruz quando buscamos fazer a vontade de Deus, ainda que contrariando a nossa vontade. Não podemos confundir a Cruz com o Fardo. Tomar a cruz é o que Jesus fez. Ele orou até saber a vontade do Pai e quando soube tomou a cruz. Apenas quando tomamos a cruz nos tornamos servos, ou seja, não existe servo sem a cruz. A cruz é a vontade de Deus. Qual a diferença entre cruz e fardo? Fardo é tudo aquilo que veio por causa da queda. Por exemplo, uma enfermidade é fardo, não é cruz. Fardo não é da vontade de Deus como muitos imaginam, fardo é do nosso tempo caído após o homem ter pecado. O que é Cruz? É algum sofrimento ou inconveniente que você poderia evitar, mas você não faz porque é a vontade de Deus. Você poderia até deixar de ser líder, mas por que você não deixa? Por que você sabe que é a vontade de Deus. Sempre que você observar células, igrejas e ministérios crescentes, saiba de uma coisa: ali há pessoas que estão carregando a cruz.

2. SERVOS NÃO ESPERAM PAGAMENTO, EMPREGADOS SÓ FAZEM SE RECEBEREM Ex 12:43-45 -Uma evidência se você é empregado é se você espera receber pelo trabalho. Já ouvimos pessoas dizerem: “Fizemos tanto por essa igreja, ajudamos tanto esse pastor e agora, o que recebemos?” Por que muitos não participam da benção de Deus? Porque empregado quando faz algo espera o pagamento. Se esperar pagamento não é servo. Nem sempre o pagamento esperado é dinheiro, há muitos outros tipos de moeda. Alguns esperam posições, honra e glória. Outros esperam mordomias e privilégios. Os mais simples esperam pelo menos a gratidão. O servo, porém, faz para Deus e espera somente Dele a recompensa. Is 49:4, Mt 16:27, Ro 2:6.

3. SERVOS SERVEM, MESMO OS INDESEJÁVEIS, EMPREGADOS ESCOLHEM A QUEM SERVIR - Ro 12:20. As únicas pessoas que são realmente felizes são aquelas que aprenderam a servir. Os empregados ajudam aqueles que demonstram consideração ou são agradáveis. Somente os servos servem aqueles que são desagradáveis, e que não reconhecem o valor do servo. O grande problema é que nós gostamos de servir as pessoas agradáveis. Aquelas pessoas que servimos e elas se sentem constrangidas, pensamos sobre elas - esta pessoa é maravilhosa e merece ser servida. O fato de haver quem desista, joga a toalha, é porque nunca foi servo, apenas prestou um serviço como um empregado. Podemos medir o coração de servo ao analisarmos o fato de como nós respondemos quando os outros nos tratam como servos?. Como reagimos quando nos dão ordens ou somos tratados como inferiores? Jesus "esvaziou-se a si mesmo por tomar a forma de servo". Fp 2:5-7. Se esse foi o coração de Jesus, o nosso não pode ser diferente. Só quando nos esquecemos de nós mesmos é que servimos realmente.

4. SERVOS VÊEM NAS NECESSIDADES UMA OPORTUNIDADE DE SERVIR, MAS EMPREGADOS SEMPRE SE SENTEM EXPLORADOS Gl 6:10. Servos estão sempre atentos à forma de ajudar os outros. Quando percebem uma necessidade pensam: “Como poderei ajudar com os dons e os recursos que Deus me deu?” John Wesley foi um fantástico servo de Deus e seu lema era: “Faça o bem que puder, com todos os recursos que dispuser, de todas as formas que puder e sempre que puder”. Os verdadeiros servos não dão desculpas, não ficam esperando a situação melhorar e nem ficam dizendo um dia ajudarei.

CONCLUSÃO: Deus não tem empregados, Deus só têm servos. Alguns são servos outros empregados. E muitas vezes essa é a razão porque temos células que não crescem, igrejas que não avançam, ministérios que não se multiplicam. A razão é porque não são servos e sim empregados. Porém, onde têm servos genuínos as coisas acontecem, os milagres acontecem e Deus faz coisas extraordinárias. Faça uma analise agora: Quando foi a última vez que você se esvaziou em benefício dos outros? Como servo de Deus você tem visto necessidades como uma grande oportunidade para servir?

Nenhum comentário: