sábado, 19 de dezembro de 2009

CUIDA DO QUE É SEU!

Texto: II Reis 4.8-37



INTRODUÇÃO:



A história desta mulher de Suném, ou mulher Sunamita, tem princípios importantes para a vida hoje. E eu quero extrair algumas coisas muito interessantes para o nosso dia-a-dia, fechando assim o mês dos Grupos de Integração e Participação de Pessoas. Hoje sob a direção do Grupo de Casais da igreja. Esses ensinamentos enfocarão aspectos da vida familiar, bem como procedimentos éticos da vida.

Primeiro ensinamento:



I. AS PESSOAS ESTÃO DE OLHO EM NOSSO PROCEDIMENTO.

O profeta de Deus chamado Elizeu com certeza já tinha passado várias vezes pela porta da casa daquela mulher. Até que um dia ela ofereceu uma refeição a ele em sua casa. Ou seja, primeiro ela viu Elizeu passar. Primeiro ela viu o procedimento do Profeta. Primeiro ela viu a maneira de Elizeu se comportar e depois disso ela ousou convidar Elizeu para uma refeição.

No v.9, essa mulher disse ao marido: "Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus”. Para chegar a esta conclusão ela precisou travar relacionamento com o profeta.

Você já viu pessoas que foram enganadas por indivíduos de má fé, que elas nem conheciam direito, nem sabiam da origem, que caíram de pára-quedas em sua frente, mas que já colocaram para dentro de suas casas? Parece que é só o indivíduo ser um pouco esperto para falar, ter certo domínio e pronto, leva a pessoa no bico... Falou bonito, tem jogo-de-cintura, então é um homem de Deus!

Nós precisamos aprender com essa mulher! Há um ditado que diz, que se você quer conhecer alguém, você tem que comer um saco de sal de com ele. Já calculou quanto tempo leva para você consumir um saco de sal?

Portanto, cuidado com quem você trava relacionamento. Sem esse cuidado, você pode levar gato por lebre. Então, conheça primeiro a pessoa, antes de você afirmar qualquer coisa sobre ela.

Segundo ensinamento:



II. CASAMENTO NÃO É SÓ UNIDADE, TEM QUE SER UNICIDADE.

Veja o que diz o v.10: “Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo". Você percebe o emprego do plural nas palavras dessa mulher? “Vamos construir” - Ela diz isso para o marido, porque casamento é unicidade. Casamento não é só unidade, ou seja, duas partes que se juntam, mas é unicidade: duas partes que se fundem para ser uma. “Deixará o homem seu pai e sua mão e unirá à sua mulher, e ambos se tornarão uma só carne”.

E essa mulher aqui, ela não faz nada sozinha. E olha que, pelo texto, ela é uma mulher de posição, de liderança, daquelas que idealizam, que criam e que diz “vamos fazer”! Mas ela não vai em cima do marido. Porque muitas vezes, a mulher que tem posição de liderança, costuma quase que colocar um cabresto no marido e fica o tempo todo dizendo pra ele: “vem pra cá... agora, vai pra lá” e o marido fica que nem um pateta dentro de casa.

Portanto, casais casados, todas as decisões que envolvam a casa, têm que ser compartilhadas entre o marido e a esposa. Ela não deve tomar decisões sem a sua participação e você não pode decidir sem a participação dela. Você se casou? Então, você nunca mais vai poder tomar decisão sozinho. (Você está com seu marido aí perto? Sua esposa esta aí?... diz aí, um para o outro: “Eu nunca mais posso tomar decisão sozinho”).

Terceiro ensinamento:



III. SE QUISER ABENÇOAR ALGUÉM FAÇA ALGO DE PROVEITO.

O v.10 nos informa então que o casal decidiu fazer o bem para o Profeta e fizeram um quartinho onde ele pudesse descansar sempre que os visitassem. Como aquele quarto seria útil para o profeta.

Agora, tem pessoas que pensa que para o próximo, qualquer coisa serve. E olha que na igreja, isso costuma ser bastante comum. Se, por exemplo, tem uma campanha para donativos aos carentes, parece que a igreja se transforma numa companhia de limpeza. A pessoa traz camisa rasgada, sapato com ar condicionado (que é aqueles que vêm com um buraco bem embaixo, na sola); o cidadão traz ventilador sem hélice, ferro elétrico sem resistência, computador sem disco-rígido, feijão estragado pra cesta básica.

Se você quer ajudar uma pessoa, faça algo que seja útil e que seja de proveito. Lixo, você joga fora! - Jesus disse a respeito de dois grandes mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo. Então, se uma coisa não serve mais para mim, não serve para o meu próximo!

Quarto ensinamento:







IV. SE VOCÊ QUER TRATAR BEM O OUTRO, FAÇA COM DEDICAÇÃO.

Veja que coisa linda o vv. 12-13: Ele mandou o seu servo Geazi chamar a sunamita. Ele a chamou e, quando ela veio, 13 Eliseu mandou Geazi dizer-lhe: "Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você?” Você quer ajudar alguém, quer cuidar de alguém? Você tem que ter esse princípio! - O profeta, percebeu que aquela mulher o tratava com carinho, com dedicação.

E há mais uma coisa importante aqui. A pergunta do profeta foi: “O que podemos fazer por você?” Parou para pensar nisso? Diz o texto que aquela mulher era rica e com certeza ela tinha tudo que precisava. E aqui nós aprendemos a lição do reconhecimento, da gratidão, da reciprocidade. E isso é importante porque tem muitas pessoas que são ingratas, cospe no prato que comeu, não reconhecem nada do que se faz por elas. (Você pode ter ajudado a pessoa milhares de vezes, mas na hora que você não ajudar, ela vira a cara para você).

Portanto, quando alguém faz o bem para você, coloque isso no seu coração: reconheça o bem que a pessoa te faz, por menor que seja, tenha gratidão; e seja recíproco.

Quinto ensinamento:



V. QUANDO UM HOMEM DE DEUS FALAR ACREDITE!

V.14 – “Mais tarde Eliseu perguntou a Geazi: “O que se pode fazer por ela”?" Ele respondeu: "Bem, ela não tem filhos". Ou seja, Eliseu insiste, troca idéias com Geazi: “Geazi, vê se essa mulher precisa de alguma coisa. Eu quero ser grato... investiga a vida dela e vê se há alguma coisa que eu possa fazer por ela”.

E os vv. 15-16 nos informam que Eliseu mandou chamá-la e profetizou para ela: "Por volta desta época, no ano que vem você estará com um filho nos braços".

“Quando um homem de Deus falar, acredite”. – Olha o que tem de pessoas por aí falando em nome de Deus! É o tal de: “Deus mandou te dizer. Deus me revelou....”. Irmãos e irmãs, eu creio que Deus pode usar uma pessoa e mandar que ela diga algo para outra, sim, através da bíblia, por meios concretos. Mas eu não creio em pessoas falando em nome de Deus quando não está autorizado a fazê-lo.

Mas eu quero dizer uma coisa para você: quando um homem de Deus falar alguma coisa pra você, pode acreditar, porque Deus respalda a palavra de um homem que é fiel a Ele. Quando um homem de Deus te falar, acredite!

Agora, porque tem tantos picaretas por aí, disfarçados de homem de Deus, o povo passa a ficar incrédulo, passa a duvidar. Mas mesmo diante de tantos picaretas, inclusive com nome de pastor (não é porque tem o titulo de pastor que não é picareta. Picareta tem em todo lugar: tem médico picareta, advogado picareta, político picareta, empresário picareta... tudo que é lugar tem picareta)... Mas graças a Deus, ainda temos homens compromissados e que Deus respalda sempre com sua palavra.

Foi exatamente isso que aconteceu com o Profeta Eliseu: - v. 17: “Mas, como Eliseu lhe dissera, a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho”.

Sexto ensinamento:



VI. O VALOR DE UMA MULHER.

Dê uma olhada nos vv. 18 e 19: O menino cresceu e, certo dia, foi encontrar-se com seu pai, que estava com os ceifeiros. De repente ele começou a chamar o pai, gritando: "Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça!" O pai disse a um servo: "Leve-o para a mãe dele". Você percebe que até um homem casado, pai de filhos quando a coisa se complica ele chama pela mãe ou pela mulher? - “Eu quero minha mãe... cadê minha mulher?”. O homem pode ter dois metros de altura, mas ele vai sempre precisar de uma mulher por perto, porque ninguém tem mais capacidade afetiva do que a mulher.

A mulher, ela é o equilíbrio da casa. A capacidade afetiva da mulher é muito maior que do homem, o homem é mais razão. - O filho adoeceu e o pai diz: “leva pra mãe dele”, porque ninguém pode cuidar melhor de um filho do que a mãe. No v. 20 lemos que o garoto morreu no colo da sua mãe.

Agora, os vv. 21-23 é uma riqueza de ensino. O menino morreu, ela sobe ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta. Chamou o marido e disse: ” “Preciso de um servo e de uma jumenta para ir falar com o homem de Deus”. Vou e volto logo”. Isso aqui é impressionante! Quando o impossível bater na sua porta, quando não houver mais esperança de nada, quando você for incapaz de resolver o problema essa mulher nos dá os passos a seguir:

1º. Passo – Não entre em desespero. Porque se você entrar em desespero, você vai perder o equilíbrio emocional, o equilíbrio da razão e com certeza vai fazer bobagem. O filho morreu, ela pega o garoto leva para o quarto e fecha a porta. Sabe por quê? Porque quando o impossível bate a nossa porta, mesmo sendo impossível, mas há sempre algo que eu possa fazer. Ela não entra em desespero: “Meu Deus, o que é que eu vou fazer? O que vai ser de mim agora? Por esta desgraça veio sobre mim?”.

2º. Passo – Tome uma atitude. Não adianta ficar parado e arrancar os cabelos, começar a chorar, por que isso não vai resolver os problemas. Você tem que tomar uma atitude quando os problemas e as crises da vida abater sobre você e sua casa.

3º. Passo – Seja otimista. Esta mulher estava cheia de fé e otimismo. O procedimento normal seria: O filho morreu? Vamos enterrar! Isso seria coisa mais lógica, mais racional a ser feita. Mas ela não fez isso: “Eu vou lá naquele homem de Deus que me falou que Deus me daria um filho”. Grife este texto na sua bíblia: (Provérbios 24.10): “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força!”.

Qual é o seu problema? Qual é a sua dificuldade? Em (Marcos 9.23) Jesus falou que “Tudo é possível aquele que crê”. Se o impossível bater na sua porta, creia sempre e seja otimista!

4º. Passo – Seja sábio (a). O v. 23 diz que o marido vendo que a mulher ia falar com o homem de Deus, perguntou: Porque você está indo ao homem de Deus? E ela diz ao marido: “Não se preocupe. Eu vou e volto logo.”.

Irmã, o que você faz quando acontece um problema na tua casa? “To doida que ele chega logo, vou contar tudo de uma vez, ... anda homem, chega logo, hoje eu arrebento tudo...”. OU quem sabe você pega o telefone e fica perturbando o juízo dele no trabalho.

Sétimo ensinamento:



VII. QUANDO A COISA ESTÁ FEIA, EMPREGUE UMA ENERGIA ACIMA DO COMUM.

Sabe quantos quilômetros essa mulher precisou andar até encontrar o profeta Elizeu? 50 km, e de jumento! 50 km, subindo até o monte Carmelo! Quando a coisa está feia, nós temos que fazer um esforço maior do que estamos acostumados.

E isso é importante porque tem pessoas que, o bicho tá pegando, a vaca tá indo pro brejo, e... ele tá deitado na rede, descansando: “É eu tô esperando um anjo aqui, ou uma anja, não sei. Deus vai mandar aqui um anjo, e tudo vai dar certo!”

Irmão, quando a coisa fica feia, se prepare para fazer um esforço maior. É isso que essa mulher fez aqui: esforço luta providência, energia acima do comum! Saia deste comodismo levante a cabeça, vai à luta cidadão, porque a vida continua.

Oitavo ensinamento:



VIII. QUANDO O IMPOSSÍVEL BATER A SUA PORTA VÁ AO LUGAR CERTO.

Onde essa mulher foi? Ela foi ao Carmelo! O monte Carmelo é símbolo da presença de Deus. Muitas famílias colocam a fé no lugar errado. Na hora da crise se prostram diante de santos, de feiticeiros, de benzedeiras, de ídolos, dão dinheiro em troca do livramento e da cura, vai atrás daquele irmão que tem uma “revelação” ou uma “profecia” e abrem espaço para a morte.

Se a coisa está feia, você tem que ir ao lugar certo. A casa de Deus, a igreja, intimidade e relacionamento com Deus é por aí que o diabo e todos os inimigos são desmoralizados!

Nono ensinamento:



IX. SE VOCÊ É UM GEAZI, NÃO TENTE SER UM ELIZEU.

Vv. 25-26: Assim ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu à distância, disse a seu servo Geazi: "Olhe! É a sunamita! 26 Corra ao seu encontro e pergunte a ela: 'Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho?' " Ela respondeu a Geazi: "Está tudo bem".

Percebe que quem viu a mulher primeiro foi Elizeu e não Geazi? O homem de Deus vê o que ninguém vê. E mais: o texto diz que Geazi pergunta a ela se estava tudo bem e ela responde: “Vai tudo bem”, mas quando ela se encontra com Eliseu diz o v. 27 que ela se abraça a seus pés e Geazi veio para afastá-la e Eliseu lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela esta muito angustiada, mas o Senhor nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angustia”.

Quem disse que você tem que ficar contando a sua vida pra todo mundo? - “Geazi, pra você, pra você tá tudo bem, sim. Você não tem capacidade para me orientar, para me dirigir, eu não vou ficar dando detalhe da minha vida para você”. Percebe isso? Já viu pessoas que escancara a vida que leva pra todo mundo? todo mundo sabe quem é aquela pessoa e o que se passa na família dela. Ela entra num lugar e todo mundo diz: “Sabe o que ta acontecendo com fulana?”.

Agora, que coisa linda é esse homem de Deus aqui. Vemos no v.27, que ele, como homem de Deus, tem a percepção que ela está com um problema, mas como ele é humano e não sabe-tudo, ele diz pra Geazi: “olha, a alma dela está amargurada, mas eu não sei o que é, porque o senhor não me revelou”. Isso é honestidade! Eliseu não ficou querendo adivinhar o que se passava na vida dela... Chutando para ver se fazia um gol.

Se você percebe que a pessoa está com um problema, diga simplesmente: “vem cá, me deixa orar por você, eu não sei o que você passa, mas Deus sabe, Ele pode, o nosso Deus pode, eu não sei, mas Ele sabe, e Ele pode! Vamos orar por isso”.

Se toda pessoa que ouvisse alguma profecia mentirosa e fizesse como essa mulher, um bando de falsos profetas seria desmascarado! V. 28 – “Acaso eu te pedi um filho, meu Senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças?” - Em outras palavras, essa mulher procurou o profeta Eliseu como que dizendo: “Você é um homem de Deus, então vamos ver se é mesmo”.

E na seqüência, v. 29, Eliseu diz para Geazi que pegasse seu cajado e corresse, e chegando lá colocasse o seu cajado sobre o rosto do menino. E aí o v. 31 diz que Geazi correu e chegou na frente. E chegando lá colocou o cajado sobre o rosto do menino e o menino não reagiu. E como Cajado na mão de Geazi não funciona. Só funciona na mão de quem esta revestido da autoridade de Deus, diz o v. 33 que Eliseu entrou no quarto e fechou a porta.

vv. 34-35: Depois deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo. 35 Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. – (E não me pergunte o porquê ele fez isso, porque eu não sei te explicar. Só sei que Deus tem destas coisas. Certa vez JESUS cuspiu no chão, fez uma laminha e passou no olho do cego...)

Se você é um Geazi não tente ser um Eliseu! Nós devemos estar no lugar onde Deus quer que estejamos. Porque se Geazi estiver no seu lugar ele será imbatível. Por isso fique sempre no lugar que Deus te chamou, senão você vai passar vergonha. Na obra de Deus, Ele precisa de cada um em seu respectivo lugar.

Décimo ensinamento:



X. NUNCA DESISTA DO QUE É SEU!

Esta mulher, que não desistiu do que era seu, do que lhe era precioso. Você consegue pensar nisso? Ela não mediu esforço! Ela não desistiu do que era seu. Foi exatamente por isso que DEUS trouxe você aqui neste dia – Para dizer para você: Cuida do que é seu!

O que é seu, e você está desistindo dele? Você está desistindo do seu marido? Da sua esposa? Desistindo dos seus filhos? (Ah! Pastor, Já fiz tudo que eu podia... Não tem mais jeito.. estou chutando o balde, vou desistir...não adianta mais lutar por isso... pra que ficar orando, jejuando... não vai resolver mais nada...)

Que isso, meu irmão? Que isso, minha irmã? Você está desistindo daquilo que é seu! A mulher do texto nos ensina a ter determinação, esforço, ter fé, ter visão do que Deus pode fazer! Ela disse: “Eu não vou desistir. Eu quero meu filho de volta”.



E quem sabe esta precisa ser a sua oração neste momento: “Eu não vou desistir. Eu quero meu filho na Igreja. Eu quero meu marido liberto. Eu quero uma esposa fiel ao Senhor. Eu não vou permitir que o diabo arrebente com a minha família...”

Deus te trouxe aqui para você ouvir uma palavra para a sua vida. Se você não desistir, Deus vai dar de volta aquilo que te pertence... porque não tem demônio, não tem homem, não tem situação econômica, que vai tirar a bênção de Deus na tua vida. Não desista, não desista, porque Deus é fiel e soberano sobre todas as coisas!

Um comentário:

Unknown disse...

Esse sermão é do Pator Silas Malafaia.