quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A ESTRELA DE DAVI PRECISA BRILHAR

"Estando Saul vivo, a estrela de Davi não brilha"
Na tragetória de um obreiro a sua corrida pode ser árdua, até que venha conquistar o lugar de destaque, alguns problemas estarão pela frente para que ele seja preparado mesmo. O trono existe, mas, para alcança-lo tem que lutar.

Vamos falar de Davi o maior guerreiro de Israel, o maior colecionador de vitórias que até chegar a ser o titular do trono de Israel teve que enfrentar pela frente uma grande oposição, SAUL. Saul já era um homem rejeitado, e sendo assim, ele tinha Davi em sua visão de sucessor, e não é fácil um lider de um reinado ter que engolir essa tragetória, em que o seu sucessor mora no seu reino, vive no reino, tem amigos no reino, e todos já o tem como futuro rei. Estarei mostrando como Davi chegou ao trono:

A) A unção é vista e não reconhecida. (I Sam cap. 16 / vers. 6.13)
B) O talento será escondido. (I Sam cap. 16 / vers. 14.23)
C) Desvio de tragetória. (I Sam cap. 18 / vers. 12.13)
D) Inicitará cíumes indevidos e mortais de Saul. (I Sam cap. 18 / vers. 17.19)
Artimanhas de Saul, para Aniquilar Davi.

1º Saul planeja tirar Davi vivo ou morto de de ntro do reino, para bisso monta algumas artimanhas colocando-o como chefe de mil para que nas batalhas seja assinado por mãos de terceiros; já que eu não consigo que alguém faça por mim... (I Sam cap. 18 / vers. 13)

2º Saul oferece como premio de casamento à Davi, sua filha mais velha Merabe, cap. 18 v.17.19. No dia do casamento, com tudo preparado, cortejos reais, a moça foi dada a outro rapaz por nome de Adriel, Saul tentava com isso inicitar a ira de Davi, mas o mesmo calado ficou e assim a ira de Saul que pensava: "Como um ato desde não deixou ele murmurrar?"

3º Saul aproveita o amor da outra filha, Mical, que amava Davi. (I Sam cap. 18 / v. 20.30). Saul usa de artimanha cobrando um dote dizendo:
"exijo que ele me traga cem prepúcios de filisteu, para tomar vingança dos inimigos do rei". Neste caso Davi estaria exposto porque estaria tocando na masculinidade do adversário, davi aceita a proposta, foi e trouxe com ele e Davi andava prudente diante de Saul.

Davi é forçado a fugir do reinado. (I Sam cap. 19 / v. 10) (I Sam cap. 19 / v. 12, 22, 24). Davi fugiu para escapar de Saul, a sua esposa Mical o escondeu no quarto, o fez sair pela janela, e quando chegaram os soldados de Saul havia sobre a cama uma estátua coberta.

Davi mente para sobreviver. (I Sam cap. 21 / v. 1, 3, 5.15). Por esta mentira o sarcedote morreu pela ordem de Saul. (I Sam cap. 22 / v. 6.18). Oitenta e cinco sarcedotes morreram. Davi estava faminto, precisava de pão e de água neste dia. O sarcedote Aimeleque lehs deu a espada de Golias e os pães sagrados, por que assim dizia: "Saul ordenou que você tomasse a espada de Golias".

Davi se faz de louco (I Sam cap. 21 / v.10), para não morrer diante de Aquis, rei de Gate.

Davi é forçado pelas circunstâncias a morar em cavernas, (I Sam cap. 22 / v. 1.5). Um fator interessante, que ele conduziu pai, irmãos para carverna, ajuntando-se a ele todo homem em aperto, endividado, es´´iritos desgostoso, e se fez, portanto chefe de todos.

Davi mora nos desertos. (I Sam cap. 23 / v. 14) (I Sam cap. 25 / v. 10).

Deserto deZife, e deserto de Parã, obrigatório a conhecer a solidão, o frio, a fome, falta de auxílio, escárnios e todos desprezos quem um ser humano pode receber.

O momento mais importante é quando as promessas de Deus fazem parte de nossas vidas, mas não devemos esquecer que haverá grandes barreiras, oposições, obstáculos que aos nossos olhos parecerão intransponíveis. Chegamos à até pensar que tanto sofrer nos levará a morte, neste caso cada um de nós um dia insatisfeito com alguma advergência pensamos igual á Davi, mudar de mininstério. (I Sam cap. 27 / v. 1, 2, 5 e 7)

A vingança de Davi, mudando de ministério indo para o lado dos inimigos. Davi intenta destruir Israel, mas foi frustrante porque Deus tinha promessa em que ele seria Rei de Israel e no dia da batalha usou a boca dos príncipes dos filisteus para avisar o rei que seria uma cilada, que jamais Davi vendo seus irmãos tombar sobre a Terra, lutaria contra eles. A verdade é que os filisteus, não conheciam quem era Davi. (I Sam cap. 29 / v. 1.11)


Saul morre. (I Sam cap. 31 / v. 1,3 e 4)

Davi se torna rei de Judá, (II Sam cap. 2 / v. 1.6). Houve uma oposição, capitão Abner, servo de Saul, coloca seu filho Isbosete como rei de Israel, mas não foi longe Davi o derrotou. (II Sam cap. 2 / v. 8, 10, 12, 14.32)

Nenhum comentário: