sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A Origem e o Signifigaco da palavra ARAUTO ("kéryx")



A palavra grega "kéryx" significa "arauto", "pregador". Refere-se àquele que é comissionado pelo seu soberano para proclamar em voz alta uma mensagem (kerygma) de autoridade. O trabalho de um arauto consiste em tornar conhecida a vontade do seu Senhor, em anunciar suas palavras, em proclamar suas sentenças. Arauto, na idade média, era o oficial que fazia as publicações solenes, anunciava a guerra e proclamava a paz, ou seja, era o mensageiro (singular) do rei. É isso que um pregador é, o mensageiro do Rei Jesus, aquele que simplesmente transmite as ordens do Rei (cf. Colossenses 1:24-29). Teologicamente falando, a pregação é o exercício do trabalho do arauto do Rei do Universo!

A verdadeira pregação nada mais é que a proclamação da vontade de Deus aos homens. Assim, o kéryx é alguém que luta pela verdade a qualquer custo (cf. 2Coríntios 13:8) e está sempre preocupado em saber o que Deus quer que ele transmita.

O objetivo do Blog exercer a função de um kéryx na vida de todos aqueles que, de forma direta ou indireta, tenham acesso ao conteúdo do mesmo. Aqui serão publicados artigos, estudos e reflexões relativos a doutrina, organização religiosa e outros materiais com temas ligados à teologia e ao mundo bíblico em geral. Os materiais disponibilizados no site não estão vinculados a qualquer igreja ou linha doutrinária.
O Relato acima é fonte de estudo retirado o site "Kéryx Estudos Bíblicos e Teológicos"


- “Sola Scriptura” (somente a Escritura como fonte inspirada);
- “Sola Christus” (somente Jesus Cristo como Salvador e Senhor);
- “Sola Gratia” (salvação somente pela graça);
- “Sola Fide” (a justificação da graça, somente mediada pela fé e não obras);
- “Soli Deo Gloria” (somente glorifica a Deus, e não ao homem).

Nenhum comentário: