quarta-feira, 29 de julho de 2009

AS LEMBRANÇAS DE JEREMIAS

Texto: Lamentações 3.19 -22



Introdução: "Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Disto me recordarei na minha mente; portanto tenho esperança: as misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim".

O texto citado nos indica que o Profeta Jeremias possuía determinadas lembranças da sua vida que provocavam dentro dele, muitas vezes, abatimento, desânimo e tristezas. Ao mesmo tempo, o encontramos em meio a estas lembranças tristonhas e desalentadoras, tomando a atitude de colocar a sua mente na reflexão de fatos que lhe provocavam alento, alegria e esperança. Ele afirma: "disto me recordarei na minha mente; portanto tenho esperança: as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim".

Quantas vezes nos esquecemos de que é possível dirigir nossos pensamentos àquilo que vale a pena! Com facilidade deixamos de lado as lembranças que promovem esperança e alento para a vida.

É possível escolher em que pensar. Podemos decidir pensar no que nos traz alento e esperança, ou encher nossa mente de reflexões que só nos causam amargura e tristeza.

Permita-me sugerir-lhe pelo menos cinco lembranças que promovem a esperança e o alento!

Primeira Lembrança: O PERDÃO DE DEUS NÃO TEM FIM!

Lamentações 3.22,23: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade."

Quando penso que as misericórdias do Senhor não acabam, fico com o meu coração cheio ânimo. O perdão de Deus está intimamente ligado com sua misericórdia. E uma vez que sua misericórdia não tem fim, também não tem fim o seu perdão!

Lembro-me de uma vez que não correspondi às expectativas de uma determinada pessoa, embora não tivesse pecado contra ela. Por somente não corresponder com aquilo que ela esperava de mim, ouvi: "sabe de uma coisa, eu não te amo mais e não te perdoo por não ter me ajudado no momento que eu mais precisei".

Como estas palavras me fizeram ver o valor da lembrança de que o perdão de Deus não tem fim.

Jamais nesta vida vou escutar de Deus um "eu não te perdoo". Seu perdão não tem fim. Sua misericórdia não acaba. Durante toda nossa vida nesta terra, podemos contar com o perdão de Deus. Isto não traz alento para a alma? Não traz esperança para o coração sem paz e ânimo?

Se porventura você ouviu um "eu não te perdoo", ou, quem sabe, você mesmo acha que fez algo tão ruim que não merece nem o seu próprio perdão, quero sugerir-lhe que traga à lembrança esta verdade: o perdão de Deus não tem fim!

Reflita no conteúdo de Isaías 43.25,26: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar".

Que verdade maravilhosa! Deus nos convidando a apresentar a Ele nossas razões, para que Ele nos perdoe - nos justifique! Sim, seu perdão não tem fim!


Segunda Lembrança: DEUS NÃO DESISTE DE MIM!

Isaías 49.15: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti."

Nunca me esquecerei de uma pessoa que atendi há mais de dez anos. Seu rosto estampava a culpa de uma falha cometida. Medo, tristeza, desalento era o que se podia ouvir em cada palavra que saia de seus lábios.

Questionei-a o porquê de não tratar o assunto com a pessoa ofendida. A resposta foi: "tenho medo pastor, que ela sabendo que fui eu quem fiz, desista de mim!"

Como sofremos com a possibilidade de alguém que amamos desistir de nós! É assim também com você?

A rejeição causa-nos uma sensação de abandono, solidão e desvalorização.


Terceira Lembrança: O DIABO É LIMITADO!

1João 4.4: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo."

Nos dias atuais vemos através da maioria dos pregadores na mídia uma ênfase exagerada sobre o poder do diabo. Em muitas igrejas, o conteúdo de seus cultos falam mais do diabo do que de Deus. São movimentos e novas doutrinas, sempre destacando o que o diabo está fazendo.

Não podemos nos esquecer de que o diabo é limitado. O texto acima diz que temos Um que é maior. Se Deus é maior do que o diabo, logo este é limitado pelo poder de Deus.
Jó é um exemplo disto. O diabo não podia agir em sua vida sem a permissão de Deus (Jó 1.12; 2.6). Mesmo quando agiu na vida de Jó, Deus usou tudo aquilo para beneficiá-lo (Jó 42.2-5).

Quanto lembro-me disso, encho-me de alento. O meu inimigo não é todo poderoso.

O todo poderoso é o meu Deus!

Eu não sei o que cerca a sua vida neste momento. Mas uma coisa sei: se você pertence a Jesus, o Maior está do seu lado. Você está numa luta cujo final é vitorioso. Tem consciência de que seu opositor é limitado.

Isto não lhe dá ânimo para perseverar? Lembre-se disso e permita que Deus lhe dê forças para prosseguir. Não se concentre no tamanho do seu inimigo, concentre-se no tamanho do seu Deus!



Quarta Lembrança: AS PROMESSAS DE DEUS NÃO FALHAM!

Romanos 4.21: "E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer."

Jeremias 1.12: "...porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la."

Como esta lembrança abençoa a minha família, especialmente neste momento em que enfrentamos, mais uma vez, o câncer no corpo de minha esposa Leonice. Quando o médico me ligou em fevereiro passado, dando esta notícia, o que me manteve em pé foi a certeza de que aquilo que Deus promete, Ele cumpre!

Deus me deu uma promessa quando casei-me com Leonice. Ele nos deu posse do texto de Isaías 41.10-13: "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo".

Foi Ele quem prometeu isto para nós, e como demonstram os textos citados nesta quarta lembrança alentadora, Deus cumpre o que promete. Ele é um Deus de palavra! Então estou certo de que o calendário da minha existência e de minha esposa, não é cronometrado pela situação de nossa saúde e sim pelo calendário de Deus!

Encha sua mente disto: Deus cumpre o que promete! O que foi que Ele prometeu a você? Ele cumprirá! "Deus é um Deus de plano soberano. Mesmo que se passe os anos, o que falou fará".

Deixe esta lembrança alentar você.



Quinta Lembrança: DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE DE NADA!

Jó 42.2: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido."

Quantas vezes você já perdeu o controle das coisas? O sentimento mais difícil que tenho de enfrentar no ministério pastoral, e agora com a doença que acomete minha esposa, é a impotência, ou seja, não poder fazer nada, não tem o controle das circunstâncias! Ver aqueles que amamos sofrendo, e estar impossibilitado de fazer algo, cria tantas tristezas e angústias!

Mas meu coração sofredor se alegra e recebe alento no fato de que Deus nunca perde o controle das coisas. Ele tem o controle de todas as doenças. Nada escapa de suas mãos. Como diz aquela música antiga: nem as folhas das árvores se movem se não for pelo seu poder.

Eu e você, constantemente, perdemos o controle das coisas, mas Deus não. Agora mesmo, nesta situação que envolve sua vida, o plano de Deus se mantém intacto. Ele não perdeu o controle. Espere um pouco mais, não desista. Nenhum dos planos de Deus pode ser impedido. Ele pode tudo. Anime-se com estas lembranças.

Ao finalizar, incentivo você a colocar em prática este conceito de vida que aprendermos com o profeta Jeremias: Recordar aquilo que pode nos trazer esperança!

Nenhum comentário: