TEXTO:
Jz 11:1- 29 “Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai chamava-se Gileade. 2 A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que, quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: “Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher”. 3 Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia. 4 Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, 5 os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. 6 “Venha”, disseram. “Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas.” 7 Disse-lhes Jefté: “Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades?” 8 “Apesar disso, agora estamos apelando para você”, responderam os líderes de Gileade. “Venha conosco combater os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade.” 9 Jefté respondeu: “Se vocês me levarem de volta para combater os amonitas e o SENHOR os entregar a mim, serei o chefe de vocês?”10 Os líderes de Gileade responderam: “O SENHOR é nossa testemunha; faremos conforme você diz”. 11 Assim Jefté foi com os líderes de Gileade, e o povo o fez chefe e comandante sobre todos. E ele repetiu perante o SENHOR, em Mispá, todas as palavras que tinha dito... 29 Então o Espírito do SENHOR se apossou de Jefté. Este atravessou Gileade e Manassés, passou por Mispá de Gileade, e daí avançou contra os amonitas.
INTRODUÇÃO:
- Jefté foi um grande líder no tempo dos juízes em Israel.
- Ele foi uma espécie de libertador assim como Moisés, Josué e muitos outros.
- Ele é uma figura daqueles que são levantados por Deus para libertar seu povo da opressão.
- O nome em hebraico significa literalmente “Libertador”.
I - FATORES NEGATIVOS NA VIDA DE JEFTÉ
A - Um Filho ilegítimo (bastardo).
- Seu pai teve um relacionamento ilícito com uma prostituta e desse relacionamento, nasceu Jefté.
- Para a sociedade era uma atitude imperdoável a do pai de Jefté. Isso estigmatizou a vida de Jefté, abrindo marcas profundas de rejeição e revolta em sua alma.
- Uma vida marcada pela vergonha e desprezo por cada pessoa que conhecia sua a história. Imagina você andando nas ruas e todos te olharem com desdém, desprezo, gozação e comentários desagradáveis.
B - Rejeitado pelos irmãos e expulso de casa (v2).
- Era uma pessoa que não era bem aceita na própria família.
- Alguém que não é valorizado, respeitado, acreditado e honrado em sua própria família, jamais terá esses valores dos de fora.
- Esses são valores que devem começar a serem restaurados dentro da própria família.
C – Deserdado pelos irmãos (v2).
- Não levou nada para começar algo na vida.
- Apesar de não terem lhe dado nada da herança, ele prosperou, se tornou uma pessoa rica e famosa.
- O nosso sucesso ou fracasso, não está na sentença que alguém proclamou para nós, mas na decisão que tomamos em nossa caminhada.
D – Tornou-se um fugitivo, um refugiado em terras estrangeiras (v3).
- Todos nós podemos ter infortúnios em nossa vida. Mas também todos, temos o poder natural de transformarmos qualquer situação em oportunidades.
E – Aliou-se a vadios e chefiou uma quadrilha de assaltantes (v3).
- Ele desenvolveu seu potencial de liderança no meio dos bandidos.
- Todos nós podemos influenciar ou sermos influenciados pelo ambiente onde estamos.
- Temos que aprender que um ambiente pode nos moldar a ele, ou nós podemos moldá-lo aos nossos valores. Tudo depende de como nós administramos o nosso comportamento.
- Caráter é uma questão de conduta moral e interior, e não de opiniões e ambientes externos.
- Muitos usam o seu estado deplorável para justificarem seus erros e alimentarem seus traumas e frustrações.
F – Ele guardou em seu coração, magos e ressentimentos dos seus compatriotas e na primeira oportunidade ele revelou isso (v7).
- Não devemos ser depositário de mágoas e ressentimentos. Muitos tem deixado de prosperar em seu ministério e vida pessoal, porque tem guardado esses sentimentos em seu coração.
- Aquilo que os outros pensam sobre nós, não pode paralisar as nossas conquistas e realização dos nossos sonhos.
II - FATORES POSITIVOS NA VIDA DE JEFTÉ
A – Um guerreiro valente (v1);
B – Um líder influenciador (vs 3,4,5);
C – Alguém que sabia fazer de suas oportunidades, uma conquista (v9);
D – Aprendeu como ganhar respeito, credibilidade, reconhecimento e notoriedade entre os líderes de Israel (v8);
E – O que fazia a diferença entre a vida do povo de Israel, e, a de Jefté, era a unção do Espírito Santo sobre este (v29).
CONCLUSÃO:
1 - Todos nós podemos ter uma história boa e de sucesso, a despeito do trágico começo ou até mesmo de um nascimento traumático.
2 - Podemos fazer a diferença aonde estivermos e influenciar toda uma nação, uma geração e até futuras gerações com as nossas realizações.
3 - Devemos ser referencia positiva para aqueles que não tem esperança.
4 - Devemos transformar nossas feridas interiores, em fortes desejos de realização.
5 - Devemos aprender a desenvolver a nossa capacidade de liderança. Graça e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário