sábado, 13 de novembro de 2010

PREPARANDO O CAMINHO PARA O AVIVAMENTO!

Quem não quiser pagar o preço do preparo do caminho do Senhor para o avivamento espiritual não deveria orar por ele.

Não! Não é heresia! A verdade é que há muitos cristãos que estão, literalmente, tentando ao Senhor com suas orações, jejuns e vigílias com vistas ao avivamento espiritual, tanto pessoal como de seus grupos ou igrejas. Avivamento espiritual não é modismo, nem deve ser visto como tal.



O QUE É AVIVAMENTO ESPIRITUAL?

Uma vez que o nosso Deus não é qualquer Deus, nem a Sua vida qualquer vida, também o Seu avivamento não vem de qualquer jeito. O avivamento espiritual é a vida plena de Cristo fluindo na Igreja, através de discípulos comprometidos com a santidade.

Temos discernido que quem ora por avivamento na Igreja, mas não busca uma vida pessoal de arrependimento, separação para Deus, compromisso com Jesus, repúdio e ódio pelo pecado, sujeição à liderança, não está autorizado a pedir o avivamento divino, simplesmente porque avivamento da Igreja é avivamento do discípulo.

É tentar ao Senhor pedir que Sua vida flua na Igreja, se não estivermos dispostos a largar os pecados que sistematicamente praticamos, santificando nossa vida pessoal, conjugal, familiar, ministerial, financeira... Avivamento traz alegria no Espírito, mas alegria que vem depois de muito choro, contrição, quebrantamento; é a vida de Cristo que flui depois da morte do eu e da carne. O avivamento está prestes a vir, quando a Igreja chora e geme, confessando e repudiando o pecado. O avivamento só fluirá na Igreja, quando Cristo puder fluir do nosso coração!



COMO PREPARAR O CAMINHO PARA O AVIVAMENTO ESPIRITUAL?

Só quando estivermos dispostos a cumprir em nossa vida pessoal o que está em Lucas 3:3-6, poderemos ver o fluir da plena vida de Cristo em nós. Segundo o relato bíblico é preciso fazermos quatro coisas:



a) ATERRAR OS VALES DA VIDA HUMANA:

Vale é uma cova, fosso, depressão geográfica, fundo do poço.

Representa os fossos da vida humana, que podem ser traduzidos pela depressão, angústia, medo, temores, culpas, opressão, insegurança, ansiedade. São lugares onde se acumula todo tipo de lixo; os detritos da vida são jogados ali ou para lá são levados pelas correntezas maléficas da história humana.

Se tais vales não forem cheios e nivelados com a vida de Deus, continuarão a receber lixo e a podridão e a morte proliferarão. Precisamos encher esses vales com a Palavra de Deus trazida pelas águas do Espírito Santo, isto é: preencher tais “buracos” da vida com os decretos e as promessas da Palavra de Deus.



b) NIVELAR OS MONTES DA VIDA HUMANA:

Monte é elevação, obstáculo.

Representa a regência do ego: vaidade, ódio (falta de perdão), mágoa, complexos, orgulho, rebeldia. Quando o ego está no comando de alguma área, o Senhor Jesus não consegue governar plenamente aquela pessoa. Quem deve governar o cristão é o Senhor Jesus e não a sua alma (mente, vontade, emoções). Para um avivamento genuíno é preciso nos quebrantarmos, passando o arado da Palavra de Deus em cada monte de nossas vidas e, no poder do Espírito Santo, arrancar cada pedra (pecado) e raiz (distúrbio emocional) que aparecer.



c) RETIFICAR OS CAMINHOS TORTUOSOS:

Caminho tortuoso é sinuoso, torto, oposto à Verdade e ao Juízo, próprio de Satanás.

Podemos dizer que representa a vida dupla de muitos crentes, que ora estão na Verdade, ora na mentira, regidos, em geral, por espírito de religiosidade. É o caminho do descompromisso, do engano, traçado pelos princípios da mentira. Para retificá-lo é preciso uma vida transparente, santa, íntegra, sem mentira, baseada nos princípios imutáveis da Palavra de Deus.

Muitos estão com tortuosidades no casamento, família, células, discipulado, finanças, com alto nível de descompromisso e engano. Se o caminho não for retificado pelos princípios da Palavra de Deus, a vida de Cristo não poderá fluir na plenitude através daquela pessoa.



d) APLANAR OS CAMINHOS ESCABROSOS:

Escabroso é pedregoso, irregular, indecoroso, fora do lugar, perigoso.

Caminho escabroso representa os comportamentos e relacionamentos fora dos padrões do Reino de Deus, irregulares, perigosos. É vida pessoal fora dos padrões (infidelidade, adultério, prostituição, perversões sexuais, mundanismo, rebelião, defraudação, auto-justificação etc). Há muito caminho escabroso no casamento e na família, o que pode explicar o fato de muitas casas colherem mais maldição do que bênção, vida abundante do Senhor.

Aqui estão as doutrinas perigosas do humanismo e da alta permissividade, que tentam a Deus e manipulam a Graça divina. É a vida do “pode tudo”, do “não tem nada a ver”, do “não é bem assim”. É o evangelho das permissividades e facilidades, que gera pessoas despreocupadas com o fato de serem tropeço para si e para os outros. É preciso sair dessa zona de perigo e descaracterização cristã, porque avivamento não abre mão do caráter cristão!

Sem a disposição de experimentar uma mudança de vida radical, na direção de Jesus Cristo, não se deve orar por avivamento, e sim por arrependimento, quebrantamento e isso com choro e lágrimas. Não limite suas ações às vigílias de oração pelo avivamento da Igreja, esperando que só os outros mudem. Ore sempre pelo avivamento, mas nunca se esqueça de colocar sua vida sobre o fundamento da santidade pessoal, tendo uma vida de compromisso inegociável de crescer na Palavra e no Espírito, moldando seu caráter ao caráter de Cristo. Então, quando já estiver bem integrado nessa prática, verá, com alegria, que o avivamento chegou em você! Pois as características de Cristo serão facilmente vividas por você e percebidas por sua família, discípulos e vizinhos!

Lembre-se que você é alguém que Deus quer usar para trazer o avivamento (santidade, amor e compaixão) para a sua geração (casamento, família, discipulado, cidade etc). Por isso, decida-se por uma mudança radical, derrame sua vida aos pés do Senhor e comprometa-se em buscar uma vida santa, para a glória dEle.

Nenhum comentário: