quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A TERRA QUE BEBE A CHUVA

Texto: Hb 6:7,8: “Pois a terra que absorve a chuva que cai freqüentemente, e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus. Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada”.
1. INTRODUÇÃO

O tema da mensagem hoje é “A Terra Que Bebe a Chuva”.

O texto fala de dois tipos de terra: da que produz boa colheita, e também de uma terra que produz espinhos e ervas daninhas.

Irmãos: Deus está falando das nossas vidas, nestas terras. Com qual destes dois tipos de terra se identificará nosso coração? (…sem Jesus, terra estéril, deserto).

Mas bendito é o Senhor que disse que o deserto floresceria – isto se cumpre em nós quando, em Cristo, passamos da morte para a vida). Is 32.15: “Mas Deus derramará sobre nós o seu Espírito; então o deserto virará um campo fértil, e as terras cultivadas darão melhores colheitas”.
2. quatro coisas importantes para a nossa vida:
2.1) A terra

A terra ruim é aquela em que a água bate, mas não penetra. Assim também, são algumas pessoas. Ouvem a palavra, mas a palavra não entra em seus corações.

Terra ruim, tem chão duro. Quanta gente tem a cabeça dura. As vezes precisa quebrar a cara para entender que Deus é importante em suas vidas. Jonas era durão. Pra entender que deveria obedecer a Deus, precisou vir uma tempestade, um peixe para engoli-lo. Até que um dia ele entendeu que era melhor ir pra Nínive, do que pra Tarsus!

A terra ruim está sempre cheia de buracos, e de altos e baixos. Experimente andar numa terra assim. Se não andar com cuidado, você cai. Muitos cristãos vivem caindo no pecado, no desânimo. Terra ruim não presta.

A terra ruim não produz nenhum. É improdutiva. Não produz lucro, apenas prejuízo. Há alguns cristãos que vivem dessa forma. Não produzem nenhum fruto, não conquistam ninguém para Jesus em um ano. Mas, ao contrário, vivem criando problemas com os irmãos, com a família, com a Igreja, com o pastor.

Uma boa notícia. Deus quer transforma a terra ruim em terra boa. Sua alma é um poço de problemas, você tem sido uma pedra de tropeço, não consegue dar um bom testemunho cristão? Jesus tem poder para transformar a sua vida em terra produtiva.

A boa terra produz fruto. Mateus 13:23 diz: “Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”

Que maravilhoso é quando começa a brotar a boa semente: quando se começa a ver algo do amor de Jesus, alegria, paz, paciência, bondade… Uma vida assim é um jardim regado, bem cuidado!

O Senhor permita que cada um de nós seja uma boa terra; que nossos corações continuem sendo trabalhados por Deus! Amém?
2.2) Os espinhos

Um espinho é algo que machuca. Se você toca num espinho, pode ficar com o dedo machucado e este ferimento pode inflamar. Ninguém gosta de espinhos, porque eles incomodam a todos.

Muitos cristãos estão com a vida cheia de espinhos. Que são os espinhos? As palavras violentas, o pecado, a negligência, a murmuração, enfermidades, problemas, etc… Existem muitos espinhos diante do cristão.

Jesus diz em Mateus 13:22: “O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.”

Nenhuma semente brota quando nossa vida está cheia de espinhos. Os espinhos tentar sufocar o poder da palavra de Deus, a alegria do crente, o seu amor pela Igreja. Hoje, Deus quer arrancar os espinhos, para que a nossa terra, a nossa vida floresça.
2.3) O arado

O arado amolece a terra, pois semente não brota em terra dura. Quando o arado passa a terra se transforma em solo macio, preparado para receber a água.

Qual é o arado de Deus? Os tratos do Senhor, nossos fracassos, amarguras (usa experiências difíceis, uma após outra, para quebrantar o nosso coração).

Quando o arado passa, fere a terra. É doloroso também o arado de Deus: uma provação na família, no trabalho, uma enfermidade… (mas é a mão do Senhor trabalhando, porque Ele quer que sejamos uma boa terra)! Deus nos ama, e por isso ele nos corrige, Ele passa o seu arado em nossas vidas.

Hebreus 12:11: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.” Hebreus 12:6: “…. porque o Senhor corrige a quem ama….” .

Minha mãe sempre dizia que alguns remédios bons, são amargos. Quando Deus tem algo com sua vida, Ele vai interferir em seu trabalho e em seu destino. Mesmo que isso incomode um pouco, entenda que Deus está preocupado com seu bem.

A palavra diz em Romanos 8:28: “…Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
2.4) A chuva

No sertão, um dos momentos mais esperados nos dias de seca é a chuva. Quando chove, muitas pessoas correm com tigelas nas mãos, para tentar acumular a água que cai na chuva. O Sertanejo sabe que a chuva é importante. Ela traz a vida para os animais, para as plantações para inúmeras pessoas.

A chuva que Deus tem para você, irá cair sobre você e irá produzir vida. Jesus diz em João 4:14: “aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”

Apocalipse 22:17: “Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”

Jesus tem o mesmo valor que água tem para quem está no deserto. E neste momento, talvez seus problemas, sua desilusão, seu casamento, seu coração, será mudado quando você entender que Jesus é a água da vida. Ele tem poder! Aleluia!
3. conclusão

Você quer ser terra boa?

…Que tal pedir a Deus agora para que passe Seu divino arado no seu coração, a fim de remover pedregulhos, os espinhos e todo o mal? …o Senhor está fazendo justamente isto agora: Ele está trabalhando em seu coração, passando o arado bem profundamente…

Nenhum comentário: