sábado, 7 de junho de 2008

Apóstolos e Preofetas

Quando eu era um menino ainda, criado durante o tempo da Renovação do Espírito Santo nos anos 60 e 70, nunca escutei falar de profetas e apóstolos. Minha mãe era uma das poucas pessoas que eu conhecia que profetizava. Pensávamos que a profecia era somente para algumas pessoas muito especiais, dentro do Corpo de Cristo. De repente, em 1977, um profeta chamado Leland Davis veio a Guadalajara, onde eu morava e profetizou sobre mim.


A profecia que recebi, naquele dia, falava sobre o rio de Deus que estava fluindo através da minha vida e que esse rio aumentaria e cresceria. Hoje, eu sei que esse rio refere-se ao fluir dos dons do Espírito Santo e, especialmente, o de profecia e o do ministério profético.

João 7.38-39
Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
Isto ele dizia do Espírito Santo que haviam de receber os que nele cressem…

Aquela profecia plantou em meu coração a semente do ministério profético, a qual nos anos seguintes brotou e, em seu tempo, começou a dar fruto.
Em poucos anos, comecei a ouvir falar de outros profetas e ministros proféticos; mas apesar de conhecer mais profetas, em minha mente, o ministério profético continuava sendo algo misterioso e nada comum.
Em 1981, conheci o ministério do Profeta Dr. Bill Hamon. Ele proclamava que Deus estava levantando uma companhia de profetas em todo o mundo, e que milhares de profetas se levantariam no Corpo de Cristo.

João Batista preparou o caminho ao Senhor para Sua primeira vinda

Sabemos que João, o Batista, veio no espírito e poder de Elias e preparou o caminho de Jesus Cristo quando Ele veio à Terra pela primeira vez.

Isaías 40.3

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

Malaquias 3.1

Vede, eu envio o meu mensageiro que preparará o caminho diante de mim…

Lucas 1.76 (a profecia de Zacarias a João o Batista)

E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo; pois irás adiante da face do Senhor, e prepararás os seus caminhos.
Mateus 3.3

Este é aquele de quem o profeta Isaías falou, ao dizer: Voz do que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Uma Companhia de Profetas, agora, prepara o caminho do Senhor

Sabemos, também, pelo profeta Malaquias, que antes de Jesus Cristo vir pela segunda vez, Elias virá pela segunda vez. Com o primeiro cumprimento, um só profeta preparou o caminho do Senhor. Mas desta vez, Deus está levantando uma companhia de profetas, que vem no espírito e poder de Elias, para preparar o caminho, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor.

Malaquias 4.5

Vede, eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor. (ênfase do autor).

O grande e terrível dia do Senhor se refere à segunda vinda de Jesus Cristo, quando Ele virá por Sua Igreja. Em Sua primeira vinda, Jesus Cristo deu início à Igreja. Em Sua segunda vinda, Ele levará a Sua Igreja para reinar com Ele pela Eternidade (I Tm 2.12; Ap 2.5).
Bill Hamon também profetizou que viria o dia em que os ministérios do profeta e apóstolo seriam tão aceitos e reconhecidos como os ministérios de pastor e evangelista. Atualmente estamos vivendo o cumprimento desta profecia. Existem literalmente milhares de profetas no mundo, e milhares de apóstolos. O aspecto místico e misterioso que antes dominava nosso conceito está desaparecendo, à medida que recebemos nova revelação das Sagradas Escrituras acerca destes ministérios. Grande foi minha surpresa e bênção ao entender o chamado profético sobre a minha vida e conhecer que Deus ainda queria me usar.

Mas, os ministérios de apóstolo e profeta não cessaram?

Há algumas pessoas pregam que estes ministérios pararam de existir quando morreram os primeiros apóstolos e profetas do Novo Testamento. Não obstante, não vemos nada na Bíblia indicando que os apóstolos e profetas pararam de operar na Igreja. Ao contrário, a Bíblia é muito clara quando diz que os cinco ministérios continuarão até que certas coisas ocorram. Vejamos quais são…

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo…

Efésios 4.11-13 (ênfase do autor).
Nesta passagem bíblica, o versículo onze nos dá a lista dos cinco ministérios. O versículo doze nos explica o propósito desses ministérios. E o versículo treze nos diz claramente até quando eles continuarão operando. Diz “até” que vejamos o Corpo de Cristo na unidade da fé e refletindo plenamente Cristo. Como não chegamos ainda a essa unidade, nem chegamos à medida da estatura da plenitude de Cristo, então, estes ministérios têm que continuar operando, até que isso se cumpra. Cristo vem para uma Igreja preparada. Ele não vem para uma igreja pequena e imatura, nem para uma igreja anciã, encurvada e cheia de rugas. Ele vem para Sua Esposa. Os cinco ministérios têm ainda bastante trabalho a ser feito.

Vivemos em um tempo muito especial

A verdade é que esta é a primeira vez, na história da Igreja, que os cinco ministérios estão operando ao mesmo tempo. A Igreja Primitiva foi iniciada com os apóstolos e profetas, mas os demais ministérios ainda não estavam bem desenvolvidos. Agora, em nossa geração, Deus está restaurando estes ministérios para a Sua Igreja a fim de nos levar a ser a Igreja gloriosa que Cristo espera. Verdadeiramente, este é um tempo muito especial em que vivemos!

Efésios 2.19,20 nos revela que, como crentes, devemos estar edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas[1]. O fundamento de um edifício não pode parar de funcionar, senão o edifício desmorona. “Necessitamos hoje, mais do que nunca, dos ministérios de apóstolo e profeta para trazer estabelecimento, ordem divina, e a visão de Deus para nossas vidas e igrejas. A grande companhia de apóstolos e profetas está preparando para o Senhor um povo bem disposto para receber o Seu Rei”[2].

* Capítulo 1 do livro: VOCÊ PODE PROFETIZAR, já publicado no Brasil.

**CLIFF BELL é um profeta apostólico e mestre, ordenado na CHRISTIAN INTERNATIONAL. Foi discipulado e treinado pelo Dr. Bill Hamon e trabalha sob sua cobertura desde 1989. Tem um chamado internacional e tem viajado e ministrado como representante do ministério Christian International pela América Latina tendo seu enfoque principal na nação mexicana.
Atualmente, CLIFF é diretor de Christian International México e membro da Junta diretora da Rede Global Christian International e oferece cobertura a igrejas no México, Estados Unidos e Brasil.
Ele e sua esposa DIANNE (intercessora valente e dedicada e profeta de Deus com uma paixão por ver as pessoas libertas das ataduras do inimigo) têm 4 filhos naturais (Ângela, Jeremiah, Tabitha e Ashley, com 17, 15, 12 e 8 anos respectivamente) e 2 adotivos. São todos comprometidos com Jesus, treinados no profético e sensíveis ao Espírito Santo.
Até o momento, escreveu dois livros: Você Pode Profetizar e O Que e Quem Disse – Discernindo a Fonte das Profecias. Dois outros estão sendo preparados para o final deste ano: Por Seus Frutos os Conhecereis; Protocolo Profético.

Nenhum comentário: