sexta-feira, 23 de julho de 2010

ÁRVORE CORTADA

(Jó 14:7) - Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.

(Jó 14:8) - Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,

(Jó 14:9) - Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.



A ÁRVORE CORTADA: Há esperança. Jó vê aqui o calvário de modo especial. A árvore cortada diz respeito a Jesus. Observamos quando se inicia o versículo com a palavra “ESPERANÇA”, isto porque toda a expectativa e êxito consoante ao plano da salvação estava em Cristo, sendo que toda a esperança da humanidade, para fins da redenção estava Nele. Agora esta árvore cortada aponta para o sofrimento terrenal de Cristo, Ele foi cortado, moido e dilacerado pelos nossos pecados e delitos, Jó vê de forma espiritual a videira verdadeira, mais também observa os cortes profundos que Cristo padeceu, relatamos somente alguns deles: A rejeição de Israel, a perseguição religiosa, a incredulidade de seus irmãos, o ódio de Herodes, a maledicência dos sarcedotes, a traição de Judas, etc., e ELE foi ferido pelas nossas transgressões. Atualmente muitos ainda estão cortando esta árvore, com seus caminhos imundos, com atos sujos, com pecados hediondos não confessados, com hipocrisias religiosas, etc. ainda estão cortando a árvore, com a falta de temor, amor, santidade e lealdade dentro de nossos templos.

(Lucas 23:31) - Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?

Deus requer de cada um de nós uma vida de santidade, palavra esta em desuso dentro da igreja, parar de cortar a videira, significa viver uma vida de retidão, veja o que diz o livro de Hebreus:

(Hebreus 6:4) - Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,

(Hebreus 6:5) - E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,

(Hebreus 6:6) - E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.



A RAIZ ENVELHECIDA: Estado da aparência física. Isaías também viu esta mesma raiz, quando descreveu em seu livro (Isaías 53:2) - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Cristo ali na cruz, ficou completamente desfigurado. Cristo viveu dentro da simplicidade, humildade e total submissão a Deus, era o homem de nazaré, não tinha beleza aparente, mais tinha poder e autoridade. A beleza de Cristo não consistia na aparência mais no interior de sua vida, havia formosura em seu coração, no seu caráter, e na sua natureza. Não adianta se pintar, maquiar, fazer plástica em todo o corpo, se não houver beleza por dentro.



O TRONCO DA ÁRVORE: Morte de Cristo. O tronco lançado ao pó, assim foi Jesus, muitos duvidavam da sua ressurreição, foi lançado ao pó, para representar o quanto que Cristo foi humilhado, ultrajado, ofendido, injuriado. Mais havia esperança ao tronco, para redimir o homem que fora caido através de adão, que (Jó 14:8) - Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, (Jó 14:9) - Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. As águas aqui falam do poder do Espírito Santo, que fez reviver Jesus Cristo, o cheiro das águas representa a manifestação invisivel do poder de Deus sobre a vida de Jesus Cristo. Fico feliz, por que esta palavra também serve para a igreja, pois quantos troncos espirituais não se têm hoje dentro da igreja, crentes que outrora eram árvores frutíferas e hoje lamentavelmente são troncos ambulantes. Mais o poder do Espírito Santo, o mover do avivamento pela palavra pode reviver os troncos espirituais, sim, eles podem ser restaurados novamente.



O RENOVO DA ÁRVORE: Ressurreição de Cristo. (Jó 14:9) - Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Aleluia. Cristo brotou, reviveu, sim, aquele tronco no pó, ressurgiu, e agora habita entre nós, Ele é a árvore da vida, cuja suas folhas são remédio e cura. A igreja são os ramos, que agora está enxertado nesta Videira, Ele mesmo disse, EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS, depois da ressurreição, nasceram os ramos que já existiam desde a fundação do mundo, o qual é a Igreja. A videira que fora cortada, agora sustenta os ramos e os alimentam. Portanto, ai daqueles que não estiverem na videira naquele Dia, serão arrancados e lançados no fogo, que ardem, disse Jesus. CRISTO VIVE, E BREVE VOLTARÁ. Agora temos que dar frutos permanentes, para que sejamos ramos verdadeiros na presença de Deus. amém.

Nenhum comentário: