quarta-feira, 14 de julho de 2010

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

Texto: Provérbios 4.23

Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto (Gênesis 6.5), dos sentimentos (1Samuel 1.8) e da vontade (Salmos 119.20 Fonte: Dicionário da Bíblia Almeida). Quando a bíblia fala nesse texto de Provérbios sobre o coração ela se refere ao “ser” de cada um de nós, a parte interior que comanda toda nossa vida, muitas pessoas por não guardarem seus corações sofrem grandes danos, outras até chegam a morte. Vejamos na bíblia alguns que por não guardarem as entradas de seus corações se deram muito mal e até mesmo destruíram suas vidas, me acompanhe ao jardim do Éden e vejamos o que acontece quando não guardamos nossos corações. A bíblia diz em Gênesis capitulo 3, que Eva estava no jardim do Éden quando de repente ela recebe uma visita inesperada de uma serpente a qual começa dialogar com ela e convence Eva que ela poderia ser bem mais do que ela era, ela poderia ser um deus, um ser ilimitado, bastando para isso que ela desobedecesse a uma ordem dada por Deus e comesse do fruto que ele havia proibido que ela comesse, ela porem não refletindo nas conseqüências que Deus já havia advertido que aconteceria, ou seja da sentença de morte para quem comesse do fruto (Gênesis 2.17), ignorou o aviso e comeu, ela não virou um deus mas recebeu o castigo junto com todos os seus descendentes, o que a serpente disse era mentira, porém o que Deus falou sobre a morte era verdade e vemos o resultado disso até hoje.
Eva não guardou as entradas do coração, e quais são as entradas do coração? Vejamos a seguir:
1º Entrada: Os ouvidos, Eva escutou tudo que a serpente falou e guardou no coração aquelas palavras e por isso nasceu o desejo de comer o fruto proibido (Gênesis 3.1), e a bíblia adverte que quando pensamos muito em algo que nos atrai estamos gerando algo em nós, é esse algo chama-se desejo, e quando esse desejo é proibido e mesmo assim é consumado a bíblia diz que ele gera a morte (Tiago 1.15), muito cuidado com que você ouve, pois a poder de vida e de morte nas palavras (Provérbios 18.21), e o Diabo assim como fez com Eva pode usar palavras enganosas para destruir sua vida, muitas pessoas usadas pelo Diabo ferem outras pessoas com palavras que muitas vezes ficam deprimidas por causa de uma palavra maligna, pais que dizem palavras de morte a seus filhos, palavras dizendo que eles não prestam para nada, que não serão nada na vida e etc. Geram com isso no coração de seus filhos revolta, depressão, baixa estima, e até mesmo ódio por eles mesmos, alguns até se suicidam por não suportarem a tristeza causada por algumas palavras. Maridos e esposas que maltratam seus cônjuges com palavras depreciativas, geram no coração deles a depressão, o desejo suicida, o ódio, o desejo da traição, tudo começa dá errado na vida de uma família, casal, e etc, quando as palavras usadas são palavras erradas. Palavras são sementes e o coração é a terra onde elas são plantadas, você está plantado que tipo de semente no coração de seus filhos, marido, amigos, se a semente for boa sua colheita será boa, mas se sua semente for má? Colheras o mal! Cuidado com o que você ouve pois algo mal pode ser semeado em seu coração, por isso é sempre bom ouvir as palavras de Deus pois elas destroem todo tipo de palavra maligna, disse o rei Davi: Escondi as tuas palavras no meu coração para não peca contra ti! Salmos 119.11. Cuidado com quem você conversa pois a bíblia alerta que as más conversações corrompem os bons hábitos ( 1Corintios 15.33). Seu ouvido é uma das entradas para seu coração, cuidado com eles, examine toda palavra a luz da bíblia e rejeite toda palavra de destruição.
2º Entrada: Os olhos, Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu (Gênesis 3.6). Eva se agradou do que viu e em seu coração já havia o desejo gerado pelas palavras da serpente, agora ela vai e consuma o ato que em seu coração já havia sido plantado pelas palavras do maligno. Já diz um certo ditado que uma imagem vale por mil palavras, o fruto era belo por isso ainda mais incentivou o desejo que havia no coração de Eva, muitas vezes somos atraídos por coisas de belas aparências mas de conteúdo destrutivo, os olhos são uma das entradas do coração mais atingidas pelo diabo, ele usa o marketing do inferno para destruir as vidas. Sansão foi vitima de seus olhos, ao ver uma filisteia se apaixona (Juízes 16.4), mais era proibido ao judeu casar com mulheres de povos de outras nações, mais Sansão ignorou a lei de Deus e foi pelos que os seus olhos acharam bom, e no final por desobedecer a lei de Deus terminou morto e sem os olhos (Juízes 16.21-30). Já diz outro ditado que nem tudo que brilha é ouro, nem tudo que tem bela aparência tem bom conteúdo, muitas vezes Deus nos dá diamantes embrulhados em jornais, enquanto o Diabo dá bombas em belas caixas de presente, Sansão achou bela a caixa de Dalila mais por dentro ela tinha uma bomba para destruir a vida de Sansão. O Diabo sabendo dessa fraqueza humana em valorizar em excesso a aparência tem utilizado a mídia para vender material podre do inferno embalado em belas caixas, cuidado com seus olhos pois eles são uma das entradas do coração, e se o Diabo conseguir atingi-los ele conseguirá penetrar seu coração e Deus já sabendo disso alertou dizendo: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida (Provérbios 4.23). Cuidado com que você anda vendo pois o inimigo pode utilizar isso para destruir sua vida, como fez com Eva, Sansão e muitos outros, disse o Salmista: Não porei coisa má diante dos meus olhos... (Salmos 101.3). Guarde bem as entradas de seu coração porque disso depende toda sua vida. Não procure vantagens, pois Deus ainda esconde perolas dentro de ostras sem nenhuma aparência! Não sou contra a boa aparência, mais sem uma boa essência a mesma não vale nada.

3 comentários:

Alessandra disse...

Olá,muito abençoado seu blog,acabo de escrever um livro cujo nome é a primeira parte do versículo que lhe inspirou este texto:Sobre Tudo O Que Se Deve Guardar,Guarda Teu Coração'',estou lhe seguindo,se desejar,faça-me uma visita.

Alessandra disse...

ops...cade o painel de seguidores??

Diva Cardoso disse...

Que bênção ler as palavras de um esplêndido varão valoroso na obra do Senhor, louvado seja Deus.
O Senhor nosso Deus pai te abençoe cada vez mais.