sexta-feira, 30 de julho de 2010

Não Bata na Jumenta

Números 22:21-35
A história do profeta Balaão é muito interessante e pitoresca. Imagine que uma jumenta falou com ele e o alertou acerca do seu caminho errado e da sua completa falta de visão espiritual. Temos, inclusive, um diálogo muito estranho de um profeta com uma jumenta. Vamos conversar sobre essa história agora em nossa Célula.

I – A FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL NOS LEVA AO DESCONTROLE EMOCIONAL – Nm 22:28-29
Balaão, um renomado profeta (Nm 22:6), recebeu uma proposta financeira do rei dos Moabitas, Balaque, para amaldiçoar Israel, o povo escolhido de Deus. Ele fez tudo o que podia e o que não podia para realizar esse serviço, algo muito parecido com os “despachos de feitiçaria” dos nossos dias. E no seu desespero de ganhar o prêmio, ficou cego espiritualmente e vendo a sua jumenta saindo do caminho, descontrolou-se e irado passou a espancá-la.
Você se descontrola com freqüência? Você facilmente se ira (Pv 14:17)? O descontrole emocional tem levado muitos à violência, prejuízos financeiros, separação conjugal e até mesmo a morte. A solução para o nosso descontrole emocional está em Jesus que cura a nossa alma, amplia a nossa visão espiritual, perdoa os nossos pecados e nos dá uma nova vida. Você está precisando de Jesus? Deseja recebê-Lo agora em sua vida?

II- A FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL NOS LEVA À INGRATIDÃO – Nm 22:30
No diálogo da jumenta com o profeta, vemos que ela reclama da ingratidão do profeta e do seu tratamento grosseiro e violento e o faz lembrar dos seus bons préstimos ao longo da sua vida. Mas o profeta, cego espiritualmente, mantem o seu coração duro e ingrato. E tão cego estava que não percebeu que a jumenta estava falando com ele.
Tem pessoas que só sabem reclamar e nunca agradecem nada a ninguém. Você conhece alguém assim? Qual foi a última vez que você agradeceu alguma coisa a alguém? Uma pessoa cega espiritualmente não consegue enxergar as bênçãos de Deus na sua vida e sempre está reclamando de alguma coisa ou de alguém. A Bíblia nos manda agradecer sempre e nunca reclamar (I Cr 29:14; I Ts 5:18). Você já recebeu de Jesus a sua salvação? Então agradeça a Ele por isso.

III- A FALTA DE VISÃO ESPIRITUAL NOS LEVA À MORTE – Nm 22:31-33
O profeta Balaão escapou da morte pelo menos três vezes seguidas, graças a visão da sua jumenta, pois ele mesmo não estava enxergando o perigo, não conseguiu ver o Anjo do Senhor com uma espada à mão pronta para matá-lo. Vemos na Bíblia o relato de muitos cegos espirituais e até mesmo uma cidade inteira (Jerusalém não enxergou o Messias: Mt 23:37-39). O pecado cega o pecador e o leva à morte, não apenas física, mas também espiritual (Rm 6:23). Balaão estava cego pelo pecado, atraído pelo dinheiro.
Nesse regime capitalista em que vivemos, as pessoas só tem tempo para correr atrás do dinheiro e se esquecem de Deus (I Tm 6:10). Você tem um tempinho para Jesus? Então deixe Ele te salvar? Receba-O agora mesmo como seu Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO: Balaão até que tentou, bateu na sua jumenta, mas não conseguiu atender ao pedido de Balaque, rei dos Moabitas, para amaldiçoar Israel. Quem está com Deus e em Jesus, nenhuma maldição consegue atingi-lo, nenhuma feitiçaria o alcança. Entregue agora mesmo a sua vida a Jesus e passe a viver debaixo da bênção!

Nenhum comentário: