sexta-feira, 29 de outubro de 2010

As Vitórias de José

“Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai. E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.“ (Gênesis 37.2-5)

O nome José em hebraico quer dizer “Deus Adicione“. Era filho de Jacó com sua amada Raquel. Gerou muito ciúme e ódio dos seus irmãos que planejavam matá-lo. Foi vendido por Rubem, seu irmão mais velho. Serviu na casa de Potifar, seu patrão. Foi tentado pela mulher de Potifar, mas não cedeu a tentação. Foi acusado e levado a prisão, mas sobre todas essas coisas foi mais que um vencedor.

O preço de levar Deus a sério muitas vezes é seguido de muitas perdas: amigos, parentes e família. Mas para termos vitórias na esfera espiritual é necessário essas perdas. “Jesus dissera, aquele que ama amigos, pais e família, mais do que a mim não é digno de mim.”

José venceu sentimentos que aflinge e sufocam a humanidade deste século, são eles AMARGURA, COMPLEXO, TENTAÇÃO, DEPRESSÃO e o PODER.

1 – VENCEU A AMARGURA: Quando foi jogado no fundo do poço, quando foi traído. A traição poderia ter levado josé a nunca mais confiar em ninguém. REFS: Efésios 4.31; Hebreus 12.15.

2 – VENCEU O COMPLEXO: Quando foi tratado como um objeto sendo vendido pelos seus irmãos. Ser tratado assim pode deixar a pessoa com vários complexos. REFS: Filipenses 4.13.

3 – VENCEU A TENTAÇÃO: Ele se dava muito bem na casa de Potifar e com a Mulher de Potifar. Poderia ter nas mãos tudo o que ele quisesse, mas ele fugiu da tentação. REFS: I Coríntios 6.18; II Timóteo 2.22.

4 – VENCEU A TENTAÇÃO DO PODER: Quando saiu da prisão foi levado a governar o EGITO. O lugar mais perigoso para José não foi a casa dos seus pais, entre os irmãos inimigos, nem no mercado de escravos, nem na casa de Potifar, muito menos na masmorra, mas sim no poder, no trono. Onde ele poderia fazer o que bem lhe parecesse. Muitas pessoas quando chegam ao poder se tornam perigosas, autoritárias e levianas. REFS: Provérbios 3.7; Romanos 12.16.

Nenhum comentário: