terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que é o pós-milenialismo/pós-milenismo?

Pergunta: "O que é o pós-milenialismo/pós-milenismo?"

Resposta: Pós-milenialismo, ou pós-milenismo, é uma interpretação do capítulo 20 do livro de Apocalipse que vê a segunda vinda de Cristo como ocorrendo depois (latin pós) o milênio, o qual será a era de prosperidade e domínio Cristãos. O termo inclui várias opiniões semelhantes do fim dos tempos, e existe em contraste ao pré-milenismo (a opinião de que a segunda vinda de Cristo vai ocorrer antes do reino milenar, e que o reino milenar será um reino literal de 1000 anos) e em menor contraste ao amilenismo (não vai existir um milênio literal).

O pós-milenialismo se refere a uma crença de que Cristo vai retornar depois de um período de tempo, mas não necessariamente 1000 anos. Aqueles que defendem essa opinião não interpretam literalmente as profecias ainda não cumpridas. Eles acreditam que Apocalipse 20:4-6 não deve ser interpretado literalmente. Eles acreditam que 1000 anos simplesmente significa um longo período de tempo. Além disso, o prefixo “pós” em pós-milenialismo denota que Cristo vai retornar depois que os Cristãos (não Cristo) estabelecerem o reino na terra.

Aqueles que defendem o pós-milenialismo acreditam que o mundo vai ficar melhor e melhor – apesar de toda a evidência de que o contrário está acontecendo - com o mundo inteiro eventualmente se tornando Cristão. Depois que isso acontece, Cristo vai retornar. No entanto, essa não é a visão do mundo no fim dos tempos que a Bíblia apresenta. No livro de Apocalipse, é fácil ver que o mundo vai ser um lugar horrível durante aquele tempo futuro. Além disso, em 2 Timóteo 3:1-7 Paulo descreve os últimos dias como “tempos terríveis”.

Aqueles que defendem o pós-milenialismo usam um método não literal de interpretar profecias ainda não cumpridas, dando um significado diferente às palavras. O problema com isso é que quando você começa a dar significados diferentes a palavras além do seu sentido normal, uma pessoa pode decidir que uma palavra, frase ou sentença significa qualquer coisa que queira que signifique. Toda a objetividade em relação ao sentido das palavras é perdido. Quando palavras perdem o seu significado, comunicação cessa. No entanto, não foi assim que Deus quis que linguagem e comunicação fossem. Deus se comunica conosco através de Sua palavra escrita, dando significado objetivo às palavras para que as idéias e pensamentos pudessem ser comunicados.

Uma interpretação normal e literal das Escrituras rejeita pós-milenialismo e defende uma interpretação normal de todas as Escrituras, incluindo profecias ainda não cumpridas. Em relação à interpretação de profecias, temos centenas de exemplos das Escrituras de profecias que já foram cumpridas. Por exemplo, as profecias sobre Cristo no Velho Testamento. Aquelas profecias foram cumpridas literalmente. Considere o nascimento virgem de Cristo (Isaías 7:14; Mateus 1:23). Novamente, considere Sua morte pelos nossos pecados (Isaías 53:4-9; 1 Pedro 2:24). Elas também foram cumpridas literalmente. Isso é motivo suficiente para acreditarmos que Deus vai continuar no futuro a literalmente cumprir Sua palavra e Suas profecias de futuros eventos.

Nenhum comentário: