domingo, 3 de outubro de 2010

A Mão Ressequida

A Mão Ressequida

Mt 12:9-14 - Mateus nos conta a historia de como Jesus curou um homem que tinha a mão ressequida.

A mão é a parte do corpo com a qual nós nos apropriamos e pegamos as coisas, são os nossos instrumentos para criarmos, para fazermos, pegarmos. Sem as mãos nos sentimos impotentes. Com as mãos atrofiadas, ele certamente se sentia impotente e incapaz.

Assim como no mundo natural tudo é conquistado com as mãos; no mundo espiritual, a nossa fé exerce o papel de mão, ou seja, é por meio da fé que conquistamos as bênçãos de Deus e O agradamos.

E com ela podemos fazer o seguinte:

- Receber a salvação (Ef 2:8-9) – A salvação vem pela fé em Cristo Jesus, e não por obras;

- Receber as promessas (Rom 4:18-21) - Abraão tomou posse das promessas pela fé

- Alcançar cura física (At 14:8-10) - O homem tinha fé para ser curado;

- Executar feitos poderosos (Hb 11) – Conquistar territórios, matar gigantes etc...

- Viver com alegria e vitória (II Cor 5:7)-“ Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos”.

1. A mão ressequida é a fé ressequida

O texto nos diz que o homem tinha uma mão ressequida; perdeu os movimentos, ficou atrofiada e retorcida, mirrada, sem força para segurar, que não se abria para receber. Ora, se a fé está para o mundo espiritual assim com a mão está para o físico, supomos que uma fé ressequida tenha as seguintes características:

a) Não se abre para receber as bênçãos de Deus. Vive em carência espiritual, porque não se abre para receber as bênçãos, precisamos ter um coração humilde, disposto a se submeter a Deus para assim podermos receber as suas bênçãos. Deus não força ninguém a receber as bênçãos, ele nos deixa escolher. A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é apropriar. Uma mão ressequida, porém, já não pode se apropriar das promessas porque já não pode lutar, não pode pegar a espada. Então se “conforma” com toda situação que o inimigo impõe; Tristeza, doença, falta, relacionamentos quebrados etc... Não vamos nos conformar com esta situação, abra seu coração para que Deus possa realizar a sua obra.

b) Não tem força para reter as promessas quando vêm as dificuldades: Muitas vezes Deus entrega as bênçãos em nossas mãos, quase sem lutar, mas muitas vezes não conseguimos nem reter estas bênçãos; não reconhecemos e perdemos: família, trabalho, amigos , bens... Qualquer obstáculo, por mínimo que seja, o desanima, não temos fundamentos fortes, não estamos firmes em Deus. Buscamos muitas vezes somente os benefícios, mas não o dono dos benefícios. Peça hoje a restauração da sua mão, pra que você possa “reter” as bênçãos do Céu na sua vida.

c) A mão ressequida perde sua forma saudável: Ela distorce a sua maneira de ser (criados para o deleite de Deus), a sua postura, tudo em sua vida gira em função de proteger e esconder a mão doente. O mesmo acontece com quem tem a fé ressequida, essa pessoa tem a sua condição espiritual deformada, vive como um perdedor se Cristo já venceu, vive preso e oprimido se Cristo já libertou. Devemos buscar a restauração, e começar a viver da maneira que Jesus nos proporcionou para viver.

d) É impotente para realizar grandes feitos. Não crê que o incrível pode se tornar crível, que o invisível pode se tornar visível, a debilidade impede de conquistar. Se quisermos cumprir tudo aquilo que Deus nos chamou para fazer, precisamos ter nossa fé restaurada, saudável.

2. Por que o homem precisava ser curado?

Se você está desiludido, sua fé era forte e, por alguma razão, ela não opera mais como antes, se você se sente mais fraco diante das situações que se apresentam, hoje é o dia da sua fé ser curada. Há duas razões por que Jesus quer curar a sua fé ressequida:

a) Porque você pertence a Jesus (11): Assim com a ovelha tem um dono, o homem também o tem. Você não pertence a si mesmo, você pertence a Deus. Ele criou você, Ele fez você, você pertence a Ele. Além do direito da criação, Jesus comprou você de novo, lhe resgatou e pagou o preço. Você pertence ao Senhor por isso você tem valor. Joga fora essa atitude de menos valia, de se achar incapaz e pensar que não é merecedor do amor de Deus.

b) Porque você tem grande valor (12): Jesus quer curar sua fé porque você é muito precioso para Ele. Deus enxerga além do que qualquer um pode enxergar em você. Ele tem olhos de lapidador, que não vêem apenas a pedra bruta, mas vêem o diamante lapidado, a jóia perfeita, com um valor tremendo. Uma das coisas que tornam uma peça preciosa é o fato dela ser única. Não há outro igual a você, você é único. Deus não quer perder você. Ele quer completar a obra que iniciou, renovar a sua fé para crer por coisas tremendas em Deus. Não importa a situação em que você se encontre, ele te ama do mesmo jeito. Ex: 2 notas de 100,00, uma amassada e a outra novinha, valem a mesma coisa.

3. Como Jesus vai curar a sua fé ressequida?

Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra.(Mt. 12.13)

Você que saber de que maneira Deus irá curar sua fé ressequida?

Assim como Jesus disse para o homem da mão mirrada estender a mão, Ele apenas diz para você estender a sua mão. É a sua postura de crer, É responder à Palavra de Deus agindo de acordo com o que ela diz. O que equivale a dizer:

a) Mostre aquilo que você esconde: Aquela mão era uma vergonha para o homem, ele vivia escondendo-a. Não esconda de Deus o que está errado, seja pecado, sejam situações, pensamentos. Ele só pode agir quando resolvemos estender a mão, ou seja: admitir. Deus não despreza um coração arrependido.

b) Abra teu coração para as bênçãos de Deus. Creia que Deus quer fazer algo por você, significa se abrir, querer receber. Se você se abre para Deus, se você se achega a Deus, Ele, por sua vez, também se achegará a você.

c) Tome posse das promessas da Palavra de Deus, que garantem salvação, perdão, vitória sobre o diabo, consolo. Tomar posse, é dizer:”Agora essa benção é minha.”A sua fé será alargada para coisas grandes, conforme vamos exercitando.

d) Dispõe-te a exercitar tua fé. A fé é um exercício diário e deve ser alimentada com a Palavra de Deus e com a oração. Devemos aprender a esperar no Senhor, a confiar que Ele é poderoso para fazer qualquer coisa que quiser por nós.

Conclusão: Como está sua fé? Ela tem estado ressequida? Em que sua vida não tem sido abundante? Em sua vida espiritual, tem havido frutos? Você acredita nas promessas de bênçãos que Deus tem para sua vida? Você crê em Sua Palavra? Do que você precisa se arrepender?

Nenhum comentário: