terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que é o amilenialismo/amilenismo?

O que é o amilenialismo/amilenismo?


Pergunta: "O que é o amilenialismo/amilenismo?"

Resposta: Amilenialismo, ou amilenismo, é o nome dado à crença de que não haverá um reino literal de Cristo por 1000 anos. As pessoas que defendem essa idéia são chamadas de amilenialistas. O prefixo "a" em amilenialismo significa "não" ou "sem". Portanto, amilenialismo significa sem milênio. Isso difere da opinião mais comum chamada de pré-milenialismo/pré-milenismo (a opinião de que a segunda vinda de Cristo vai acontecer antes do seu reino milenar, e que o reino de Cristo é um reino literal de 1000 anos) e da opinião menos comum chamada de pós-milenialismo/pós-milenismo (a crença de que Cristo vai retornar depois que os Cristãos – não Cristo – estabelecerem o reino na terra). Há problemas significantes com a opinião pós-milenar, um dos quais é que essa teoria não pode ser sustentada biblicamente se usando métodos normais de interpretação.

No entanto, em justiça àqueles que são amilenialistas/amilenistas, devemos acrescentar que eles não acreditam que não há nenhuma forma de milênio. Eles só não acreditam em um milênio literal – um reino literal de 1000 anos de Cristo na terra. Ao invés, eles acreditam que Cristo está sentado agora no trono de Davi e que a era da Igreja atual é o reino sobre o qual Cristo tem domínio. Não há dúvida nenhuma de que Cristo está agora sentado no trono, mas isso não significa que esse é o reino ao qual a Bíblia se refere como o trono de Davi. Não há dúvida de que Cristo agora reina, pois Ele é Deus. No entanto, isso não significa que Ele está exercendo agora o Seu reino milenar.

Para Deus poder cumprir Suas promessas a Israel e Sua aliança com Davi (2 Samuel 7:8-16; 23:5; Salmos 89:3-4),tem que existir um reino literal e físico na terra. Duvidar disso é questionar o desejo de Deus e/ou sua habilidade de cumprir Suas promessas, e isso abre as portas para vários problemas teológicos. Por exemplo, se Deus pudesse renegar Suas promessas a Israel depois de afirmar que eram “eternas”, como poderíamos ter certeza de quaisquer de Suas promessas, incluindo as promessas de Salvação aos que crêem no Senhor Jesus? A única solução é acreditar em Sua Palavra e compreender que Suas promessas vão ser cumpridas literalmente.

Indicações bíblicas claras de que o reino vai ser um reino literal aqui na terra são:

1) Os pés de Cristo tocam no Monte das Oliveiras antes de Seu reino ser estabelecido (Zacarias 14:4,9);

2) Durante o reino, o Messias vai executar justiça e julgamento na terra (Jeremias 23:5-8);

3) O reino é descrito como sendo DEBAIXO do céu (Daniel 7:13-14,27).

4) Os profetas profetizaram de mudanças terrenas dramáticas durante o reino (Atos 3:21; Isaías 35:1-2; 11:6-9; 29:18; 65:20-22; Ezequiel 47:1-12; Amós 9:11-15); e

5) A ordem cronológica dos eventos de Apocalipse indica a existência de um reino milenar antes da conclusão da história mundial (Apocalipse 20).

A opinião amilenial surge do uso de um método de interpretação para profecias cumpridas e de um outro método para as Escrituras não-proféticas e profecias cumpridas. Escrituras não-proféticas e profecias cumpridas são interpretadas literalmente e normalmente. Mas de acordo com o amilenialista, profecia não cumprida é para ser interpretada espiritualmente, ou de forma não literal. Aqueles que defendem o amilenialismo acreditam que uma leitura "espiritual" das profecias não cumpridas é a leitura normal dos textos. Isso se chama de hermenêutica dupla. Hermenêutica é o estudo dos princípios de interpretação. O amilenialista acredita que a maioria, se não todas, das profecias não cumpridas são escritas em linguagem simbólica, figurativa e espiritual. Portanto, os amilenialistas dão um sentido diferente àquelas partes da Bíblia do que o significado normal e contextual de suas palavras.

O problema de interpretar profecias não cumpridas dessa forma é que abre as portas para uma grande quantidade de significados. A menos que você interprete a Bíblia no sentido normal de como liguagem é interpretada, não haverá apenas um significado. Ao mesmo tempo, Deus, o grande Autor de todas as Escrituras, teve apenas um significado em mente quando Ele inspirou os autores humanos a escreverem. Talvez podemos tirar muitas aplicações para as nossas vidas de uma só passagem da Bíblia; no entanto, há apenas um significado, e esse significado é o que Deus quis transmitir. Além disso, o fato de que profecias cumpridas foram cumpridas literalmente é o melhor motivo para acreditarmos que as profecias ainda não cumpridas vão ser cumpridas literalmente. As profecias sobre a primeira vinda de Cristo foram cumpridas literalmente. Portanto, devemos esperar que profecias sobre a segunda vinda de Cristo também vão ser cumpridas literalmente. Por esses motivos, uma interpretação alegórica de profecias não cumpridas deve ser rejeitada e uma interpretação literal ou normal das profecias ainda não cumpridas deve ser adotada.

Nenhum comentário: