terça-feira, 10 de agosto de 2010

3 coisas que não se deve esperar de Deus

1- Que Ele se deixe ver

Jo 1:18 : Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.
Deus não costuma usar os sentidos humanos
Certa vez ouvi um pregador dizer que nós deveríamos procurar ouvir a voz “audível” de Deus, como um homem escuta outro homem. Semelhante a Moisés.

Mas esquecem-se de que Deus quer ser adorado em Espírito e não na carne.

Jo 4:23 Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade; estes são os adoradores que o Pai deseja. 24 Deus é espírito, e quem o adora deve adorá-lo em espírito e verdade”.

Deus é onipresente. É impossível se ver o onipresente. Só um ser onipresente poderia ver um outro onipresente. Poderíamos então dizer que o Espírito Santo poderia ver a Deus. Mas ninguém poderia ver a Deus ou ao Espírito Santo. Deus só pode ser visto através de Jesus. Mesmo no céu não poderemos ver a Deus.

JOÃO 14
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

10 Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

O motivo da idolatria é a falta de contentamento com uma representação espiritual de Deus. “ VER A DEUS” é o princípio da idolatria. Quando alguém diz que viu a Deus, a primeira pergunta é: como Ele é? . O próximo passo seria: poderíamos desenha-lo?. Se adoramos qualquer imagem de Deus, mesmo que ela exista apenas na nossa mente, estamos praticando idolatria. Em toda a bíblia Deus insiste: “ Quero ser adorado em Espírito!” . Se você se ajoelha, mesmo diante de uma imagem de Cristo, você está pecando. É idolatria. A adoração deve ser em espírito e em verdade.

Todos aqueles que dizem ver Deus face a face em um ou outro momento se perguntam: Será que é mesmo Deus? É assim com J. Rubens, com Kenneth Hagin, com Benny him. Será que é possível se estar face a face com Deus e duvidar que seja Ele? Seria possível ao menos pensar em alguma coisa? Seria possível alguma atitude a não ser se prostrar perante Ele?

Hb 11 : Deus quer ser adorado por fé. Devemos ser como aqueles que agiam como quem via o invisível. “Fé é a certeza de coisas que se não vêem” .

1 Pd 1:7,8 : Jesus a quem não tendo visto amais

1 Co 13 agora vemos como em espelho, obscuramente, então veremos face a face

Jo 1:18: Ninguém jamais viu a Deus

1 Tm 6:16: ... habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver.

Todas as vezes que se atribui a Deus qualquer forma de representação, a Sua glória é corrompida de ímpio engano. ( Calvino )

Representar a Deus por meio de imagens é contrariar o seu ser

Das razões que Deus acrescenta às proibições é fácil concluir o seguinte: Primeiro, em Moisés ( Dt 4:15 ): "Lembra-te do que o Senhor te falou no vale de Horebe: Ouviste uma voz, não viste corpo; guarda-te, portanto, a ti mesmo, para que não aconteça que, porventura, enganado, faças para ti qualquer representação"etc. Aí vemos como Deus opõe sua voz abertamente a todas as representações, a fim de sabermos que os que buscam representá-lo de forma visível afastam-se dEle.

até os cegos podem ver a glória de deus, porque ela não se representa em imagens. As manifestações e sinais que mostram a presença de deus não servem de base para as imagens. O fato de , vez por outra, Deus ter mostrado a presença de Sua majestade divina por meio de sinais definidos, os leve à conclusão de que se poderia dizer que Ele foi visto face a face. Porém, todos os sinais com que Deus se manifestou aos homens ajustavam-se mui adequadamente ao método de ensinar, ao mesmo tempo em que serviam de advertência aos homens, para dizer-lhes, explicitamente, que a Sua essência era incompreensível.

ORA, A NUVEM, A FUMAÇA, A CHAMA - se bem que fossem símbolos da glória celeste ( Dt 4:11), como um freio interposto, impediam que as mentes de todos tentassem penetrar mais fundo ( no conhecimento de Deus ). Por isso, NEM MESMO A MOISÉS, a quem Deus, contudo, se manifestou mais intimamente do que aos outros, conseguiu com suas súplicas contemplar a face de Deus, mas recebeu como resposta que o homem não é apto para receber o impacto de tão grande esplendor ( Ex 33:20). " NÃO PODERÁS VER A MINHA FACE, PORQUANTO HOMEM NENHUM VERÁ A MINHA FACE E VIVERÁ".

O Espírito apareceu em forma de pomba ( Mt 3:16; Mc 1:10 e Lc 3:22 ), mas pelo fato de ter-se desvanecido rapidamente, quem não percebe que, pelo símbolo de apenas um momento, os fiéis foram advertidos de que SE DEVE CRER NO ESPÍRITO COMO UM SER INVISÍVEL, de modo que, contentes com o Seu poder e graça, não evocassem para si nenhuma representação externa?.

O próprio propiciatório, onde, sob a Lei, Deus manifestou a presença do Seu poder, foi de tal modo construído, que indicava ser a seguinte a mais excelente visão da divindade: Ela ocorre quando as mentes são alcaçadas de si mesmas, em admiração uma vez que OS QUERUBINS, DE ASAS ESTENDIDAS, OCULTAVAM A DEUS, o véu O cobria e o próprio lugar, tão escondido, de si mesmo o ocultava ( Ex 25:17, 18, 21 ). Tudo feito para impedir não só que os olhos humanos vissem a Deus, mas também com quaisquer de todos os outros sentidos e, dessa forma, pusessem um paradeiro à temeridade dos homens.

Além disso, os profetas, quando falam dos SERAFINS ( Is 6:2-3: Os serafins estavam acima dEle; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da Sua glória ) que lhes apareceram em visão, mostram-nos com a face velada e, com isso, dão-nos a entender que O FULGOR DA GLÓRIA DIVINA É TÃO GRANDE, QUE OS PRÓPRIOS ANJOS SÃO IMPEDIDOS DE SER VISTOS EM DIRETA CONTEMPLAÇÃO, E AS CHISPAS DE GLÓRIA QUE REFULGEM SÃO SUBTRAÍDAS AOS NOSSOS OLHOS. CALVINO

Apesar disso, é cada vez mais comum surgirem pregadores que dizem ter visto Deus, Cristo e até o Espírito Santo face a face.

Dessa pretensa "visão de Deus" é que nascem os ídolos. Se posso falar com Deus ou o Espírito Santo face a face, que me impede de fazer uma gravura dEle? "Pois, como nasceram os ídolos, senão da desvairada imaginação dos homens?". OS PRIMEIROS QUE INTRODUZIRAM IMAGENS DOS DEUSES, DE UM LADO, REMOVERAM O TEMOR E DE OUTRO ACRESCENTARAM O ERRO. ( por isso que "castigam" as imagens, por falta de temor. O que os impede de fazer o mesmo com uma imagem do Deus vivo? ). As imagens corpóreas são indignas da majestade de Deus, porque diminuem o temor dos homens. O temor de Deus não somente diminui mas , até mesmo, se extingue, visto que na estupidez das imagens e na sua infeliz e absurda invenção, pode-se facilmente desprezar a majestade divina.

Alguém objetaria: “ quer dizer que você acreditaria se eu dissesse que vi o diabo, mas não se eu disser que vi a Deus? “ . A resposta é: sim. Pois o diabo é o pai da idolatria. Deus nunca apareceu para não estimular a idolatria. Esse é um princípio eterno. Por que Deus, então, mudaria agora? A majestade de Deus está muito acima da percepção dos nossos olhos.

A Segunda coisa que não se deve esperar de Deus é:

2- Que Ele faça revelações que não esteja de acordo com o ensino bíblico

Jr 1:12 E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

O profeta fala em nome de alguém. Não tem mensagem própria. Para ser fiel ele só pode falar exatamente o que ouvir. Foi assim com Arão, que ouvia de Deus e simplesmente transmitia ao povo o que Deus falava.

Ex 7:1-2 O Senhor disse a Moisés: “Olha, eu te faço como um deus para o Faraó, e Aarão teu irmão será teu profeta. 2 Dirás tudo o que eu mandar, e Aarão teu irmão falará ao Faraó, para que deixe sair os israelitas do país.

Quando um profeta fala aquilo que Deus não mandou ele não representa a Deus e não deve ser temido. Balaão tentou amaldiçoar o povo de deus e não conseguiu. Assim ocorre com qualquer profeta que fale em nome próprio e não em nome de Deus. Nm 23:19 Deus não é um homem para mentir, nem criatura humana para se arrepender. Diz alguma coisa e não a faz, promete e não a cumpre?

20 Recebi ordem de abençoar: Ele abençoou e não voltarei atrás.

A mensagem de Deus para o homem está na Bíblia, única regra de fé e prática para qualquer que se diga cristão. Ela é a nossa bússola para sabermos se a mensagem vem ou não de Deus.
I Co 14:29 : E falem dois ou três profetas, e os outros julguem

Existem várias formas de julgarmos os profetas:

a) pelo seu testemunho de vida: Jr 23 14 Mas nos profetas de Jerusalém vi uma coisa horripilante: entregam-se ao adultério e vivem na mentira. Dão apoio aos perversos para que ninguém se converta de sua maldade. Todos eles são para mim como Sodoma e seus habitantes como Gomorra!

b) Quando o que ele fala acontece: Jr 28:7 Contudo escuta esta palavra que vou falar nos teus ouvidos e nos ouvidos de todo o povo: 8 Os profetas que existiram antes de mim e de ti, desde tempos imemoráveis, profetizaram a muitos países e a grandes reinos, a guerra, a desgraça e a peste. 9 Quanto ao profeta que profetiza a paz, SÓ QUANDO SE REALIZAR A PALAVRA DO PROFETA, É QUE SERÁ RECONHECIDO COMO PROFETA QUE O SENHOR

c) Se sua mensagem condiz com o que Deus nos ensina: Dt 13:2-6 2 Caso surgir no teu meio um profeta ou um vidente que te anuncie um sinal ou prodígio, 3 e se realizar o sinal ou prodígio que anuncia, dizendo: ‘sigamos outros deuses –deuses que não conheceis –e sirvamo-los’, 4 não atenderás às palavras do profeta ou sonhador, pois é o Senhor vosso Deus que vos prova; quer saber se de fato amais ao Senhor vosso Deus, com todo o coração e de toda a alma. 5 Ao Senhor vosso Deus deveis seguir e a ele devereis temer. Devereis guardar-lhe os mandamentos, escutar sua voz, servi-lo e apegar-vos a ele. 6 O profeta ou vidente, porém, seja morto por haver incentivado à rebelião contra o Senhor vosso Deus, que vos libertou do Egito e vos resgatou do antro de escravidão, para afastar-vos do caminho que o Senhor vosso Deus vos mandou seguir. Assim fareis desaparecer a maldade de vosso meio.

Porém mesmo se ele der um bom testemunho e o que ele falar acontecer posso duvidar de que sua mensagem veio de Deus. Entretanto se o que ele fala não condiz com o ensino bíblico eu sei com certeza que ele não fala da parte de Deus.

16 Assim diz o Senhor Todo-poderoso: Não ouçais as palavras dos profetas que vos profetizam! Eles vos enganam, anunciando visões que provêm de seu coração, e não da boca do Senhor .

21 Eu não enviei os profetas, e eles correram! Eu não lhes falei, e eles profetizaram!

22 Se estivessem presentes no meu conselho, teriam feito o meu povo ouvir minha palavra e o teriam feito retornar do mau caminho e da maldade de suas ações!

25 Ouvi o que dizem os profetas que profetizam mentiras em meu nome, dizendo: “Tive um sonho! Tive um sonho!”26 Até quando haverá entre os profetas os que profetizam mentiras e os que profetizam enganos de seu coração? que arrebenta a rocha?

30 Por isso, eis que estou contra os profetas –oráculo do Senhor –que roubam um do outro a minha palavra.
31 Eis que estou contra os profetas –oráculo do Senhor –que usam sua língua para proferir oráculos.

32 Eis que estou contra os profetas que sonham mentiras –oráculo do Senhor –que as contam, seduzindo o meu povo com suas mentiras e enganos. Mas eu não os enviei, não lhes dei ordens; eles não são de nenhuma utilidade para este povo –oráculo do Senhor .

Certa vez um “profeta” me disse que tinha um espírito de morte na minha vida e que eu, para me ver livre dele, deveria raspar a cabeça. Em primeiro lugar o crente não tem espírito de morte, mas um Espírito de vida que é o Espírito Santo, maior que qualquer possível espírito de morte. Em segundo lugar a Bíblia não ensina a raspar a cabeça como forma de se livrar das artimanhas do diabo, e sim se revestir da armadura de Deus. CONCLUSÃO: FALSO PROFETA.

Na Bíblia, sempre que acontece um mal anunciado por um profeta, esse mal ocorreu porque Deus falou e não por uma maldição lançada da parte do profeta, porque "a palavra tem poder", como alguns têm ensinado.

2 Re 24:2 Enviou-os contra Judá para o destruir, cumprindo desta maneira a palavra que o Senhor tinha pronunciado por boca de seus servos, os profetas. Insistimos : O profeta só repete o que Deus lhe falou ou não é profeta da parte do Senhor.

Como saber se ele falou da parte do Senhor? Julgando-o pela Bíblia.

Gálatas 1:8-9 8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. 9. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Joseph Smith, Alan Kardec, Hellen White, Maomé, entre outros, caíram nesse erro. Se deixaram seduzir por mensagens novas mas, "se algo é novo, não é verdadeiro; e, se é verdadeiro, não é novidade". ( Dr Eastburg, prof. De Filosofia do Seminário do Norte, EUA ). Continua a valer a velha mensagem da Bíblia.

FALSOS PROFETAS NÃO DEVEM SER OUVIDOS E NEM TEMIDOS.

A terceira coisa que você não deve esperar de Deus é:

3- Que Ele revele pecados perdoados

O maior consolo que o crente encontra na Bíblia é a certeza de que Deus nos perdoa os pecados. Mais do que isso, Ele os apaga, os expia, os destrói completamente. Por isso temos certeza de que ele jamais os lançará na nossa cara, diante do nosso primeiro deslize, como uma esposa traída costuma fazer com seu marido, enquanto não o perdoa. Deus diz:

Jr 31:34 ...porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Is 1:18 Vinde, então, e argüi-me, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.

Is 44:22 Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.

Hebreus 8:12 Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Essa é uma promessa de Deus. Ou você confia nela ou não confia em mais nenhuma outra promessa da Bíblia. Mas em Deus podemos confiar sempre, pois Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?( Números 23:19)
Freqüentemente ouvimos de "profetas" que se levantam no meio da igreja humilhando irmãos, revelando pecados do passado. Mas não são enviados da parte de Deus, e sim do inimigo das nossas almas que tenta nos fazer duvidar do que Cristo fez por nós. Ele é que vive diante de Deus nos acusando de dia e de noite.

Ap 12:10-11: E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte.

Mas mesmo que ele nos acuse, à direita de Deus temos quem nos defenda e nos declare santos:

Rm 8:33 Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem justifica. 34 Quem o condenará? Cristo Jesus, que morreu ou, antes, que ressuscitou, está à direita de Deus e é ele quem intercede por nós

1 Jo 2:1 Meus filhinhos, eu vos escrevo isto para que não pequeis. E, se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Concluindo: Podemos descansar nas promessas de Deus, sabendo isso:

Rm 8:1 Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
2 Co 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Nenhum comentário: