quarta-feira, 4 de agosto de 2010

POR ONDE QUER QUE PASSE ESTE RIO

Ezequiel 47.9

Toda criatura vivente que vive em enxames viverá por onde quer que passe este rio, e haverá muitíssimo peixe, e, aonde chegarem estas águas, tornarão saudáveis as do mar, e tudo viverá por onde quer que passe este rio.

Preâmbulo: Esta visão podemos interpretar de duas maneiras. Literalmente: Existirá esse Rio no Milênio em Israel que por onde ele passar vai haver cura das águas salgadas e da terra deserta. O Rio se formará dois braços um passará pelo monte das oliveiras que estará fendido chegando ao Mar Morto e o outro irá ao Ocidente, Mar Mediterrâneo.
Espiritualmente: Esse Rio é a obra operante do Espírito Santo nos nossos dias, trazendo de igual modo Cura, Renovação por onde quer que passe este Rio.

I - O QUE TEM ESSE RIO DE IMPORTANTE

1. Nesse rio tem um homem medindo: (47.3) O céu é muito organizado, tudo funciona com medidas, tamanhos, posições. Existe um anjo Medidor na Bíblia, aqui ele esta com um cordel de medir. Vejamos esse homem com aspecto de bronze medindo também em Ezequiel 40.3

2. Esse Rio tem um lugar de Inicio: Um início geográfico, Jerusalém. O Rio sai debaixo do limiar do templo em Jerusalém. Jerusalém é a capital de Israel e será a capital mundial no Milênio. Muitas coisas importantes aconteceram em Jerusalém: Ali o Senhor provou Abraão, no monte Moriá. Em Jerusalém o Deus estabeleceu o reino a Davi. Foi em Jerusalém que Jesus morreu e ressuscitou. Foi em Jerusalém que o Espírito Santo desceu e em Jerusalém a Igreja é estabelecida. De Jerusalém correm ás águas que saem da base do templo em direção as Nações da terra.

3. Uma visão para fora de Israel: Pensemos na mentalidade dos judeus, todas as coisas eram para eles: A Lei era para eles, os Profetas era para eles, as Visões era para eles, os Salmos era para eles, o Messias era só para eles, mas de repente teve que se abrir para os gentios. A visão do Vale dos Ossos secos, era para ele. Mas agora essa Visão do Rio não era para eles, não era dentro do templo, mas era para fora de Israel.

4. As Medidas não são opções: As quatro medidas do Rio, nas quais Ezequiel teve a oportunidade de passar por elas, não são quatro opções de gosto, por exemplo: eu gosto do rasinho, só de água pelos tornozelos. Não são quatro etapas da Historia da Igreja, que foi crescendo, inicio, meio, fim, não. As quatro medidas não são quatro tipos de linhas de Igrejas diferentes dos tradicionais, mais ou menos pentecostais e os neopentecostais. Você não pode escolher por medo, ou por comodidade, ficar no rasinho, na beira do rio, precisamos ir para as partes mais profundas e não ficar com água apenas nos tornozelos.

5. Espiritualmente este Rio é o Espírito Santo: O Espírito Santo como Rio é Caudaloso, profundo. Como Rio ele tem um movimento glorioso, não fica estancado, parado. (v.8) Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar Morto, cujas águas ficarão saudáveis. (Digamos todos: Já saiu...) Ezequiel foi conduzido para o interior do Rio e depois para as suas margens.

II - POR ONDE QUER QUE PASSE ESTE RIO?

1. Passou pelos terrenos áridos: A geografia de Israel é árida, seca, difícil de vegetação. Mas na visão de Ezequiel, nas margens desse rio se encheram de arvores frutíferas, que no Milênio produzirão frutos todos os 12 meses no ano e as folhas servirão de remédio para as nações. Espiritualmente falando você sem a presença do Espírito Santo era um terreno árido, estéril, infrutífero, mas hoje é irrigado, fecundo, produtivo e abundante.

2. Chegou aos mares Morto e Mediterrâneo: O Mar Morto e chamado assim por causa da densidade do sal encontrado nele, 26% de sal, não tem vida marinha, até as aves que sobrevoa suas água morrem. O Mar Mediterrâneo e todos os outros mares são um 4% de sal. Quando o Espírito Santo chega ou passa pelas Nações, onde a morte, tudo é restaurado.

3. Abundancia de Peixe: Um dos resultados da passagem do Rio é a abundancia de peixes: Ezequiel contemplou na visão a abundancia de Peixes e abundancia de Arvores frutíferas que surgiram a partir da passagem daquele rio. A figura de Peixes e de Arvores na Bíblia são símbolos de homens. Evangelizar é muito semelhante ao pescar. Jesus disse que faria de Pedro um pescador de almas.

4. Abundancia de arvores: Como arvores devemos estar plantados na casa do Senhor e dar frutos. Quando encontramos pessoas secas dentro das Igrejas é por que não passou por ela ainda o Espírito Santo. (Jr 17.7,8) Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.

5. Todos os Ministérios terão resultados: Os pescadores encontrados no Rio representam os Ministérios: No avivamento que esta acontecendo neste momento até onde nunca deu resultado, dará muitos peixes. A localização de dois lugarejos na visão, ao pé do Mar Morto, por nome de En-Gedi e En-Eglain. Esses dois lugares são tão áridos, secos, que só servia para criar cabras, agora os Pescadores colocaram ali suas redes. Abrem igrejas onde eras prostíbulos, boates, motéis, onde abundava o pecado, agora superabunda à graça de Deus.

6. Ficará gente fora do Avivamento: O único lugar que o Rio não produziu nenhuma mudança foi nos charcos: (v.11) Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal. Por que não há cura para os charcos se lá também tem águas? A explicação é que proporção de água é menor que a proporção de terra, ou seja, pouca água e muita lama. Existe crente que tem um pouco de água nas suas vidas, mas lamentavelmente tem muito charco nele, lodo, barro, lama. Tem graça, mas também tem sujeira, o mundano esta nele ainda, os vícios ainda estão escondidos nele, sujando a sua salvação e impedindo de ser avivado.

III - CINCO PARTES DESTA VISÃO

1. Me fez ver as águas: Visão para fora de Israel: (v.2) Esta visão acontece fora do Templo. O templo estabelecia a separação entre o santo e o profano. As nações não podiam entrar ali. Nos dias de Herodes chegou-se a construir o átrio dos gentios. Dentro dele, apenas os levitas e o sacerdócio de Arão podiam ministrar. Esta já foi também a nossa figura, estávamos separados, por nossos pecados (Is 59.2). Estávamos fora do mover de Deus. Muitos ainda vivem fora desse Rio, desse mover.

2. Águas que me davam pelos artelhos: Nível da Curiosidade: (v.3) Quem vai ao mar o ao rio pela primeira vez, quer molhar os pés por curiosidade, para saber se as águas estão quentinhas ou geladas, se é raso ou fundo. Tem muitos crentes na Igreja assim, vieram por curiosidade, ate que tem o seu lado positivo, mas não podem ficar a vida toda neste nível, sem compromisso. Gostam de ouvir a pregação para saber, não para crer. Água só na ponta dos pés, só na curiosidade: Será mesmo verdade? Será que posso ser curado? Será que consigo aquele emprego? Aquele dinheiro? Queres ver a Gloria do Senhor? Vamos mudar de posição, vamos subir de nível. Salmos 107.23,24 Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas. Esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas no profundo.

3. Águas que me davam pelos joelhos: Nível religioso: (v.4) Águas nos joelhos é o nível do Religioso. Todas as religiões só chegam neste nível dos joelhos. Os mulçumanos se ajoelham, os budistas se ajoelham, os hindus se ajoelham, os animistas se ajoelham e até mesmo os cristãos se ajoelham. E para se tornar em religioso não se precisará de muita coisa, basta que alguém os dirija e os coloque de joelhos diante de símbolos que julgam ser transcendente. Na religiosidade não há conhecimento e sim a rotina. Não existe um relacionamento pessoal com Deus, e sim através de símbolos, ritos e dogmas.

4. Águas que me davam pelos lombos: Nível das obras: (v.5) Os lombos apontam para o lugar onde o animal carrega sua carga, onde o jumentinho carrega o seu dono. Muitos dizem que conhecem a Deus por praticarem boas obras. Crêem que essa seja a religião verdadeira. Tiago irmão do Senhor Jesus diz que a verdadeira religião é aquela que ampara as viúvas e os órfãos, mas ele também vai dizer que não devemos ser apenas ouvintes do Evangelho, mas praticantes da Palavra de Deus. Paulo diz que não fomos salvos pelas obras (Ef 2.8), mas uma vez salvos as praticaremos. As obras não salvam, mas o salvo as pratica. Contudo, hoje muitas pessoas interromperam sua busca por águas profundas por entenderem que o seu limite esteja nas águas que dão em seus lombos.

5. Águas profundas: Nível completo do Espírito: (v.5b) Esse foi o mover que Ezequiel viu fora do Templo, de um rio caudaloso que não podia ser contido na estrutura do templo dos judeus. O Rio nascendo em Jerusalém ele não se tornaria um lago ou ainda um novo mar, mas se espalharia pelas nações. Esse é o nível ideal para todo salvo. Estar totalmente submergido no Rio do Espírito e ser levado pelas suas águas. Ele começou a correr no Brasil a 100 anos atrás, passando por muitas vidas, só falta passar por você.

Nenhum comentário: