domingo, 15 de agosto de 2010

AS FERRAMENTAS DE UM PASTOR.

TEXTO BASE: “Fiel é esta palavra: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja” (I Timóteo 3:1).

TEMA: Conheça as ferramentas de um pastor, para usá-las ou aceitá-las.

INTRODUÇÃO:
Talvez devessemos produzir um kit de ferramentas em miniaturas que seriam entregues aos pastores no dia da sua ordenação.
Estas "miniaturas de ferramentas pastorais" serviriam como um lembrete de cada função pastoral.

S.T. - Vejamos quais as ferramentas que possibilitam o exercício do ministério pastoral:

I) CAJADO:
Ferramenta de busca e cuidado. “A tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:2). O cajado não é ferramenta de disciplina; é uma ferramenta que deve lembrar ao pastor de buscar e salvar as suas ovelhas.

II) VARA:
Ferramenta de correção. “Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno” (Provérbios 23:14). A vara deve lembrar ao pastor que é sua obrigação disciplinar as suas ovelhas. Sempre com amor, visando não o castigo em sí, mas a correção.

III) ALFORGE:
Ferramenta que nos permite guardar aquilo de que precisamos. “E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançou mão da sua funda, e foi-se chegando ao filisteu”. (I Samuel 17:40). O alforje nos lembra que devemos aprender sempre e perdoar a cada dia. Guarde no seu alforje somente o que edifica o seu ser e consolida o amor.

IV) FUNDA:
Ferramenta para proteger as ovelhas. “E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra” (I Samuel 17:49) A funda deve sempre lembrar ao pastor que é sua função proteger as suas ovelhas dos ataques e artimanhas do inimigo.

V) LÂMPADA:
Ferramenta para guiar o pastor em meio às trevas.“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105) A lâmpada nos lembra que um pastor precisa valorizar a cada dia, a palavra de Deus. pois a mesma é a unica ferramenta possível, capaz de produzir luz para a vida do pastor e para as suas ovelhas.

VI) PÃO:
Ferramenta que permite alimentar pessoas. “E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão” (Mateus 15:36). A ordem de Jesus ainda ecoa: dai-lhes vós mesmos de comer. É função do pastor satisfazer as necessidades das ovelhas. Um pastor precisa sempre estar consciente de que é sua função alimentar as suas ovelhas com o pão da vida e o genuino leite espiritual.

VII) TOALHA:
Ferramenta que permite que sirvamos e sejamos vistos como servos. “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se” (João 13:4). Jesus vestiu uma toalha, roupa própria de um escravo, para poder lavar os pés dos discípulos, precisamos também despir-nos dos nossos títulos e simplesmente servirmos.

VIII) BACIA:
Ferramenta que nos permite lavar os pés uns dos outros. “Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido” (João 13:5) Jesus teve que se ajoelhar diante dos discipulos para lavar-lhes os pés, será que estamos dispostos a nos humilharmos para servir?

IX) ÓLEO:
Ferramenta que nos leva a cuidar e aliviar o sofrimento. “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:6). Um pastor jamais pode esquecer da sua missão de aliviar a dor e o sofrimento das ovelhas.

X) ARADO:
Ferramenta que nos lembra que quem larga a obra não é apto para o reino. “E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”(Lucas 9:62). Quer você seja pastor ou esteja servindo em qualquer outra área ministerial, jamais largue o arado; para que não seja considerado inapto para o reino.

CONCLUSÃO: Não é fácil ser pastor, mas só se justifica o exercício da função pastoral quando estamos dispostos a pagar o preço e usar as ferramentas adequadas para o cumprimento do propósito de Deus. Se, no entanto somos ovelhas, é importante que reconheçamos as ferramentas que o nosso pastor precisa usar, para que o compreendamos e possamos ajudá-lo em seu ministério.

Deus nos abençoe sempre.

Nenhum comentário: