quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SETE COISAS DADAS EM ISAÍAS SETE

(Isaías 7.7)
Assim diz o Senhor Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá.

Preâmbulo: Que alegria descobrir sete coisas dadas pelo Senhor em Isaías capítulo sete. Neste capitulo sete de Isaias vamos aprender a profetizar. Atenção profetas, coloque atenção nesta palavra. Isaias vai nos ensinar a profetizar com precisão, com profundidade e com promessa.

Alguém deu aviso ao rei Acaz que a Síria estava aliada com Efraim (Israel) para combater contra Judá. Isso fez que coração de Acaz e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque com o vento. (v.2)

I - DEUS DEU LOCALIZAÇÃO DO REI (V.3)

Disse o Senhor a Isaías: Agora, sai tu com teu filho, que se chama Um-Resto-Volverá, ao encontro de Acaz, que está na outra extremidade do aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavadeiro.

1. As profecias de hoje: Sempre observei os que profetizam nos nossos dias como muitas profecias são coisas obvias, carecem de coisas precisas. Eu estou contigo, sempre tenho te ouvido, eu te abrirei as portas.

2. As precisões dadas a Isaias: Deus mandou Isaías buscar o rei Acaz e lê da à localização precisa onde se encontrava o rei: está na outra extremidade do aqueduto do açude superior, junto ao caminho do campo do lavadeiro. Isso que é Deus.

3. Acaz não correu atrás de profecia: Não é ético de nenhum crente correr atrás de profecias, muito menos pessoas com cargos na igreja. Deus mandou o profeta ir ao encontro de Acaz. Quando estamos em dia com Deus ele ainda manda o ser profetas ao nosso encontro.

II - DEUS DEU TRANQUILIDADE AO REI (V.4)

E dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois tocos de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias.

1. É normal o homem ter medo e temores: Acaz sendo o rei teria em suas mãos recursos bélicos e econômicos para enfrentar dois exércitos opressores, mas seu coração de medo tremeu como as arvores.

2. Os propósitos de uma profecia: Corrigir, edificar e consolar. Só que tens uns profetas por ai que tem se dedicado somente a corrigir, exortar, falar palavras duras, ele vê as coisas erradas e quer corrigir pela sua própria conta. Dedica-te mais a consolar, pois é grande o números de pessoas que sofrem dentro das igrejas e fora dela.

III - DEUS DEU A INFORMAÇÃO DO ATAQUE AO REI (V.6)

Subamos contra Judá, e amedrontemo-lo, e o conquistemos para nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeal.

1. O mesmo Deus que pode dar a localização do rei, pode também revelar as tramas dos reis aliados em contra de Acaz.

2. Síria e Efraim queria amedrontar Acaz, conquistar Judá e estabelecer um novo rei filho de Tebeal. Esse nome significa em hb. “Deus é bom” Um nome lindo, mas o propósito dos dois reis, Rezim e Peca era mau, péssimo, sagaz.

IV - DEUS DEU GARANTIA (V. 7)
Assim diz o Senhor Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá.

1. Esse tipo de promessa de garantia é muito bom para o povo de Deus. Pois inúmeras vezes satanás tentará nos amedrontar, assustar.

2. Tem uma promessa em Isaías 54.17 muito usada nos nossos dias que diz: Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e a sua justiça que vem de mim, diz o Senhor.

V - DEUS DEU PRAZO (V.8)

Mas a capital da Síria será Damasco, e o cabeça de Damasco, Rezim, e dentro de sessenta e cinco anos Efraim será destruído e deixará de ser povo.

1. Me chamou sempre atenção que Deus colocava prazo nas suas palavras e
2. Os profetas hebreus por sua vez eram bem organizados, anotavam o dia em que Deus falava com eles, Ezequiel se destaca nessa organização. E como Deus mandava escrever. Temos um exemplo aqui no capitulo 8.1 de Isaias que diz: Disse-me também o Senhor: Toma uma ardósia grande e escreve nela de maneira inteligível: Rápido – Despojo – Presa - Segura.

3. Temos um outro exemplo em Isaias 30.8 Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente.

4. Deus quer que sua mensagem seja entendível, legível, visível: (Hb 2.2) O Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo.

VI - DEUS DEU SINAL (V.11)

Pede ao Senhor, teu Deus, um sinal, quer seja embaixo, nas profundezas, ou em cima, nas alturas.
1. Deus ofereceu sinal ao rei Acaz do céu ou da terra, ele poderia escolher. Só que ele não quis tentar o Senhor Deus.

2. Mas mesmo assim Deus deu um sinal e foi do céu, que uma virgem conceberia um filho, essa é mais uma promessa do nascimento de Jesus.

VII - DEUS DEU ABUNDANCIA (V.21, 22)

Naquele dia, sucederá que um homem manterá apenas uma vaca nova e duas ovelhas, (22) e será tal a abundância de leite que elas lhe darão, que comerá manteiga; manteiga e mel comerá todo o restante no meio da terra.

1. Houve épocas que os habitantes de Israel eram riquíssimos em numero de gado, mas nesta promessa teriam apenas 3 animais, ou seja uma vaca e duas ovelhas.

2. Quantos gostariam de ter uma benção desta: Uma só vaca, mas com a benção de Deus e ter a abundancia de leite, manteiga e queijo?

Nenhum comentário: