sábado, 4 de setembro de 2010

Ajunta-te a esta Carruagem

Texto: Atos 8.26-40

Introdução
> Será que nós realmente cremos no que a Bíblia ensina, que aqueles que não conhecerem a Cristo perecerão por toda a eternidade, indo para o inferno? Ler Pv 24.11,12
> Como igreja, o que temos feito quanto a esta realidade? Temos evangelizado, temos procurado levar as pessoas para a luz de Cristo?

Proposição: “A tarefa da evangelização é uma responsabilidade de cada crente (e não apenas de um seleto grupo de cristãos), na qual devemos buscar a maior eficácia possível”.

Transição: “O texto nos mostra quais são as marcas de um evangelista eficaz”.

I.) O evangelista eficaz é aquele que renúncia o que lhe é mais cômodo, a fim de ir em busca dos perdidos, ainda que seja apenas um – v. 26, 27
> Felipe estava no meio de um grande mover de Deus (ver At 8.5-8,12), e Deus o manda ir ao deserto para falar de Cristo a apenas uma pessoa!
> Ser um evangelista eficaz exige deixar nossa zona de conforto.

II.) O evangelista eficaz é aquele que está sempre atento e sempre disposto a obedecer à voz do Espírito Santo de Deus – v. 29
> Você tem estado atento à voz de Deus ou as muitas circunstâncias da vida lhe impedem de ouvi-la (correrias, falta de comunhão com Deus, egocentrismo, etc)?
> Deus não tem lhe mostrado alguém a quem você deve achegar-se e ajuntar-se (v. 29)? Você tem estado atento? Tem obedecido?

III.) O evangelista eficaz é aquele que emprega esforço, determinação, adaptação e intencionalidade em sua tarefa evangelística – v. 30a
> Entre outras coisas pode exigir um bom preparo físico, recursos financeiros, etc
> Esforço, determinação: “Correndo Filipe…”.
> O evangelista eficaz é aquele que se adapta ao momento, à circunstância, à pessoa, à oportunidade, etc – ver 1 Co 9.19-23
> Precisa haver intencionalidade! Se ficarmos esperando as coisas acontecerem por si só nunca sairemos do lugar, nunca levaremos ninguém a Cristo!

IV.) O evangelista eficaz é aquele que sabe discernir o momento certo e a oportunidade certa de falar do evangelho aos perdidos – v. 30-34
> Não é inconveniente, sabe o momento certo de abordar!
> Estratégia da amizade intencional. Fortalece amizade para no momento certo entrar com o evangelho!
> Sabe identificar a oportunidade, ou seja, a “brecha”, o caminho para entrar com o evangelho (geralmente uma necessidade).
> Muitas vezes, o próprio Deus cria as circunstâncias, a oportunidade! Precisamos apenas estar atentos e ter todas estas características de um evangelista eficaz.

V.) O evangelista eficaz é aquele que tem um bom conhecimento das Escrituras e sempre centraliza seu testemunho na pessoa de Jesus e em sua obra salvadora – 35
> Como está seu conhecimento bíblico? Que passos práticos você tem tomado para melhorá-lo? Separe tempo para ouvir (EBD, cultos quinta), para ler, para estudar as Escrituras. O conhecimento das Escrituras não vem como que num passe de mágica!
> Todas as Escrituras apontam para Cristo, e nós temos que saber isso e fazer isso!

VI.) O evangelista eficaz é aquele que conduz seu filho espiritual até o batismo nas águas – v. 36-38
> Não apenas gera, mas cuida, acompanha, discípula.
> Explica a necessidade do batismo e incentiva o novo convertido a obedecer a Palavra de Deus nesta questão.

Conclusão
> Ler v. 39-40 – Este Etíope, ao chegar em sua terra, certamente compartilhou de Jesus com seus patrícios.
> Jamais podemos imaginar o alcance que pode ter uma alma ganha para Cristo. Ex. Pr. Yong Cho.
> Façamos o propósito de sermos evangelista eficazes em nossa tempo e em nossa geração!
> Pode-se encerrar lendo novamente Pv 24.11,12.

Nenhum comentário: