sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Treinamento de Liderança III

Estudo 1

Lançando Um Fundamento Bíblico para o Ministério em Células



Leia Atos 5.42.



Ministério começa com visão, e visão deve começar com Deus. Em adição, é imperativo que a visão ministerial, para ser autêntica, esteja baseada em um firme fundamento na Palavra de Deus. Nós cremos que Deus gerou o ministério em células e que ele é biblicamente fundamentado. Nós sentimos que temos sido conduzidos de volta aos princípios bíblicos do discipulado como a igreja primitiva o conheceu. Embora muitas razões práticas pudessem ser dadas sobre o por quê do ministério em células ser importante e efetivo, o princípio mais importante para apoiar o ministério celular é que ele é fundamentado nas Escrituras.



Neste estudo, nós examinaremos sete princípios bíblicos que apóiam o ministério em células.



I. O Ministério em Células segue o padrão bíblico de compartilhar A LIDERANÇA.



Leia Êxodo 18.25-26.



A. Quando Moisés foi escolhido por Deus para guiar Israel para fora do Egito, ele teve que aprender como ser um líder efetivo. Primeiro ele tentou fazer tudo sozinho e quase se “queimou”. Seu sogro Jetro visitou-o e observou que ele tomava todas as decisões e julgava todos os problemas que surgiam. Com um grupo tão grande para liderar, o seu trabalho era, comprovadamente, impossível de ser realizado. Ele estava rumando ao desastre até que Jetro providenciou um excelente conselho sobre como liderar o povo de Deus. Como resultado deste conselho, Moisés estabeleceu líderes de mil, líderes de cem, líderes de cinqüenta e líderes de dez. O “Princípio de Jetro” é o princípio de liderança compartilhada.



B. Vantagens do “Princípio de Jetro”



1. Moisés não tinha que sentar e julgar o povo desde a manhã até a noite e, assim, exaurir suas próprias forças no processo.

2. O Povo não tinha que esperar em fila longos dias para que seus casos fossem ouvidos.

3. Cada um tinha acesso à liderança.



II. O Ministério em Células segue o padrão bíblico de RESPONSABILIDADE compartilhada.



Leia Neemias 2.17-18.



A. Neemias era o líder que Deus escolheu para ajudar os judeus a reconstruírem os muros ao redor de Jerusalém. Ele tinha a visão e ele sabia o que devia ser feito. Ele chamou as pessoas para a obra e elas se dispuseram. No capítulo 3 de Neemias, ele organizou o povo em pequenas unidades, cada grupo sendo responsável para reconstruir uma porção do muro. A enorme tarefa foi dividida em pequenas partes, seguindo o padrão de responsabilidade compartilhada. Nós chamamos isto de o “Princípio de Neemias”.



B. Nós temos implementado este princípio através de nossas células, dividindo o trabalho voluntário da igreja em áreas de responsabilidade compartilhada. Cada área reveza a cada 12 semanas para estar “na lida”. Durante sua semana de serviço rotativo, os membros das células ajudam a guardar os carros, a receber os visitantes, ajudar com as crianças, orar e interceder durante os cultos e recepcionar/aconselhar aqueles que se convertem nos cultos da igreja. Assim, cada um de nós assume sua “parte do muro” ao ajudar a igreja a funcionar mais suavemente e ministrar às necessidades daqueles que nos visitam em nossos cultos.

III. O Ministério em Células segue o padrão bíblico de ORAÇÃO coletiva.



A. O princípio da oração de concordância foi ensinado por Jesus aos Seus discípulos. Ele falou de dois ou três reunidos em seu nome para orar. Isto é o que acontece em nossas células. – pessoas orando umas pelas outras, experimentando a presença de Deus e intercedendo pelos outros. Deus, então, ouve e responde.

Leia Mateus 18.29-20.



B. Quando Pedro foi aprisionado para esperar a execução, um grupo caseiro intercedeu a noite toda por ele e, como resultado, Deus miraculosamente libertou-o da prisão (Atos 12.11-12).



IV. O Ministério em Células segue o padrão bíblico da igreja como uma FAMÍLIA.



A. O conceito da igreja sendo uma família é encontrado freqüentemente em todo o Novo Testamento. Termos familiares são usados para descrever nosso relacionamento com outros crentes, tais como “irmão” (Atos 9.17), “irmã” (Romanos 16.1), “pais” (1 Coríntios 4.15) e “mãe” (Mateus 12.49-50). A igreja é mencionada como “a família na terra e o céu” (Efésios 3.15). Todos estes termos denotam relacionamentos íntimos e calorosos.



B. Em nossas famílias naturais, diversas coisas acontecem ali:

1. Provisão

2. Proteção

3. Amor e cuidado incondicionais uns pelos outros

4. Gastar tempo juntos

5. Responsabilidades e posições

6. Prestação de contas

7. Mentoria e exemplificação

8. Vínculo

9. Capacitação

10. Educação



Nós queremos que estas mesmas coisas aconteçam em nossas células. Por sua própria natureza, muitos destas coisas não podem acontecer nas reuniões coletivas da igreja, mas apenas em reuniões menores, em ambientes mais íntimos, como nas reuniões das células.



V. O Ministério em Células segue o padrão bíblico de MENTOREAR outros.



Leia Marcos 3.13-15.



A. Jesus chamou Seus Doze e foi-lhes por mentor.

1. Ele gastou tempo com eles.

2. Ele ensinou-lhes.

3. Ele demonstrou-lhes como Deus é.

4. Ele os discipulou.

5. Ele capacitou-lhes para o ministério.

6. Ele os enviou.

7. Ele manteve um relacionamento contínuo com eles (Mateus 28.20; Hebreus 13.5; Atos 4.13).



B. A mentoria acontece nos pequenos grupos e com pessoas que estão comprometidas umas com as outras. Nós estamos comprometidos com o processo de mentoria em nossas células.

1. Enquanto treinamos e servirmos como mentores aos líderes em potencial, eles se tornarão líderes por si mesmos. Foi isto que Paulo disse para Timóteo fazer em 2 Timóteo 2.2.

2. Até mesmo o mundo reconhece o poder da mentoria. Fidel castro, falando sobre a sua estratégia que trouxe a revolução Cubana, disse: “Eu comecei minha revolução com oitenta e dois homens. Se eu tivesse que fazer outra vez, eu faria com apenas 10 ou 15 homens, e fé absoluta. Não importa o quão pequeno você seja, contanto que você tenha fé e um plano de ação”.



VI. O Ministério em Células segue o padrão bíblico de permitir que cada membro seja um MINISTRO (ministério do corpo).



A. Desde o começo da Igreja no dia de Pentecostes e através dos séculos, a Igreja tem se afastado do sacerdócio de todos os crentes (1 Pedro 2.5; Apocalipse 5.10) e mudado para uma divisão eclesiástica entre clérigos e leigos, com o clero fazendo todo o “ministério”. Contudo, este não é o plano de Deus, conforme é revelado no Novo Testamento.



B. Deus coloca cada um de nós em Seu Corpo, a Igreja, por uma razão e com um propósito especial.

Leia 1 Coríntios 12.11-14; Efésios 4.16.



C. Uma das principais funções da liderança da igreja é equipar os crentes para o ministério.

Leia Efésios 4.11-12.



D. Os dons ministeriais do Corpo podem ser mais bem aproveitados, desenvolvidos e liberados nas células, sob a liderança de um submisso e comprometido líder. Isto é assim porque ali há mais oportunidades e tempo para cada pessoa compartilhar.

1 Coríntios 14.26.



VII. O Ministério em Células segue um sólido padrão bíblico de EVANGELISMO e expansão.



A. Jesus não enviou Seus discípulos apenas para evangelizar – Ele enviou-lhes em pequenas equipes.

1. Ele enviou os Doze juntos (Mateus 10.5-6).

2. Ele enviou Seus seguidores em duplas (Lucas 10.1).



B. Jesus desenvolveu Seus discípulos e apóstolos. Um discípulo é um aprendiz, mas um apóstolo é um “enviado”. Jesus manteve um bom equilíbrio entre ministrar às necessidades dos Seus Doze e concentra-los em levar o Evangelho ao perdido. Semelhantemente, o propósito das células não é apenas ministrar aos membros individualmente; mas é também manter o contínuo foco de expansão do Evangelho.

C. Células podem ser vistas como estratégicos faróis, colocados através de toda a cidade, na vizinhança, nas indústrias e no comércio, com o propósito de atrair o perdido para Cristo. Por exemplo, quando uma célula se encontra na casa de um dos seus membros, os amigos, os vizinhos e os parentes dele são mais facilmente alcançados.



Estudo 2

Liderando uma Reunião de Célula



Células funcionam porque elas são mais do apenas reuniões – elas providenciam um ambiente relacional no qual o ministério ocorre naturalmente e aonde as pessoas experimentam a presença de Deus. O fluir da reunião da célula deve ser natural e também refletir um relacionamento sincero entre os membros da célula. A chave para uma reunião bem sucedida não é a estrutura, mas sim a VIDA. Neste estudo nós veremos quatro componentes de uma reunião de células que dá vida.



Leia Atos 2.42, 25, 46-47.



I. BOAS-VINDAS - “De mim para você” – (20 a 25 minutos).



Leia 1 Coríntios 11.33-34.



Durante as festas ágape (ou festas de amor) da Igreja primitiva, os crentes se reuniam e tinham uma refeição antes deles celebrarem a Ceia do Senhor. Na igreja dos Coríntios, alguns estavam comendo demais, não estavam compartilhando e alguns estavam ficando sem nada. Tudo, menos amor, era mostrado ali. A maneira como eles se conduziam no início de suas reuniões impedia o relacionamento uns com os outros. Assim como naqueles dias, como nós conduzimos nossas reuniões é de suma importância, desde o estágio inicial até o tempo final de ministração.



A. Faça seu “dever de casa” e planeje antes da reunião começar.

1. Esteja preparado para ensinar sobre o assunto.

2. Esteja orando e pronto para ministrar.

3. Se possível, gaste algum tempo jejuando e orando, pelo menos alguma parte do dia da reunião da célula.

4. Reúna-se com seu auxiliar antes da reunião, orem juntos e planejem o que cada um fará.

5. Tenha a casa limpa e um grande sorriso no rosto quando as pessoas chegarem.

6. Em particular, faça os convidados se sentirem bem-vindos e incluídos quando eles chegarem. O Dom de hospitalidade deve estar fluindo através do grupo neste momento. 1 Pedro 4.9-10.



B. Comece com comunhão e comida. Não há um caminho melhor para envolver as pessoas do que quando elas estão compartilhando bebidas e tira-gostos enquanto as pessoas vão chegando. É embaraçoso e difícil para novos convidados entrarem numa sala silenciosa cheia de estranhos; então, faça com que ela fique repleta de vozes, risos e de pessoas se relacionando durante este período. Este estágio da reunião é uma boa ocasião para ajudar as pessoas relaxarem e sentirem-se confortáveis.



C. Dê os avisos necessários e permita que alguém dê testemunho de vitórias ou ações de graças. Formalmente dê as boas-vindas aos visitantes.

1. Dê os avisos sobre os eventos futuros.

2. Planeje brevemente para a próxima reunião – aonde será e quem será responsável pelas diferentes partes da reunião (lanche, estudo bíblico, crianças, etc.).

3. Pergunte se alguém tem um breve testemunho para compartilhar.



II. ADORAÇÃO - “De nós para Deus” (10 a 15 minutos).



Leia Efésios 5.19-20.



A. Há diversas razões porque nós cremos que a adoração é importante em nossas células.

1. Nós existimos como um grupo, primeiro e antes de tudo, para glorificar a Deus (Apocalipse 4.11).

2. A adoração estabelece o tom de uma reunião e convida a presença de Deus para mover entre nós (Salmos 50.23).

3. A adoração tem o efeito de derrotar os inimigos espirituais em nossas vidas e afugentar o diabo (2 Crônicas 20.21-22).

4. A adoração ajuda-nos a colocar nossos problemas em perspectiva por relembrar-nos que Deus está no Seu trono (Salmos 93.1).



B. Você pode não ter um músico liderando louvor e adoração na sua célula, mas este não é realmente o problema, já que existem CDs e Fitas com muitas músicas maravilhosas de adoração. Quer seja ao vivo ou em CD/Fita, a adoração deverá ser bem preparada e planejada com antecedência.



C. Duas a quatro canções são apropriadas na maioria das vezes. Escolha cânticos que edificam e exaltam o Senhor e que sejam familiares às pessoas.



D. Você talvez precise ter listas de cânticos para os convidados sentirem-me mais confortáveis e como parte do grupo.



III. PALAVRA - “De Deus para nós” (30 a 40 minutos).



Colossenses 3.16.



A. Use um quebra-gelo para começar a reunião. Um quebra-gelo é qualquer brincadeira ou questão que ajuda a iniciar a discussão em grupo. Algumas pessoas usam o quebra-gelo antes da adoração, enquanto outros incluem-no como uma parte do estudo da Palavra. O propósito do quebra-gelo é deixar as pessoas mais confortáveis para falar. O quebra-gelo deve começar com o líder e circular entre os participantes de modo que todos tenham uma chance de responder. Eles deverá demorar entre trinta a sessenta segundos por pessoa. Não permita que o quebra-gelo tome a reunião toda. Peça respostas curtas. Lembre-se que o quebra-gelo não deve ser ameaçador ou de natureza muito pessoal, ou que impeça as pessoas de entrarem na discussão.



B. Neste ponto, as crianças pequenas devem ser separadas dos jovens e adultos. Algum adulto deverá ficar com as crianças e providenciar uma lição para elas. É de responsabilidade de cada um do grupo cuidar das crianças. Você precisa, então, dividir esta responsabilidade entre os membros à cada semana. As crianças que mostram interesse e são capazes de participar, e podem compreender o assunto discutido, podem permanecer com os adultos.



C. Leia as referências e as declarações de abertura do estudo bíblico, e inicie a discussão para o grupo. Desde que há apenas três ou quatro questões no estudo, você deverá conhecê-las o suficientemente bem, de modo que você não precise ficar lendo constantemente do papel.



D. Ao invés de pregar ou ensinar o grupo, deixe-lhes experimentar a alegria de descobrir a verdade enquanto você ajuda-os por guiá-los na discussão. Resumir, redeclarar e dar o pano de fundo são boas habilidades para ajudar a trazer clareza à discussão.



E. Boas dinâmicas de pequenos grupos para relembrar

1. Todos os membros compartilham igualmente da responsabilidade da reunião. Todos podem compartilhar.

2. O grupo segue um formato de duas semanas, alternando de ministério do corpo (edificação) para expansão (evangelismo) Isto permite uma variedade de assuntos interessantes.

3. O compartilhar deve seguir as regras gerais de brevidade, propriedade e cortesia. Ninguém deve dominar a discussão. Todos devem estar livres para falar aberta e honestamente.

4. A interação no grupo deverá manter-se alinhada com o que Cristo está fazendo em nosso meio, e nós precisamos refrear aquilo que for irrelevante ao assunto em discussão.

5. Todas as questões compartilhadas no grupo deverão ser mantidas em estrita confidência dentro do grupo.

6. Nós devemos estar consistentemente alcançando nossas famílias, vizinhos e amigos.



F. Assegure-se que todos sentem em círculo. Do ponto de vista do líder, a discussão deverá fluir de pessoa para pessoa, e quem fala deverá falar ao grupo todo e não apenas ao líder. Evite arrumar as cadeiras/sofás de modo que alguém fique “escondido” ou olhando para a nuca dos outros.



G. Não é necessário que cada um responda todas as questões, mas todos deverão sentir-se livres para participar. Mantenha a reunião aberta para todos. Você pode se dirigir a uma pessoa em particular e pedir-lhe para falar alguma coisa, mas nunca forçar alguém a responder. Qualquer pressão sobre uma pessoa, para ela responder algo, pode ser embaraçoso e ela talvez se sinta desafiada ou inferiorizada.



H. A regra motora é reciprocidade e intensidade. Dê a cada um, uma oportunidade para compartilhar, e mantenha-os interessados e intensos. Um ânimo retraído e relaxado pode ser chato e mortal para a reunião. A atmosfera necessita permanecer fervorosa e apaixonada.



IV. MINISTRAÇÃO - “Deus através de nós” (20 a 25 minutos).



Atos 1.8.



Jesus sabia que a tendência de Seus seguidores seria permanecer em Jerusalém e ministrar ali. Ele queria que Seus seguidores ministrassem tanto em Jerusalém quanto fora dela. Do mesmo modo, nós queremos que nossas células tenham suas necessidades supridas; mas também queremos que elas sejam capacitadas para estender o Reino de Deus fora de suas reuniões. Durante o tempo de “ministração”, nós lutamos para manter o equilíbrio entre ministrar ao nosso grupo e cumprir a Grande Comissão de alcançar o perdido com o Evangelho.



A. Ministração Interna – ministério para os membros do grupo

Após a discussão, permita um tempo para ministração. Incentivar os membros para ministrar e encorajar uns aos outros é essencial. Às vezes, é bom dividir em duplas ou trios e orar uns pelos outros. Seja sensível enquanto as pessoas compartilham seus corações e necessidades (Tiago 5.16).



B. Ministração Exterior – focalizando a expansão

1. Orem pelos amigos e familiares não crentes (1 Timóteo 2.1-2).

2. Orem pelos missionários (2 Tessalonicenses 3.1).

3. Brevemente compartilhe a visão da célula, eventos futuros, datas para iniciar outras células, e redeclare o propósito do grupo de edificar e evangelizar.



Estudo 3

Edificando Sua Célula Entre as Reuniões



A célula não termina com a reunião. De fato, o que você faz entre as reuniões é o que realmente determinará a contínua saúde e crescimento do seu grupo. Neste estudo nós veremos as coisas que você precisa fazer entre as reuniões das células para assegurar o sucesso do seu grupo. As três seguintes atividades são o núcleo de cada grande igreja em células no mundo.



I. ORE pelos membros de sua célula.



Leia Romanos 1.9.



A. Oração é a única atividade que traz os melhores resultados para o crescimento e a saúde da célula. Todos os membros da célula desenvolverão uma vida de oração que engloba as pessoas e ministérios de sua célula. O próprio líder de célula deverá orar diariamente por seus membros, nome por nome, e por suas necessidades. Jejuar no dia da reunião até o início da mesma, juntamente com a oração pela presença de Deus e a liderança do Espírito Santo, é essencial para o sucesso da célula. Aí deverá haver também uma consciência da resistência do inimigo e o líder da célula e seu membros deverão ir contra esta resistência através de guerra espiritual e oração intercessória.



B. Oração é tanto um privilégio quanto uma responsabilidade para os líderes. Ela não é uma opção se nós queremos ser efetivos no ministério. Samuel, um profeta do Antigo Testamento, reconheceu sua responsabilidade como um líder e juiz de Israel para orar pelo povo de Deus. 1 Samuel 12.23.



C. Enquanto você ora pelos diferentes membros de sua célula, você descobrirá que Deus pode dar-lhe uma Escritura para falar com eles, impressioná-lo com respeito a alguma necessidade que eles tenham, ou falar com você sobre alguma coisa que os abençoará. Quando isto acontece, escreva em algum lugar e compartilhe com sua célula depois. Não somente a passagem bíblica ou a palavra que você trouxer-lhes os abençoará, mas também os encorajará para que você continue orando regularmente com eles.



II. MANTENHA CONTACTO com os membros de sua célula pessoalmente.



Leia Provérbios 27.23.



A. Um pastor permanece em íntimo contato com suas ovelhas. Se Deus tem confiado-lhe o pastoreamento de uma célula, você precisa conhecer como seus membros estão indo. Jesus ilustrou para nós este princípio em João 10.3-4;11,14-15.



B. O Líder e seu auxiliar deverá contatar os membros da célula semanalmente. Isto pode ser realizado por “fonovisitas”, visitas pessoais, ou mesmo antes e após os cultos da igreja. Algumas vezes é apropriado ir a casa de uma pessoa ou no seu local de trabalho para encorajá-la ou apenas bater um papo.



C. Acompanhamento de necessidades específicas. Os membros da célula freqüentemente expressam uma necessidade na reunião ou durante uma conversa por telefone. Sempre acompanhe estas necessidades por telefone, visita pessoal ou por enviar outra pessoa do grupo para ver como estão as coisas. Durante uma reunião, nós freqüentemente fazemos compromissos com as pessoas para ajudá-las ou entrar em contato com elas depois. Nós devemos cumprir nossos compromissos e levar à sério nossas promessas.



D. Uma visão geral de nossas células indicam que os grupos nos quais os líderes visitam e convidam seu membros de células para seus próprios lares para visitas sociais, freqüentemente, obtêm um crescimento muito maior do que as células que não visitam.



E. Nada substitui a visitação face a face. Estas visitas são com o propósito de ministrar e o lar de um membro da célula é o lugar ideal para ministrar às necessidades daquela pessoa assim como às necessidades de sua família. Dra. Karen Hurston tem sugerido algumas diretrizes básicas para a visitação de modo que esta seja bem orientada. Ela usa o “Princípio OPM”:



O = Ore. Quando entrar no lar de uma pessoa, a primeira coisa que o líder precisa fazer é estabelecer um tom espiritual para a visita. Gaste um pouco do tempo orando pela pessoa, por sua família e seu lar. O Novo Testamento traz diversos relatos de Jesus entrando nas casas de seus discípulos e orando pelos que estavam presente. A oração antes da visita é também útil para preparar os corações para o que o Espírito quer fazer.



A = Peça. Após a oração, peça a pessoa para compartilhar alguma preocupação com respeito à sua vida, necessidades e desejos. Dê as pessoas uma chance para dizer o que elas querem dizer e escute-as enquanto elas falam! Isto providenciará ampla informação para dar-lhe direção para ministrar.



M = Ministre. A mais produtiva aproximação para ministrar é guiar a pessoa aos princípios bíblicos ou promessas que suprem suas necessidades. Tenha algumas promessas das Escrituras memorizadas ou escritas na Bíblia ou bloco de notas e leia aquelas que são apropriadas para a pessoa. Depois, concordem juntos em adoração para que Deus supra as necessidades expressadas. Talvez seja necessário acompanhar alguma necessidade prática que foi expressa. Lembre-se: ministrar é servir, e servir requer ação. Esteja pronto para agir pelo bem de qualquer membro da célula que precise de ajuda.



F. O tipo de cuidado que se desenvolve enquanto os membros interagem pessoalmente e regularmente se chama comunidade. Quando um senso de comunidade está presente, a reunião da célula avançará por si mesma para uma nova dimensão de alegria e expectativa. Enquanto os visitantes, novos crentes e membros das células começam a se vincular, uns aos outros, a comunidade é desenvolvida e cada vida envolvida será enriquecida. Gálatas 6.2.

Um forte senso de família será o resultado de comunidade. Conforme nós oferecemos aos novos crentes um lugar para construir relacionamentos que encorajam seu caminhar em Cristo e conforme nós os suportamos quando eles lutam com os problemas da vida eles ficarão ligados à sua nova família. Nenhuma família é capaz de amar mais e suportar mais uns aos outros do que a família de Deus.



G. Líderes de células devem considerar uma prioridade incluir seus auxiliares nas visitas aos membros da célula. Isto providencia uma excelente oportunidade para equipar os futuros líderes no ministério celular. Se possível, o líder de célula deverá gastar uma hora ou mais cada semana com seu auxiliar, visitando os lares e hospitais juntos, compartilhando tempos de oração e planejando para o grupo.



III. ACOMPANHE os visitantes e novos convertidos.



Mateus 28.19-20.



A. A Igreja só está cumprindo ativamente a Grande Comissão quando as pessoas aparecem nos cultos da igreja ou nas reuniões da células como visitantes, ou quando elas fazem uma decisão por Cristo. Nós somos chamados para fazer discípulos e isto envolve acompanhar as pessoas. Atos 15.36.



B. Muitas vezes as “redes” apresentam buracos por causa de um acompanhamento mal organizado. Nosso acompanhamento no ministério em células, contudo, providencia uma rede segura para reter os novos convertidos e visitantes.



C. O objetivo do acompanhamento aos visitantes é encontrar-se com eles face a face e verificar sua salvação. Isto pode ser feito com o livreto Cristianismo. Marque uma visita com o visitante e leve o livreto de presente; então, leia o primeiro capítulo do livreto com ele. Após a leitura do livreto e de responder as questões, você saberá se o indivíduo está genuinamente convertido ou não. Se ele é verdadeiramente convertido, então você simplesmente ajuda-o a conectar-se com sua célula. Se ele não é salvo, você tem a oportunidade levá-lo a Cristo.



D. Os mais recentes estudos sobre o acompanhamento dos novos convertidos mostram que é imperativo que a primeira fase de acompanhamento ocorra imediatamente após a decisão por Cristo (possivelmente dentro de 24 horas).



1. Quando uma pessoa primeiro recebe a Cristo “no altar”, seu espírito é aberto para Deus de um modo que jamais poderia. Ela quer perdão para seus pecados e ajuda para vencer os problemas em sua vida que lhe causaram dor e desespero. Ele está pronto para mudar seus relacionamentos atuais para novos relacionamentos que o ajudarão a colocar a sua vida em ordem e levá-lo para mais perto de Deus. Quanto mais alguém da igreja demorar em entrar em contato com ela e ter uma interação face a face com ela, tanto menos aberta ela estará.

2. O objetivo durante a primeira visita a um novo convertido é verificar sua salvação e prepará-lo para o batismo nas águas. Você pode dar ao novo crente uma cópia de Cristianismo e então ler o primeiro capítulo com ele para verificar sua salvação. Você pode simplesmente perguntar o que ele esperava que Deus fizesse com ele quando respondeu ao apelo e o que ele sentiu como resultado de ter atendido ao mesmo. Esteja espiritualmente alerta para responder às necessidades expressadas. (Certifique-se de visitar em grupos de dois ou três, especialmente quando visitando alguém do sexo oposto).

3. Ajude o novo convertido a ficar conectado com sua célula, até mesmo oferecendo-se para dar-lhe uma carona na primeira reunião. As pessoas querem ser amadas e aceitas.



Quando nos tornamos bem sucedidos em nossas atividades entre as reuniões de células, nós assimilamos mais novos convertidos para nossa igreja local. Estes novos crentes crescerão em Cristo no ministério da igreja em células e terão uma profunda compreensão e apreciação por tudo o que a igreja em células providencia. Eles serão motivados para ver reproduzido em si mesmos o que eles viram em cristãos que os amaram e cuidaram deles.



Estudo 4

Compreendendo os Quatro Princípios Chaves do Ministério



Neste estudo, nós esperamos que você esteja plenamente convencido de que você tem um chamado e um propósito em sua vida e que você esteja animado para cumprir o que Deus colocou você para fazer nesta terra. Você é um ministro e você está destinado a liderar outros. Aqui estão quatro princípios chaves que nós queremos que você tenha fortemente impresso em seu espírito:



I. O Princípio de PRODUTIVIDADE - Deus quer que você seja frutífero e multiplique no ministério.



Leia Lucas 5.9-10; Gênesis 1.22.



Nós devemos abraçar a verdade de que nós fomos criados para fazer alguma, e não apenas receber. Nós somos abençoados para abençoar. Deus criou-nos para uma obra especial alinhada com nossos dons e chamado, com o resultado de sermos preenchidos.



A. Observe o padrão de produtividade no Novo Testamento:

1. Marcos 16.20

2. Mateus 5.16

3. 2 Coríntios 9.8

4. Atos 8.4

5. Atos 8.5

6. 2 Coríntios 6.1

7. Efésios 2.10

B. Coloque estas dicas de produtividade para funcionar em sua vida:

1. Sua atitude determinará o quanto você produzirá.

2. Não há muita diferença entre sucesso e falha.

3. Crescimento pessoal precede ao crescimento dos outros.

4. Ajudar outros a serem bem sucedidos ajuda-o a ser também.

5. Seja você mesmo.

6. Pessoas não se importam com o quanto você conhece até que elas vejam o quanto você se importa.

7. Viva o que você ensina, e ensine o que você vive.

8. Pague o preço agora e divirta-se depois.



II. O princípio de PARCERIA - Para você cumprir seu ministério, você deve conectar-se com outros e ser parte de uma equipe. Lucas 5.6-7.



“Nenhum homem será um grande líder se ele quiser fazer tudo sozinho ou tomar todo o crédito ao fazê-lo” – Andrew Carnegie.

Evangelismo deve ser feito com uma “rede” ao invés de com uma simples “vara”.



Quando nós nos tornamos parceiros dos outros na célula, nós combinamos nossas forças. Levítico 26.8.



Parceria definida: o todo é maior do que a soma de suas partes (sinergia).



Cinco áreas de Parceria:



A. SERVIÇO - João 13.14-15; Gálatas 5.13



B. ENCORAJAMENTO - João 14.1; Hebreus 10.25



C. PRODUTIVIDADE - João 15.5; 2 Coríntios 3.6-8



D. PRESTAÇÃO DE CONTAS (Mateus 25.14-30); Atos 14.26-27



E. ORAÇÃO - Lucas 22.32; Atos 4.31



III. O Princípio de ORAÇÃO - Sua força e frutificação vem diretamente de sua vida de oração.



Leia Lucas 5.16.



Sua força vem da oração. Você deve orar para o poder de Deus ser manifestado em vez de sua vida e ministério (Atos 4.31; 2 Timóteo 3.1-5). A Oração também providencia a “unção que quebra o jugo” (Isaías 10.27). Não deveria ser nenhuma surpresa, mas estudos estatísticos tem mostrado que há uma direta correlação entre a multiplicação das células e a quantidade de tempo que os líderes gastam com Deus.



A. Cinco modos de orar por uma hora:

1. A oração do Senhor – use cada frase como uma área para orar através dela.

2. Oração do Tabernáculo – Use os objetos do Tabernáculo como áreas pelas quais orar.

3. Cartazes ou Faixas de oração. Ore diante dos cartazes e faixas que mostram os alvos primários da igreja e vá mudando faixa a faixa. Por exemplo, nós temos faixas com os seguintes alvos: avivamento, grupos não alcançados, almas, crianças, pastores e missionários, famílias, Jerusalém, células, ministério de radiodifusão, líderes governamentais, movimentos e ministérios pró-(vida) e cura.

4. Oração de onda – Comece consigo mesmo e vá estendendo o foco da oração mais e mais, como as ondas que se forma quando você atira uma pedra na água.

5. Oração objetiva – Concentre-se numa área específica por um extenso período de oração até que haja um rompimento.



B. Três recomendações para você como líder de célula:

1. Gaste uma hora diária com um tempo devocional com Deus através de oração e leitura da Bíblia. Mateus 26.40-41.

2. Jejue um dia por semana até a refeição noturna, talvez no dia da reunião da célula. Atos 14.23.

3. Nós desafiamos você para ter extensos períodos de jejum periodicamente.



IV. O princípio de PENETRAÇÃO - você deve entrar nos “botes” dos perdidos se você quiser impactar-lhes com o Evangelho. Lucas 5.3.



A. Vastos campos de almas humanas estão amadurecendo ao redor de nós e nós agora estamos prontos para colher. A visão da imensidão da colheita deve estar diante de nossos olhos continuamente. João 4.35-36.



B. As células providenciam um lugar para consistente evangelismo ao permitir-nos sermos a “luz do mundo” e irmos onde as pessoas estão e entrarmos em “seus botes”.

Nenhum comentário: