terça-feira, 7 de setembro de 2010

CORRENDO COM CAVALOS

texto: Jeremias 12.5
Introdução: Todos nós fomos criados para crescer. Quando Deus soprou o fôlego de vida no homem, Ele disse: “Crescei”. Quando Jesus soprou o Espírito Santo em Seus discípulos, Ele disse: “Ide”. A vida segue o seu curso e nos impele para frente, para conquistar e melhorar a cada dia.
Mas se diante de situações pequenas nós retrocedemos, o que será de nós quando vierem os grandes desafios? Portanto, se queremos avançar e sair do nível da mediocridade, da vidinha natural, temos que aprender a correr com os cavalos. O que isso significa?
F.T.: Em primeiro lugar nós aprendemos que...
I - A VITÓRIA SOBRE AS GRANDES BATALHAS DEPENDE DO SEU DESEMPENHO SOBRE AS PEQUENAS LUTAS (V.5)
1.1. Jeremias foi chamado por Deus para denunciar o pecado do povo e anunciar o exílio babilônico. Por causa disso, ele atraiu a antipatia das pessoas. Em meio a muitos problemas Jeremias se queixa para o Senhor. Jr.12.1-4 .
1.2. E o que lemos no verso 5 é a resposta de Deus a essa queixa de Jeremias. "Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?"
1.3. Deus queria que Jeremias entendesse, que as pequenas lutas que ele estava enfrentando, faziam parte do treinamento para batalhas maiores que estavam por vir. Ele precisava aprender a superá-las e a vencê-las!
* Há pessoas que ao menor problema se desanima, joga tudo prá cima, desiste. Sai do emprego, abandona a família, deixa a igreja, muda de ministério. Se você age assim, você está se fatigando com homens que vão a pé.
* Correr a pé é correr o normal, é fazer aquilo que todo mundo faz, é viver o padrão da média, é seguir o ritmo da normalidade, é fazer o mínimo e, segundo esta palavra, ainda se cansar.
• Como é que alguém que se entrega à derrota nas coisas mínimas, básicas da vida, poderá fazer conquistas maiores?
• * Não diga: "Eu não agüento mais!" Você não pode desistir! Situações de dificuldades são como homens que andam a pé. Continue correndo e lutando! Seja forte no dia da adversidade! Pv. 24.10
F.T.: Em segundo lugar aprendemos...
II – A NÃO PARAR DE LUTAR ENQUANTO A MISSÃO NÃO ESTIVER TOTALMENTE ACABADA (V.5)
2.1. Eu fico imaginando Jeremias diante de Deus, pedindo exoneração da função de profeta, por causa dos problemas que estava enfrentando. O senhor então lhe responde: "O que é isso Jeremias? Ainda nem começou direito...
2.2. A Bíblia fala de homens que determinaram no seu coração serem vitoriosos. Todos eles tiveram algo em comum: Não desistiram até que alcançaram aquilo que buscavam: Jacó – Bartimeu – A mulher do fluxo de sangue e muitos outros.
* Há pessoas que jamais têm a sua oração respondida, porque desistem antes que a resposta chegue.
* Diga a si mesmo: Eu vou orar, vou jejuar, vou clamar até que eu veja a vitória. E não aceitarei em minha vida menos que vitória.
• Lutar até a vitória é o slogan de quem foi ativado numa mentalidade de excelência. Porque nós não estamos falando de coisas naturais. Estamos falando de coisas sobrenaturais.
• Correr com os cavalos fala de uma corrida sobrenatural. Homens não podem competir com cavalos. A velocidade é contrastante. Mas a Bíblia diz que um dia o profeta Elias correu mais do que a carruagem do rei Acabe - I Rs.16.41-46.
• Elias correu mais do que os cavalos do rei. Isso foi sobrenatural! O chamado de Deus para nossa vida é para uma conquista sobrenatural. Para correr com homens que vão a pé você pode fazê-lo sozinho. Mas para correr com cavalos você precisa da unção de Deus. É a unção que faz toda a diferença. “A mão de Deus veio sobre Elias”.
• Quando Deus lhe pede algo, quando Deus lhe dá uma missão, juntamente com o que ele pede, ele lhe dá uma medida de unção. Ele o capacita para fazer aquilo que por você mesmo não seria possível! Portanto abrace os desafios de Deus para sua vida!
F.T.: Em terceiro lugar...
III - CONFIE QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE EMBORA AS CIRCUNSTÂNCIAS O NEGUEM (V.5)
3.1. Jeremias chegou a um nível tão baixo de depressão, que pensou que Deus não estivesse mais no controle: Os ímpios prosperando e os justos padecendo?
* Às vezes nós somos tentados a pensar o mesmo. Vemos Deus distante. Pensamos que ele nos abandonou. Mas Jeremias nos mostra que por mais que as situações exteriores, neguem, Deus está sempre no controle absoluto de todas as coisas.
3.2. Sabe por que Jesus aparece no último livro da Bíblia, correndo com cavalos?(Ap.19.11). Por que ele não desistiu, quando correu com homens que iam a pé. Ele suportou toda afronta humana. E no final o vemos vitorioso.
3.3. Temos que aprender a confiar em Deus. A palavra continua dizendo: “Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?”. Terra de paz podem ser os momentos e situações de tranqüilidade, as fases de nossa vida que são ótimas e muitas vezes não reconhecemos.
3.4. Se temos medo do nada, se temos dores e sentimentos que não existem. Se fazemos tempestades em copo de água. Se não conseguimos confiar em Deus nos momentos de paz, nos momentos bons e tranqüilos não poderemos enfrentar as feras, os inimigos nos lugares perigosos.
• A regra é: Dependa sempre. E no meio da turbulência acredite que ele está no controle!

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS
1) Você tem percebido que através das lutas o Senhor tem lapidado seu caráter e sua fé? Compartilhe!
2) Você se sente capacitado por Deus para fazer o que ele chamou você para fazer? Compartilhe sua experiência com a unção.
3) A última turbulência que teve em sua vida, você manteve-se firme em Deus ou passou em sua cabeça a idéia de desistir?
MOMENTO DE ORAÇÃO:

Nenhum comentário: