terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ovelhas

Texto: Ezequiel 34:1-16

Alguns líderes e cristãos têm a visão distorcida de que na Igreja do Senhor só tem supercrentes. E às vezes, quando alguém está mais fraco, em vez de ajudar, chega a menosprezar aquele membro.

A comparação da igreja como aprisco, do pastor como pastor de ovelhas e dos membros como ovelhas foi feita com muita propriedade por Jesus Cristo, nosso sumo-pastor. Ele disse em João 10:14-15: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.”

O que constatamos na leitura básica (Ezequiel 34:1-5) é que em determinados momentos os crentes podem passar por problemas ou conviver na igreja com pessoas –“ovelhas” – que estão carecendo de mais atenção. Vejamos, então, os tipos de ovelhas carentes, que são cristãos que estão no rebanho do Senhor:

1) A FRACA: Como o próprio profeta Ezequiel disse, ela não se fortaleceu. É aquela ovelha que não se mantém de pé, está desmotivada, combalida, cai sempre, não tem força para acompanhar o ritmo das ovelhas sadias. Essa ovelha precisa ser fortalecida. O líder deve lhe oferecer uma injeção de ânimo, mais companheirismo, entendimento, intercessão e, principalmente, oração.

2) A DOENTE: Precisa de remédio para a cura. Ela pode ter sido contaminada por uma falsa doutrina, por uma perseguição. Enquanto a fraca murmura, a doente geme. Um alerta: a doença pode pegar. O remédio para esse tipo de ovelha é o líder cuidar dela com uma ministração bíblica adequada e a máxima atenção.

3) A QUEBRADA: Não pode acompanhar o ritmo dos trabalhos. Ela sofreu uma decepção forte – os embates da vida – e está sozinha. Precisa de assistência e de companhia mais permanente. O líder deve lhe dar ajuda para a caminhada.

4) A DESGARRADA: São aquelas que temos de buscar, pois são irmãos que estavam até desempenhando uma função importante, mas de repente somem da igreja. Isso é muito comum: Acontece, por exemplo, com filhos de crentes que se desviam e, em vez de irmos buscá-los, ficamos criticando e culpando os pais. O líder deve ser esforçar em procurar e trazer de volta essa ovelha desgarrada.

5) A PERDIDA: É a que realmente foi para o mundo e se perdeu, ou aquela que é do mundo. Para essas, a igreja precisa montar planos de evangelização e de missões para alcançar todos os povos, como recomenda o ide de Jesus.

6) As ovelhas Gordas: Há, porém, um grave problema dentro do rebanho do Senhor: as ovelhas gordas! Quem são elas? São ovelhas rebeldes e fortes – às quais o próprio Senhor promete: Eu as destruirei. (v. 16). E por que o Senhor se mostra tão indignado com as tais ovelhas gordas? Seus pecados são descritos na sequência do texto bíblico:

a) Comem e bebem em demasia.
b) Não se importam com as outras ovelhas do rebanho.
c) Pisoteiam a comida que não deram conta de comer.
d) Pisoteiam e sujam a água que as outras ovelhas têm para beber.
e) Batem nas ovelhas fracas.

Ou seja, uma ovelha gorda não deseja o crescimento de sua Igreja. Ao contrário, opera no sentido de prejudicar o desenvolvimento dos fracos, dos novos e a conquista. Elas servem aos seus próprios interesses. São adoradoras de si mesmas.

Nenhum comentário: