quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cinco inimigos do milagre

Introdução: Nesse texto, Jesus havia sido expulso de Gadara e fora recebido calorosamente pela multidão em Cafarnaum. A multidão o comprimia, mas em meio à ela duas pessoas se destacam: Jairo e a mulher hemorrágica.
A religião dentro da igreja tem sido um instrumento poderoso contra a eficácia da nossa fé, muitas vezes as pessoas se deparam com situações adversas, mas ficam presas a uma religiosidade que impede a benção de alcançá-las, esse mal tem entrado nas igrejas e afastado o povo do Deus verdadeiro. Não adianta piedade sem o poder de Deus para agir, não adianta falar em amar o próximo sem pagar o preço de oração pelos perdidos, não adianta você falar que quer ver sua família aos pés do Senhor se o seu testemunho é vergonhoso, não adianta você falar que quer ver seus filhos nos caminhos do Senhor se eles não vêem o Senhor na sua vida. Isso é religião. Os religiosos vêem as coisas acontecerem e falam: É assim mesmo eu não posso fazer nada. Quem não é religioso vai além com Deus! Vejamos alguns fatores que podem ser impedimento para recebermos nosso milagre:

1. A tradição (v.22-23): Jairo era chefe da sinagoga e vivia mediante o costume judaico. Ele poderia não ter aberto mão de sua religião e posteriormente ter perdido sua filha. Correndo o risco de ser expulso da sinagoga, ele foi adiante e prostrou-se aos pés de Jesus, reconhecendo a autoridade de Deus em Jesus (Jo 9.22). Ainda hoje temos paradigmas que se opõem a nós para que vivamos uma vida de tradicionalismo, nos impedindo de rasgarmos nossos corações diante do Senhor; que sejamos como Jairo, esquecendo-se de sua elevada posição e nos rendamos aos pés do Senhor, crendo no milagre.

2. A multidão: Os comentários da multidão impedem o agir de Deus, pois esta só conhece a Deus de longe. Nós, como cristãos, devemos selecionar que tipo de palavra vamos ouvir, que tipo de pessoas vamos caminhar, pois as más companhias corrompem os bons costumes. A multidão é aquela que nos impede de irmos além com o Senhor de andarmos no sobrenatural, de sermos perseverantes mediante as circunstâncias que muitas vezes são desfavoráveis. Devemos caminhar no sentido oposto à multidão. E isso nos fala de uma disposição de correr riscos com o Senhor, tendo a possibilidade de passarmos por ridículo ou de sermos aprovados e passarmos no teste de Deus. Afaste a multidão da sua vida se você quer vitória, pois para a multidão nunca terá clima para o agir de Deus.

3. Impaciência (v.33 “...a mulher contou toda a verdade”): Jesus parou para cuidar da mulher e ouvir seu testemunho, Jairo continuava ali ouvindo o longo testemunho ao lado de Jesus, despojando-se mais uma vez de sua posição e aguardando o seu milagre. Muitas vezes Deus permite que outras pessoas recebam o milagre em nossa frente para fortalecer a nossa fé. A impaciência pode impedir o milagre. Infelizmente muitos têm postura errada e dizem: “Porque fez por ele e não faz por mim?” Imagine a aflição de Jairo ao ver Jesus cuidadosamente ouvindo a mulher, ele também poderia dizer: “Mas, e o meu milagre? Minha filha está morrendo... será que Jesus não está percebendo a gravidade da minha situação?” Apesar de todas esses fatos, Jairo induziu seu coração a motivação correta. Vendo Jesus operar ele creu que seu milagre também chegaria.

4. As emoções (v.38): Se você quiser viver o milagre na sua vida você vai ter que vencer as emoções. Chega uma hora que você vai ter que decidir entre crer ou sentir. Sentir é muito bom, sentir a presença de Deus, sentir o fogo, arrepios, eletricidades correndo pelo corpo. Mas haverá momentos em que você não sentirá nada. O vento vai parar, os sentimentos vão cessar e não haverá ninguém para falar ou tocar em você. E o que te restará será apenas a fé, que poderá mover montanhas se for do tamanho de um grão de mostarda (menor do que a cabeça de um alfinete). O mundo espiritual vai parar para ver como você reagirá quando não sentir nada. Será você, Deus e as circunstancias à sua frente. Nessas horas de teste ignore suas emoções, fique com aquilo que a palavra de Deus diz, mesmo que pareça absurdo, mesmo que pareça loucura.

5. Os fatos (v.35): Neste momento tão angustiante, Jairo teve duas opções: ficar com o fato ou crer na verdade de que Jesus estava ali e traria vida à sua filha. Este foi o teste da fé de Jairo e quando chegam esses momentos é hora de ignorarmos os fatos. Na vida existe FATO X VERDADE. Fato: é o que se pode ver, tocar, ouvir, sentir. Verdade: é aquilo que a Palavra de Deus diz, é aquilo que Deus falou. São nesses momentos que devemos escolher qual vamos seguir, não para negarmos os fatos, mas para escolhermos para qual vamos olhar, o fato ou a verdade.

Conclusão:Jesus, não se importou com a notícia e disse: Não temas, crê somente” (v.36) Infelizmente muitos não vão até o fim e morrem pelo caminho. Em outras palavras Jesus estava dizendo para Jairo “a História não acabou”. Ninguém que tenha confiado em Deus até o fim, ficou envergonhado. Deus tem uma reputação a zelar e Ele jamais vai permitir que alguém manche a sua reputação

Nenhum comentário: