quinta-feira, 20 de agosto de 2009

IR PARA ONDE A MAIORIA NÃO DESEJA IR?

Mt. 10:37-39

“Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza.” – Ef. 4:19



Introdução:

É muito comum querermos ir para onde a maioria das pessoas desejam ir, não é mesmo?

Geralmente ninguém gosta muito de ir para um lugar onde as pessoas não estão indo.

Deixe-me verificar algo aqui nesta noite?

Você gostaria de ir passar uma semana nas praias de Fortaleza?
Você gostaria de ir a Disney na Flórida?
Você gostaria de passar uma semana em Paris?
Você gostaria de passar uma semana num cruzeiro marítimo?
Você gostaria de ganhar uma semana no Grande Hotel do SENAC em Campos do Jordão com tudo 0800?
Você gostaria de ir a um Shopping Center de SJCampos com um cartão de credito sem limites e sem fatura a receber?

Que coisa! Todos nós, ou pelo menos a grande maioria de nós queremos a mesma coisa!

Agora você já pode pensar que tudo o que conseguir nestes lugares, dias depois você vai necessitar novamente?

Descanso! Mas depois você irá se cansar novamente.
Sair da rotina! Mas depois ela chegará novamente.
Bons restaurantes! Mas depois de um dia, você estará com fome novamente.
Lembranças! Elas serão esquecidas!
Novidades! Ficaram velhas.
Novos conhecidos! Logo serão substituídos por outros.
Bebida! No dia seguinte vem a ressaca!
Dinheiro! Acaba...

Tudo é passageiro.

“A alegria dos ímpios dura apenas um instante.” – Jô. 20:5

Você não encontrará nada eterno nestes lugares. São desde mundo, e aqui ficarão!

Eu não estou dizendo que você não deva ir a esses lugares. Você não só pode, como DEVE ir. Lazer, descanso e prazer fazem parte da vida, mas como meio e não como fim em si mesmo. Buscar isto como um fim chama-se HEDONISMO, isto é uma filosofia de vida, que busca o prazer por si mesmo, prazer por prazer, curtir a vida como um fim, viver e curtir a vida e pronto.

O mundo está cheio de mensagens assim, isto vende tudo que é produto.

Primeiro, você precisa garantir um lugar muito mais seguro e eterno.

Antes de viajar, de sair de casa, de ir trabalhar, pegar um carro, táxi, ônibus ou um avião em especial, você precisa ir a um lugar que Jesus o convide a ir. Mesmo que a TV, a moda, os parentes e amigos, não estejam fazendo nenhum roteiro para lá. Você precisa estar disposto a ir.


ESTE LUGAR SE CHAMA: O CAMINHO DA CRUZ!


Disse Jesus: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.” – Mt. 10: 38

Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” – Mt. 16: 24

Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si
mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” – Lc. 9: 23

Disse Jesus: “E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” – Lc. 14:27


- Eu sei que pode parecer loucura, Paulo já disse isto:


“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” – I Co. 1:18


O filme de Mel Gibson "A Paixão de Cristo", foi considerado pela crítica como um filme de alto grau de violência. Contudo, aquele filme ainda não mostrou o verdadeiro tamanho e dimensão do verdadeiro sofrimento de Jesus. Sabe a verdade, foi muito pior!

Jesus foi chicoteado, chutado, espancado e perfurado. Quase perdeu Suas feições humanas. Jesus levou socos, foi algemado, açoitado inúmeras vezes com chicotes com lâminas e pedras em suas pontas... Jesus foi humilhado, foi cuspido no rosto... foi chutado, enxotado e foi "coroado" com espinhos afiados sobre a cabeça... E depois de tudo, Jesus subiu até o Gólgota levando nos ombros a cruz pesadíssima, e que caiu sobre Ele algumas vezes. Por fim, Jesus, em carne viva, teve os pés e as mãos perfurados com cravos e a barriga, aberta com uma foice... que foi o último golpe, dado por um soldado romano a fim de se certificar de que de fato Ele havia morrido.

Numa cruz, Jesus foi pregado... Ele foi levantado entre o céu e a terra durante seis horas... na cruz, Jesus passou por grandes sofrimentos e agonia.

Mas os pregos não poderiam ter sustentado Jesus na cruz se, o amor dEle por nós, não O tivesse segurado lá.

Jesus não morreu na cruz, para você ter pena dEle, Ele morreu para dizer que a cruz que era sua, Ele tomou para si. Na verdade, a história da cruz, não é uma história de horror, e sim de amor. Foi por você!

- Por que a cruz?

Como Jesus falou, eu devo negar-me a mim mesmo, eu devo crucificar a minha carne e eu devo me render e me entregar ao Espírito Santo. 

Jesus disse que o meu propósito é estar na cruz todos os dias... que eu não posso descer da cruz.


- QUANDO VOCÊ TOMA O CAMINHO DA CRUZ...


1. VOCÊ SE IDENTIFICA COM JESUS: Gl. 2:20

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".


2. VOCÊ MORTIFICA OS DESEJOS DA CARNE: Gl 5.24:

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências".


3. VOCÊ VENCE O ORGULHO E A VANGLÓRIA: Gl 6.14:

"Mas longe esteja de eu gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo".


Sobre a mensagem da Cruz, há 4 pontos importantes a serem considerados:


- Ao ir em direção à cruz de Cristo, aprendi que...


1. JESUS ESCOLHEU O CAMINHO DA CRUZ POR AMOR A MIM: Is. 53:4-5

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.”

Ele morreu por nós pecadores, nos garantindo, assim, o meio infalível de obtermos a vida eterna e nos achegar a Deus... na cruz, Jesus morreu por nós.



2. A CRUZ NÃO REPRESENTA SÓ A MORTE DE JESUS, MAS A MINHA MORTE TAMBÉM: Jo. 11: 25-26

“Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"

Não existe...

· Redenção sem Cruz,
· Vida sem morte.
· Glória sem humilhação,
· Vitória sem dor,
· Paz sem guerra,
· Salvação sem sacrifício!

E Jesus, fez tudo. Enfrentou a cruz por você, morreu para te dar vida, se humilhou para te levar a glória, sofreu a dor para te dar a Vitória, guerreou com satanás para te dar paz e se sacrificou para te dar a eterna salvação.


3. A CRUZ DE CRISTO É MEU ÚNICO CAMINHO PARA A VIDA ETERNA: Rm 6.11

Quando Jesus morreu na cruz, nós morremos com Ele, nos levando a morte para o pecado.

Um texto da Bíblia diz que devemos nos considerar

"Como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor" - Rm 6.11.

A cruz mostra que estamos mortos para o pecado e vivos para Deus.

Você não pode viver para Deus, sem antes morrer para o deus deste século.

4. A CRUZ DE CRISTO ME LEVA A UMA NOVA VIDA: RM. 6: 3-4

“Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? 4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”

É necessário crer, receber, batizar e desfrutar desta nova vida em Cristo. É uma nova natureza!

Ela nos ensina a andarmos e vivermos em novidade de vida!

“Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.” – Rm. 6: 6-7

Em Rm 6.3 diz que o poder do pecado sobre nós foi quebrado através da morte de Jesus na cruz... Através da morte de Jesus na cruz, lemos no v. 4, que por causa da cruz, da morte de Jesus na cruz, o poder da nossa natureza humana pecaminosa, o poder da nossa natureza inclinada ao pecado, ele foi esmagado e, por isso, lemos nesse v.4, que devemos andar em novidade de vida.

Andar em novidade de vida significa deixar que a vida de Jesus reine agora em nosso ser, significa que a vida que agora vivemos, nós devemos vivê-la para Deus.

Lemos no v.11: "...Vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estarem unidos com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus".

O que é viver para Deus?

...é viver debaixo da vontade de Deus, é negar a si mesmo muitos prazeres, honras e direitos... viver para Deus é viver renunciando aquilo que nossa natureza pecaminosa quer... viver para Deus é viver dedicado a Ele, é viver comprometido com Ele e fazendo a vontade dEle.

É por isto que poucos querem ir em direção a este caminho. O problema não consiste que seja ruim viver assim, é que , quem não experimenta viver assim, está cego, tem preconceito e pensa que sua pseudo-liberdade é o melhor. A Bíblia fala que quem pensa assim, está morto em seus delitos e pecados, e nunca conheceu o amor de Deus.

A cruz é um caminho de frutificação, realização, do real prazer de viver!

Lemos sobre isto em Jo 12.24-25. Jesus disse:

"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira; mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira". 

Jesus fala do trigo, como exemplo:

O trigo precisa cair na terra e morrer para que nasça e frutifique. 

De modo semelhante se dá conosco:

Nosso EU precisa cair na terra e morrer para que frutifique. 

Morrer significa submeter, primeiramente ao Senhor, minha opinião, minhas idéias, meus sentimentos. 

É por isso que Jesus colocou o negar-se a si mesmo junto com o tomar a cruz.

Se quero frutificar preciso morrer. Repita isso depois de mim:


"SE QUERO VIVER É PRECISO MORRER PRIMEIRO!”



5. A CRUZ DE JESUS ME LEVA A VIVER COM PRAZER SEM CULPA! Cl 3:5-10

"Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. Pois é por causa dessas coisas que virá o castigo de Deus sobre os que não lhe obedecem. Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que
vocês o conheçam completamente". 

A Palavra de Deus diz:

"matem os desejos deste mundo que agem em vocês". Matar como? ...com morte de cruz, crucificando a carne com as suas paixões na cruz com Jesus!

Crucificar a carne significa:

Fazer morrer as paixões, os desejos maus e ardentes, todos pecaminosos e fortes, que nossa natureza humana carrega.

A morte de Jesus na cruz representa a nossa morte para estas coisas! Nós não somos mais escravos do pecado, somos livres. 
Tão livres que agora, podemos fazer morrer os nossos desejos maus
Que desejos?

Pensamentos impuros, ansiedade pelo prazer carnal (bebedeiras, glutonaria, sexo ilícito, prostituição), mentira, inimizades, ódio, idolatria, feitiçaria, brigas, disputas, ciúmes..., e coisas semelhantes a estas (Gl 5.19-21).

O nosso EU precisa ser crucificado.

Precisamos dizer, repetidas vezes, o que Paulo disse aos Gálatas em outra parte

"Vivo não eu, mas Cristo vive em mim". Paulo declarava: "Eu já fui crucificado com Cristo; eu próprio não vivo mais, e sim é Cristo quem vive em mim".Gl.2.2:

Toda a nossa vontade própria, precisa estar sujeita. Estar debaixo e submissa à vontade de Deus, ou seja: deve mais nos importar fazer a vontade de Deus do que a nossa própria vontade!

Porque, a vontade humana é inclinada para o mau, para o erro, para o prazer pessoal... a vontade humana é inclinada à satisfação do EGO... ela é tendente a buscar prazer, honra, satisfação, naquilo que o mundo oferece e claramente confronta e se choca com a vontade de Deus.

A Bíblia diz isto: "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana deles, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza" - Gl 5.24.

Mais uma vez: que significa essa crucificação, que significa esse "ir à cruz", "esse tomar a cruz" todos os dias e seguir a Jesus?

Não é uma mensagem moralista e sim uma mensagem de vida, de sobrevivência.


O falecido Dr. A. W. Tozer, contava que um recém-convertido, aproximou-se de um crente mais antigo e lhe fez a seguinte pergunta:

"O que significa estar crucificado?"

E o idoso cristão respondeu:

"Estar crucificado implica em três coisas. Primeiro, o crucificado tem os olhos sempre voltados para uma só direção; segundo, ele não pode voltar atrás; terceiro, ele não tem mais planos próprios."



Conclusão:

Quando o homem toma sua cruz e segue a Jesus, ele nega-se a si mesmo e decide abraçar três classes de lutas e sofrimentos:


1º. A decisão de lutar até o fim contra o pecado, crucificando suas próprias paixões e desejos;

2º. A decisão de lutar contra Satanás e os poderes das trevas;

3º. Ele decide sofrer a rejeição, a perseguição, zombaria e o desprezo do mundo, por separar-se dele.


Estar crucificado com Cristo, significa viver a vida de Cristo em mim, não só me sujeitando a Ele em tudo, mas confiar que já não vivo com minha própria força, nem sabedoria e nem conhecimento, mas que vivo na total dependência Dele.


Quando vamos à cruz, devemos deixar lá os nossos pecados, abandoná-los para sempre a fim de viver somente para a glória de Deus... 

VOCÊ DESEJA HOJE IR EM DIREÇÃO À CRUZ?

Mesmo que você precise ir sozinho em sua casa? Mesmo que nenhum de seus amigos deseje ir? Mesmo que sua namorada deseje ir?

VAMOS?

Nenhum comentário: