quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Seja parte de uma rocha!

Introdução

Rocha é um dos nomes de Deus.

Primeira vez que Deus é chamado de rocha na Bíblia:

Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniqüidade; justo e reto é ele. Deuteronômio 32:4

Deus quer que sejamos como ele, a mesma natureza. Ele quer que sejamos unido com ele:

Mas aquele que se une ao Senhor é um só espírito com ele. I Coríntios 6.17

Oração de Davi em meio a queda:

Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Sl 51.10

Davi desejava ser inabalável como uma rocha. A palavra “estável” do termo grego pode ser traduzido por “inabalável”.


Referências “Rocha”:

2 Samuel 22:47 Salmos 144:1

Isaías 44:8 Salmos 18:2

Salmos 31.2-3 Salmos 18:46

Sl 40.1-3 Salmos 19:14

Is 29.15 Salmos 62:2

Is 29.16


Deus está nos conduzindo por novos caminhos, ele tem transformado as nossas vidas e renovado a nossa fé nele. Vivemos dias de visitação do Senhor, nossas vidas estão sendo ajustadas e moldadas. Está muito claro que Ele quer fazer grandes coisas através de nós.

Muitos de nós temos tido uma vida totalmente abalável, instável diante de Deus. Somos levados por qualquer emoção, ou qualquer barulho bom que nos atrai. Muitos temos sido facilmente levado por desejos carnais e tropeçado nas falhas do nosso caráter.


“Homens sem caráter pertencem a qualquer coisa que possam cativá-los” John Foster

O Caráter de Deus formado em nós nos faz ser uma rocha como Ele é!Caráter é aquilo que somos quando ninguém está olhando.Caráter não é aquilo que já fizemos, mas aquilo que somos.


O Caráter determina onde vamos chegar:

- Garoto que quer ser jogador de futebol profissional;

- Aquele que busca um cargo melhor em sua organização;

- Moça que quer casar e ter filhos;

- Um jovem que tem um chamado ministerial;

Deus tem um plano maravilhoso na sua vida, ele te chamou para ocupar um lugar especial e fazer grandes coisas no nome dele. Mas o que vai determinar onde você vai chegar será a natureza do caráter de Deus formado em você. Por Deus te amar, ele deseja que você tenha o caráter dele, inabalável como uma rocha.

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18

”Portanto, quem ouve estas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve as minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa e ela caiu. E foi grande a sua queda. “ Lc 7.24-27

Sobre tudo que você edificar na vida, cairem as chuvas, transbordarem os rios e soprarem os ventos, tudo que é abalável será abalado! (Casamento, vida com Deus, ministério, profissão).


Alguns traços do caráter de Deus que ele deseja formar em nós:


1 – CORAGEM

Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1.7

Timóteo foi escolhido por Paulo para pastorear a igreja em Éfeso.

Timóteo:

- Emocionalmente instável;
- Passou por instabilidade no ministério;
- Sofreu constantes enfermidades;
- Sofreu discriminação por ser jovem;


“Não tenha medo de que sua vida chegue ao fim, mas sim de que ela nunca tenha um início.” John Newman

A coragem começa com uma luta interna. Coragem não é fazer o que não se tem medo, mas fazer o que se tem medo de fazer.

Conhecemos grandes exemplos de homens e mulheres cheios de coragem em situações incomuns:

- Homem que sai do meio do incêndio carregando uma criança nos braços

- Mãe que enfrenta os crocodilos e morre para salvar a vida dos filhos

Mas precisamos de muita coragem constantemente nas nossas vidas:


1.1 – Coragem para enfrentar o dia-a-dia.

Todos os dias tomamos decisões que revelam se somos corajosos ou covardes.

Você normalmente escolhe o que é certo ou o que é mais conveniente?

Agimos por convicção ou com base na comodidade?


Confiamos em Deus ou nos acovardamos por achar alguns caminhos incertos e inseguros?

Muitos de nós apenas seguem a correnteza, em vez de fazer escolhas conscientes e corajosas.

Vivemos ou apenas envelhecemos?

1.2 – Coragem para nos expor.

- Desculpa no trabalho de faculdade (A biblioteca perdeu o livro, a impressora estragou e quando consegui imprimir, o cachorro engoliu a folha).

Para tornar-se cristão, é preciso coragem!

Arrepender-se dos pecados, assumir a posição de pecador e se entregar a Jesus como único suficiente Senhor e Salvador.

Coragem para se expôr diante da possibilidade do fracasso público. (Paul Young Cho) – Liderar um PG, assumir um ministério, decisão pública de mudança de vida...


1.3 – Coragem para seguir em frente.


É preciso muita coragem para seguir a liderança de outra pessoa.

2 Co 5.7 – Andamos por fé e não pelo que vemos.

A jornada espiritual dos covardes não vai muito longe, eles murcham e logo desaparecem.

Coragem para vencer a tentação.


1.3 – Coragem nos relacionamentos.

Jesus teve coragem de investir em quem ele sabia que iria negá-lo.

Coragem para confrontar e ser confrontado.

Coragem para assumir os problemas e resolver.

Coragem para tirar as máscaras.


1.4 – Coragem para viver em santidade.

Coragem de ser diferente em um mundo dominado pela imoralidade sexual.

Coragem para se manter puro quando ouve críticas como: “fanático, louco, idealista, careta, estranho...”

Como ser corajoso:

Encarando os temores que o afligem na dependência de Deus. Aproveite todas as oportunidades que você tiver para ser corajoso.

Crescemos em coragem à medida que a nossa mente vai sendo renovada.

“Coragem é o medo entregue em orações.” Karl Barth

Me lembro de uma jovem que respondia bem no PG que eu liderava em Goiânia. Deus me fez ver o potencial que ela tinha, então decidi dar uma oportunidade para que ela conduzisse uma das reuniões. Ela tinha potencial para liderar. A Patrícia desejava muito a intimidade com Deus, desejava cumprir o chamado de Deus para ela, porém ficou com muito medo, quis rejeitar e após uma conversa ela topou o desafio. No dia ela estava trêmula, a voz estava insegura, por 2 semanas ela acordou às 3 da manhã para orar e mesmo assim sentia medo. Ela encarou o desafio e Deus a usou de forma poderosa. Mais tarde, ela veio a se tornar a líder de um dos grupos na multiplicação e ela liderou aquele grupo na força de Deus e muitos vieram a Jesus através dele.

Você só será parte da Rocha se tiver coragem, pois você terá que encarar desafios muito maiores que você, mas nunca maior que o seu Deus. Encare os seus medos e vença-os. Você se surpreenderá com o que Deus fará através da sua vida!


2 – DISCIPLINA

“Disciplina é o fogo purificador pelo qual o talento se transforma em capacidade.” Roy L. Smith


“Disciplina é fazer o que você de fato não quer fazer para conquistar o que realmente deseja.” John Maxwell


Jesus foi um homem disciplinado. Ele costumava orar no monte das Oliveiras. Ele dedicou tempo aos seus discípulos para ensiná-los...


”E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. Lc 22.39-40


Davi tinha tempo diário com Deus:


Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. (Sl. 5.3)


E cada um foi para sua casa. JESUS, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo…” (Jo 7.53, Jo 8.1-2a).


- Eu sempre queria a sobremesa antes...


Disciplina é encarar a dor, vivenciá-la e depois ultrapassá-la, é programar o sofrimento e os prazeres.


No emprego: Primeiro se tem um cargo ruim, não há férias para depois conquistar a confiança, gerar resultados, alcançar melhor posição, aumentar o salário...

Corpo: Normalmente não queremos gastar tempo na academia, fazendo aqueles exercícios chatos. Mas todos nós queremos colocar a roupa e se sentir bem. Olhar para o espelho e não ver nada sobrando...


Tomando a decisão antecipada:


Após estarmos conscientes do que precisamos mudar, precisamos tomar a decisão antecipada:

- Finanças: Fazer o orçamento no início do ano.


- Saúde: Definir o cardápio, colocar na agenda os dias de praticar esporte ou ir para a academia.

- Vida com Deus: Coloque na sua agenda começar o dia com 15 minutos com Deus. Coloque em sua agenda freqüentar regularmente a programação da igreja.

Como você quer ter uma vida inabalável sendo que nunca leu a Bíblia? Como ter um dia bom se você passa o dia inteiro sem orar?
Como você quer vencer a tentação se você nem conhece o Deus que você serve?

Se você quer ter uma vida inabalável, existem 3 disciplinas espirituais que você não tem a opção de deixar de exercer:

- Oração;
- Leitura da palavra;
- Vida comum da igreja (Celebração e Pequeno Grupo).


3 – AMOR E COMPAIXÃO


E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36

E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. Mateus 14:14


Então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram. Mateus 20:34

E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. Marcos 1:41

E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. Lucas 7:13

Completem minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus. Fp 2.2-3,5


No dia em que saímos para o sambódromo, eu estava temeroso. Era a primeira vez que participava de algo assim. Estávamos em um grupo de 70 pessoas, gente de todo jeito e alguns não seguiam as instruções que foram passadas. Em um determinado momento, Deus começou a falar comigo sobre isso. Ele dizia: “E se acontecer algo a alguém, será uma grande tragédia? Quantos missionários passaram por todo tipo de provação nos mais diversos lugares do mundo? muitos perderam a própria vida. Vocês amam essas pessoas como eu amo? Estão dispostos a arriscar a vida por elas se for necessário?”. Eu comecei a pensar: “Será que devemos ficar no nosso local seguro por que algo pode acontecer com algum de nós?” Que o medo e a nossa segurança jamais seja empecilho para falarmos de Jesus.

A compaixão nos faz ser inabaláveis, uma rocha em nossa decisão em ir em direção aos perdidos. Nos faz prosseguir irredutivelmente em direção aos sonhos de Deus para nossas vidas. Que o Senhor coloque seu amor e sua compaixão em nossas vidas.

Nada adianta ser disciplinado e corajoso, nada adianta ser talentoso, competente, ser ativo nas atividades da igreja e não concentrar tudo isso no foco certo.

O máximo que alguém assim pode conquistar são algumas conquistas humanas que não vão trazer o verdadeiro prazer.

Jesus curava as pessoas movido de compaixão.

- Como agimos quando alguém no nosso meio se perde?

- Como agimos quando olhamos para as pessoas que passamos por elas no dia-a-dia?

- Como temos agido quando alguém no nosso meio se sente deslocado e vemos que ele está totalmente perdido no meio da multidão?

- Todo domingo converte pelo menos 10 jovens na igreja, o que estamos fazendo por eles?

- Olhamos como o Senhor olha? Amamos como ele ama?

- Quando você ouve a história de alguém que caiu, alguém que por algum motivo não quer mais estar no nosso meio, você condena? Você comenta? Você sente a dor? Você ora? Você vai atrás?



Conclusão:

Você pode decidir viver diferente hoje! Deus quer formar em você o seu caráter.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13

Nenhum comentário: