quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Lugares onde o crente não deve estar

Texto: Salmos 115:16

Introdução: Embora esse verso diga que a terra foi dada aos seres humanos para nela habitar, existem alguns lugares que Deus não gosta de encontrar os seus filhos. Vamos ver quatro desses lugares.

1)- ATRAZ DA MOITA – Gen.3:8-11 - Quando Adão pecou, procurou se esconder do Senhor atrás de uma moita. O pecado nos acusa e nos faz esconder da presença de Deus. Moita significa qualquer lugar que o pecador procura se esconder para não estar na presença do Pai.O pecado é a causa da fuga. – Tipos de pecado:
- Palavras torpes – todos cuidem da língua.- Modo de se vestir – cuidado mulheres. - Modo como se diverte – cuidado jovens
Quando alguém começa a pecar a primeira coisa que ele faz é parar de orar. Quem para de orar fatalmente vai mergulhando cada vez mais no pecado. Porém, quem se dedica à oração consegue se livrar cada vez mais dos atos pecaminosos que o perturbam. Santidade é o caminho indicado para a felicidade.

2)- NA CAVERNA – o profeta Elias ficou com medo de Jezabel e foi se esconder em uma caverna. Muitos tem medo do que Deus já começou a fazer com suas vidas e acabam se metendo em uma caverna e com isso impedem o progresso que o Senhor quer lhes dar.
O inimigo tem várias formas de nos enganar e nos meter numa caverna. Vamos examinar apenas duas delas:

a)- PROSPERIDADE – para que suba e quando estiver bem alto lhe corta as asas para que caia. Quem não quiser entrar nessa caverna deve pedir a Deus o que pediu Agur – “não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver” Pv.30:7-9-

b) – AMEDRONTÁ-LO – para que fuja para a caverna e deixe o espírito de inferioridade tomar conta. Leia 1 Reis 19:3-4
Cuidado com o espírito de autocomiseração – ter pena de si mesmo.
Alguns, se forem curados, não terão mais o que conversar, pois o tempo todo se ocupam em reclamar. Se chove é porque molhou. Se faz sol é porque está muito quente.
Deus socorre Elias, mas ele continua medroso - 1 Reis 19:9-10
Caverna é lugar de cativeiro e de morte.- SAIA DE SUA CAVERNA.

3)TERRAÇO DO PALÁCIO – o Rei Davi, quando devia estar no comando de seu exército, decidiu ficar onde Deus não havia planejado para ele – dormindo em casa, enquanto a batalha era travada no campo - 2 Sam. 11:1-4
Cuidado para não se distrair com coisas que não são para você – todas as mulheres solteiras do reino poderiam ser esposas do rei, mas a mulher de Urias tinha marido, e porque Davi estava ocioso no seu terraço, foi vítima do inimigo e passou por humilhação.
Quando todos estão na batalha não é hora de ficar fora da peleja. Estamos em batalha neste mundo. Você crê nisso?
Não é hora de ficar em casa – a batalha precisa de soldados.
Davi pecou por que estava só – na ociosidade.
Deus não tem previsão para o isolamento – ficar só é perigoso.
Cuidado com “terraços de palácios”.

4) PORÃO DO NAVIO Jonas foi em outra direção para fugir da missão de salvar uma cidade. Jonas 1:1-17

Deus entregou Nínive para Jonas – e São João da Boa Vista para nós. Você crê nisso?
Não venha com desculpas para não salvar a cidade. Muitos estão preferindo ir para o porão a fim de fugir do encargo de Deus. Porão é lugar sujo, para ratos, mas tem muitos crentes nele.

Deus fala com Jonas pela 2 vez - 3:1 – 2.
Jonas obedeceu – o povo se converteu – vs. 3-10
Pregue com amor – Jonas fez por que foi forçado.
Jonas murmurou ao ver o povo salvo –
Deus quer mostrar que ama essa cidade, mas precisa de alguém para falar disso ao povo.
Deus quer livrar os inocentes – crianças – V. 10-11

CONCLUSÃO:

SOMOS UMA IGREJA EM CÉLULAS PARA GANHAR MULTIDÕES.
Deus ama as multidões e quer te colocar diante delas, mas não vá para nenhum desses lugares. O Senhor tem lugar melhor para você. Creia nisso.

Nenhum comentário: