quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CONQUISTE OS LUGARES ALTOS

“O SENHOR, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos”.Habacuque 3.19


“Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
Isaías 40. 30, 31


A HISTÓRIA DE CALEBE


- Josué 14. 6-15.
 “Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: “Você sabe o que o SENHOR disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você. Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus. Por isso naquele dia Moisés me jurou: ‘Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus’. “Pois bem, o SENHOR manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o SENHOR me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu”. Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao SENHOR, o Deus de Israel. Hebrom era chamada Quiriate-Arba, em homenagem a Arba, o maior dos enaquins. E a terra teve descanso da guerra.


Na história de Calebe identificamos algumas atitudes práticas que podem ajudá-lo a conquistar tudo aquilo que Deus nos promete em sua palavra.


Identifique os sonhos de Deus para sua vida - Josué 14.9
“... Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes...”.


1.1. Ouça a voz de Deus – Provérbios 14.12; Jeremias 29.12-14.
“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte”.

“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.  Eu me deixarei ser encontrado por vocês...”.

1.2. Busque intimidade com Deus – João 15.15
“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”.

1.3. Creia em todas as sua promessas – 2 Coríntios 1.20
“Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus”.


Alimente os sonhos que Ele dá – Josué 14.10
“Pois bem, o SENHOR manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!

1.4. Ore constantemente por seus sonhos

1.5. Olhe as dificuldades através da fé

1.6. Trabalhe com determinação



Mantenha sua disposição de lutar – Josué 14. 11
“Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época”.

1.7. Enfrente a barreira do tempo

1.8. Enfrente a barreira da incredulidade

1.9. Enfrente a barreira da crítica


Tome posse da Herança – Josué 14.12a
“Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o SENHOR me prometeu.

1.10. Compreenda o valor da atitude

1.11. Comprometa-se com a excelência

1.12. Mantenha o foco


Dependa totalmente de Deus – Josué 14. 12b
“Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o SENHOR estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu”.

1.13. Entregue a ele seu passado

1.14. Dependa dEle no presente

1.15. Confie a Ele o seu futuro

Nenhum comentário: