quinta-feira, 20 de agosto de 2009

“O NÃO DE DEUS NUNCA É UMA RESPOSTA NEGATIVA”

“O NÃO DE DEUS NUNCA É UMA RESPOSTA NEGATIVA”

“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis
que você não conhece" Jr 33.3

"Clamo a ti, ó Deus, mas não me respondes; fico em pé, mas apenas olhas para mim.” - Jó 30.20


Introdução:

Veja esta cena do filme.. “Sim, senhor”....

Quantos aqui precisaram enfrentar a realidade de receber um “não” de alguma pessoa ou situação neste mês de junho que está terminando?

Certamente foi uma experiência que no momento gerou um desgosto em sua vida.

Deixa eu lhe dizer uma coisa muito importante: O não de uma pessoa, do mundo, é não mesmo! Mas você sabia que um “não” vindo da parte de Deus nunca é uma resposta negativa para nossas vidas?

Nosso Deus não é um deus de respostas negativas, porque ele não é negativo. Nosso Deus é Deus de respostas corretas, e na essência, o não divino, é sempre positivo, bom e perfeito.

Está Escrito II Co 1.18 a 20

“Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é "sim" e "não", pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi "sim" e "não", mas nele sempre houve "sim"; pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o "sim". Por isso, por meio dele, o "Amém" é pronunciado por nós para a glória de Deus.”


Mesma coisa acontece quando um pai precisa dizer não para o seu filho, mas no fundo ele está dizendo um sim, porque ele está enxergando mais a frente.

Você não entende até que você passe pela situação. Por isto Deus entende, porque ele conhece todas as situações da vida.

- Uma mulher só pode definir a figura de uma mãe, até que ela seja uma.

- Um homem só pode saber o que é ser pai, depois de ter um filho lhe chamando de pai.

- Uma pessoa só sabe realmente o que é a luta contra um câncer depois que vence um.

As coisas mais fortes da vida só entendemos quando experimentamos.

Para você entender Deus, as respostas de Deus, você precisa experimentar Deus em sua vida, você precisa se relacionar pessoalmente com ele.


“Provem, e vejam como o SENHOR é bom.” – Sl 34.8


Decida experimentar Deus em sua vida!

Também, somos transformados e lapidados pelos nossos sofrimentos, dores e perdas, porque justamente passamos por eles. Deus permite os “nãos” em nossa jornada para o nosso próprio crescimento.

“Deus não desperdiça uma dor”
Rick Warren

Jesus vai ao encontro da dor das pessoas. Quando você procura Jesus em meio à dor, você o encontra.

Você nunca terá respostas para todas as suas dúvidas:

"As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.” - Dt 29.29 – NVI

“O Nosso Deus tem segredos que não conta para ninguém.”
Dt 29.29 – B. Viva.


Você não precisa sofrer para aprender que Deus ama você e tem um grande propósito para sua vida aqui na terra e também na eternidade. Mas por de trás de todo sofrimento na vida de um servo de Deus, está um grande plano divino. Deus transforma situações.


A maior dificuldade ao passar pela dor é quando DEUS DIZ NÃO!

E isto é uma boa pergunta, não é mesmo?


Como entender a resposta POSITIVA de Deus, quando está acompanhada de um aparente NÃO?


Está Escrito: "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.”- Is 55.9


- Diante disto:


1. ENTENDA QUE DEUS TEM UMA PERSPECTIVA MAIOR QUANDO OLHA PARA SUA VIDA: Hb 4.13 e Pv 2.8

“Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” – Hb 4. 13

Sua visão é muito limitada, você não sabe o quanto!

“pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis.” - Pv. 2:8

Algumas das nossas orações não são respondidas positivamente de imediato, simplesmente porque não é uma boa opção para o nosso futuro. Deus trabalha numa dimensão que não podermos ver.


DEUS SABE O DIA DE AMANHÃ E SEU TRABALHO EM
SUA VIDA HOJE TOMA ISTO EM CONSIDERAÇÃO

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam”
Rm 8.28.

2. ADMITA QUE VOCÊ NUNCA PODERÁ SABER TODAS AS RESPOSTAS: Dt 29.29 – NVI

"As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.” - Dt 29.29 – NVI

Sabe, por quê? Porque você não é Deus!
- A medicina não tem todas as respostas, mas você ouve os médicos e toma os medicamentos prescritos por eles.

- Nem todos os aviões chegam ao seu destino final, mas você não deixa de voar.

- Todos os anos mais de 50.000 pessoas morrem no trânsito, mas você ainda assim pega a estrada num veículo todos os dias.

- Seus pais não podem te dar tudo que você deseja e precisa, mas seu amor por eles não diminui por isto.

- Você não conhece toda dimensão da física, mas acredita no poder da eletricidade.

- Preciso confiar em Deus, mesmo que eu não receba todos os sim dele.

Ninguém que ama, pode dizer sempre sim!

Cremos, amamos e servimos a Deus, não é porque ele sempre diz sim, mas porque ele sempre sabe o é melhor para minha vida, porque ele me ama incondicionalmente.

Deus não precisa revelar tudo para mim, simplesmente porque ele é Deus, e eu sou seu um ser humano.


“Quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.”
I Co 13.10


3. CREIA QUE DEUS TEM UM PLANO MELHOR PARA VOCÊ: Hb 11.40.

“Deus havia planejado algo melhor para nós, para que conosco fossem eles aperfeiçoados.” - Hb 11.40

Deus é positivo. Nele está o desejo do SIM.

"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o SENHOR. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” - Is 55.8-9

Nunca coloque os pensamentos e caminhos de Deus limitados aos seus!

Deus planeja, vê e age de forma diferente, simplesmente porque ele é Deus. Um Deus que ama você e nunca vai planejar o pior. Com ele seu futuro está garantido.


4. CREIA QUE O PLANO DE DEUS SEMPRE PREVALECERÁ: Is. 46: 10

“Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.” -

Deus reina, governa, controla tudo em perfeita justiça. Entregue sua vida ao governo de Deus!

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o SENHOR, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jr 29.11


- Condições:

v. 12: “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.” – Vs. 13 e 14.

Mesmo que este propósito somente seja revelado após uma grande muralha cair:

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” - II Co 4.16 e 17.


TRÊS VERDADES FUNDAMENTAIS QUE VOCÊ DEVE LEMBRAR
QUANDO RECEBER UM NÃO DE DEUS:


TODOS OS ATOS DE DEUS SÃO MOTIVADOS POR AMOR:

“Todos os caminhos do SENHOR são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança.” - Sl 25.10


A GRAÇA ESTARÁ PRESENTE QUANDO VOCE OUVIR NÃO:

“Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” - II Co 12.8-9

DEUS É SEMPRE JUSTO E FIEL: Sl 145.17

“O SENHOR é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz.” – Sl 145.17

“Como é feliz quem teme o SENHOR, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero.” Sl 128.1-2


DEUS NÃO COMETE ERROS!



CONCLUSÃO:


- Qual sua resposta?

“Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam.” - Sl 9.10


Sua resposta precisa ser: CONFIAR.

Nesta noite você deseja confiar em Jesus?

“Deleite-se no SENHOR, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” - Sl 37.4


Sabe qual é seu maior problema?

Você primeiro deseja receber para depois crer. Todavia você precisa hoje decidir justamente o oposto. Primeiro é crer!

“Provem, e vejam como o SENHOR é bom.” – Sl 34.8

Um comentário:

Rinaldo Santana disse...

Caro alex, Graça e paz. costumo dizer que Deus tem tres respostas
Sim, Não e Espere, mas nenhuma é para o nosso desconforto qualquer uma destas respostas vindo da parte de Deus é uma respostas positiva.