terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ARRUMANDO A BAGUNÇA GERADA PELA FALTA DE LIMITES

Introdução: Vimos nos 4 últimos domingos que a retirada da ansiedade, da precipitação, do estresse e do sofrimento de sua vida é indispensável para que você comece a viver com uma melhor qualidade de vida.

Hoje, muito embora tenhamos a impressão de que tudo já esteja em ordem, descobriremos que a despeito da aparente organização, ainda pode existir desordem em nossa vida. Nessa noite queremos arrumar, juntos, a bagunça causada pela falta de limites. Observem que não estou propondo que identifiquemos essa bagunça; tampouco que nos disponhamos a arrumar essa bagunça em algum momento posterior. Estou propondo que, juntos, busquemos a solução de Deus, a fim de que essa bagunça seja arrumada hoje mesmo. Como uma grande faxina no escritório, ou em nossa garagem entulhada de coisas boas e ruins que só acontece se enfrentarmos o fato de que precisamos encará-la de frente, assim também a bagunça gerada pela falta de limites somente será arrumada se a identificarmos e decidirmos, firmemente, e sem procrastinação, acabar com ela.

Antes de começarmos a arrumação, é importante que saibamos o que nos espera. De que maneira a falta de limites prejudica nossa vida? Quais são algumas das principais maneiras que ela aparece? Por que precisamos de limites se eles tolhem a nossa liberdade e nos prendem a convenções que tantas vezes nos parecem inconvenientes?

Imagine o trânsito sem os limites da legislação que o organiza. Imagine sua vida sem os limites de privacidade e individualidade. Imagine o risco de se entrar em um avião sem as leis de tráfego aéreo e o monitoramento dos controladores de vôo. Imagine sua vida financeira sem as regras de mercado e sem a legislação financeira.

A falta de limites, no entanto, pode ser muito mais sutil. Podemos conviver com ela por meses ou anos, sem percebermos, claramente, suas conseqüências nefastas.

Vamos nesta noite examinar alguns aspectos da vida do Rei Davi. Ao observarmos como ele ultrapassou os limites gerando desordem, e a maneira que essa bagunça foi arrumada em sua vida, poderemos identificar alguns eternos princípios de Deus que nos ajudam a vencer na luta contra a desordem que afeta a nossa vida interior.

No Segundo Livro de Samuel no capítulo 11, vemos Davi ultrapassando limites e gerando uma tremenda bagunça em sua vida e na vida de sua família.

Com base nessa história aprendemos que bagunçamos nossa vida quando...

1. Ultrapassamos os limites da humildade ? 2 Samuel 11.1

?Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com os seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém?.

Davi era homem de guerra; famoso por suas vitórias. Sua presença na batalha encorajava seu exército e aterrorizava o inimigo. Davi estava em todas as batalhas, mas agora que era rei, que sabia ter um exército poderoso, quando retorna de uma batalha com estrondosa vitória, ele se dá o direito de permanecer no palácio, enquanto seu exército vai à guerra.

Com Davi aprendemos que:

a) Uma grande vitória pode preceder nosso momento de maior fragilidade.

Davi estava coroado de vitórias. Sua última guerra terminou da melhor forma possível. Ele venceu o inimigo e, pôs em fuga seus aliados e sujeitou o inimigo a servir o seu povo. Mas essa vitória não refletiu o interior de Davi. É possível que as constantes vitórias tenham envaidecido esse jovem rei, e poderoso guerreiro. A Bíblia afirma que ?O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda?. Provérbios 16.18. Isso nos ensina que...

b) A autoconfiança aliada a um desejo de compensação narcisista fragiliza os limites impostos pelos valores éticos e morais.

Toda vez que nos sentimos confiantes em nossos próprios recursos, ou que estamos dispostos a nos premiar por nossas ?merecidas conquistas?, sem a devida humildade e reconhecimento de nossa dependência de Deus, estamos em perigo.

Outra maneira pela qual bagunçamos nossa vida é quando...


2. Ultrapassamos os Limites da Sensatez ? 2 Samuel 11. 2, 3.

?Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: é Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita?.

O texto menciona que numa tarde Davi ?levantou-se da cama? e foi passear no terraço do palácio. Ele não apenas estava ausente à guerra, mas estava deitado, inativo. A Bíblia não menciona nenhuma razão especial para que ele não estivesse na guerra, ou para estivesse deitado à tarde, mas essa atitude nos alerta para o fato de que:

a) Quando nossa energia não é canalizada para um fim produtivo e honroso, ela tende a nos empurrar para o inadequado e inconveniente.

Davi, ao não fazer o que se esperaria dele, acaba sendo atraído por algo que poderia provocar a desestruturação da sua vida. Tiago afirma que

?... Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado?. Tiago 4. 17.

c) Tanto a derrota como a vitória contra o pecado, são forjadas em nossa mente.

?... e mandou alguém procurar saber quem era...?. 2 Samuel 2.3.

O Rei, o poderoso Davi, bagunça sua vida por ter dado espaço à sua imaginação inclinada para carne. Devemos compreender que somos herdeiros do pecado. Temos uma inclinação natural para tudo que provoca bagunça e desordem interior.

A Bíblia ensina, em Romanos 8. 13, que devemos ?fazer morrer os atos do corpo?. A Batalha da mente é vencida pela dependência de Deus. Pela decisão deliberada de obedecer ao Espírito de Deus, e não ultrapassar os limites que Ele estabelece.

Bagunçamos ainda mais a nossa vida quando...


3. Ultrapassamos os Limites da Razão ? 2 Samuel 11. 4, 5.

?Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado para Davi, dizendo que estava grávida?.

O banho de Bate-Seba, que tirou o fôlego do rei era, na verdade, o ritual de purificação que as mulheres faziam após o período de menstruação. Era um hábito do povo de Israel. Davi e o restante do povo sabiam disso. Após esse período, as mulheres estão mais propensas a ficarem grávidas. Além disso, Davi é informado que aquela é uma mulher casada, o que impedia o rei de ultrapassar os limites. Mesmo para um rei, era inadmissível que se envolvesse com a mulher de outro homem. Nada disso faz com que ele desista de saciar seus impulsos. Ele chama aquela mulher e se deita com ela. Ao errar, Davi nos mostra que...

a) A atração do pecado tem o poder de tolher nossa capacidade de reflexão e análise.


Em outras palavras, ?o pecado emburrece?; acaba com nosso raciocínio e capacidade crítica. Com freqüência olhamos para nossos erros e reagimos: como pude não ver? Como fui fazer isso?

Quando nos deixamos seduzir pelas emoções perdemos nossa capacidade crítica e nossa visão fica comprometida pelo desejo. É nesse momento que ultrapassamos os limites estabelecidos pela razão, e passamos a considerá-los inadequados e inconvenientes.

b) A desordem que causamos ao desrespeitar os limites da razão, freqüentemente bagunça a vida de outras pessoas.

Davi não apenas ultrapassou seus limites, mas envolveu Bate-Seba, o que afetou seu marido e toda a sua família. Isso sem considerar sua própria família e seu reino.

Mais tarde, Amnom filho de Davi, apaixona-se por Tamar, sua linda irmã (2 Samuel 13). A exemplo de seu pai, ele não consegue resistir aos seus desejos e ultrapassa os limites. Atrai sua irmã para uma armadilha e deita-se com ela à força. Após saciar seu desejo, passa a desprezar sua irmã e a expulsa de sua tenda. Mais tarde ele é morto por seu irmão Absalão que passou a odiá-lo por sua atitude. Parece que a inconseqüência de Davi para lidar com suas emoções, foi herdada por seus filhos.

Outra lição que aprendemos com Davi é que bagunçamos a nossa vida quando...


4. Ultrapassamos os limites da integridade ? 2 Samuel 11. 6 - 8.

?Em face disso, Davi mandou esta mensagem a Joabe: ?Envie-me Urias, o hitita?. E Joabe o enviou. Quando Urias chegou, Davi perguntou-lhe como estavam Joabe e os soldados e como estava indo a guerra; e lhe disse: ?vá descansar um pouco em sua casa?. Urias saiu do palácio e logo lhe foi mandado um presente da parte do rei?.

Davi recebeu uma notícia que o atingiu como uma flecha. Bate-Seba lhe mandou o seguinte recado: - Estou Grávida! Novamente Davi age impulsivamente. Pensa em uma maneira de encobrir seu erro confiando em sua autoridade e seu poder de manipulação. Mais uma vez o rei procura uma solução rápida para sua ansiedade, mas tudo o que consegue é aumentar ainda mais a bagunça de sua vida. Podemos observar que...

a) Toda tentativa de organização que não considera a verdadeira causa da desordem, provoca mais bagunça.

Há ocasiões nas quais nos defrontamos com a bagunça que provocamos em nossa vida, em que não temos a menor disposição de assumir a responsabilidade por nossos atos. Surge então a tentação de ?darmos um jeitinho?, de nos arranjarmos de alguma maneira que não nos obrigue a enfrentar as conseqüências de nossos atos. Estas tentativas acabam trazendo mais problemas.

b) A tentativa de gerenciar a vida sem arrumar a bagunça sempre fracassa.

Davi tentou contornar a crise, trazendo Urias para casa, mas a integridade desse soldado impediu que os planos do rei prosperassem.

Em diversas situações nós tentamos nos livrar das conseqüências de um problema, se resolvermos o problema em si. Mesmo quando conseguimos ganhar tempo, essa atitude jamais trará ordem para nossa vida. Continuamos sem paz e sem a verdadeira alegria. O desejo de Deus é que paremos de tentar nos livrar dos efeitos colaterais dos nossos problemas, e passemos a lidar com a verdade. A tratar da verdadeira causa da bagunça.

Outra forma de bagunça é provocada quando...


5. Ultrapassamos os limites da nossa causa. 2 Samuel 11. 14-16.

?De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. Nela escreveu: ?Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra?. Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes?.

Davi não obteve sucesso em nenhuma das suas tentativas de livrar-se do problema que havia arrumado. Agora ele dá mais um passo: aprofunda-se no erro; usa seu exército, envolve outras pessoas, utiliza a ?máquina do governo? para alcançar seus fins escusos.

Aparentemente esse plano dá certo. Davi deixa passar os dias de luto, e casa-se com Bate-Seba, imaginando que seus problemas haviam terminado. Esqueceu-se, entretanto de que, Deus não havia sido enganado. No capítulo 12 de 2 Samuel, nós vemos o profeta Natã repreendendo duramente a Davi, e informa que por causa do seu pecado, seu filho morreria. Isso nos lembra que...

a) Soluções que não consideram os limites criados por Deus, atraem problemas ainda maiores.

Provérbios 14.12 nos ensina que ?há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte?.

Em momentos de desespero, quando a insegurança se apresenta, podemos facilmente perder a visão e tentarmos desesperadamente nos manter em pé.

Em situações assim, a única solução eficaz, é aquela que Deus nos apresenta.

O arrependimento genuíno e a disposição de recomeçar são fundamentais nesse processo.

b) Quando nos empenhamos mais em nos preservar do que em solucionar os problemas, perdemos o senso de direção.

Davi perdeu o rumo. Estava obcecado para se livrar do problema; seus valores foram terrivelmente flexibilizados, com o único propósito de se preservar diante das pessoas.
Independentemente dos recursos de que dispomos, nossa vida somente estará na devida ordem quando permitirmos que os alvos de Deus para nossa vida norteiem nossa carreira, e os limites que Deus estabeleceu definam a nossa conduta.

Conclusão:

Depois de ouvir todas as mensagens desta série, você está melhor do que no dia em que a iniciamos? Você já eliminou da sua vida a bagunça gerada pela ansiedade, precipitação, estresse, sofrimento? Reconhece que precisa eliminar também a bagunça causada pela falta de limites?

No início desta mensagem eu o convidei a arrumarmos, juntos, essa bagunça. Deus não espera que façamos isso sozinhos. O próprio Senhor Jesus nos convida dizendo: ?Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso?. Mateus 11.28.

Você já ultrapassou seus próprios limites? Quer receber hoje mesmo o poder de Deus que ordena e direciona a vida?

Nenhum comentário: