terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O Chamado

Texto: Mateus 9:9-13
Introdução: Este texto registra o encontro de Jesus com um publicano chamado Mateus. Os romanos haviam dominado Israel e os publicanos eram judeus que cobravam impostos do seu próprio povo para entregar aos romanos. Eles eram considerados traidores e normalmente empregavam a violência e a desonestidade para receberem os impostos.
Apesar dos publicanos serem cúmplices dos romanos na opressão ao povo, Jesus chamou Mateus para ser seu discípulo.

I - ELE VÊ O QUE NINGUÉM JAMAIS VERIA. a) Mesmo sendo aparentemente duro no desempenho de sua função, Mateus era um ser humano que precisava de cura, de restauração, de mudança de vida e Jesus viu nele um líder em potencial, um discípulo que seria útil na expansão do Reino de Deus.
b) A Bíblia nos ensina que o “Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração” (1 Samuel 16:7b). 1º A visão de Deus é sempre otimista. 2ª A visão de Deus vai além das aparências. 3ª A visão de Deus revela o futuro. c) Jesus sabe o potencial que você tem e por isso Ele quer que você o siga. Não deixe que nada impeça você de seguir Jesus. Saiba que Jesus está olhando para dentro de você e quer fazer de você um discípulo.Não perca mais tempo! Obedeça ao Senhor Jesus hoje mesmo!

II - ELE CHAMA QUEM JAMAIS SERIA CHAMADO. a ) Mateus era um homem desprezado pelo seu próprio povo. Ele não teria jamais a oportunidade de demonstrar o seu verdadeiro valor. Todos já o conheciam como um homem desonesto, como um ladrão, como um explorador. B) Davi Era ruivo pequeno e Pastor de Ovelhas. (Obs. Eliabe foi chamar Davi) c) Talvez você hoje esteja na mesma situação de Mateus. Talvez você não tenha muitos amigos e os que você tem estão mais interessados no que você tem e não no que você é de verdade. Mas hoje Jesus está te chamando, Ele está batendo na porta do teu coração e quer entrar (Apocalipse 3:20). Você só precisa fazer como Mateus: levantar-se e seguí-lo imediatamente. Não deixe esta oportunidade passar, siga Jesus!

III - ELE RESTAURA QUEM JAMAIS SERIA RESTAURADO. a) A sociedade já havia condenado Mateus e para ele não existia mais solução. Todos se afastavam dele como se ele fosse portador de uma doença contagiosa, pois ele era um publicano. b) Mefibosete. C) um pecador e para ele não tinha mais salvação. Mas Jesus resolveu mudar aquela situação, pois Ele veio para os doentes e Mateus era apenas um doente que necessitava de cura e Jesus era o médico.
Mateus teve a sua vida restaurada porque permitiu que Jesus fizesse isso. Todos ficaram admirados pelo fato de Jesus ter convidado Mateus para ser seu discípulo e de ter entrado em sua casa para comer com ele.
Esta mudança na vida de Mateus continua valendo para os dias de hoje, pois só Jesus pode restaurar a vida daqueles que para a sociedade não existe mais solução. Jesus não veio “chamar justos e sim pecadores ao arrependimento”. Atenda ao chamado de Jesus, arrependa-se dos seus pecados deixe que Ele faça o impossível acontecer na sua vida.

CONCLUSÃO: Quando Jesus chama, ele vê o que ninguém consegue ver, pois ele olha para dentro do nosso coração. Ele chama pessoas que jamais seriam chamadas pela sociedade e Ele restaura aquilo que parece impossível de ser restaurado. Ele está chamando você!

Nenhum comentário: