terça-feira, 18 de janeiro de 2011

QUANDO JESUS CHAMA

Mateus 9:9-13

Este texto registra o encontro de Jesus com um publicano chamado Mateus. Os romanos haviam dominado Israel e os publicanos eram judeus que cobravam impostos do seu próprio povo para entregar aos romanos. Eles eram considerados traidores e normalmente empregavam a violência e a desonestidade para receberem os impostos.
Apesar dos publicanos serem cúmplices dos romanos na opressão ao povo, Jesus chamou Mateus para ser seu discípulo.

I - ELE VÊ O QUE NINGUÉM JAMAIS VERIA.

Mesmo sendo aparentemente duro no desempenho de sua função, Mateus era um ser humano que precisava de cura, de restauração, de mudança de vida e Jesus viu nele um líder em potencial, um discípulo que seria útil na expansão do Reino de Deus.
Quando Mateus ouviu Jesus chamá-lo, ele não permitiu que nada o impedisse de atender aquele chamado. A sua primeira atitude foi seguir Jesus. Ele não deixou que os seus bens, nem os seus amigos, nem os seus problemas fossem empecilhos no seguir a Jesus porque ele sentiu Jesus olhar para dentro do seu coração.
A Bíblia nos ensina que o “Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor vê o coração” (1 Samuel 16:7b). Com certeza Jesus está aqui nesta célula (Mateus 18:20) e Ele está olhando para cada um de nós, mas ele não está vendo o que os nossos olhos estão enxergando, porque Ele está olhando para dentro dos nossos corações e vendo o que cada um de nós pode ser no Seu Reino.
Jesus sabe o potencial que você tem e por isso Ele quer que você o siga. Não deixe que nada impeça você de seguir Jesus. Saiba que Jesus está olhando para dentro de você e quer fazer de você um discípulo.Não perca mais tempo! Obedeça ao Senhor Jesus hoje mesmo!

II - ELE CHAMA QUEM JAMAIS SERIA CHAMADO.

Mateus era um homem desprezado pelo seu próprio povo. Ele não teria jamais a oportunidade de demonstrar o seu verdadeiro valor. Todos já o conheciam como um homem desonesto, como um ladrão, como um explorador. Os amigos que ele tinha eram pessoas que trabalhavam na mesma função dele ou eram pessoas que também eram desprezadas e que estavam interessadas apenas no seu dinheiro. Ele não costumava ser convidado para participar de festas ou celebrações, pois ele não tinha amigos verdadeiros. Isso explica a prontidão de Mateus em atender ao convite de Jesus, pois quando ele ouviu Jesus chamá-lo, levantou-se imediatamente e o seguiu.
Talvez você hoje esteja na mesma situação de Mateus. Talvez você não tenha muitos amigos e os que você tem estão mais interessados no que você tem e não no que você é de verdade. Mas hoje Jesus está te chamando, Ele está batendo na porta do teu coração e quer entrar (Apocalipse 3:20). Você só precisa fazer como Mateus: levantar-se e seguí-lo imediatamente. Não deixe esta oportunidade passar, siga Jesus!

III - ELE RESTAURA QUEM JAMAIS SERIA RESTAURADO.

A sociedade já havia condenado Mateus e para ele não existia mais solução. Todos se afastavam dele como se ele fosse portador de uma doença contagiosa, pois ele era um publicano, um pecador e para ele não tinha mais salvação. Mas Jesus resolveu mudar aquela situação, pois Ele veio para os doentes e Mateus era apenas um doente que necessitava de cura e Jesus era o médico.
Mateus teve a sua vida restaurada porque permitiu que Jesus fizesse isso. Todos ficaram admirados pelo fato de Jesus ter convidado Mateus para ser seu discípulo e de ter entrado em sua casa para comer com ele.
Esta mudança na vida de Mateus continua valendo para os dias de hoje, pois só Jesus pode restaurar a vida daqueles que para a sociedade não existe mais solução. Jesus não veio “chamar justos e sim pecadores ao arrependimento”. Atenda ao chamado de Jesus, arrependa-se dos seus pecados deixe que Ele faça o impossível acontecer na sua vida.

CONCLUSÃO: Quando Jesus chama, ele vê o que ninguém consegue ver, pois ele olha para dentro do nosso coração. Ele chama pessoas que jamais seriam chamadas pela sociedade e Ele restaura aquilo que parece impossível de ser restaurado. Ele está chamando você!

Nenhum comentário: