terça-feira, 18 de janeiro de 2011

UM DEUS QUE NÃO DESISTE

Texto: Jonas 1:1-17

Geralmente quando encontramos dificuldade em algo que estamos fazendo a nossa primeira reação é desistir daquele projeto. Muitas vezes desistimos antes mesmo de nos dispormos a executar a tarefa. Outras vezes, a nossa reação é nos esconder ou tentar fugir daquilo que não queremos fazer. Isso já aconteceu com você?
A história do profeta Jonas nos mostra que Deus não desiste dos propósitos que Ele tem para cada um de nós. Mesmo quando tentamos fugir da sua presença, Ele pacientemente nos ensina o caminho da Sua perfeita vontade.

I - SEUS PROPÓSITOS SÃO ETERNOS E IMUTÁVEIS.

Jonas havia recebido uma incumbência de Deus: profetizar em Nínive. Mas ele preferiu fugir. Ele preferiu seguir em outra direção. Com certeza, Deus conhecia Jonas e sabia que ele tinha aversão aos cruéis habitantes da cidade de Nínive. Mas, Deus tinha um propósito eterno a se concretizar na vida de Jonas e, no seu plano eterno, Deus escolheu Jonas e não outro.
A vocação de Deus é fundamentada em seus decretos e seus decretos são imutáveis.
Nada muda os propósitos de Deus, pois eles são estabelecidos na eternidade. No seu propósito eterno, não importa a maneira, Deus vai atrás daqueles que escolheu até que neles se cumpra a Sua vontade.
Deus tem um propósito para a tua vida e foi por isso que Ele te trouxe aqui para que você soubesse que Ele não desistiu de você. Mesmo que você esteja fugindo da Sua presença, Ele quer que você cumpra o ministério que Ele já te deu. Não siga os passos de Jonas que, ao ouvir a voz de Deus, fugiu da Sua presença. Ore e peça ao Senhor para que Ele derrube todas as barreiras, anule todo impedimento, quebre todas as cadeias, para que você possa cumprir com excelência o imutável propósito de Deus para a sua vida.

II - ELE ESCOLHE OS IMPERFEITOS E INCAPAZES.

Porque Deus insistiu com Jonas? Porque Deus não desistiu de Jonas? Será que em Israel não havia nenhum sujeito menos teimoso, que odiasse menos aos ninivitas, que fosse mais capacitado? Com certeza Jonas sentiu-se incapacitado, imperfeito para aquela missão. Deus queria mostrar a Jonas que não seria por força humana, mas pelo poder da Sua palavra que a cidade de Nínive se arrependeria dos seus pecados.
Você se acha imperfeito? Você se acha incapaz? Pois eu quero lhe dizer que realmente você é imperfeito e você é incapaz! Melhor dizendo, nós somos imperfeitos e incapazes, mas Deus decidiu usar você, Deus decidiu nos usar, com as imperfeições que nós temos. Mas Ele não está preocupado com isso porque Ele já sabia disso quando nos chamou. Mas pelo fato de você estar nos seus planos, saiba que Ele vai abalar a sua vida, enviando maremotos, tempestades, furacões. Deus vai sacudir o barco da sua vida, vai lhe jogar nas profundezas do mar, se preciso for, até que finalmente você se renda a Ele.
Você não precisa confiar em si mesmo, nem nos seus talentos, nem nas suas estratégias para realizar o propósito que Deus tem para a sua vida. Apenas entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e Ele tudo fará.

CONCLUSÃO: Jonas precisou ser atirado no mar e passar três dias dentro de um grande peixe até entender que ele havia sido escolhido para cumprir o eterno e imutável propósito que o Senhor tinha para a sua vida. Ele aprendeu que o mesmo Deus que chama nos capacita para a obra. A eterna escolha de Deus está baseada na Sua graça e por isso Ele não vai desistir de você. O plano já está traçado, cabe a você escolher agora o caminho a seguir. Deus não vai desistir de você. Amém!

Nenhum comentário: