terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ARRUMANDO A BAGUNÇA GERADA PELA PRECIPITAÇÃO

Deus deseja que sua vida esteja em ordem, limpa e organizada:Me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.? ? Cl 2.5 - NVI

E não poderíamos estar numa época melhor para você fazer isto, porque o final de ano é tempo de organizar a vida, arrumando a bagunça, livrando-se de pesos e inutilidades que fomos acumulando durante o ano, é hora de arrumar a vida e se preparar para desfrutar de uma qualidade de uma vida melhor!
PESSOAS BAGUNÇADAS GERAM VIDAS BAGUNÇADAS! Vimos que a bagunça, trás Perdas, Tristezas, Ira, Conflitos, Doenças, Improdutividade e Aborrecimentos.
Você precisa colocar sua vida em ordem em dois blocos:
- VIDA INTERIOR:
O seu ?EU?, suas emoções, sentimentos, pensamentos, dúvidas, questionamentos, traumas, dores, alegrias, tristezas, medos, sonhos, etc.
- VIDA EXTERIOR:
Casamento, relacionamentos, filhos, trabalho, estudos, carreira, saúde, etc. Deus deseja que você organize seu mundo exterior, e tenha certeza de que Ele vai ajudar você neste grande desafio.
Vimos na semana passada que a retirada da ansiedade é indispensável para que sua vida comece a ser organizada, vimos todos os malefícios gerados pela doença da ansiedade em sua vida. Hoje daremos um novo passo em direção a arrumar nossa vida.
ARRUMANDO A BAGUNÇA GERADA PELA PRECIPITAÇÃO?
O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.? ? Pv 14.29
Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho. É a insensatez do homem que arruína a sua vida,? ? Pv 19.2 e 3.
Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração? ? Ec 5.2.

Introdução:

Cresci ouvindo minha mãe dizer...QUEM TEM PRESSA COME CRU, QUENTE E PASSA MAL?
Paulo em II Tm 3.4, apresenta a precipitação ao lado de características terríveis na vida de uma pessoa, tais como traição, soberba, crueldade, maldade, etc.

Precipitação não é algo novo, é bem antigo, é da idade do homem. E se apresenta na vida de todos, crentes ou não.

Veja este apanhado na história.

I. Adão e Eva se precipitaram porque se deixaram levar pelo PRAZER.
Quando a mulher viu que a árvore parecia AGRADÁVEL ao paladar, era ATRAENTE aos olhos e, além disso, DESEJÁVEL para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.? ? Gn 3.6
Eles caíram na velha, mas infelizmente eficaz armadilha da sedução do que é...
Agradável,Atraente,Desejável.

II. Moisés se precipitou por fazer justiça com as PRÓPRIAS MÃOS.

Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus. Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia. No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: "Por que você está espancando o seu companheiro?" O homem respondeu: "Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?" Moisés teve medo e pensou: "Com certeza tudo já foi descoberto!" ? Ex 2.11 a 14.
Na ira matou, fez ocultação de cadáver e já ia fazendo tudo novamente se não fosse denunciado!
Ele caiu na velha, mas infelizmente eficaz armadilha de resolver pela sua força.

NÃO EXISTE NADA TÃO CARNAL, PRIMITIVO E DIABÓLICO DO QUE PROMOVER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS.
Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo". Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! ? Hb 10.30 e 31.
Eu não posso gerenciar e agir com minhas mãos, porque eu sou humano e falho, então não cabe a mim a justiça. E sim o Senhor porque ele pode julgar e condenar sem possibilidade de erro.
O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.? ? Tg 3.18

III. Sara se precipitou porque gerenciou o problema do seu JEITO.

Disse Sarai a Abrão: "Já que o SENHOR me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela". Abrão atendeu à proposta de Sarai.? ? Gn 16.2.
Ela caiu na velha, mas infelizmente eficaz armadilha de resolver simplesmente pelo seu plano e vontade e não pela vontade de Deus.

IV. Jonas se precipitou tomando a decisão da FUGA

Mas Jonas fugiu da presença do SENHOR, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do SENHOR.? - Jn 1.3
Ele caiu na velha, mas infelizmente eficaz armadilha de resolver pelo seu caminho mais fácil.

V. Pedro se precipitou ao se deixar levar pelo seu TEMPERAMENTO.

Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco.)? ? Jo 18.10.
Ele caiu na velha, mas infelizmente eficaz armadilha de resolver pelo impulso humano.
Será que estes também não têm sido os seus meios de precipitação?
Agindo por simples... Prazer, pelas próprias mãos, do seu jeito, fugindo, pelo ímpeto do seu emocional ou por dinheiro.

VI. Ananias e Safira se precipitaram ao se deixarem seduzir pelo AMOR AO DINHEIRO

Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus". Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.? ? At 5.1 a 5
Eles caíram na velha, mas infelizmente eficaz armadilha da ganância financeira, ao acharem que os recursos que pertencem a Deus, podem ser tomados para resolver nossos problemas pessoais. Deus ama ao que entrega com alegria!
A precipitação não tem dado certo ao longo da história e não tem dado certo também nos dias de hoje!
Amigo, irmão. Será que estes também não têm sido os seus meios de precipitação?
Agindo por simples... Prazer, pelas próprias mãos, do seu jeito, fugindo, pelo ímpeto do seu emocional ou por dinheiro?
Quando agimos precipitadamente só geramos mais bagunça em nossa vida. As coisas tendem a piorar e não a melhorar.
VOCÊ NÃO PODE AGIR PELA CARNE E ESPERAR UMA SOLUÇÃO DIVINA!
A precipitação detesta estas perguntas e expressões:
- Qual é a vontade de Deus sobre esta situação?
- O que Jesus faria se estivesse no meu lugar?
- É melhor eu pedir um conselho de uma pessoa sábia!
- Vou contar até 10 antes de responder!
- Vou pensar melhor e depois lhe dou uma resposta?
Você se lembra daquela compra que o vendedor insistiu muito e você falou assim, deixe reservado e vou pensar melhor, orar e depois eu volto, e ele ficou frustrado? Ele sabia que provavelmente 50% da venda tinha ido.
Por outro lado você se lembra de uma compra impulsiva que você fez, e ao chegou em casa você disse: porque eu comprei isto? Quando não foi sua esposa quem disse!

O QUE FAZER?

VOCÊ PRECISA DECIDIR NÃO SE PRECIPITAR, MESMO QUANDO A SITUAÇÃO É EMERGENCIAL!

- Prometa isto para você mesmo, para sua família e para Deus!
Vamos ver um dos exemplos de Jesus em Mateus 14.13-21 na história da primeira multiplicação dos pães.
Está Escrito: ?Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.? Is 41.10

PARA ARRUMAR A BAGUNÇA GERADA PELA PRECIPITAÇÃO, VOCÊ PRECISA.

1. DESCANSAR PORQUE JESUS JÁ VIU OS SEUS PROBLEMAS ANTES MESMO DE VOCÊ. v. 14.

E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos.?

- Em Mc 7.35,37 ?E abriram-se-lhe os ouvidos, a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente....E se maravilhavam sobremaneira, dizendo: Tudo tem feito bem; faz até os surdos ouvir e os mudos falar.?

Jesus em seu ministério deixou claro que se importa com os doentes, aflitos, desamparados, com todos que tinham um grande impasse para ser resolvido! Ele se importa com nossos problemas.

Jesus resolveu um impasse numa festa de casamento: Jo 2.1-12.

V. 3 - O Impasse: ?E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.?

V. 9 ? A Solução: ?Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo.?

Sl 40.17 ? Diga como Davi: ?Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo...?

2. LEMBRAR QUE A DECISÃO MAIS FÁCIL NECESSARIAMENTE NÃO SERÁ A MELHOR: v. 15.

Chegada a tarde, aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o que comer.?
- Justificativas = O lugar é deserto e a hora é tarde.
- Precipitação = Mandar o povo ir para casa.
Viu como é fácil se precipitar. Os discípulos já estavam se precipitando novamente!
Jo 21.3 ? ?Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam.?
Pela precipitação Pedro não pescou nada, ele saiu antes da orientação de Jesus!

Esteja atento:
Quando você se sentir cansado, a decisão precipitada, geralmente a mais fácil será parar. (Mas o melhor pode ser PROSSEGUIR).

Quando você se sentir chateado, a decisão precipitada, geralmente a mais fácil será se isolar. (Mas o melhor pode ser CONVERSAR).

Quando você se sentir ameaçado, a decisão precipitada, geralmente a mais fácil será fugir. (Mas o melhor pode ser ENFRENTAR).

Quando você se sentir ofendido, a decisão precipitada, geralmente a mais fácil será magoar-se. (Mas o melhor pode ser PROCURAR).

Quando você se sentir traído, a decisão precipitada, geralmente a mais fácil será romper. (Mas o melhor pode ser PERDOAR).

Quando você se sentir injustiçado, a decisão precipitada, geralmente a mais fácil será vingar-se (Mas o melhor pode ser ESPERAR).

3. SABER QUE VOCÊ É PARTE DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA: vs. 16, 17 e 18.

Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer.... Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes....E ele disse: trazei-mos aqui.?
O que temos em nossas mãos? Traga até o Senhor. Ele vai usar os seus 5 pães e 2 peixes.
Vs. 39- 43, 44 ? ? Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto...E, tendo dito isso, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!...Saiu o que estivera morto,?
Havia um impasse uma pedra no caminho, as pessoas tiram as pedras, somos parte da solução. O milagre virá depois. Deus quer usar você como parte da solução do problema!

4. CRER QUE JESUS PODE FAZER UM MILAGRE EM SUA VIDA: v. 19.

Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões.?

As ciências, as técnicas, as idéias, a capacidade humana, tudo é importante e Deus pode usar tudo isto, mas lembre-se: Existem momentos que somente um milagre pode resolver nossa situação, e neste momento eu preciso estar aberto a crer e a pedir pelo sobrenatural. Creia milagres acontecem hoje!

Paulo nos dá o testemunho sobre como a graça do Senhor o abençoava para enfrentar um grande problema que tinha em sua vida: ?A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.? - II Co 12.9
Com Jesus é sempre cedo para desistir!

5. ESPERAR PORQUE JESUS SUPRIRÁ SUAS NECESSIADES: vs. 20-21.

Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios. Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.?

Receba esta promessa:
Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.? - Fp 4.19

Conclusão:

Eu sei que pode haver formas aparentemente mais fáceis de arrumar a bagunça de sua vida, todavia elas não são suas melhores opções.

Creia realmente que para arrumar a bagunça gerada pela precipitação, você precisa entender hoje de uma vez por todas que...

1. Jesus se preocupa com os seus problemas: v. 14
2. A decisão mais fácil necessariamente não será a melhor: v. 15
3. Você faz parte da solução do problema: vs. 16, 17 e 18
4. Jesus tem poder para fazer milagres em tua vida: v. 19
5. Jesus supre suas necessidades abundantemente: vs. 20-21

Eu realmente creio que estas verdades divinas podem mudar sua vida a partir de hoje e colocar em ordem sua vida para sempre, estas verdades já tem sido experimentadas por cristãos, servos de Deus em todo mundo, elas funcionam mesmo, pare de tentar com idéias e soluções humanas paliativas que só tem trazido dor, tristeza, decepção e mais problemas, protelando a limpeza e a arrumação de sua vida!
Você hoje deseja de fato colocar em ordem sua vida?

Disse Jesus: "Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".
Jo 4.13 e 14

Nenhum comentário: